Revista Duo - 079

Page 1




FALL WINTER 2020 R. Blumenau, 735 - Joinville CALçaDOS, ROuPAS e ACESsóRIOS ARUBA

BUENOS AIRES

CANCÚN

CANNES

MIAMI

MONTERREY

PUNTA DEL ESTE

RIO DE JANEIRO

SANTIAGO

SÃO PAULO





EDITORIAL

O SHOW TEM QUE

continuar

Somos muito mais fortes que isso tudo. Vamos ver tudo isso não como um problema, e sim como um desafio.

Q

uase doze anos de mercado à frente da revista Duo e várias crises avisadas foram superadas. Teve a fase do começo de não ser conhecida, a fase das mídias sociais, a fase de ver várias revistas grandes perdendo força e fechando no Brasil, da mídia impressa cada vez mais sendo extinta e todas as crises nos fizeram crescer e nos tornaram mais idôneos, comprometidos e parceiros dos nossos clientes, e para tudo isso, saliento um ponto: Era um problema nosso, apenas no nosso meio. Agora, nos deparamos com um problema que chamarei de quebra-cabeça, onde as peças que precisamos para montá-lo, ainda não temos e por isso, que a criatividade, e principalmente a resiliência , a força de vontade em continuar que fará a diferença. Falo isso para nós empresários num primeiro momento, pois somos sempre apaixonados pela nossa empresa e isso faz a roda girar, faz que procuremos mais e novas

alternativas para esse recomeço. Minha sugestão , além de reavaliar e ressignificar tudo e todos, é manter as premissas básicas de que quem é visto, é lembrado, e volte com tudo se destacando e sendo lembrado por todos. Há 92 edições, a DUO sempre, sem interrupções, foi para suas mãos com uma qualidade de impressão e informação de conteúdo. Mas temos que levar em consideração que agora não é a hora de pulverizar a distribuição e achamos por saída, restringir excepcionalmente esse mês, a edição de abril para as plataformas digitais da Duo. Temos certeza que nada, nunca, substituirá a sensação de pegar uma revista local nas mãos e folhear, degustar página a página tudo que acontece na nossa cidade. É com todo respeito e comprometimento que avisamos que logo nosso impresso volta e quando estiver tudo bem, sua revista Duo estará novamente em suas mãos. Ótima leitura. ■

Foto: Tiago Cazaniga

Toni Furtado



QUEM FAZ A DUO DIREÇÃO GERAL

TONI FURTADO Joinvilense, Administrador de Empresas pela faculdade Anhanguera e com especialização em marketing. É idealizador da revista Duo e assina desde sua criação à direção geral e o comercial da Duo.

ADMINISTRATIVO E ATENDIMENTO

EDIÇÃO E JORNALISMO

COLUNISTA E REVISÃO

GUSTAVO TORRES

ALEXANDER SANTOS

VANESSA FLORES

Administrativo da revista, possui formação pela PUC Minas e assina ocasionalmente matérias na revista.

Jornalista, formado pela Faculdade IELUSC. Produtor de conteúdo digital. Editor chefe da Revista e repórter. @alexandersann

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC. Revisora da Duo e produz reportagens eventualmente para a revista.

CAPA

DIAGRAMAÇÃO

Em respeito ao momento que todos devemos ficar em casa, momento esse de não festejar nada, de não enaltecer ninguém, nossa equipe deu uma pequena pausa no projeto personalidade s e em maio já voltamos a elevar um caso da nossa cidade e inspirar você.

47 3043.2150 monograma@agenciamonograma.com R. Benjamin Constant, 2985 Sala 06 - Glória • Joinville monograma.agencia agencia.monograma agenciamonograma.com

A revista Duo não se responsabiliza por opiniões de colunistas, fotos enviadas pelo cliente e informações publicadas por terceiros.

ANUNCIE EM NOSSA REVISTA! Toni Furtado (47) 9 8423-3934 toni@revistaduo.com.br Gustavo Torres (47) 9 9713-8022 atendimento@revistaduo.com.br

revistaduo

revistaduojoinville

ASSINE A DUO POR 10X R$9,90* E RECEBA NA SUA CASA OU EMPRESA. Saiba mais em atendimento@revistaduo.com.br *por um ano.

COLUNISTAS NESTA EDIÇÃO

ALE LOBO

ALEXANDRE SIMAS

ANA SANSON

BRUNA ELISA F. C. PÓVOAS

CLÁUDIA PETRY

Influenciadora Digital, compartilha seu dia a dia, dando dicas de moda, gastronomia, viagens e bons lugares para frequentar. É colunista social há 18 anos, assina a coluna de entrevista Duo.

Maquiador profissional há mais de 25 anos, palestrante internacional de eventos voltados à estética e beleza.

Jaraguaense, formada em Personal Stylist, realiza trabalhos de moda com marcas de Santa Catarina.

Graduada em Direito (OAB/ SC 42.592) atua desde 2015 pelos mais diversos campos do direito de maneira dinâmica e responsável. Especialista em Direito de Família e Sucessões.

Joinvillense, é sexóloga com capacitação em sexologia clínica, educação sexual infantil e terapia cognitiva comportamental sexual.


CLAUDINE ZATTAR

DANIELE BALAS

ELIS DA NHAIA

FABIOLA BERNARDES

KELVIN COSTA

Claudine Zattar, advogada e empresária do ramo imobiliário, concluindo coaching no IBC, escritora e apresentadora de TV do quadro Mensagens da Alma, no programa Fabiola Bernardes. Instagram: @mensagensdaalma2018 e @clauzattar

Personal trainer, coach, mãe do Miguel e Criadora de conteúdo no Instagram onde fala sobre lifestyle & maternidade.

Mãe, filha e esposa por escolha. Vendedora na Depyl Action. Consultora da Sussurra e Revista Duo, Treinadora em outras empresas. Administradora em Marketing e Mestre em Gestão do Varejo.

Apresentadora de TV, digital influencer e colunista social há 11 anos na revista Duo, Fabiola é figura pública em Joinville e com muita representatividade traz os melhores eventos da cidade para o social da Duo.

Estudante de Administração FGV, com apenas 18 anos está à frente do Marketing do Exathum COC, em Joinville. Assina uma coluna de educação e comportamento jovem na Revista DUO Joinville.

KEL BOARETTO

MARILEIA WILKE

MARJORI ORBEM

POLY OLIVEIRA

RODRIGO DOMINGOS

Idealizadora e Diretora Geral da Sabedorama, empresa pioneira em empreendedorismo criativo no estado de Santa Catarina. Kel Boaretto é Designer e Especialista em Criatividade e Inovação.

Neuro Coach e Administradora, com 5 certificações internacionais, pós-graduada em Finanças, Controladoria e Gestão Estratégica. Com mais de 1500 horas de atendimento em coaching individual.

Empresária , trainer comportamental. Atua há mais de 12 anos com desenvolvimento humano. Formada e pós-graduada em Gestão de pessoas e administração – FGV. Com extensa capacitação em cursos específicos na área.

35 anos, escritora é apaixonada. Mãe de 2 filhos, defensora dos animais e feminista empoderada, luta pela igualdade de direito e escreve com a alma para que mulheres sejam libertas.

Formado pela Univali, e pós-graduado em Gestão da comunicação e RP, pela Sustentare Escola de Negócios. É escritor, produtor cultural e assessor de comunicação. Há 11 anos colabora com a pauta de cultura para Revista Duo.

COLUNISTA POR UMA EDIÇÃO ROSANE DUARTE MAIA

VINICIUS BORGES

Sócia proprietária da DuArt Viagens. Atua no setor turístico com ênfase em viagens de conhecimento, cultural e lazer. Possui formação em artes com especialização em História da arte.

Chef de cozinha formação Clássica Francesa, 300 horas de especialização em cozinha autoral. Apreciador de vinhos nas horas vagas e colunista da Revista Duo.

Envie seu texto para jornalismo@revistaduo.com.br e leia na próxima Revista Duo.


NESTA EDIÇÃO

CASA & DECORAÇÃO

A arquitetura de interiores pode ser sustentável?

14

VIAGEM

28

SAÚDE

46 60

Destinos de campo

Os conflitos do transtorno bipolar

MODA

Estilo não tem idade

CULTURA

62

SOCIAL

78

Ballet made in Brazil

Gente, fatos e acontecimentos

MATÉRIA PRINCIPAL

ENXOVAIS D’ORO conforto e sofisticação com sobrenome Buddemeyer

70 21

UM REFÚGIO LONGE DO CAOS


projeto arquitetônico e direção criativa: Luísa Baumer (@luubts)

@oeg.design | Edifício Helbor Office | Henrique Meyer, 280 - sala 303 - Centro, Joinville | Santa Catarina | Brasil Contato 47 3013 6220 | 47 99644 8671 | comercial@oegdesign.com


CASA & DECORAÇÃO

A ARQUITETURA DE INTERIORES

pode ser sustentável? Por Elandia S.Thiago Fotos Divulgação e Banco de Imagem

A

s pesquisas mostram que 90% do nosso tempo é gasto em ambientes fechados, mas pouco se fala em ambientes qualitativos. Considerando as múltiplas preocupações com as mudanças climáticas e o declínio da biodiversidade, novas demandas surgem para o futuro da arquitetura de interiores, sinalizando uma mudança de comportamento e de consumo para produtos mais biodegradáveis e duráveis. Nesse contexto, os arquitetos e designers de interiores têm a missão de aderir a soluções sustentáveis sobre seleção de materiais, métodos de construção, decoração e iluminação. Apesar da abundância de pesquisas em design sustentável, poucos estudos abordam os critérios a serem adotados, por isso os profissionais precisam estar atentos às certificações internacionais pelos renomados centros de pesquisa que regulamentam os produtos sustentáveis. Como é o caso de alguns fabricantes de móveis na Itália que utilizam o Bioplástico ou Poliuretano Expandido para a substituição do plástico comum e da espuma, que são altamente poluentes. Diante deste cenário, a arquitetura de interiores irá se utilizar cada vez mais do Design, não apenas como uma escolha estética, mas como uma ferramenta para atingir o melhor modo, mais econômico, ético e elegante dos materiais à nossa disposição.

14


CONFIRA ALGUNS EXEMPLOS:

Cadeira EPICA, fabricante italiano GABER em Bioplástico na linha do ECO Design.

Tapete da MOOOI Carpets Fabricante Holandês, com fibras sintéticas sustentáveis com temas exóticos sobre o homem e a extinção

dos animais. Designer: Marcel Wanders ■

15


COLUNA KEL BOARETTO EMPREENDEDORISMO

EM CELEBRAÇÃO Participe da Revolução Criativa

O

conceito de criatividade é amplo e pluralizado. Afinal de contas, do mundo artístico ao ambiente corporativo, ou dos afazeres cotidianos até às mais elaboradas inovações, que nos possibilitam confortos e facilidades na vida moderna, existe criatividade aplicada. Gosto de pensar que uma das melhores formas de compreender o que é a criatividade em sua essência é como solução de desafios, entendendo-a como uma característica inerente ao ser humano e que todos nós, mesmo que sem perceber, a utilizamos frequentemente! A criatividade é um tema tão relevante na contemporaneidade que ganhou uma data especial para ser celebrada. Trata-se do Dia Mundial da Criatividade comemorado em 21 de abril. A data, que foi reconhecida pela ONU - Organização das Nações Unidas no ano de 2017, tem como objetivo principal celebrar e valorizar a importância das ações criativas na sociedade. No Manifesto pelo Dia Mundial da Criatividade, escrito no ano de oficialização da data, o psicólogo Lucas Foster ressaltou que “se formos guiados pela criatividade, seremos capazes de superar os desafios mais complexos impostos às

mais diversas indústrias e segmentos da sociedade”. Para celebrar a data de maneira especial, no dia 21 e 22 de abril também acontece o World Creativity Day, evento que tem como objetivo conectar 10 milhões de pessoas ao redor do mundo através de conteúdos digitais, visto as circunstâncias atuais, compartilhados por pessoas inspiradoras. (@ worldcreativityday) Assim como aconteceu em 2019, neste ano também tenho a honra de ser uma das inspiradoras que produzirá conteúdos inéditos para esta edição. E você poderá acompanhar tudo através das redes oficiais do World Creativity Day e, também, pelas mídias sociais da @Sabedorama. Estamos atravessando um momento singular na história, por conta da pandemia provocada pelo convid-19, e a ideia de criar para curar nunca esteve tão em evidência. A capacidade de reformular e reciclar hábitos aliada à criatividade para superar as adversidades serão fundamentais para vencer todos os desafios que vem se apresentando aos negócios. Numa época marcada pelas mudanças constantes, a criatividade se impõe cada vez mais como uma verdadeira alavanca que de forma simultânea, impulsiona os acontecimentos e as conexões e, também, contribui para a compreensão da evolução humana em sintonia com a busca por um mundo mais sustentável econômica e socialmente. ■

KEL BOARETTO

@kelboaretto

16

Foto Banco de Imagem

A CRIATIVIDADE



DUO GASTRONOMIA

UMA VIAGEM PELAS MARGENS DO

Douro

O

lá, queridos leitores. Na edição desse mês entraremos no clima de serra, do campo, do tradicionalismo regional. Como vocês viram na edição passada, onde comentei por cima da região do Porto, nesse mês aprofundarei um pouco mais no norte das terras lusitanas. Hoje viajaremos até Marco de Canaveses, uma cidade que pertence a região do Porto, das paisagens mais belas, das vinícolas de vinho verde, dos encantos do Rio Douro e Rio Tâmega, e em primeira mão a vocês é o local do novo restaurante que terei o prazer de chefiar, o Aldeia 1375 à beira do Rio Tâmega, de vista estonteante. Marco de Canaveses, além de ser conhecida pelas paisagens de tirar o fôlego e também por ser a cidade natal de Carmem Miranda, gastronomicamente é conhecida pelas deliciosas carnes de borrego ou anho, que no nosso português seria o cordeiro. Cordeiro assado no forno à lenha ou no fogo de chão, degustando um vinho verde da região e apreciando a beleza do rio Tâmega, já imaginou esse cenário? Pois então, é muito comum por aqui, ou melhor dizendo, é tradicional. Aqui no Aldeia 1375 trabalharemos com a cozinha tradicional portuguesa, principalmente a rica gastronomia do Norte com um toque moderno e claro com o carinho brasileiro ou melhor joinvilense. E como falei da tradicional carne de cordeiro, hoje estarei passando uma receita, na verdade serão umas dicas, já que estamos no clima de campo, aonde muitas vezes utilizamos o que temos na região, você pode adaptar conforme encontre os ingredientes que possuir, sem falar que uma das mágicas da gastronomia é a improvisação, é você conseguir cozinhar com o que sua terra produz. Vamos comigo?

18

Primeiramente precisamos de uma boa carne de cordeiro, os cortes mais tradicionais são o carré, que é a parte final das costelinhas, o pernil, a paleta, também existe os clássicos franceses como o french rack e short rack que também são retirados da costelinha. Como aqui eu consigo a peça inteira do cordeiro, eu mesmo consigo manipular os cortes e aproveitar um pouco de cada, então farei mais de um corte, você pode escolher um corte e seguir com a marinada, que é o diferencial. Pegue a parte do cordeiro escolhida, caso seja o pernil ou a paleta, que são peças maiores, faça algumas incisões para penetrar melhor a marinada.

