Revista Projeto 2 2017/1 - Arq Urb UEG - Danielle Neres

Page 1

Danielle Neres da Silva


UEG Universidade Estadual de Goiás Arquitetura e Urbanismo Projeto de Arquitetura 2 3º Período 2017/1


Orientadores

Fernando Camargo Chapadeiro Rodrigo Santana Alves





prólogo Proposta do novo projeto de um Planetário para Anápolis. Visto que já existe um planetário digital na cidade, é necessário a substituição do projeto construído pelo novo projeto concebido. O terreno seria o mesmo, apenas a implantação mudaria, dependendo da proposta formal do planetário.



argumento Planetário é um ambiente projetado para simular o céu estrelado noturno e diurno de diferentes locais de observação e em diferentes épocas do ano. Sua função principal é difundir conhecimentos astronômicos, através das imagens astronômicas que associadas a sonorização promovem inúmeros efeitos especiais que auxiliam no aprendizado. Seu ambiente principal é a sala de projeção. Normalmente essas salas caracterizam-se como pequenos auditórios circulares cobertos sempre por uma cúpula que facilita essas apresentações. Nessas cúpulas será projetada a programação através de um ou mais projetores especiais. Tudo construído com a intenção de possibilitar um momento de imersão pra quem participa dessas apresentações. Garantindo, assim, um momento de puro aprendizado.


entorno O terreno em questão pertence a uma praça localizada no bairro Jundiaí, em Anápolis-GO. Antes interseccionada pela Avenida Jamel Cecílio (avenida importante do setor), tornase uma praça/rotatória com um fluxo de pedestres e automóveis sempre constante.

Local de muita visiblidade, seu entorno é caracterizado por edificações com comércio em seus térreos e habitações nos andares superiores, sendo característico a presença de edifícios com poucos pavimentos. Possuem apenas dois edifícios residenciais de múltiplos pavimentos em seu entorno imediato. A praça possui um caimento de 5m metros em direção ao norte geográfico. Devido ao seu diametro uma declividade considerada suave.


m e g o a rn m i o t n e


a ď€ a r g a o t t i o s f vi


a p a rno m to n e


abordagem Quando nos foi proposto a criação de um planetário, uma das primeiras informações passada pelos professores foi a necessidade de conter uma cúpula em nosso projeto. Optei então, por assumir essa característica como parte essencial do meu projeto. No entanto, ao pensar em cúpula, não necessariamente preciso utilizar uma cúpula semiesférica regular. Proponho, então, uma cúpula geodésica. Ela consegue se adequar a proposta inicial do projeto e se desprende da forma óbvia que seria a semi esfera regular.



o s s e e t c e o r u p aq m


maquetes do processo


o t e u j o r e p us te e m qu a m


300 Vendo que muito dos alunos não estavam conseguindo evoluir suas ideias e conceber um bom projeto, os professores optaram por introduzir uma metodologia já conhecida que ajudasse a turma em ambas as partes.

Propõe-se então nos ajudarmos para conseguir melhorar o aprendizado dos que não conseguiram, até então, dar continuidade ao projeto. Sem deixar de ajudar os que se destacaram no projeto do museu científico. Para isso, tivemos a oportunida-

de de abandonar o projeto do museu e recomeçar projetando agora um planetário. A oportunidade foi acolhida por toda a turma e promoveu uma melhoria na qualidade dos projetos e nas suas análises. Dado o fato de haver discussão e análise, junto aos nossos monitores, dos erros cometidos no processo antes de darmos início ao novo projeto.

Metodologia eficaz que pode gerar novas oportunidades para a turma em geral.


programa O programa se baseia em dois setores principais: o serviço e o de convivência. O setor de serviço divide-se em: uma sala de projeções, uma administração, uma bilheteria, uma sala de telescópio, uma sala de equipamentos de refrigeração, o depósito de materiais de limpeza e uma sala técnica. Já o setor de Convivência abrange a lanchonete, a biblioteca e os sanitários feminino e masculino.



diagramas de conceito A implantação acontece centralizada na praça, como ponto focal.


o t fo e t e u q a m om o c ã ç n e v r e t in















Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.