8 minute read

regresso de público ao Bonfim

Partida dos oitavosde-final joga-se quintafeira, pelas 19:45 horas

A contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, o Vitória defronta quinta-feira, a partir das 19:45 horas, o Casa Pia, actual 5.º classificado que é neste momento a sensação da I Liga. A partida marca dois meses depois [o último jogo com público aconteceu a 13 de Novembro de 2022, dia em que o Real ganhou 3-5] o regresso dos adeptos às bancadas do Bonfim, estádio que devido a castigo do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol cumpriu dois jogos à porta fechada.

Advertisement

Não será a primeira vez na presente edição da prova que os verdes e brancos vão defrontar um primodivisionário, uma vez que na 3.ª eliminatória já tinham jogado e afastado, em Setúbal, o Paços de Ferreira com um triunfo, por 2-0. Refira-se que para estar entre os 16 finalistas da edição 2022/23 da Taça, o Vitória já tinha também deixado pelo caminho o Vilar de Perdizes (4-0) e o Pêro Pinheiro (1-4), clubes do Campeonato de Portugal.

O Casa Pia chega a Setúbal moralizado pelo empate (0-0) alcançado no sábado no confronto com o campeão nacional FC Porto. Com 27 pontos no campeonato, a penas um atrás do Sporting, os gansos contabilizam neste momento oito triunfos, três empates e quatro derrotas. Refira-se que na para chegar aos ‘oitavos’ da Taça de Portugal, o Casa Pia deixou pelo caminho nas rondas anteriores o São Martinho e o Valadares/Gaia, clubes que venceu por 2-0 na 3.ª e 4.ª eliminatórias, respectivamente.

Por já terem envergado no passado a camisola sadina, o embate com o Casa Pia vai ser especial para vários elementos que compõem o plantel lisboeta. O guarda-redes Ricardo Batista, de 35 anos, o defesa-central

Vasco Fernandes, 36, que foi durante várias épocas capitão dos verdes e brancos, e o avançado Rafael Martins, de 33, regressam a uma casa que já foi sua.

Será a segunda vez na história que sadinos e gansos vão medir forças na prova rainha, apenas sete anos depois de se terem defrontado na 4.ª eliminatória na época 2015/16. A 22 de Novembro de 2015, a equipa então treinada por Quim Machado foi ao Estádio Pina Manique vencer, por 1-0, a equipa que militava no Campeonato de Portugal. Um golo do sul-coreano Suk, aos 70 minutos, deu o triunfo que valeu a passagem à fase seguinte da Taça.

Com o objectivo de atrair o máximo de público possível ao estádio, os responsáveis vitorianos anunciaram que os bilhetes para o jogo têm um custo de um euro para associados e três para o público em geral. Os detentores do Bonfim Pass apenas necessitão de apresentar o cartão de época à entrada, que se fará pelas portas 6, 7 e 8 (visitantes), 12 e 2, informa o clube.

Nas três temporadas em que representou os sadinos, entre 1986 e 1989, destacam-se a subida a subida à I Divisão na temporada de estreia no Bonfim (1986/87) sob o comando técnico do inglês Malcolm Allison. Em 1987/88, época em que o clube regressou à elite do futebol nacional, Ferenc Mészáros alinhou em 35 partidas e contribuiu para o 7.º lugar do campeonato.

Em 1988/89, quando pendurou as luvas, o húngaro despediu-se dos relvados com chave de ourou ao ajudar o Vitória, na altura treinado por Manuel Fernandes, a terminar a prova na 5.ª posição. Curiosamente, Ferenc Mészáros reencontrou nos anos em que jogou em Setúbal Jordão e Manuel Fernandes, atletas que tinham sido anos antes seus colegas no Sporting.

Apesar de se ter notabilizado no Sporting entre 1981 e 1983, período em que conquistou um campeonato nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, foi no Vitória que o internacional húngaro contabilizou mais jogos oficiais em toda a sua carreira. No total foram 96 as ocasiões em que Mészáros alinhou com a camisola sadina, contra 80 pelo conjunto leonino.