Foto Divulgação

Por Vinícius Borges


VAMOS AOS INGREDIENTES: • 4 dentes de alho •1 Cebola Roxa média • Pimenta Rosa a gosto • Pimenta do Reino a gosto • Hortelã a gosto • Alecrim a gosto • Açúcar Mascavo 2 colheres • Raspas de 1 Limão Siciliano • Vinho Branco 1 cálice • Vinho Tinto 1 cálice • Sal a gosto Obs: Lembrando que o sal na marinada é apenas para equilibrar, se colocar muito sal, vai desidratar a carne e a ideia não é essa. O sal será corrigido no preparo. Deixe pelo menos 24 horas o cordeiro marinando na geladeira.

Escolha uns vegetais e legumes de sua preferência, pode ser batatas, cenouras, pimentões, batata doce, milho verde etc. Eu usarei Aspargos, Milho verde e umas pimentas. Aqui usarei o forno a lenha, que é bastante comum nas casas de campos e que dará um sabor defumado que fará toda a diferença, mas caso você não tenha acesso a um, pode ser na churrasqueira ou no forno a gás convencional, também ficará muito bom. Tire o cordeiro da marinada e coloque junto com os vegetais em uma travessa e cubra com papel alumínio. O tempo de forno também é o segredo, no forno a lenha, não deixe muito próximo da lenha e sim mais da porta, pois queremos assar com tempo, em baixa temperatura, caso você vá fazer no forno convencional, coloque em 120o, se for o pernil ou a paleta, deixe ao menos 3 horas, se for o carré deixe aproximadamente 1 hora. Depois do tempo, retire o papel alumínio, e coloque mais perto da lenha, por aproximadamente 10 a 15 minutos, pra dourar e pegar o defumado. No caso do forno convencional também, mas apenas para dourar. Obs: Lembrando que essa estimativa de tempo é relacionada ao cordeiro, que é o filhote de carneiro e ovelha, é uma carne mais jovem, macia e são tamanhos menores. A carne de carneiro ou ovelha demoraria mais tempo. Faça essa marinada que você não irá se arrepender, fuja um pouco da zona de conforto, prove uma carne diferente, use sua imaginação, a gastronomia é linda porque você é o mágico do seu próprio espetáculo! Estou esperando você fazer esse cordeiro, e me marque no instagram @vinicciusborges para eu ver sua receita e vou lhe enviar uma surpresa. Bom proveito e até mês que vem! ■

19



MATÉRIA PRINCIPAL

UM REFÚGIO

longe do caos O vida no campo traz benefícios para saúde mental e física. Elas trocaram a “locura” da cidade grande para se conectar com a natureza. Por Alexander Santos Fotos Arquivo Pessoal e Banco de Imagem

O

relógio desperta. É mais um dia que começa. Logo cedo você enfrenta o engarrafamento a caminho do trabalho. Nas ruas, quase não se vê mais o verde das árvores. Tem um rio que corta a cidade, mas é poluído e tem mau cheiro. Com tantas placas e letreiros, quase ninguém mais repara no arredor. O céu? Ah, esse ainda recebe alguns olhares daqueles que se perguntam: “será que hoje vai chover?”. Um cenário comum às grandes metrópoles, ou como diria Fernanda Abreu, o “purgatório da beleza e do caos”. Morar na “cidade grande”, como muitos se referem, tem suas vantagens, é verdade, mas a loucura do dia a dia deixou de lado o conectar com a natureza, o pé no chão, o respirar fundo e sentir o ar puro encher os pulmões, o sabor da fruta colhida no pé, o desconectar. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard e o Brigham and Women’s Hospital, entrevistou mais de 108 mil mulheres e revelou que a taxa de mortalidade daquelas que viviam ou conseguiam manter uma rotina de frequência junto a áreas verdes, era 12% mais baixa do que daquelas vivendo em centros urbanos. Entre outros benefícios listados pela pesquisa, estão a redução do nível de stress e hipertensão, melhora da saúde mental e auxílio até no nosso processo de cura. Os resultados podem ser potencializados quando o contato com a natureza for associado a exercícios físicos em um dia de sol. Nesta matéria principal, a Revista Duo procurou pessoas que buscaram um refúgio longe da loucura do caos.


MATÉRIA PRINCIPAL

A empresária e farmacêutica, Ticiana Alexandra Vale, 45, costuma trocar a “loucura da cidade grande” para repousar e recarregar as energias em seu sítio na região de Campo Alegre. “Nosso refúgio fica em um condomínio de chácaras, são 21.000 metros quadrados de mata nativa, com uma trilha desbravada por nós e um espaço aberto onde construímos uma casa. Em torno há muitas flores e ervas medicinais que nós plantamos”, Ticiana diz que ainda não há animais próprios – além dos nativos – mas que pretendem ter em breve. No Sítio Tarumã, Ticiana procura silêncio e paz na conexão com a natureza, “amo andar descalça na grama, cuidar das plantas, mexer com madeira, ler um livro e beber um chá na sacada de casa”. De acordo com a empresária, nas noites frias do campo, um bom vinho é apreciado em frente ao calor da lareira, com lenha cortada no próprio sítio. Ela revela, inclusive, que há planos de morar em definitivo no local.

“Amo andar descalça na grama, cuidar das plantas, mexer com madeira, ler um livro e beber um chá na sacada de casa”

“Deus conversa conosco pela natureza. Nós fazemos parte dela. As plantas, as árvores, os pássaros e os animais tem muito a nos ensinar.”

22


A advogada Rayssa Cristini Romanha, 26, também costuma viajar para chácara com a família aos finais de semana, um local de árvores com frutos, horta, animais, um lago, rios e o tradicional fogão a lenha. “Além de ir para essa chácara, costumo fazer viagens para explorar e conhecer lugares, vistas e paisagens que só a mãe natureza pode nos proporcionar. É revigorante!”. Rayssa diz que gosta de apreciar a natureza para se conectar e lembrar o porquê de estar “aqui”. “Sinto que todas as necessidades e imediatismos do mundo moderno ficam banalizados. Ao me conectar com a energia desse tipo de ambiente, percebo como tudo é perfeito do jeito que é, como tudo funciona como deve funcionar. No campo encontro paz e tranquilidade”. Rayssa diz abrir mão da necessidade de controle e da ansiedade que, normalmente, são experimentadas no dia a dia de uma “cidade grande”. Na chacará, ela também gosta do café feito no fogão a lenha, do passeio pelo campo e da fruta colhida no pé. “Nessa chácara tem um lago muito bonito, gosto de ir lá sentar na grama e apreciar, ouvir o vento balançar as folhas das árvores”, diz. Nos dias de chuva no campo, a advogada procura o aconchego da rede, acompanhada da cuia de chimarrão. Rayssa não trocaria a vida atual para morar de vez no campo, pois alguns lugares em Joinville que ela frequenta, como o trabalho, ficariam distantes. “Todavia, no cotidiano, tento adotar práticas que me causem relaxamento também. É muito bom ter um refúgio do agito; mas, sinto que ambos são necessários. Esse contraste entre agito e calmaria é importante, sendo que, cada um cumpre um papel diferente na nossa vida”, encerra.

“Além de ir para essa chácara, costumo fazer viagens para explorar e conhecer lugares, vistas e paisagens que só a mãe natureza pode nos proporcionar. É revigorante!”

23


MATÉRIA PRINCIPAL

Rosane Duarte Maia, 55, é empresária e agente de viagem, já conheceu muitos lugares mundo a fora, entretanto, ela diz que recentemente se apaixonou por um local na região de Pomerode, que a fez resgatar memórias da sua infância, “O aconchego, o contato com natureza, e tudo que o local proporciona nos remete e floresce nossas memórias afetivas. Impossível não se apaixonar pela Casa Antiga com traços tipicamente alemã”. Rosane diz que o local oportuniza visitação guiada à parte histórica contando como era a vida antigamente, oferece ainda várias opções de lazer, como: Passeios de charrete, cavalgadas, pedalinhos, pescaria, banhos de piscina, quadras poliesportivas, tênis de mesa, sinuca, cama elástica, mesa de pebolim. “A gastronomia também é convidativa, com pratos caseiros da culinária típica da região e um delicioso café colonial”, para finalizar, ela faz um convite, “experimente desligar do mundo agitado por um final de semana em qualquer lugar no meio do nada. Viva essa experiência!” ■

24




Por Poly Oliveira

DORORIDADE Não, não é um erro gramatical. É um erro de achar que somente a nossa dor importa.

E

xistem dores que apenas uma mulher nordestina pode sentir, dores que apenas quem é mãe pode sentir, dores que apenas uma mulher que nasceu no corpo de um homem é capaz de ter. Existem dores que apenas uma mulher negra é capaz de chorar e o problema não está nessas dores e na invisibilidade que damos sendo nós de outros grupos, até porque nenhuma mulher branca sentirá a dor de uma mulher negra, e existem dores de mulheres brancas que as negras também desconhecem. Um termo novo pra mim é a “Dororidade”, (não foi meu corretor que errou, fique tranquilo) será esse termo inclusivo ou exclusivo? O quanto essas lutas nos afastam ou nos aproximam? Tem gente que acha que somente a sua dor e seu mundinho importa, muitos sentimentos que foram quase interditados são restritos as suas próprias tribos. A ideologia do “Eu e minha turma” vem crescendo cada vez mais e excluindo uma multidão de mulheres. Sabemos de forma rápida quem sofre mais, nossa dor sempre é maior e tem mais importância que a do outro. Eu quero estar fora dessa divisão de classes, cores, corpos, gêneros, destinos, reconhecendo sim a dor de cada um, mas jamais sentindo a dor com a sua totalidade, por isso não diminuo, não desmereço e não invalido. Nada do que é humano me é indiferente a mim mulher não branca, não negra, não padrão. Às vezes no meio dessas lutas por achar quem somos, eu acabo não sendo nada, não tendo cor, não tendo corpo, não tendo dores, às vezes deixo de sentir minhas dores porque não acho justo chorar uma dor tão pequena. Às vezes luto por quem não conheço na tentativa de reconhecer uma parte de minhas dores. Mas me pego muitas vezes invalidando as dores de muitas, até das

Foto Banco de Imagem

DUO MULHER

“padrão”, pois meu egoísmo fala(va) mais alto. Me culpo por não sentir a dor do outro, culpo o outro por não sentir a minha. No final estamos isolados, cultuando cada uma sua própria dor. Minha luta é sistêmica, inclusiva, quase radical. E assim me senti em 2019 confusa, sem saber de que lado lutava, por fim lutei, contra quem eu não sei, mas lutei. Defendi, sangrei, me expus sem justificar ou entender por quem eu fazia. Fiz. Salvei e matei. Você é uma mulher? Então sinto sua dor e você a minha. Faça um favor pra si mesma. Pare de achar que ser disciplinada significa conseguir seguir à risca a dieta ou fazer da sua vida um planner colorido e didático. A disciplina passa por toda uma vida, e não conseguir emagrecer é uma fatia pequena dela. Já notou que você tem disciplina para um monte de coisa? Você consegue criar filhos, consegue ser esposa, dona de casa, estudante, “concurseira”. Há anos enfrenta um emprego que você nem ama tanto assim, tudo porque tem um alvo específico lá na frente. Você tem ideia que todos os dias se levanta da cama sorrindo ou chorando? Você é disciplinada para muitas coisas que não se dar conta. Você só consegue focar na bendita dieta? Parece que o sinônimo de disciplina virou: Conseguir fazer a dieta que te seca. Para, garota. Somos sim mulheres disciplinadas pra caramba, somos tão disciplinadas que chegamos a nos cobrar em dobro por várias áreas da nossa vida. Quando alguém disser que você precisa apenas de disciplina pra emagrecer, diz pra ela que você é uma mulher extraordinária e com muita disciplina. Combinado? ■

27


DUO VIAGEM

DESTINOS DE Q

CAMPO

uando pensamos em destinos de campo logo nos remetemos a um passado longínquo, lembramos-nos de nossa infância, casa de vó com aconchego, pão e rosca de polvilho quentinho saindo do forno a lenha e o café colhido, torrado e moído no quintal de casa. Até mesmo colher uvas e tangerinas às escondidas, porque não estava na época da colheita. Ah! O campo nos remete a muitas memórias afetivas. Então, partindo desse princípio somos privilegiados com uma geografia e clima que nos proporcionam lugares incríveis. Passeios a cavalo, pescar, trilhas, cachoeiras, saborear a deliciosa culinária campeira, acompanhar a ordenha da vaca e a colheita de produtos agrícolas. Sim, esses locais existem e possuem infraestrutura de lazer completa e com muito conforto com atrações para todos os gostos.

28

CAMINHO DOS PRÍNCÍPES

Gosto muito de sair sem destino para descobrir raridades no meio do caminho. E nas minhas andanças subindo a serra na região de Campo Alegre, descobri um lugarzinho no meio do nada com propriedades acolhedoras e charmosas. Belas paisagens para cavalgar, pescar ou simplesmente saborear a deliciosa comida caseira oferecida nas casas coloniais. Seja no Sítio Cambará, Hotel Pousada Campo Alegre ou na Pousada Casa Antiga com um charme a parte você pode viver essa experiência permeada de memórias afetivas.

VALE EUROPEU

Sugiro fazer a primeira parada em Pomerode na pequena Alemanha para conhecer o Restaurante e Pousada Mundo Antigo, propriedade rural com chalés em estilo enxaimel com características tipicamente alemãs. Seguindo viagem pela região de Luiz Alves, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Timbó e Gaspar, você vai encontrar recantos maravilhosos com traços e herança da imigração italiana.

Fotos Banco de Imagem

Por Rosane Duarte

SERRA CATARINENSE

Conheça a rotina da vida no campo, hospedando-se em hotéis-fazenda e pousadas rurais. Caminhadas por trilhas, passeios a cavalo, fogo-de-chão, ordenha de vaca, pescaria e colheita de maçã estão entre as atividades oferecidas na região de Lages, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra, Urupema e Bom Retiro. Quer experimentar um dia de uma grande fazenda com direito a cavalgadas, passeios de charrete, trilhas centenárias, pesca em açudes e muitas outras atividades ao ar livre? Então, não deixe de conhecer a Coxilha Rica, planície com cerca de 100 km2, antiga rota dos tropeiros, ela ainda possui rios, banhados e campos inteiramente preservados. Então, borá lá meu povo! Destinos não faltam. Chame a família, amigos e curta as maravilhas da natureza em nosso estado. ■



COLUNA MARILEIA WILKE

Marileia Wilke - Coach

devemos agir! V

ocê é o tipo de pessoa que compartilha suas ideias? Que logo vai falando o que pensa e deseja para qualquer pessoa? Já parou para pensar se deveria falar menos? Que tal escolher melhor as pessoas com quem compartilhar seus sonhos e ideias? Algumas vezes escolhemos compartilhar nossos planos com pessoas que nos jogam um balde de água fria mesmo antes de terminarmos de falar. E isto nos faz deixar de lado, esquecer aquela ideia que tivemos. Te convido a pensar em quantas ideias e sonhos você já deixou de lado porque alguém te desestimulou? Quando foi a última vez que você efetivamente realizou uma ideia que surgiu em sua mente? Você conhece a história de Sara Blakely? Ela é americana e fundadora da Spanx, uma empresa de roupas íntimas, calças e leggings e já esteve na lista da Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, começou sua empresa com 29 anos e apenas U$5.000 doláres. Sua empresa tem um faturamento impressionante. E sabe qual o segredo dela? O silêncio. Não falar!

30

Ela fala que o seu segredo para o sucesso é jamais compartilhar uma ideia com absolutamente ninguém. Que devemos é agir, focar nossos esforços e manter nossa visão e nossa convicção em nossos sonhos e ideias. Ela pauta que o não falar protege nossa área de inspiração atuante, e nos auxilia a focar na realização de nossas ideias. Sara deixa claro que se não tivesse a clareza de calar-se quando é necessário, de focar em sua visão de futuro teria perdido grandes oportunidades em sua vida. Mas lembre-se: Sara além de silenciar ela AGE! Busca realização de suas ideias e sonhos. Hoje te convido a pensar sobre suas ações e seu hábito de falar “pelos cotovelos”. Te provoco a se silenciar e ocupar seu tempo agindo, buscando os meios para realizar suas ideias e sonhos e aprendendo a escolher quem pode estar ao seu lado sendo sua torcida para a realização de suas ideias e sonhos. Faz sentido para você? ■

Neuro Coach de Vida e Carreira Analista Comportamental E-mail: marileiaw@gmail.com 47 9 9913-0247 @coachmarileiawilke

Fotos Banco de Imagem

MELHOR QUE FALAR O QUE QUEREMOS,



DUO EXTRA

EDITORA LEADER LANÇA

Empreendedoras de Alta Performance O livro faz parte da Coleção Empreendedoras de Alta Performance Nacional e reúne 33 mulheres de diversas áreas e origens do estado. Por Alexander Santos Foto Divulgação

O

amplo panorama do empreendedorismo feminino no Brasil que a CEO da Editora Leader, Andréia Roma, está construindo através deste projeto nacional ganhou mais uma obra: agora são mulheres que se destacam em Santa Catarina nos mais diversos setores, com relatos emocionantes e verdadeiros sobre sua trajetória até atingirem o sucesso em seus empreendimentos e carreiras. As coautoras convidadas compartilham suas histórias por meio do relato de suas origens, sua formação, suas expectativas e a maneira que encontraram ao longo da vida para realizarem seus sonhos. São 33 mulheres empreendedoras, líderes, executivas que falam sobre a experiência de atuar em setores com predomínio masculino, sobre o difícil, mas não impossível, equilíbrio entre a

vida pessoal, com os numerosos papéis envolvidos, e a atuação profissional. São diferentes pontos de vista e cada coautora traz sua receita para atingir esse equilíbrio, sem deixar de contar as dificuldades encontradas. “Empreendedoras de Alta Performance – Santa Catarina” apresenta a vontade de vencer, a força para superar obstáculos, a resiliência, e acima de tudo a generosidade e a coragem de compartilhar desafios e vitórias. Através dessas emocionantes histórias também se obtém um panorama da economia catarinense, revelando sua pujança e dinamismo. A coordenação é de Andréia Roma, Viviane Thaís de Araújo e Andreia Monteiro, que também assinam os capítulos “Minha Alma Traduzida no Meu Negócio” e “Empreendendo na Vida e nos Negócios”, respectivamente.

SÃO AS SEGUINTES AS COAUTORAS CONVIDADAS: Alessandra Meneghini, Amélia Malheiros, Ana Paula Coelho Tonolli, Ana Paula Fonseca, Andreia Monteiro, Carolina Mansur, Clea Biscaia, Daiane Schmitz, Fernanda Moreira, Gilda Maria Menicucci Balsini, Gisele Pereira, Iraci Seefeldt, Jack Simonéia, Janaina Resende Laszlo, Janete Krueger, Joana de Jesus, Karen D. Martins da Silva, Kátia Siqueira, Keli Cristina Vieira Maffezzolli, Larissa Kuhnen, Leila Pereira, Mara Lucia Mafra, Maria Cláudia de Sena Abrahão, Nadir Terezinha Koerich, Nilda Pereira, Regina Celia Zimmermann da Fonseca, Regina Pereira, Rosa da Luz, Rosane Kunen, Rute Pogan, Simoni Mércia Mesch Nones, Vera Petry e Viviane Thaís de Araújo.

FICHA TÉCNICA: Livro: Empreendedoras de Alta Performance – Santa Catarina Coordenação: Andréia Roma, Viviane Thaís de Araújo e Andreia Monteiro Prefácio: Daniela Reinehr, vice-governadora do estado de Santa Catarina. Saiba mais acessando ao site: www.editoraleader.com.br ■

32


DUO CABELOS

Por Alexandre Simas

ASSUMA Abeleza que vem da sua eleza para essa década se referência em atitude e estilo, não mais em tendência, como o mundo foi pautado no último século. Vivemos um momento lindo onde a liberdade e estilo são muito mais valorizados, apesar de nas mídias sociais o uso de aplicativos para melhorar pele, volume, contornos faciais e corporais imperam como uma magia de desejo. Mas acredito que isso deva caminhar para uma beleza mais verdadeira e individualizada. O fato é que nunca vimos um movimento no mundo tão atual. Acredito que fruto de toda a possibilidade de estarmos expostos em nossas redes e podermos acompanhar nossos ídolos tão reais e tão normais, nos leva para uma realidade prática.

Buscar a melhora da nossa imagem e ter uma aparência agradável aos seus próprios olhos é de extrema importância, mas ainda sim viver em paz com nossas características de herança genéticas, respeitando aquilo que nos foi dado através de nossa família, nos faz viver em paz e equilíbrio. Algo que ao meu ver só nos traz felicidade, como se fossem pílulas diárias de amor próprio, e na medida certa. Melhorar a pele, o cabelo, fazer uma boa maquiagem, é sempre bacana. Agora ser vítima de suas próprias insatisfações pode não ser tão legal. Por isso, aprenda a conviver e assumir sua real identidade. Talvez essa seja o maior desejo de todos nós. Sugiro sempre encontrar o que chamo de “espelhamento estético”, alguém com características físicas e estéticas parecidas com as suas e, através disso, aprimorar sua forma de usar seu cabelo, a forma de se vestir, e se tornar algo agradável e possível, sem forçar algo que não está na sua essência. Eu me espelho em muitas pessoas, as quais admiro a beleza estética e intelectual. Que a sua estética em 2020 seja pautada em beleza, e que também seja belo o seu interior, assim tudo se tornará lindo em sua vida. ■

Fotos Banco de Imagem

B

ESSÊNCIA

33


COLUNA WOMAN 2 WOMAN EMPREENDEDORISMO

Como lidar com o mundo externo e interno?

D

urante centenas de anos, a figura da mulher foi de fragilidade e dependência, vivendo uma vida infeliz, sem nem entender o motivo para tal frustração. Com isso, o foco saía dela mesma e projetava no externo, ou seja, no que a sociedade cobrava dela. A figura do feminino era exclusivamente associada às atividades do lar e da família, mas aos poucos elas passaram a ganhar força e a assumir papéis mais masculinos, com obrigações de trazer recursos para a casa. Essa divisão de papéis trouxe muita cobrança do externo para que ela pudesse desempenhar bem todos os seus papéis: a figura de mãe, de esposa, de profissional e de sua autoimagem perante a sociedade. Talvez uma das maiores dores da mulher moderna é dar conta de todos esses papéis. Essa carga de cobrança do mundo externo e do interno faz com que em algum momento de sua vida ela perceba que a chave para uma vida plena é através do autoconhecimento, de se conectar com a sua intuição, uma das maiores forças da energia feminina.

34

Foto Banco de Imagem

AUTOCONHECIMENTO:


O autoconhecimento é caminho fundamental para a mulher, pois chegamos ao século 21 com muita culpa, medo e uma forte necessidade de provar o nosso valor e atender a expectativas cada vez mais exigentes e exageradas. Primeiramente, precisamos entender o que significa essa palavra tão citada de algum tempo para cá. Podemos dizer que o autoconhecimento é a investigação sobre si mesma, uma reflexão tão profunda que envolve o uso da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem. Se trata da busca pelo eu interior, por nosso propósito de vida, pela razão de estarmos na Terra. Desenvolver o autoconhecimento é ter a capacidade de olhar para dentro e saber exatamente quais são as suas virtudes e seus defeitos, suas forças e fraquezas. É se colocar na posição de aprendiz e exercitar o não julgamento, visto que cada indivíduo está no seu processo. É se reconectar com sua força feminina, sem buscar competir com os homens, mas sim desempenhar seus papéis com leveza. Geralmente as pessoas bem sucedidas que conhecemos, desenvolveram seu autoconhecimento e estão em processo constante de evolução. Elas sabem para onde ir, pois se conhecem, entendem sua missão. Somente quem estuda sobre si mesmo é capaz de se mover por convicção. Quem não busca, quem está desconectado, acaba sendo levado pela maré. Ao se conhecer melhor, você abre um leque de oportunidades para buscar a sua felicidade. As novas experiências só aparecem para quem está disposto a mudar seu modelo mental. Se abrir para o novo faz com que possamos encarar as novas oportunidades, afinal, quando nos conhecemos, nós criamos essas oportunidades, ao invés de esperar que a vida te presenteie com elas. Os conflitos internos da mulher ou de qualquer pessoa, se devem pela falta de equilíbrio em suas vidas. Compreender cada detalhe que se passa dentro de nós mesmos, sejam pensamentos, emoções e anseios, nos faz viver uma vida mais leve e com sentido. O autoconhecimento está relacionado ao caráter e habilidades socioemocionais, da forma como eu me coloco no mundo. Exemplos disso são foco, empatia, trabalho em equipe, comprometimento, perseverança, entre muitos outros. Os pilares da vida dependem do desenvolvimento dessas habilidades socioemocionais. Por isso, em nossos encontros com as mulheres no W2W, trazemos a ferramenta da Roda da Vida, um instrumento de avaliação pessoal em que fazemos com que as mulheres olhem para cada área fundamental da sua vida. Essa ferramenta possibilita uma visão sistêmica de sua vida, permitindo observarmos os pilares que necessitam de mais atenção. Ninguém segura uma mulher que conhece a si a mesma, que se reconhece e sabe se apropriar de suas qualidades. A mulher que conquista mais consciência sobre seus próprios pontos fortes ganha, essencialmente, a oportunidade de utilizá-los a seu favor. Por outro lado, conhece também suas próprias limitações e tem a chance de modificá-las. Quando a dificuldade e os obstáculos surgem, elas conseguem ter a real noção de quem são. A mulher que se conhece e sabe gerenciar melhor suas emoções, busca a evolução contínua, potencializa seus conhecimentos, sabe administrar melhor seus papéis, tem a autoconfiança e autoestima bem resolvidas. Mulher, você é dona de sua vida. Tem a força para alcançar os seus sonhos e ser feliz.

SOBRE O W2W O movimento Women to Women está em 27 cidades do Brasil e em Portugal. Nosso propósito é potencializar a vida de mulheres no âmbito pessoal e profissional, fazendo com que elas se tornem sua melhor versão. Nós temos eventos e treinamentos direcionados ao mundo feminino, que possibilitam conexão e autodesenvolvimento. Saiba mais através do IG @w2w.joinville ou através do nosso site www.clubw2w. com.br. Partners Joinville: Greyce Lopes - @greycelopes Fernanda Garcia Traldi - @fegarciatraldi E-mail: joinville@clubw2w.com.br ■

W2W

@w2w.joinville

35


COLUNA MARJORI ORBEM

36

A

Foto Banco de Imagem

TORNE-SE

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

s pessoas dizem que vão começar a dieta após a virada do ano, dizem que vão começar a estudar depois do carnaval. Deixam passar e não começam! Vejo inúmeros comportamentos assim, especialmente nos últimos 13 anos, tempo que dediquei a minha vida a ajudar pessoas a se encontrarem e a encontrar outra forma de fazer as coisas em sua vida.


Crenças impulsionam ou paralisam a nossa vida e os nossos resultados. Nas minhas mídias sociais eu sempre compartilhei conteúdo, informação e dicas para o desenvolvimento da Inteligência emocional e comportamental. Compartilho sempre os cases dos meus alunos e a minha trajetória transformando vidas. Assim, os pedidos começaram a aumentar cada vez mais. Então eu soube que precisava quebrar a barreira geográfica na minha vida profissional, para ajudar mais pessoas. E foi e é por isso, que eu desenvolvi um treinamento online, o TORNE-SE, que é um treinamento sobre: “Acabativa”: Muita gente deixa coisas no meio do caminho, começam e não terminam, desistem, esmorecem. A capacidade acabativa não é meramente fazer por fazer, mas terminar da forma mais efetiva e benéfica aquilo que se começou. A conclusão das coisas também é uma competência profissional, pois não adianta começar e não concluir. Criatividade: Não pense que a criatividade é uma característica exclusiva dos artistas. A criatividade é como um músculo que precisa ser exercitado, desenvolvido e apreciado, pois é inerente a todas as pessoas. Ser criativo é resolver problemas de uma forma completamente nova e particular. É fazer conexões que ainda não foram pensadas, trazer elementos que ainda não foram vistos, é o que as pessoas chamam, hoje, de “pensar fora da caixa”. Relacionamento interpessoal: Você certamente já ouviu a seguinte frase alguma vez na vida: “mexer com gente é muito difícil”. Essa frase é proferida de forma deliberada por muitos, mas se formos pensar, trabalhar com pessoas é maravilhoso. Ter pessoas à nossa volta nos dá a oportunidade de aprender algo novo a cada dia, ter acesso a experiências e conhecimentos que jamais poderíamos ter se vivêssemos ou trabalhássemos sozinhos. No entanto, ainda há muito o que se desenvolver no âmbito das relações interpessoais e é importante fazermos uma avaliação sincera a esse respeito e não nos acharmos maravilhosos o tempo todo. Sobre Inovação. As marcas e empresas que conseguem inovar estão sempre na ponta dos processos. Dessa forma, também para nós é importante inovar. Hoje, especialmente, inovamos na forma de nos comunicarmos com nossos clientes, inovamos na prestação de nossos serviços, criamos aplicativos e tantas outras formas. Sobretudo, o Torne-se é um treinamento com ferramentas práticas, testadas por mim, e meus alunos, para gerar resultados reais na sua vida. Uma coisa é certa, o seu momento atual reflete tudo aquilo que você decidiu em seu passado. Mas o seu futuro irá refletir suas decisões de agora, desse momento. Você também pode sair da plateia e se TORNAR o comandante da sua vida. E eu posso te ensinar como fazer o passo a passo. ■

MARJORI ORBEM

@marjoriorbem marjoriorbemoficial marjoriorbem.com.br

37




Por Bruna Elisa

TESTAMENTO

V

ocê já pensou se sofresse um acidente e ficasse impossibilitado de escolher a quais procedimentos médicos gostaria de ser submetido? E, se após a luta pela cura de uma doença tida como “irreversível” você ficasse cansado de sofrer e optasse pela morte? Cruel pensar que alguém possa optar pela morte a continuar vivendo. Ocorre que por muitas vezes a vida doente, traz tanta dor, sofrimento e ausência de perspectiva que o ser humano só quer descansar. É então que o direito abre suas portas para novos mecanismos, inconcebíveis até então, que possibilitam a autonomia de vontade do indivíduo até mesmo quando se encontra inconsciente. Chamadas de diretrizes antecipadas de vontade, estas representam uma gama de procedimentos que permitem que o indivíduo escolha a quais procedimentos, deseja ou não se submeter quando impossibilitado de se manifestar, e ainda em alguns casos, dispor sobre a própria vida. Muitos não gostam de falar sobre a morte quando estão em pleno gozo de saúde, mas o estilo de vida moderno tem feito com que as pessoas tenham concepções diferentes sobre o que é viver. Percebe-se que hoje, mais do que nunca, desejam ter suas vontades e seus ideais respeitados, e por isso têm buscado no direito essa garantia. Esta forma de disposição antecipatória de vontade, permite que a pessoa declare em vida como gostaria de ser tratado em caso de inconsciência. Ora, imagine a seguinte situação: um indivíduo sofre um acidente que o deixa em coma. Esse paciente é vegano e acredita fortemente nos ideais desse estilo de vida. No entanto, os médicos querem submetê-lo a procedimentos que vão contra tudo o que o indivíduo pratica na sua vida conscientemente. Com esse testamento vital os médicos poderão atuar de forma a não ferir o princípio da dignidade da pessoa humana nem tampouco a autonomia privada da vontade. Esse exemplo é apenas uma das inúmeras possibilidades de utilização do testamento vital. É importante ressaltar ainda que as disposições testamentárias devem, sempre que possível, estar de acordo com o Código de Ética Médica.