Refira-se que além do Vitória e Sporting, o guardião magiar também integrou o plantel do Farense em Portugal. A experiência que teve no Algarve aconteceu em 1983/84 depois de ter deixado o emblema lisboeta. Depois do Farense e antes de assinar pelo Vitória, o atleta esteve dois anos (de 1984 a 1986) ao serviço do Gyori ETO, clube do seu país natal. O guarda-redes nascido a 11 de Abril de 1950 na capital húngara, Budapeste, foi 29 vezes internacional pelo seu país e esteve nas fases finais dos mundiais de 1978, na Argentina, e de 1982, em Espanha. Já depois de terminar a carreira, o ex-internacional regressou ao Sporting em 1995/96 para ser treinador de guarda-redes na equipa técnica liderada por Carlos Queiroz.

Ao Vitória e à família enlutada, O SETUBALENSE endereça as sentidas condolências.

O Clube Desportivo e Recreativo Águas de Moura vai reunir-se em Assembleia Geral no próximo dia 18 de Janeiro, pelas 20 horas, com a ordem de trabalhos a ser composta por quatro pontos, sendo um dos mais relevantes a marcação de eleições dos órgãos sociais para

F Bio Galo Treinador Do Seixal Clube 1925

o período compreendido entre 2023 e 2025. De acordo com a convocatória feita pelo presidente da Assembleia Geral, Augusto Martins, os associados do clube vão ser chamados para apreciarem, discutirem e votarem o relatório e contas bem como o parecer do

Conselho Fiscal respeitante ao exercício de 2002; depois segue a apreciação, discussão e votação do plano de actividades para 2023; a marcação de eleições para os próximos três anos e, por fim, outros assuntos de interesse para o clube.

Atletismo

Eco Run D. Paio Peres Correia disputado em novo percurso

A época está a ser bastante positiva mas os seixalenses não querem dar o passo maior que a perna e para já estão focados apenas em terminar bem esta fase

José Pina

O Seixal Clube 1925, líder da Série B do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão com um ponto de vantagem sobre o Fabril “B”, tem presença garantida na fase final que será disputada pelos quatro primeiros classificados de cada série para apurar o campeão distrital e o segundo classificado que também será promovido.

A equipa começou o campeonato com um empate e uma derrota mas rapidamente deu a volta à situação e nos últimos 13 jogos, soma 11 vitórias e dois empates, resultados que transmitem confiança e ao mesmo tempo deixam boas indicações em relação ao futuro.

Fábio Galo, o treinador da equipa, em entrevista ao SETUBALENSE fala sobre a forma como a época está a decorrer e perspectiva o futuro, sem entrar em euforias.

O Seixal começou o campeonato com um empate e uma derrota mas depois começou a ganhar e de então para cá tem feito uma campanha extremamente positiva. Como analisa este pormenor?

Antes do início do campeonato, nos jogos para a taça, tínhamos tido bons apontamentos que não se traduziram de imediato para as prestações no campeonato. Apesar dos resultados dos dois primeiros jogos não terem sido os desejados, conseguimos diferenciar o que de bem estávamos a fazer e os pontos onde teríamos de melhorar para que os resultados começassem a surgir. A partir da terceira jornada os resultados começaram a aparecer fruto do trabalho que estava a ser realizado e os níveis de confiança aumentaram também, como tem sido demonstrado nos últimos jogos. Estes resultados são fruto de todo o compromisso e trabalho de todos os envolvidos com o plantel sénior do Seixal. O apuramento para a segunda fase está garantido. Era esse o primeiro objectivo da época?

Devido ao modelo competitivo desta época podemos dizer que o primeiro objectivo passava pelo apuramento para a 2.ª fase. Tem sido uma primeira fase muito competitiva e com adversários de bom valor o que enaltece o nosso percurso até agora. No entanto, queremos continuar nesta senda de bons resultados e terminar esta primeira fase da melhor maneira.