40

vital

O Testamento Vital feito, em regra, por documento público deve ser realizado por tabelião com o auxílio de um advogado e permite que o ser humano faça uma projeção para o futuro, planejando exatamente como gostaria de ser cuidado em caso de incapacidade decisória. Esse Testamento apenas gerará efeitos quando o paciente estiver numa situação de fim de vida e/ou inapto para tomar decisões. Poderá constar nesse documento obrigação de fazer, não fazer e não apenas recusa de tratamento. Trata-se de um instituto novo no Brasil, porém em outros países já é amplamente utilizado. Certamente é só uma questão de tempo para que essa cultura se insira na nossa sociedade. ■

Foto Banco de Imagem

DUO DIREITO


Sicredi Mastercard Black

Benefícios exclusivos para viver as melhores experiências.

• Programa de Recompensas • Programa Mastercard Surpreenda • Pagamento por Aproximação

Procure o seu gerente e peça o seu agora mesmo.

• Compra Protegida • Cartões Adicionais • Sala Vip em Aeroportos



COLUNA ELIS DA NHAIA GESTÃO & VENDAS

Iniciando uma

N

esse mês de abril vamos entrar no tema de vendas propriamente dito. E nas próximas edições que o tema será aprofundado. Uma sequência lógica de etapas, além das técnicas e estratégias específicas dentro de cada uma das etapas. Eu li muito tempo atrás um conceito de que vendas é comparado com arte, mas que na verdade ela é uma ciência, e por quê? Fernando Pessoa bem descreveu: “A ciência descreve as coisas como são – futuro e a arte, como são sentidas - passado.” De um lado a razão e de outro o sentimento. Eu sou uma apaixonada por vendas, tudo na vida é movido pelas vendas. Mas muito mais importante que sair vendendo é entender que existe uma sequência lógica de etapas, além das técnicas e estratégias específicas dentro de cada uma dessas fases. Estudei e gosto muito de aplicar os conceitos do Grupo Friedman, o qual citarei por aqui. Borá lá estudar e aplicar. A abertura da venda: essa é a etapa crucial, e nunca se esqueça que o cliente tem vários lugares, mas escolheu a sua casa para entrar, então lembre-se sempre de tudo o que você faz em casa ao receber uma visita. Sim, é isso mesmo! É nessa etapa que o vendedor precisa vencer a resistência do cliente, ou seja, o famoso “só estou dando uma olhadinha.”

Aqui preciso que você lembre especialmente, qual é o cliente que você mais vende, aquele que sempre está dentro do seu negócio, é por que a última coisa que você fala com esse cliente é sobre vendas. Então está aí a sua primeira etapa – Abrir a venda, de preferência estabelecendo um relacionamento pessoal com ele, é como fazer um sorriso atrás de outro sorriso. Pense em quantas experiências ruins você como cliente já teve, então assim como você seu cliente também evita vendedores por causa disso. O vendedor precisa ter linhas de aberturas muito claras. Andar com um propósito, o de satisfazer esse cliente. Um bate papo interessante é o caminho para que o vendedor consiga envolver o possível comprador. Apresente a loja, fale da história da empresa, apresente todos os setores, produtos e marcas. O comprador precisa se sentir confiante com a empresa, com o produto que ele queira adquirir. Lembrando sempre que se ele te procurou, foi até sua empresa com o propósito de satisfazer uma necessidade, o seu papel é gerar uma boa experiência de compra, e com isso fidelizar o cliente. Na próxima edição falaremos sobre a etapa 2 – Sondagem. Até lá. ■

Fotos Banco de Imagem

VENDA

ELIS DA NHAIA

elisnhaia

43


DUO JOVEM

Por Kelvin Costa

Volta às aulas,

O

sinal vai voltar a tocar, as enrolações para levantar logo pela manhã e para querer comer algo no café da manhã. Está voltando o momento que os pais tanto sonham, mas talvez para os alunos não seja assim. Estamos em um tempo cada vez mais imediatista. Desde que os adventos da terceira revolução industrial, a informacional, proporcionaram o avanço em larga escala dos meios globalizados, os estilos de vida na educação são visivelmente consumidos em grande escala. Existem dois perfis básicos na volta às aulas, o desbravador e o intolerante. O desbravador é o perfil de estudante que dentro dos corredores da escola, se observa um quê de liderança. Sua presença é perceptível e sua curiosidade bem aguçada. Esse tipo de estudante aprende com o sensorial aguçado, porém o esforço para aprendizado é menor, uma vez que inconscientemente, percebe-se que os demais estudantes geralmente os chamam de “preferidos”, justificável apenas por sua voz em sala de aula ser mais ativa. Um exemplo rápido: seu filho alguma vez já justificou comprar um material a mais, justamente por pensar a longo prazo? Se o estudante não for assim, aposte que seus pais podem lhe incentivar a isso. Já o perfil intolerante começa pelo fato de não querer retornar à escola. Pode-se arriscar a pensar que todos são assim, mas não são. Ele é do debate, contestador e ponderado. Possui seu círculo de amigos, porém não busca ser o centro das atenções. Geralmente esse perfil de estudante é mais realista do que o desbravador, uma vez que até suas ideias de trabalhos e perfis de liderança são mais conservadores. Uma característica de volta às aulas, é que esse tipo de aluno é mais minimalista.

44

Estamos falando de um mercado que movimenta os maiores centros comerciais do mundo. Mesmo que, seja errado enxergar a educação como mercadoria, deve-se abrir a mente e perceber que uma escola que vende aulas normais é apenas uma escola normal. O mercado educacional vende muito além disso, o investimento seja do setor público em escolas municipais ou estaduais é para promover a interação da comunidade, bem como uma referência de gerações. Já o setor privado, em sua maioria, não vende educação. O fator “educar” é muito contestado, onde sua grande maioria acredita que a educação deve vir dos pais. Todavia, o que uma escola vende, acredite, não é conhecimento. Se fosse por isso, seria apenas entregar um pen drive e o assunto estaria finalizado. Uma escola vende valores. Quando você acredita nos valores de uma instituição e coloca seu filho, deve-se estar atento à essa parte da escola. Isso porque, o estudante passa anos em um mesmo lugar, muito mais tempo do que na própria casa. Se não está satisfeito com os valores que a escola prega, troque. Um estudante é a maior possibilidade de crescimento de um país, de um futuro onde os propagadores de conhecimento, serão os passivos da história. A melhor forma de estar confortável e ter confiança no local onde está inserindo o filho, é acreditando nos valores que estão lhe vendendo. E isso não é apenas para a escola tradicional, serve para escolas de idiomas, esportes, arte e demais instrumentos educacionais. Parafraseando Paulo Freire, a educação por si só não transforma o mundo. Ela muda pessoas, e as pessoas transformam o mundo. Qual valor você quer aplicar para nosso futuro em 2020? ■

Foto Banco de Imagem

IMEDIATISMO & VALORES



DUO SAÚDE

OS CONFLITOS

do transtorno BIPOLAR Por Alexander Santos Fotos Banco de Imagem

A

lterações de humor podem acontecer com qualquer pessoa e em todas as idades, entretanto, mudanças muito abruptas de comportamento podem indicar o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). Segundo o médico psiquiatra, Bruno Trevisan, a doença caracteriza-se por ter duas fases muito distintas e recorrentes: os episódios depressivos e os maníacos (de euforia). Tristeza profunda, falta de prazer, cansaço, culpa excessiva, diminuição do apetite e até mesmo alterações nas funções mentais como o raciocínio e a memória, estão presentes nas ocorrências de depressão. “É importante deixar claro que não é qualquer tristeza que configura a depressão. A depressão ocorre quando a pessoa tem sintomas durante a maior parte do dia, por pelo menos duas semanas”, informa o psiquiatra. Na fase de euforia há um estado de exaltação, exatamente o oposto dos sintomas depressivos. O paciente apresenta humor elevado, acima do normal, sensação de muita energia, diminuição da necessidade de sono, fala excessiva e impulsividade, além de outros comportamentos que podem colocar a pessoa em risco.

46


Há 12 anos, o jornalista Antônio Trigo foi diagnosticado como bipolar. Hoje tem a doença sob controle, mas nem sempre foi assim. “Demorei muito tempo para incorporar o tratamento a minha vida, a gente nega muito.” Antes disso, o jornalista chegou a receber o diagnóstico de depressão e TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Para Trigo, estar informado sobre o assunto pode ajudar pessoas em situações parecidas. “Já passei por médicos bons e ruins, e também já tomei remédios errados em excesso. Hoje tenho muita consciência da doença. Mas, se todo mundo falasse abertamente sobre o tema, sofreria menos”, completa. O TAB não é somente psicológico, é uma doença psiquiátrica decorrente de uma disfunção cerebral. Também pode ser hereditário, ou seja, ocorrer em várias pessoas da mesma família. De acordo com o psiquiatra Bruno Trevisan, existem dois tipos de TAB. O tipo 1, no qual a pessoa precisa ter apresentado pelo menos um episódio de euforia; e o tipo 2, caracterizado por um episódio depressivo e um episódio hipomaníaco, em que os sintomas são parecidos aos da mania, mas em grau mais leve. É comum que os sintomas

sejam confundidos com depressão ou transtornos de personalidade. O Transtorno Afetivo Bipolar não tem cura, mas possui tratamento e exige o uso de remédios, os “estabilizadores do humor”. Esses medicamentos deixam o paciente estável e controlam as crises de depressão e de mania. Aliado aos medicamentos, a orientação de um psicólogo também ajuda. Segundo o psicólogo Martinus Christen Koepsel, a terapia pode ajudar o paciente a reconhecer e entender a doença. “O indivíduo precisa aprender a lidar com o problema, além de saber quais fatores em sua vida o predispõem a desencadear uma nova crise”, comenta Koepsel. Outra opção de tratamento é a eletroconvulsoterapia, que é a passagem de uma corrente elétrica de alta voltagem sobre a região temporal do cérebro, indicada somente para casos mais graves. O apoio de familiares e pessoas próximas de alguém com TAB têm grande valia na ajuda com as oscilações de humor, e também para que o tratamento não seja abandonado. ■




PUBLI EDITORIAL

EMPREENDEDORA, EMPRESÁRIA, CIRURGIÃ DENTISTA, ESPOSA E MÃE.

O outro lado de Por Alexander Santos Fotos Arquivo Pessoal

V

Tininha Gomes

ocê provavelmente já deve ter visto aqui nas páginas da Revista Duo, o profissionalismo e as grandes realizações de Tininha Gomes na área odontológica – principalmente na exemplar atuação em próteses dentárias. No setor educacional – por meio do IDEA (Institute of Dental Esthetics and Anatomy) e o IDAC (International Dental Anatomy Center) o único instituto de anatomia dental do mundo, local em que Tininha compartilha todo seu know how em odontologia com alunos do mundo inteiro – além de atuar em prol do outro, ou melhor, da outra, com as iniciativas que estimulam o empoderamento das mulheres na sua carreira profissional. Por trás da Tininha empreendedora, escritora, cirurgiã dentista e professora, também está uma mulher que preserva os bons momentos em que pode estar junto da sua família, em casa, curtindo uma piscina e decorando mesas para os jantares com amigos. Um outro lado Tininha, ou melhor, Ana Cristina Gomes, que talvez você ainda não conheça. Confira!

50


DUO: Para que as pessoas possam te conhecer um pouco mais, qual o seu nome completo? R: Meu nome é Ana Cristina Gomes. Este nome foi me dado pela minha madrinha portuguesa. De onde surgiu a ideia do nome “Tininha Gomes”? Cresci com minha avó me chamando de Tininha (o diminutivo de Tina). No bairro todos me chamavam de Tininha e como nas escolas que estudei sempre tinha alguém do bairro, o apelido se espalhava e desta forma até meus professores passavam a me chamar de Tininha. Revelar a idade seria um problema? Quantos anos você tem? Eu adoro revelar a minha idade. Adoro ser uma mulher madura e bem resolvida. Este mês de janeiro completo 46 anos. Nossa! Faltam 4 para os 50 (risos). Mais idade está na cabeça e isto é fato. Está programando algo para esse dia? Para o dia do meu aniversário quero ficar com a minha família. Eu viajo muito e estes momentos já são mais raros. À noite vou para um curso é um congresso. Isto mesmo, bem no dia do meu niver(sic) já tenho uma viagem a trabalho. Como é a sua rotina fora do ambiente de trabalho? Não tenho rotina. Esta palavra está fora da minha programação diária. Trabalho muito fora e cada semana em uma cidade ou país diferente. Metade da semana que estou aqui eu me dedico aos meus pacientes. Em casa gosto de arrumar a casa (amo uma faxina, risos), mas também tenho pouco tempo para ser do lar pois quando estou em casa aproveito para escrever meu livro, artigos e criar minhas aulas. Consegue conciliar com a vida pessoal, filhas, marido? Gosto sempre de sair com uma ou as duas filhas no carro. Nem que seja para ir ao supermercado, costureira, petshop. Sempre carrego uma e aproveito para colocar nossos assuntos em

dia. Não é muito difícil conciliar minha vida profissional com a família porque todos estão envolvidos diretamente com meu trabalho. Minha filha mais velha - Luiza (19), já cursa o terceiro ano de odonto e trabalha na assessoria e divulgação dos meus cursos, financeiro, e cuida de grande parte do meu curso online. A mais nova - Ana Laura (18) me ajuda com outra parte importante do meu curso online, cuida da minha agenda, meu site e me ajuda nos looks de viagem. E meu marido é quem realiza todos os meus trabalhos cerâmicos para meus pacientes. É um “tudo junto e misturado” (risos). Naquele momento que você tira pra cuidar de você mesma, o que costuma fazer? Costumo estar em casa. A maneira como eu cuido de mim mesma é simplesmente estando no meu lar, na minha vibe. Amo sol e piscina (fico horas curtindo). No inverno amo banheira quente e sais. De exercício só alongamento diário. Já fui atleta e bailarina e com meu tempo curto só não deixo de alongar para manter a flexibilidade e a respiração. Você tem algum hobby? Algo que goste de fazer nas horas vagas? Eu tenho um hobby! Arrumar mesas, ou como costumo dizer “vestir a mesa”. Trago peças, louças, toalhas, acessórios entre outras coisas de todos os países que vou. Tenho um armário que mandei produzir só para guardar estas peças. Minhas mesas são temáticas, harmonizo as cores e crio tudo com muito carinho. Levo mais ou menos 2 horas e meia produzindo uma mesa. Tem um lado da Tininha que as pessoas não conhecem? Qual? Sim. Eu adoro bichos. Qualquer bicho. Não gosto de expor minhas ações sociais em prol de abrigos de

#BATE BOLA Um livro: O Segredo Série ou filme: Outlander Viagem inesquecível: Las Vegas Família: Pai, Mãe, 2 filhas, marido e 3 cachorros - Meu mundo Prato preferido: Moqueca Capixaba (predileta desde a infância). Já o que eu não como é...: Pimentão, porque sou alérgica. O que você diria para você mesma quando era criança: Continue estudando. Para ter sucesso no trabalho é preciso...: Disciplina.

animais porque tem sempre aqueles que podem criticar a minha iniciativa por ser tratar de animais e não pessoas. Mas faço com o coração aberto e gostaria de poder fazer muito mais. Quais os planos para 2020? Para 2020 o ano já começou quente. Nosso laboratório de prótese cujo diretor é meu esposo Reinaldo Nascimento, formalizou uma parceria com o Dr. Pedro Rosa e Rafael Fernandes e uma grande tecnologia de frezadoras chegou a Joinville. O melhor equipamento do mercado e único da marca no Brasil ( Programill PM7) agora está na nossa estrutura para atendermos ainda mais rápido e com mais qualidade. Também formalizei parcerias com mais empresas na Europa para levar meus alunos (Ivoclar Vivadent, KavoKerr, Bausch, Dentona). Será um ano muito produtivo. ■

DRA.TININHA GOMES

Rua Paraíba, 157 - Anita Garibaldi | Joinville-SC (47) 3433-7030 | (47) 9 8825-9723 tininhagomes2015@gmail.com /TininhaGomes @tininhagomes

51


PUBLI EDITORIAL

OCLUSÃO ESTÁVEL É A MESMA COISA QUE “FECHAR OS DENTES CERTO” ? Por Dr. Pedro Jaime Rosa Junior Fotos Divulgação

O

sistema estomatognático... Ok, vamos parar por aqui (risos), nada de nomes complicados ou terminologias complexas. Vamos conversar de forma simples, porém, gerar “uma conversa” clara e sucinta. Todos os nutrientes, vitaminas e processos de obtenção de energia para nossa máquina perfeita, NOSSO CORPO, vêm pela boca. Essa cavidade representa uma via de acesso fácil e rápido ao nosso corpo pelos nutrientes, germes e outras complicações afins. Sendo assim, precisamos tomar cuidado com o que estamos colocando na boca, ou deixando de colocar. Uma vez que deixamos de comer por estar com dor, ou até mesmo por não conseguir comer, pela falta da força mastigatória. E isso vai refletir mais tarde em alguns problemas sistêmicos. Baixa da imunidade, ganho de peso, perda de peso, cansaço muscular, rosto tenso, pescoço duro, dores de cabeça ao acordar, dificuldades em respirar, apertamentos de dentes constante, zumbidos no ouvido, dores nas

52

costas, dores no pescoço, espasmos musculares, rosto assimétrico (um lado diferente do outro), sorriso curto, lábios secos, queixo pra frente, ponta do nariz para baixo, uuufa! A maioria dos sintomas estão relacionados a perda de suportes nesse sistema complicado de ler e falar: SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO. Muitos dos nossos pacientes vêm com queixas de dores idiopáticas, ou seja, dores por causas obscuras ou desconhecidas. Um exemplo são as dores na região da face (algumas se estendem até a testa, e outras chegam até a nuca). Na avaliação minuciosa que fazemos na clínica, juntamente com os exames laboratoriais que pedimos, enviamos para outra junta de colegas/amigos da profissão para laudarem (avaliar e orientar) em suas especialidades, afim de nos ajudar a fechar o diagnóstico. Na maioria das vezes encontramos problemas oclusais severos. Para a resolução dessas dores (patologias), iniciamos nosso protocolo rígido de atendimento e geramos cerca de 3 a 5 dias para reprogramar toda a função do sistema em


colapso, onde nos orienta sobre o tratamento. Após esse período, o paciente já relata estar sem dores, ausência de zumbidos, relaxamento facial e oclusal. Mesmo aquelas dores que são convividas por muito tempo. Alguns pacientes relataram conviver por 30 anos com dores de cabeça. Como explicar tal resposta positiva ao nosso método de tratamento? Se pensarmos que temos os dentes para usarmos diariamente e por infindáveis anos, realmente não faz sentido dizer que o desgaste dos seus dentes pode gerar essas dores. Porém, precisamos entender que os dentes tem uma anatomia descrita devido a um balanceio e posicionamento ideal na arcada dentária. Mas além desse posicionamento, eles têm estruturas que buscam TOQUES OCLUSAIS corretos nos dentes antagonistas (chave oclusal) e não apenas o fechamento de dente “correto”. Fazendo uma analogia a uma pedra no sapato, os pés precisam ter a planta livre de “interferência” para andarmos corretamente, logo se tivermos uma pedrinha no calçado, iremos mudar nossa forma de pisar devido a dor que irá gerar ao comprimir essa pedra na planta do pé. Com o passar do tempo, poderemos modificar a forma de pisar e junto colocaremos em colapso outras partes do corpo que não têm ligação direta com a “interferência” da pedra no pé, mas que também serão afetadas. Voltando para o que ocorrer na boca, essa interferência oclusal, vem no toque oclusal incorreto. Com isso, modificamos a forma de morder,

gerando desgastes em dentes que não tocávamos, gerando outros toques oclusais errados, levando a mais desgastes, e assim vai durante anos. Um dia quebra um dente, outro uma restauração, no outro uma prótese dentária, e assim iremos compensando o erro oclusal passado. Ocorre uma hipertrofia de uma musculatura, hipertrofia de outra, desgaste do côndilo articular, até que vem as dores idiopáticas. Pois o nosso não tem mais ferramentas para se adaptar a esse colapso. O mais incrível que temos presenciado nesses anos de prática clínica e muitos estudos, é que essa situação está em todos os âmbitos da população. Pacientes novos, com 25 anos, e dores de cabeça constante, desgastes severos por instabilidade oclusal, e até mesmo pacientes com uso de prótese totais removíveis. Ou seja, independente do paciente ter todos os dentes ou já estar utilizando próteses. Já que o sistema estomatognático é composto por ossos, músculos, articulações, dentes, lábios, língua, bochechas, glândulas, artérias, veias e nervos, que realizam funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração. Quando o NOSSO CORPO não se adapta, ele gera dor para sinalizar que algo está errado. Uma oclusão estável não apresenta dores, cansaço muscular e nem desgaste de dentes. Assim, oclusão estável não é a mesma coisa que ver os dentes fechar corretamente ou ter todos os dentes. Caso tenha dores, procure um dentista de confiança. “BOCA É ASSUNTO SÉRIO”! ■

“QUANDO O NOSSO CORPO NÃO SE ADAPTA, ELE GERA DOR PARA SINALIZAR QUE ALGO ESTÁ ERRADO”

DR. PEDRO JAIME ROSA JÚNIOR

Especialista em Implantodontia CRO/SC : 10771 Idea Clinic - Rua Paraíba, 157 Anita Garibaldi, Joinville - SC (47) 3433 7030 | 9 9929 1415 drpedrojoinville@hotmail.com @drpedro.rosa

53


COLUNA CLÁUDIA PETRY SEXUALIDADE

ASSEXUALIDADE,

Foto Banco de Imagem

VOCÊ SABE O QUE É? A orientação sexual caracterizada pela ausência de interesse no sexo.

E

m 2020, o tema ganhou destaque em rede nacional, após a repercurssão do assunto no Programa Big Brother Brasil. Em um mundo que dá tanta importância para o sexo, pode ser difícil aceitar o conceito de assexualidade – e aí surge o preconceito. Bolo é melhor que sexo? A resposta de muitas pessoas para essa pergunta seria um categórico não, mas os assexuais não hesitariam em responder de forma afirmativa. A assexualidade é uma orientação sexual caracterizada pela ausência de interesse por sexo. Por apreciar a intimidade, a pessoa assexual é capaz de amar e se envolver emocionalmente com um parceiro, mantendo um namoro ou até mesmo um casamento mesmo sem qualquer contato sexual, embora a masturbação possa acontecer. Dados de um estudo realizado em 2017 por um programa de estudos da faculdade de medicina da USP (Universidade de São Paulo), estimava-se que cerca de 7,7% das mulheres brasileiras e 2,5% dos homens, entre 18 e 80 anos, são

54

considerados assexuais. Carmita Abdo, coordenadora do ProSex e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria define que, “os assexuais são pessoas que não têm uma sexualidade orientada nem para hétero, nem para homo e nem para bissexualidade, não sentem atração sexual nenhuma e vivem muito bem assim, não sentem necessidade de fazer sexo.” A assexualidade não é considerada uma doença ou distúrbio psiquiátrico. Ela não pode ser ‘tratada’ por especialistas, porém deve ser diferenciada da hipossexualidade, uma patologia em que a pessoa não sente o desejo sexual que gostaria, ocasionando incômodo e sofrimento. Diferente dos assexuais. Está muito claro para quem atua na área da sexologia que nós só vamos considerar uma pessoa portadora de uma limitação ou disfunção sexual, a partir do momento em que ela própria venha a trazer isso como um problema, como uma queixa. Caso contrário, não há nenhuma questão a ser tratada. Se o desinteresse estiver relacionado a uma deficiência hormonal, o mesmo será orientado ao atendimento de um profissional como ginecologista,

urologista ou endócrino. Não é recomendado que profissionais da área da saúde interfiram na sexualidade do paciente sem o consentimento do mesmo. Não há disfunção sexual se não há sofrimento. E, esta regra vale para todas as disfunções. Em um mundo que dá tanta importância para o sexo, pode ser difícil aceitar o conceito de assexualidade – e aí surge o preconceito. Mas para os assexuais, essa questão está longe de ser algum problema. Quanto mais nos distanciamos da ignorância, mais respeitamos e acolhemos. Que tal nos unirmos para garantir a igualdade de direito? ■

CLÁUDIA PETRY

Sexóloga @claudiapetryeducadorasexual



PUBLI EDITORIAL

DOR NA LOMBAR? ISSO PODE SER UM SINAL DE SEDENTARISMO Uma vida sem a prática de exercícios físicos pode ocasionar muitos problemas, um deles é a dor na lombar, uma das queixas mais comuns entre a população.

A

Por Dr. Johny Willian Jablonski Fotos Banco de Imagem

saúde física representa um dos cinco pilares da qualidade de vida de uma pessoa, sendo elas: saúde profissional/financeira, social, saúde emocional e saúde espiritual; avaliada por uma nota subjetiva a cada uma dessas áreas. Com a correria do dia a dia, sabe-se que o tempo para cuidar da saúde por completo fica curto, muitas vezes reservando tempo somente para apenas alguma (s) das áreas citadas acima, tornando esse equilíbrio desproporcional. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 50% da população brasileira é considerada sedentária. A cada década que passa, a população possui uma taxa de sobrevida maior, já sendo considerada uma população idosa. Além de que o sedentarismo está relacionado com hábitos destrutivos como qualidade baixa de sono e má alimentação, que te afetam diretamente em todas as áreas. Já se sabe que o indivíduo sedentário está predisposto a ter dor lombar, sendo classificada como uma das causas comuns de incapacidade da população de trabalhadores, atingindo suas vértebras e discos vertebrais. O disco vertebral é uma propriedade presente entre as suas vértebras, possibilitando a mobilidade saudável de sua coluna. Quando não saudável, ele acaba perdendo a habilidade de se recompor a

56


“QUANTO MAIS IMÓVEL NOSSO DISCO É, MAIS SUSCETÍVEL A LESÃO ELE ESTÁ, SOBRECARREGANDO TODA SUA ESTRUTURA, FACILITANDO O APARECIMENTO DA ENTÃO CONHECIDA HÉRNIA DE DISCO, SENDO ELA UMA DAS CAUSADORAS DA LOMBALGIA.”

cada movimento realizado. Quanto mais imóvel nosso disco é, mais suscetível a lesão ele está, sobrecarregando toda sua estrutura, facilitando o aparecimento da então conhecida hérnia de disco, sendo ela uma das causadoras da lombalgia. A hérnia de disco nada mais é que o deslocamento do núcleo pulposo, podendo acometer nervos que saem da sua medula, podendo gerar dor irradiada para extremidades, no caso da cervical, dor para os braços, e da lombar, para as pernas. A hérnia de disco é tratada em 95% dos casos conservadoramente, ou seja, sem necessidade de cirurgia, tendo o profissional fisioterapeuta como busca em primeira instância para tal, atuando na reabilitação de sua função, fazendo uma avaliação de caráter investigativo, onde irá buscar a possível solução para o seu problema. Na clínica Fisiothera você conta com um time de profissionais capacitados no tratamento das disfunções da coluna, possuindo uma gama de técnicas de terapia manual e métodos de estabilização vertebral, tudo pensando no bem estar do paciente, buscando um atendimento humanizado, levando sempre em consideração a individualidade de cada um, devolvendo a sua qualidade de vida, te introduzindo a hábitos mais saudáveis. Além dos melhores métodos, contamos com uma estrutura ampla, com o suporte da tecnologia das máquinas de tração eletrônica. São 20 anos de experiência na área de tratamento da coluna vertebral, possuindo um grande índice satisfatório. Atendemos em Joinville e também em Balneário Camboriú. ■

DR. JOHNY WILLIAN JABLONSKI

Diretor Regional da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna JOINVILLE

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

João Colin, 1702 - América 47 3029-3037 | 47 99688-4881 /FisiotheraITCVertebral @fisiothera joinville@clinicafisiothera.com.br www.herniadedisco.com.br

Andorinha, 78F - Aririba 47 3081-3037 | 47 99765-4090 /ITC Vertebral Balneário Camboriú @itcvertebralbc balneariocamboriu@clinicafisiothera.com.br www.itcvertebral.com.br

57




DUO MODA

ES TI O LO não TEM

Por Ana Sanson

IDADE

60

tradicional show do intervalo do Super Bowl deste ano teve as apresentações das consagradas cantoras Shakira (43 anos) e Jennifer Lopez (50 anos), que agitaram o público no Hard Rock Stadium, em Miami, com roupas brilhantes, muita dança, fogos de artifício e, claro, os principais hits de suas carreiras. As duas maiores estrelas latinas da música pop causaram bastante agito - positivo - nas redes sociais, por conta de suas performances e também por quebrarem diversas barreiras. Elas foram as primeiras mulheres latinas a serem a grande atração musical do maior evento esportivo dos Estados Unidos e além disso, quebraram o misticismo de que estilo e boa performance são apenas para os jovens. Cantar durante o Super Bowl é uma honra que cabe apenas às estrelas de máxima grandeza, sendo preciso muito preparo - até a Madonna quando recebeu o convite pela primeira vez, recusou, alegando que não teria tempo suficiente para se preparar. Mas afinal, o que esse contexto reflete no mundo da moda? Afeta bastante e de forma muito positiva, não só na parte dos looks impecáveis que Jennifer Lopez e Shakira utilizaram, que foram assinados por designers como Versace e Peter Dundas, mas também em como isso acaba repercutindo para o futuro do estilo ageless (sem idade). Acredito que o segredo do envelhecer bem é essa coisa de falar abertamente sobre o assunto, ter bom humor, consciência e autoconhecimento. Afinal, derrubar tabus é alcançar a tal naturalidade que é tão bonita em qualquer fase da vida. Nos

Foto @iconaccidental

Diante do discurso que vem tomando conta, é cada vez mais evidente a premissa de que o estilo está acima de qualquer idade.