O Seixal é a equipa mais concretizadora do campeonato, da qual faz parte também o melhor marcador. Banana tem sido um jogador preponderante?

O facto de sermos a equipa mais concretizadora do campeonato deve-se a um esforço colectivo. Obviamente que contarmos com um jogador como o Banana ajuda a que os golos surjam, esteja ele envolvido no golo ou a permitir que a equipa esteja mais perto do golo e os colegas possam finalizar. Se não contabilizarmos os golos do Banana mesmo assim temos o segundo melhor ataque, o que reflecte a capacidade e qualidade ofensiva da nossa equipa. Era isto que esperava da equipa ou ela está a superar as expectativas?

Ao construirmos o plantel para esta época sabíamos das capacidades dos nossos jogadores e o que pretendíamos deles. Temos vindo a trabalhar com muito compromisso e profissionalismo desde o primeiro dia e isso facilita o processo. Temos vindo a crescer, traduzindo-se esse crescimento nos bons resultados alcançados até agora. E iremos continuar focados em trabalhar bem para que possamos terminar a primeira fase da melhor maneira e que este rendimento continue a aumentar ao longo da segunda fase para que possamos atingir os nossos objectivos.

O que é que lhe foi pedido no início da época. A subida de divisão?

O que nos foi pedido no início da época foi que devolvêssemos a alegria e a mística do Seixal a esta equipa. O ano passado não foi fácil mas nesta nova época temos o objectivo de voltar a dar alegria aos sócios e adeptos do Seixal para que os seixalenses voltem a sentir-se ligados ao clube da terra. Quanto a objectivos desportivos não queremos dar um passo maior que a perna pelo que estamos focados em terminar bem a primeira fase. Há algo mais que queira referir?

Quero desde já agradecer a todos os que trabalham em prol do Seixal, sem eles não poderíamos estar a caminhar na direcção certa. Quero também deixar uma palavra de apreço aos sócios e simpatizantes que todas as semanas nos apoiam, seja em casa seja fora, o que nos dá uma motivação extra para trabalharmos sempre no máximo. Esperamos continuar a ter o apoio deles até ao final da época e que continuem a incendiar o Estádio do Bravo, pois só assim conseguiremos ser felizes no final da época.

Paulo Guerra, Carla Sacramento, Albertina Dias, Domingos

Castro, José Regalo e Carlos Monteiro são convidados de honra da prova

José Pina

A 7.ª edição do Eco Run D. Paio Peres Correia será disputada em novo percurso, já preparado para o efeito na Quinta do Algarve, no Casal de Santo António, Aldeia de Paio Pires. Organizada pelo Grupo de Futsal Amigos da Encosta do Sol e Grupo Desportivo do Cavadas, com o apoio da Associação de Atletismo de Setúbal, Câmara Municipal do Seixal e União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, o 7.º Eco Run realiza-se no dia 22 de Janeiro, a partir das 9h 15m.

Na prova, inserida no calendário dos Jogos do Seixal e pontuável para o Trofeu de Atletismo do Concelho, podem participar todos os atletas populares e federados, de ambos os géneros, desde infantis a veteranos.

As inscrições, que são gratuitas, devem ser enviadas até ao dia 19 de Janeiro de 2023, para o seguinte e-mail: incricoes.atletismo@cm-seixal. pt ou pelo telefone 919 394 359. No final haverá prémios individuais e colectivos, nomeadamente vales em material desportivo para ao desenvolvimento da prática desportiva, medalhas para os três primeiros atletas de cada escalão e taças para as cinco primeiras equipas, no somatório de todos os escalões.

Os ex-atletas internacionais Paulo Guerra e Carla Sacramento são os padrinhos do Eco Run que terá também como convidados especiais Albertina Dias, Domingos Castro, José Regalo e Carlos Monteiro.