Foto @ iris.apfel

últimos anos temos assistido um crescente movimento de mulheres mais velhas tomarem conta da indústria da Moda. Elas protagonizam campanhas, capas de revista e editoriais de moda, como foi o caso de Anna Von Rueden no editorial Primeiro dia do resto das nossas vidas, para a Vogue Portugal. As grandes marcas de luxo como Céline, Lanvin, Calvin Klein e Saint Laurent também já têm no seu currículo campanhas protagonizadas por estas mulheres. Um dos casos mais marcantes dos últimos anos é o de Joan Didion quando, em 2015, foi escolhida para fazer parte da campanha de verão da marca francesa Céline. Foi uma surpresa para todos, na época. Devemos considerar que o mundo mudou e a moda também. Cada vez mais celebramos a individualidade e a personalidade; não faz mais sentido algum decretarmos que algo pode ou não pode ser usado por alguém, seja por conta da idade ou do biotipo. Usar ou não usar determinada peça tem muito mais a ver com o estilo pessoal e a personalidade do que com a idade. A questão de idade está ficando cada vez mais superada, a moda e o mundo estão buscando cada vez mais aceitação e diversidade de corpos, de idades, raças e gêneros. As pessoas estão envelhecendo com

espíritos mais jovens e, portanto, buscando manter o corpo e a mente da mesma forma. As mulheres têm que se libertar desse tipo de preconceito e usar o que faz se sentirem bem. O que deve-se sempre levar em conta, é a modelagem de uma peça, para que ela caia perfeitamente em qualquer corpo e em qualquer idade. A modelagem de roupas é o processo pelo qual a peça de roupa criada por um estilista ou uma costureira é planificada e transformada em molde, para por fim ser confeccionada. Ela é que define o caimento da peça, deixando qualquer mulher bem vestida, uma vez que uma roupa totalmente sem caimento nos deixa muito estranhas. Por fim, para nos inspirar, devemos falar de Iris Apfel. Artista, designer e modelo, ela está aí como ícone ageless. Com 98 anos de idade, ela esbanja fashionismo com muitas peças maximalistas, coloridas e estampadas, além de muitos acessórios para complementar. Se a idade realmente importasse, o estilo tinha prazo de validade, o que não é o caso dela e nem deveria ser de ninguém. Ela é um exemplo - dos melhores, isso é um fato - que o sentido de deslumbramento não se perde com os anos, mas com a vontade, somente se permitirmos que isso aconteça. Foi assim que Jennifer Lopez e Shakira nos relembraram desse discurso, no último show do Super Bowl. Estas são as mulheres de agora, que nos inspiram e dão alento para um futuro promissor onde a idade não passa de um número e onde o estilo pessoal está acima de qualquer regra, seja de tendência ou de idade. Uma verdadeira inspiração para todas nós. ■

61


DUO CULTURA

ballet MADE IN BRAZIL

K

amila Abreu é o destaque na coluna de cultura deste mês da Revista Duo Joinville. A bailarina de Florianópolis, que praticamente cresceu nas instalações da Escola Bolshoi no Brasil, é nossa homenagem pelos 20 anos desta tradicional escola no país, única fora da Rússia. Hoje Kamila vive em West Palm Beach, no estado da Flórida, Estados Unidos, onde integra a tradicional companhia “Ballet Florida”.

62

Fotos Arquivo Pessoal

Por Rodrigo Domingos


Você veio de São José, na grande Florianópolis, para Joinville com apenas 11 anos de idade para estudar no Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, formando-se em 2015, onde passou a ingressar a Cia. Jovem. Como foi sua trajetória, nessa escola que é referência no mundo? A experiência que eu tive na escola Bolshoi me fez ser a mulher que sou hoje, tudo que aprendi foi lá, foram 8 anos de formação e mais 4 anos e meio como funcionária da escola, como professora. Aprendi a trabalhar com todo meu coração e enxergar prazer na minha profissão. Fui muito feliz lá mesmo com todo trabalho duro. Em 2019 você foi garota propaganda do maior festival de dança do mundo, o de Joinville, que comemorava seus 35 anos, como foi essa experiência? A minha experiência na propaganda do festival de dança foi de extrema gratidão à cidade de Joinville, nunca esperei esse reconhecimento. Fiquei muito feliz que foi exatamente antes de deixar a cidade, foi um grande presente! O dia da gravação foi muito cansativo pra mim e pra toda equipe que com muita eficiência fez esse lindo trabalho. Com apenas 23 anos, você viajou para os Estados Unidos, onde integra a Companhia da Flórida, como está sendo sua rotina, e essa transformação em sua vida? Está sendo uma experiência única, sinto que precisava dessa mudança e descobrir novos ares, tanto profissionalmente tanto pessoalmente. É extremamente diferente tudo por aqui. Mas estou muito feliz com essa mudança e espero agregar cada vez mais conhecimento e muito aprendizado nessa trajetória. Para quem quer iniciar no mundo da dança, quais são sua dicas? Apenas vá! A dança é sim para todos! Dançar faz bem pra alma pra vida e pra mente. A vida precisa de dança. O que o ballet significa para você? Minha vida, a profissão que Deus me deu. Tenho certeza que ele que pôs no meu caminho. Simplesmente era pra ser. Qual a mensagem que você quer passar aqui para outras mulheres, artistas ou não? A mensagem para as mulheres é que somos mais fortes do que pensamos. Não tenhamos a imagem de frágeis jamais. Somos fortes. Amo ser mulher, se ame em cada detalhe, somos especiais! Sempre digo para minhas crianças pra quem ensino, “somos mulheres fortes como o Hulk, nunca digam que você não consegue. Apenas Vou tentar”. E para 2020 quais são os projetos e planos? Para 2020, minha primeira e sempre meta em primeiro lugar é ser feliz. Através disso vou trabalhar pra crescer cada vez mais na minha nova vida. Ser reconhecida onde estou vivendo. Vou com calma, mas tento nunca parar.

Uma mensagem para o Instituto Ballet Bolshoi do Brasil Queria também deixar registrado os meus parabéns à Escola Bolshoi que no mês de março completou seus 20 anos. Eu que estive presente nos 10 e nos 15 anos da escola, agora sinto saudade. Tenho orgulho da escola que é, e de tantos sonhos que se realizam graças àquela equipe que trabalha duro todos os dias. É uma máquina de realizações. Meu desafio como bailarina aqui nos Estados Unidos, é descobrir sempre novas formas de movimentações, eu que sempre fui acostumada a somente um método, descobrir essas novas formas e fazer o corpo aceitá-las é um desafio, que adoro por sinal. Como professora foi o receio da língua, dar aulas em inglês foi e ainda é (em menor proporção) um desafio. Sou uma professora que gosta de explicar detalhes e muitos porquês. Mas estudando estou me sentindo cada vez mais à vontade. E desafio pessoal primeiramente é a saudade de família e amigos. Estar longe e sozinha nunca é fácil. Eu já sabia que seria assim então vim preparada. Mas está sendo um momento de profundo conhecimento pessoal, estou feliz e me conhecendo melhor. Também queria deixar um recado para bailarinos e pessoas que não se permitem a sonhar alto. Somos o que pensamos, então pense grande como você merece. Não deixe de agir por medo. Tente mil vezes, use caminhos diferentes, mas não desista de você. ■ Instagram: @kamilabreuu Site: balletflorida.org

63


COLUNA DANIELE BALAS MATERNIDADE & LIFESTYLE

MATERNIDADE

e uma

ste mês tive um papo de mulher com a Dra. Thais Batista, a médica que cuida da minha pele. Dra. Thais, é mãe assim como eu. Estamos na mesma fase de vida, e por isso compartilhamos dos mesmos anseios e dificuldades. Quando a mulher descobre que está grávida é um misto de alegria e medo. Alegria pela vida que está sendo gerada, pela família que se transforma e pelo amor que transborda. Mas também vem o medo, e o medo acho que é a palavra que predomina durante grande parte do período gestacional. Quando conversei com a Dra. Thais sobre isso, ela falou que sentia a mesma coisa. E disse coisas que muitas vezes nós mulheres não temos coragem de compartilhar nem com os maridos ou familiares quando estamos grávidas. Quem de vocês que pensa em engravidar, ou que já engravidou, sente ou sentiu medo de como seria a vida depois que o bebê nascesse? Como seria nosso trabalho, e como ficaria até o nosso corpo? Nós duas já sentimos tudo isso. E falamos sobre maternidade, cuidados com a pele e corpo e sobre a aceitação da nova imagem e sobre a transformação em uma nova mulher. No início da grávidez além do corpo mudando (inchando devido as alterações hormonais), a pele da gestante também fica mais sensível, e em alguns casos mais oleosos. A Dra. Thais, comentou comigo a importância de reforçar a proteção solar para evitar o aparecimento de manchas na pele (melasma) pois se não cuidar, são manchas que a mulher vai levar pra vida toda. Os produtos de uso diário também devem ser adequados para gestante e pra aquela condição de pele (que muitas vezes

64

está diferente do que era antes de engravidar). Hidratantes corporais também são muito importantes para evitar estrias e tem vários cremes no mercado hoje específicos pra isso. É claro, agora vão as minhas recomendações como mãe e como personal: beba muita água, alimente-se bem (afinal tudo o que você come, seu filho está recebendo também), faça atividades físicas adequadas para este período. Tudo isso ajuda a ter uma gestação mais tranquila e prazerosa. Quando o bebê nasce, ah que curiosidade para conhecer o maior amor das nossas vidas. Mas junto com ele vem o medo de novo. E vem a mudança de “identidade”, a mulher passa a ser mais que mulher, ela agora é mãe! Junto com o bebê nasce a mãe, e é verdade! Mas, que medo, do desconhecido! Muitas coisas e atividades são restringidas da vida da mulher durante o período gestacional. Após o nascimento muitas vezes vem a vontade de fazer coisas que não pudemos fazer durante a grávidez, e com isso, cuidar da nossa imagem, do nosso corpo. Agora tudo requer mais planejamento, mas nada é impossível. O retorno as atividades físicas é gradativo e muito importante, ajuda até na saúde mental da mulher, e a Dra. Thais me disse que sentiu isso também, o quanto a atividade física foi importante pra ela após a grávidez. A nossa energia boa, contagia nossos filhos e nossa família. E o poder da imagem? Ah! esse é um grande poder! A mulher que se cuida, é mais autoconfiante, se gosta, tem iniciativa. E mãe precisa muito disso. A Dra. Thais diz que recebe muitas mães que após o nascimento dos filhos procuram tratamentos para melhorar a aparência, tratar a pele, resolver coisas que incomodam ao se olhar no espelho. E que durante o período gestacional não são permitidos (como por exemplo, toxina botulínica, preenchimentos, peelings etc.). Então depois que os bebês nascem, chega um momento que sim, nós mães queremos nos cuidar mais, e cada uma sabe o seu momento. Nossos filhos estão sempre em primeiro DANIELE lugar. E eles merecem mamães lindas, saudáBALAS veis, confiantes e empoderadas! Por isso @danielebalas queridas, se amem e se cuidem. ■

Foto Arquivo Pessoal

E

nova mulher



DUO EXTRA

Por Claudine Zattar

V

ivemos em um mundo repleto de desafios, violência, desgraça, angústias e pessoas ambiciosas. Muitas vezes você adoece ou se desiquilibra pela perda de um ente querido, pelo desemprego ou por uma doença e, diante dessas situações difíceis, dos desafios e dos problemas da vida, sua primeira tomada de decisão é buscar externamente o que precisa para se sentir melhor, buscar auxílio fora de você. Na verdade, o auxílio externo é bem-vindo e sempre ajuda, mas sozinho, não vai superar seus problemas e desafios, porque tudo o que você precisa está dentro do seu ser interior. A medida mais importante a ser tomada é identificar as causas do problema, ir às suas raízes e não ficar apenas na sua manifestação. Os problemas, normalmente, estão enraizados na forma como você está vivendo. Então, é de se perguntar: Qual a situação que você vive e que te causa dor, desconforto, sofrimento e infelicidade? O que você tem feito para sair dessa situação? Como você está reagindo diante desse problema? Assim, superar desafios nada mais é do que reconhecer o problema, a causa da dor, e buscar interiormente a solução. E como é que se faz uma busca interior? Primeiramente, descobrindo qual a razão desse desconforto ter surgido na sua vida. Algumas situações são recorrentes, são o que chamamos de ciclos viciosos, ou seja, acontecem em lugares diferentes, em épocas diferentes, mas sempre terminam do mesmo jeito e com resultado negativo.

66

É necessário parar tudo e descobrir em que fase da sua vida e porque essa situação se estabeleceu. Há diversas maneiras de descobrir, mas em todas elas, será necessário parar, analisar, se conhecer e, especialmente, se amar. Muitas vezes, precisará buscar ajuda de profissionais especializados e de Deus. Haverá necessidade de ter fé, esperança, determinação, foco, coragem, força de vontade, perseverança, superação, resiliência, e muita humildade. Diante de um problema, obstáculo, dor ou perda, é muito importante a aceitação, assim, você poderá procurar entender e reconhecer a sua função naquele momento que está vivendo. Além de aceitar, é preciso abraçar a causa, entender o que está acontecendo, descobrir as crenças limitantes e bloqueios adquiridos ao longo de toda a sua vida e fazer um trabalho de ressignificação da sua história. De nada adianta apenas chorar, espernear, reclamar, dizer que essas coisas só acontecem com você, que você é infeliz, que já cansou, que não aguenta mais, que os outros são os culpados e desistir. Isso não vai mudar a situação. Seja forte, tenha coragem, perseverança, fé, esperança e mude a história da sua vida! Afaste os problemas, as dores, os desafios, faça tudo com amor. Pegue-se no colo, se conheça o mais profundamente que puder, jamais desista de viver, jamais desista de ser feliz, jamais desista de recomeçar tudo outra vez, em busca de uma vida melhor, de paz, de bem-estar e de felicidade. Você está nesse mundo por um período curto e deve ir ao encontro da sua felicidade plena, sempre. Pense e recomece a sua vida ainda hoje, se for necessário. ■

Foto Banco de Imagem

superação



DUO EXTRA

O movimento

Pet Friendly

Com o crescente número de animais considerados como membros das famílias no Brasil, vários estabelecimentos têm aderido à onda pet friendly. Por Ana Sanson Fotos Banco de Imagem

E

les são companhia para todas as horas. Mas, até pouco tempo atrás, eles não podiam ir a todos os lugares. A boa notícia para os donos de animais domésticos é que cresce gradativamente em todo o país o número de estabelecimentos pet friendly – locais que permitem animais domésticos. Na Europa, essa ideia já está consolidada e agora no Brasil, as empresas vêm percebendo a força desse movimento e têm buscado se adaptar a essa tendência. Aceitar animais domésticos na presença do seu dono é um diferencial dos estabelecimentos, mas daqui a um futuro próximo, esse vai ser um pré-requisito para muitas pessoas na escolha de qual local frequentar, uma vez que os donos dos animais consideram essa condição pet friendly como uma escolha muita importante na hora de saírem de casa. Em Joinville ainda não há uma lei municipal específica que regulamente essa prática. Essa é uma iniciativa particular de cada estabelecimento, que deve avaliar a necessidade de implementar essa ideia, seguindo alguns critérios básicos de segurança e higiene.

68


COMO IMPLEMENTAR O CONCEITO DO PET FRIENDLY NO SEU NEGÓCIO O conceito não se refere aos lugares onde os pets podem apenas entrar, mas sim onde o ambiente esteja preparado para recebê-los bem e proporcionar conforto para os animais, além de segurança para os demais clientes. Algumas observações devem ser feitas antes de adotar políticas de inclusão e permanência de animais de estimação. Veja algumas sugestões de itens para deixar à disposição dos animais e donos: recipiente com água e comida; saquinhos de lixo; pano de limpeza; produtos desinfetantes; sinalizadores de portas de vidro; coleira para deixar os animais; caminhas para descanso. Antes de adotar o pet friendly é importante avaliar a viabilidade de adequar o espaço. Nesse sentido, oferecer água e comida é um diferencial e permite que as pessoas permaneçam mais tempo dentro do espaço. No entanto, donos de empresas e clientes precisam estar atentos a algumas regras na hora de aderir a novidade. Locais como padarias ou restaurantes, por exemplo, têm condições especiais para a entrada de animais de estimação.

RESTRIÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS Estabelecimentos como restaurantes e bares devem seguir algumas regras para estarem de acordo com as normas de vigilância sanitária. Segundo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a entrada de animais domésticos em estabelecimentos onde haja consumo ou preparo de alimentos só é permitida se o lugar dispor de uma área externa para os pets, onde eles possam permanecer sem atrapalhar outros clientes, garantindo que os animais não estarão em contato com quem manipula os alimentos do local. Além disso, é de suma importância disponibilizar um funcionário exclusivo para limpeza do ambiente, para que haja respeito pelas regras de segurança alimentar. Ou seja: a mesma pessoa que providencia a limpeza não pode manipular alimentos. Tornar um ambiente pet friendly exige planejamento e investimento, mas como o público é carente de ambientes assim, quem adota essa ideia acaba se destacando. É necessário bastante planejamento e estudo da legislação. Outra questão que vale ressaltar: se o animal de estimação se soltar e morder alguém dentro do estabelecimento, a responsabilidade é da empresa e não do dono do animal. Para evitar essas situações, cada local pode definir suas próprias regras, como restringir o acesso dependendo do porte do animal e raça, além de exigir o uso de coleira, guia, e até focinheira.

VEJA ALGUMAS REGRAS ESTABELECIDAS POR UM SHOPPING AQUI DE JOINVILLE •Para manter a segurança e conforto de todos, são permitidas apenas raças de pequeno e médio porte, com no máximo 60 cm, pesando até 25kg. Os cães deverão estar sempre com coleira/guia ou em bolsas de transporte ou no colo. •A circulação dos pets é permitida nos corredores, praças de eventos, estacionamento e lojas. Está a critério de cada loja permitir ou não a entrada de animais no seu interior. As lojas que autorizarem a entrada terão um “adesivo Pet Friendly” na sua vitrine. •Em respeito às normas da Vigilância Sanitária, os pets não são permitidos nas praças de alimentação, restaurantes, clínicas, cinema, bancos, farmácias, lojas de câmbio, joalherias, fraldários e banheiros, exceto os cães-guias que podem acessar livremente esses locais, conforme Lei Federal no 11.126 de 27 de junho de 2005. •Por motivos de segurança e tranquilidade a todos, não são permitidos no shopping cães de guarda ou caça, como: Rottweiler, Pitbull, American Staffordshire, Doberman, Pastor Alemão, Dogo Argentino, Mastiffs, Fila e similares, mesmo que estejam utilizando focinheira. (Lei 11.126/05). •Por fim, os danos e sujeiras causados pelos pets são de responsabilidade do seu dono. Caso o animal faça necessidades fisiológicas em espaços internos ou externos do shopping, inclusive na área do estacionamento, é disponibilizado gratuitamente o KIT PET no concierge do shopping. ■

69


CASE DE SUCESSO

ENXOVAIS D’ORO CONFORTO E SOFISTICAÇÃO

COM SOBRENOME BUDDEMEYER

O case de sucesso da loja de cama, mesa e banho exclusiva da marca catarinense. Por Alexander Santos Fotos Diego Tripadalli

70


H

á 38 anos, atendendo e fornecendo produtos duráveis e de alta qualidade, a Enxovais D’oro virou referência em cama, mesa e banho. A loja de Joinville, localizada na Rua XV de Novembro, 1148, no bairro América, assim como a de São Bento do Sul, são as únicas em todo país que possuem a linha completa dos produtos Buddemeyer. Isso tudo porque possuem uma relação direta com a fábrica, que também pertence à família Buddemeyer, marca que conquistou a liderança nacional no segmento top do mercado de cama, mesa e banho, além de ser reconhecida pela qualidade nos países que exporta. “Somos exclusividade Buddemeyer, possuímos peças que você só encontra aqui na loja. E se precisarmos de algo a mais ou em maior quantidade, em questão de um dia nós recebemos da fábrica”, conta Natasha. Ely Doroty Buddemeyer, fundadora da Enxovais D’oro, lembra que com a expansão das vendas da fábrica, percebeu a necessidade de possuir uma loja exclusiva com os produtos Buddemeyer. Quando a loja de Joinville foi inaugurada, Natasha Buddemeyer, filha e sócia de Ely, passou a morar na cidade. “Mudei para também fazer parte do que está acontecendo na cidade, penso que nós devemos contribuir com o local no qual estamos inseridos”, conta. Os produtos Buddemeyer são conhecidos pela qualidade e conforto, com um toque de elegância. Ely diz que as toalhas possuem um tratamento diferenciado e são lavadas várias vezes para garantir a maciez pela qual são conhecidas. “A Bud é única marca do país que realiza todo o processo de fabricação das toalhas, desde o algodão que é utilizado, tudo é feito por nós”, diz Ely.

SOMOS EXCLUSIVIDADE BUDDEMEYER, POSSUÍMOS PEÇAS QUE VOCÊ SÓ ENCONTRA AQUI NA LOJA“

A BUD É A ÚNICA MARCA DO PAÍS QUE REALIZA TODO O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DAS TOALHAS, DESDE O ALGODÃO QUE É UTILIZADO, TUDO É FEITO POR NÓS.”

A linha Luxus possui cama e banho, mantas e almofadas, jogos de linhos, sedas e cashmeres. “São produtos mais refinados, com opções mais luxuosas e o conforto doméstico que só a Buddemeyer possui”, explica Natasha. A loja também possui produtos exclusivos para o público infantil, são peças 100% algodão e 200 fios. Para os alérgicos, a Sanomed é uma linha de edredons e travesseiros antialérgicos produzidos na Alemanha, com certificado internacional de qualidade contra substâncias nocivas. Além das lojas de Joinville e São Bento do Sul, as vendas também ocorrem no site da loja e também pelo WhatsApp da Enxovais D’oro, assim as clientes ficam sabendo das novidades e também podem adquirir o produto no conforto do seu lar.

71


CASE DE SUCESSO

PERSONAL HOME Já imaginou reformar ou possuir um novo lar e já entrar nele com tudo decorado, incluindo os produtos da Enxovais D’oro? Esse é outro diferencial da loja. “Devido a nossa experiência, nós vamos até a casa da cliente e com a aprovação dela, selecionamos a opção mais adequada em cama, mesa e banho para toda a casa, além de ensinar a melhor maneira de usar, lavar e manter”, explica Natasha Buddemeyer. Ela também conta que, devido a uma necessidade dos clientes, o serviço de Personal Home também realiza a decoração e faz até compra no mercado, “a cliente entra em casa com tudo pronto para morar”.

OUTLET ENXOVAIS D’ORO - BUDDEMEYER Em São Bento do Sul a loja possui um Outlet da Buddemeyer que comercializa peças da marca por um valor mais em conta devido a pequenos defeitos nas peças, “nosso controle de qualidade é muito rigoroso, e muitas vezes a peça possui só um detalhe que nem pode ser percebido sem indicarmos”, explica Natasha. No local também é possível encontrar itens que seriam vendidos nos países que também comercializam a marca.

72


DICAS DA D’ORO Assim como na loja e nos serviços de Personal Home, as sócias Ely e Natasha dão algumas dicas para manter os produtos com o mesmo conforto e qualidade de sempre. Travesseiro: É necessário trocar todo ano. Também é necessário lavar e secar, de preferência na máquina para eliminar os ácaros. Uma opção indicada para os alérgicos é procurar pela linha 100% antibacteriana. Toalhas: Não utilize amaciante nas toalhas. Ao contrário do que se espera, o amaciante possui substâncias que com o tempo vão retirando a maciez das toalhas. Procure por produtos que possuem a tecnologia coton air, que garantem a maciez das toalhas por mais tempo. Linha de cama: Recomenda-se trocar lençol e fronha toda a semana. A colcha a cada duas e o cobertor a cada três semanas. Por isso, é importante possuir pelo menos três peças de jogo de cama e duas colchas.

SUSTENTABILIDADE A Buddemeyer se preocupa com o meio ambiente e com o futuro do planeta, por isso leva tão a sério a responsabilidade ambiental. A empresa utiliza apenas produtos que não agridem a natureza, indo muito além de separar os lixos recicláveis. Durante todo o processo de produção, a Bud não deixa que nenhum resíduo nocivo chegue ao meio ambiente. Todo líquido gerado na tinturaria passa pela estação de tratamento de efluentes da própria empresa, devolvendo ao rio uma água mais limpa do que quando foi captada. Além disso, recicla grande parte de seus resíduos, utilizando o restante como combustível na caldeira. O compromisso com o planeta faz com que a Buddemeyer busque processos produtivos cada vez mais modernos assegurando para as próximas gerações uma alta qualidade de vida. A preocupação com o meio ambiente garantiu à empresa a certificação internacional Öko-tex.

73


CASE DE SUCESSO

A FÁBRICA BUDDEMEYER, COMO TUDO COMEÇOU... Conforto, sofisticação, exclusividade, pioneirismo. A história da Buddemeyer, que teve início em 1924, reúne todas essas qualidades e é sinônimo de tradição. Fundada pelo imigrante alemão Friedrich Bernard Buddemeyer – que, na bagagem para o Brasil, trouxe sua experiência na engenharia têxtil, a noiva e a esperança de uma vida nova – a Buddemeyer começou como uma indústria de teares. Em

1951 a empresa foi transferida para São Bento do Sul, e passou a fabricar produtos têxteis. Por trás dessa história, 1200 pessoas trabalham nas duas fábricas que a Buddemeyer mantém nas cidades de São Bento do Sul e Campo Alegre, em Santa Catarina, em uma área construída de 45 mil metros quadrados.O uso de matérias primas de excelente qualidade, equipamentos e tecnologia de última geração, aliados a um acabamento especial, garantem produtos de alta performance. Sempre com foco nas tendências mundiais de moda, qualidade e excelência na fabricação de novos produtos, a Buddemeyer conquistou a liderança nacional no segmento top do mercado de cama, mesa e banho, além de ser reconhecida como marca de qualidade nos países para onde exporta.

LINHA DO TEMPO BUD! 1937

1951

1971

1980

1990

1994

2000

2009

Fritz Buddemeyer e sua esposa, Frieda, montaram a “Mecano Têxtil Buddemeyer” na cidade de Itajaí dando início a história da Buddemeyer.

Passou a ser líder em seu segmento de mercado e expandiu os negócios para a fabricação de roupas de cama, fortalecendo ainda mais o nome da empresa

A Mecano Têxtil Buddemeyer mudou-se para São Bento do Sul passando a fabricar produtos têxteis e felpudos sob o comando dos filhos Kurt e Siegfried.

Lançamento da toalha de Algodão Egípcio, considerado o melhor do mundo, marca registrada da Bud.

Ganhou novos mercados e consolidou sua presença no Mercosul, na Comunidade Europeia e na América do Norte.

Desenvolveu a linha de roupas de cama com o mesmo critério de excelência já alcançado pelas toalhas da marca.

Na década de 80 a terceira geração da família assumiu o comando da empresa dando mais força e presença da marca ao mercado.

Foi a única empresa da América do Sul convidada a participar da Heimtextil, maior feira de artigos para o lar do mundo, no setor de lançamento de tendências. ■



DUO ENTREVISTA

Por Ale Lobo

FEDERICO ARIEL PALACIO, A ARTE DE argentino Federico Ariel Palácio abriu uma fábrica de luminárias em Joinville em 2004, a Palácio Ilumina, e em 2017 a loja Palácio Store. Mas sua história com luminárias é antiga, pois com apenas 14 anos começou a trabalhar na empresa familiar do mesmo ramo, na Argentina, onde passou por todas as áreas da empresa, desde a produção até o comercial. Durante o período em que trabalhou na área de montagem das luminárias, percebeu que muitos componentes usados não eram locais, e sim importados. Então começou uma pesquisa de desenvolvimento com fornecedores internacionais e com apenas 18 anos fez uma viagem com seu pai para a China. Lá teve os primeiros passos com o comércio exterior, dando abertura para novos fornecedores, e melhorando exponencialmente a produtividade da empresa. E após visitar uma feira de iluminação no Brasil em 2002, voltou para a Argentina encantado com a possibilidade de montar uma fábrica por aqui, como nos conta abaixo: Como tudo começou? A Palacio Ilumina existe desde 2004, após essa visita que eu fiz numa feira de luminárias em São Paulo. Fiquei maravilhado com a possibilidade de poder montar a empresa no Brasil. No começo eu mesmo que saía para vender, fabricar, montar e faturar os produtos que vendíamos. E isso só foi possível graças a formação que tive na empresa familiar. Com o passar do tempo a empresa foi se consolidando, ganhando estrutura e hoje contamos com 16 colaboradores, formando nossas equipes das Fábricas e Lojas. E depois de estar presente somente no atacado, veio a necessidade de atuar no varejo? Exato. Em 2017 vi a necessidade de ter mais proximidade com o consumidor final e então foi criada a primeira loja da fábrica, a Palacio Ilumina Store, onde o cliente pode ter um contato mais direto com a fábrica. Hoje existe uma necessidade muito grande de exclusividade, diferenciação, e o contato direto do consumidor com a fábrica. Essa conexão entre consumidor e fábrica vem dando muito certo, tanto que atualmente está em fase de projeto a construção de uma nova fábrica em Araquari, uma fábrica modelo com 2.500m2, contando com as últimas tecnologias de produção. No que devemos estar cientes, na hora de escolher o tipo de iluminação que queremos em nossa casa ou

76

BATE-BOLA Sonho de consumo: Harmonia Deus: Espiritualidade Família: É tudo Amigos: Poucos, mas com todas as letras Melhor presente que recebeu: Meu Filho Lugar inesquecível: Tian Tan Buddha, Hong Kong Livro de cabeceira: 7 hábitos das pessoas altamente eficazes Filme: Antes de Partir Desenhar é: Meditação profunda, que abre as portas da criatividade.

empresa? Se for para nossa casa, é importante que tenhamos claro qual é o estilo que queremos e não criar conflitos com a decoração como um todo. É recomendado que a iluminação do lar seja em um tom aconchegante, em harmonia com cada ambiente. Já nas empresas o intuito é outro, desde a segurança no trabalho, onde são necessários em cada área uma determinada quantidade de fluxo luminoso, até visando a produtividade com temperaturas de cores que estimulam o desempenho. Vale lembrar que em ambos os casos, é indispensável o assessoramento de um profissional capacitado. Quais os diferenciais de ser ter uma fábrica por trás da loja? Exclusividade e entrega agilizada, já que os produtos são fabricados por nós mesmos e com garantia estendida. Além disso, temos uma equipe de profissionais capacitados que dão ao nossos clientes suporte pós-vendas. O que seus clientes podem esperar de novidades para os próximos meses? Atualmente nos encontramos trabalhando na abertura de mais uma nova loja na Rua Blumenau, 2053 perto do DETRAN. Estaremos lançando três coleções novas: Jabuticaba, Sputnik e Black Stone. A última é uma família de luminárias compostas com Cristais Black Piano, uma novidade com muita ousadia. ■

Foto Elton Costa

O

iluminar


SUV C4 CACTUS 100 ANOS

No trânsito, de sentido à vida

EXPANDA E CELEBRE SUAS HISTÓRIAS.

O SUV MAIS COMPLETO E MAIS BARATO DA CATEGORIA

PINTURA BITOM

RODAS EXCLUSIVAS DE 17” COM PINTURA NOIR ONYX

FARÓIS DE NEBLINA EXCLUSIVOS

AIRBUMPS® PERSONALIZADOS | EMBLEMAS COMEMORATIVOS DOS 100 ANOS | SISTEMA DE FRENAGEM AUTOMÁTICA ALERTA DE SAÍDA DE FAIXA | ALERTA DE ATENÇÃO AO CONDUTOR | MOTOR 1.6 TURBO THP 173 CV

JOINVILLE

JARAGUÁ DO SUL

Rua Ottokar Doerffel, 707

Av. Pref. Waldemar Grubba, 1909

47 3402-3636

47 3270-1818

Avaliações dos clientes CITROËN ADVISOR

citroen-advisor.com.br

CITROËN ASSISTANCE XL

8 ANOS ASSISTÊNCIA GRATUITA DE

24 HORAS / 7 DIAS POR SEMANA*


DUO SOCIAL

SHE’S MERCEDES A DVA Mercedes Benz em homenagem ao mês da mulher, trouxe para Joinville a terceira edição do evento mundialmente conhecido por She´s Mercedes, em parceria com a construtora Incorposul e a Partage Wine Bar. Na ocasião, Kelma Cristina, executiva do grupo DVA Mercedes entre várias outras ações , humanizou o evento entrevistando as seis mulheres que foram capa da edição especial de março da Revista Duo. Confira um pouco do que aconteceu nessa maestral noite. Fotos : Luz e Alma por Arlei Schmitz

78


REINAUGURAÇÃO REVEEV COLCHÕES No dia 05/03 arquitetos, designers, empresários, socialites e profissionais da área, estiveram presentes na Reinauguração da Reveev Colchões Joinville. A loja aposta num ambiente clean e moderno para receber os clientes com o que há de melhor em colchões e camas no mercado! Nascida em São Bento do Sul e comandada pelo CEO Klaus Diether Glatz, a Reveev é especializada na confecção de colchões que primam pelo conforto, qualidade, tecnologia e design diferenciado.

Vivian Steindorff - Klaus Dieter Glatz - Dani Filippi

Susane Raiter - Kresthine Danuze Glatz - Klaus Dieter Glatz - Ariela de Pieri - Marc Heitmann

Klaus - Katia - Kresthine - Marlis - Nelson Henrique Coelho

Susane Raiter - Ana Moeller - Rita Vieira - Nadia Müller - Leo Dantas

Kresthine Danuze Glatz - Elisabeth Jaquetto - Débora Kochella - Klaus Dieter Glatz

Kresthine Danuze Glatz - Erika Lima - Oriel Corrêa - Klaus Dieter Glatz - Geisy Storti

79


DUO SOCIAL

Thiago Kopsch - Kelma Cristina - Mateus Szomorovszky - Henrique Lima

Monike Lader - Andréa Timm - Natasha Buddemeyer - Susane Raiter

Deisi Casarin - Geisy Storti

Marli Dipoldi - Katia Christina - Maika Elisa

Léo Dantas - Diogo Delai - Susane Raiter - Tiago Delai - Oriel Corrêa

Nadia Müller - Márcia Borges - Mari Haake - Julia Szielasko

Klaus Dieter Glatz - Henrique Lima

80

Léo Dantas - Rebecca Werner - Natasha Buddemeyer - Monike Lader - Ieda Isoton



DUO SOCIAL

Por Fabíola Bernardes

Lançamento Meeting Comex 2020 Meeting Comex, o maior evento de Comex do Sul do Brasil, acontecerá no segundo semestre no Centro de Convenções e Exposições Expoville. Organizado pelo Núcleo de Negócios Internacionais da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), terá a programação voltada aos empresários, profissionais e estudantes do segmento econômico. Fotos: Luciano Dias

Claudia Lopes

Que seja doce Joinville sendo representada pela nossa confeiteira parceira do nosso evento Estrelas com Champanhe, Claudia Lopes, na 6° Temporada do Reality de Confeitaria “QUE SEJA DOCE”, do Canal GNT. Parabéns Claudia e ainda mais sucesso!

Maysa Fischer, Carolina de Vasconcelos Botelho Pereira, Carla Pinheiro, João Joaquim Martinelli e Catarina Campos - Fotos Luciano Dias

20 anos Bolshoi Momentos lindos na comemoração dos 20 anos da Escola Bolshoi no Brasil! Agradecemos imensamente o apoio cultural da HACASA. Parabéns a todos os envolvidos nesse belíssimo trabalho! Pavel Kazarian, Valdir Eoda Steglich, Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Fotos Nilson Bastian e Eber Gomes

Adriana Reis, Albenize Ballen Bueno e Bernadéte Costa - Foto Nilson Bastian

Sergey Akopov, Sergey Maksimenko, Bruna Gaglianone, Erick Swolkin e Valdir Steglich - Foto Nilson Bastian

Célia Campos, Cecília Kerche, Ivone Moreira e Valdir Steglich - Foto Nilson Bastian

82

Rodrigo Coelho, Cecilia D’Agostin Longo Coelho, Erick Swolkin, Bruna Gaglionone, Eoda Steglich e Valdir Stelglich - Foto Eber Gomes

Valdir Steglich, Presidente do Bolshoi Brasil, recebe a Comenda Bolshoi Brasil, maior honraria da Escola. Ao fundo Diretor Geral, Pavel Kazarian e a Diretora Adm, Célia Campos - Foto Nilson Bastian

Valdir Steglich, Sergey Akopov, Sergey Maksimenko, Pavel Kazarian - Foto Nilson Bastian


VERSÁTIL, CONFORTÁVEL E ACESSÍVEL SHOPPING MUELLER - JOINVILLE A LOJA TODA EM ATÉ 10X SEM JUROS, COM PARCELA MÍNIMA DE R$ 49,90

(47) 988095886

@csclubjoinville


DUO SOCIAL

Por Fabíola Bernardes

Prêmio Acij Mulheres que Inspiram O Prêmio ACIJ Mulheres que Inspiram é uma iniciativa do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial e Industrial de Joinville – ACIJ que tem por objetivo premiar mulheres que se destacaram em diferentes áreas de negócio, reforçando a importância do seu papel na economia da comunidade joinvilense. Fotos - Carlos Junior

Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIJ - Joinville - SC - Fotos - Carlos Junior

Maria Muller, Silvia Maria Coleraus, Fabiola Bernardes, Carla Lavina, Malu Salgueiro e Nicole Bogo - Fotos - Carlos Junior

Sucesso Francine Olsen, Isabel Klimesch e Karen Sliva - Fotos - Carlos Junior

Evento Capa Revista Duo O mês da mulher comemorado em alto estilo pela DVA Mercedes reuniu mais de 200 mulheres para lançar a capa da Revista Duo com história de seis mulheres incríveis. Na ocasião também a indústria da moda apresentou um inovador desfile da coleção de diversas lojas, inclusive da Clarice Moda no qual tivemos o prazer de representar a mulher real. Fotos: Luz e Alma fotos.

Chef Alexandre Schoemberger representando a Bull Prime Carnes trazendo para Joinville o diferencial de carnes nobres e um restaurante açougue que está bombando.

Alexandre Schoemberger

Casal top

Gilian Paula, Kelma Cristina e Renata Del Rio- Fotos Luz e Alma fotos

Gabriela Nascimento, Viviane Nascimento, Carmen Gonçalves e Juliana Nascimento - Fotos Luz e Alma fotos

84

Tininha Gomes - Fotos Luz e Alma fotos

Valter Bruno de O. Gonzaga e Anamaria Mariano


No trânsito, de sentido à vida

Honda FIT Você de Honda Novo

TAXAS SUPER

ESPECIAIS

VISITE NOSSA CONCESSIONÁRIA Imagens meramente ilustrativas. Promoção válida enquanto durarem os estoques

JOINVILLE 47 3145.4242 | Rua Marquês de Olinda, 1744 | JARAGUÁ DO SUL 47 3370.4800 | Av. Pref. Waldemar Grubba, 2120


DUO SOCIAL

Por Fabíola Bernardes

Dia da Mulher na Dona Francisca Delicatesse Evento bonito e divertido para comemorar o Dia Internacional da Mulher aconteceu na Dona Francisca Delicatesse, sob nossa coordenação e foi um sucesso! Dona Francisca Delicatesse recebeu a todos com muito carinho e ainda tivemos o prazer de experimentar as deliciosas tortas. Agradecemos a todas que puderam comparecer nesse lindo evento feito especialmente para todas as mulheres! Tivemos desfile de moda e palestra sobre cuidados com a saúde, beleza e moda.

Mister Joinville 2019 Luan Olesco com o Mister Joinville 2020 Fabio Jesse Fotos DJ Fotografias e filmes

Adriane Borges, Fabiola Bernardes e Illa Fissmer

Carla Colin, Rosimeire Costa Máximo e Anke Beck

Jaqueline Pereira, Fabiola Bernardes e Vanessa Aline Pereira

86

Mister Joinville 2020

Cláudia Michele Junglos Heinig, Fabiola Bernardes e Illa Fissmer

Tivemos o prazer de fazer parte da comissão julgadora do evento Mister Joinville que surpreendeu positivamente a todos os presentes. Os candidatos passam por uma rigorosa seleção e depois por um rigoroso treinamento antes do concurso. Parabéns a todos os candidatos e a todos da organização. Fotos: DJ Fotografias e filmes.

Clarice Giacomelli R. da Silva com Cidinéia Henz

Rebecca Werner com Fernanda Engelmann

Rosangela Silva e Fabiola Bernardes



ÚLTIMAS PALAVRAS

Por Karen Galery

QUANDO SE ENCONTRA O

88

não entendia muito bem aquele turbilhão de sensações que acontecia comigo, mas aos poucos eu fui me encontrando em outro alguém. Neste outro alguém não encontrei de cara o amor, eu encontrei esperança, uma energia pura e linda, encontrei encanto, admiração, respeito, sagacidade e aí sim depois de um bom tempo, o amor. Dizem que quando a gente ama, a gente se torna boba e prefere apenas enxergar apenas o lado bom de estar amando, mas aprendi de uma forma um pouco diferente que quando a gente ama, a gente ama a pessoa por inteiro. Amamos o lado bom e ruim e aprendemos que indiferente de qualquer situação, o

amor sempre prevalecerá. A sensação de ter alguém que te ama e cuida de você no seu dia a dia é algo maravilhoso e totalmente diferente do que estamos acostumados. Acho incrível a oportunidade que eu tenho hoje de ter alguém que goste de mim da forma que eu sou e que me queira por perto. Aos que se sentem perdidos, ou desiludidos do amor indico ouvir e acreditar naquela incrível música do Jota Quest que diz: “Mas tudo que acontece na vida em um momento e um destino. Viver é uma arte, é um ofício, só que precisa cuidado. Pra perceber que olhar só pra dentro é o maior desperdício. O teu amor pode estar do seu lado.” ■

Foto: Banco de Imagem

Q

uando pequenos já sentimos essa sensação ao abraçar nossos pais e irmãos, mas naquela época vivenciamos aquele amor diferente, pois é um amor puro, um amor familiar. Bom seria se a oportunidade de amar alguém fosse algo que batesse sempre em nossa porta. Parece clichê, mas sempre acreditei que para mim o amor não iria acontecer. Talvez por eu me achar um pouco fria e um pouco desligada desse tipo de emoção, eu não conseguia enxergar este sentimento acontecendo em algum momento da minha vida. Mas, há quase um ano eu esbarrei no amor. No início eu

amor!




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.