4 minute read

MODA

ES TI LO TEM IDADE não

Diante do discurso que vem tomando conta, é cada vez mais evidente a premissa de que o estilo está acima de qualquer idade. O tradicional show do intervalo do Super Bowl deste ano teve as apresentações das consagradas cantoras Shakira (43 anos) e Jennifer Lopez (50 anos), que agitaram o público no Hard Rock Stadium, em Miami, com roupas brilhantes, muita dança, fogos de artifício e, claro, os principais hits de suas carreiras. As duas maiores estrelas latinas da música pop causaram bastante agito - positivo - nas redes sociais, por conta de suas performances e também por quebrarem diversas barreiras. Elas foram as primeiras mulheres latinas a serem a grande atração musical do maior evento esportivo dos Estados Unidos e além disso, quebraram o misticismo de que estilo e boa performance são apenas para os jovens.

Advertisement

Cantar durante o Super Bowl é uma honra que cabe apenas às estrelas de máxima grandeza, sendo preciso muito preparo - até a Madonna quando recebeu o convite pela primeira vez, recusou, alegando que não teria tempo sufi ciente para se preparar.

Mas afinal, o que esse contexto reflete no mundo da moda? Afeta bastante e de forma muito positiva, não só na parte dos looks impecáveis que Jennifer Lopez e Shakira utilizaram, que foram assinados por designers como Versace e Peter Dundas, mas também em como isso acaba repercutindo para o futuro do estilo ageless (sem idade). Acredito que o segredo do envelhecer bem é essa coisa de falar abertamente sobre o assunto, ter bom humor, consciência e autoconhecimento. Afi nal, derrubar tabus é alcançar a tal naturalidade que é tão bonita em qualquer fase da vida. Nos

Foto @ iris.apfel

últimos anos temos assistido um crescente movimento de mulheres mais velhas tomarem conta da indústria da Moda. Elas protagonizam campanhas, capas de revista e editoriais de moda, como foi o caso de Anna Von Rueden no editorial Primeiro dia do resto das nossas vidas, para a Vogue Portugal.

As grandes marcas de luxo como Céline, Lanvin, Calvin Klein e Saint Laurent também já têm no seu currículo campanhas protagonizadas por estas mulheres. Um dos casos mais marcantes dos últimos anos é o de Joan Didion quando, em 2015, foi escolhida para fazer parte da campanha de verão da marca francesa Céline. Foi uma surpresa para todos, na época.

Devemos considerar que o mundo mudou e a moda também. Cada vez mais celebramos a individualidade e a personalidade; não faz mais sentido algum decretarmos que algo pode ou não pode ser usado p o r a l g u é m , seja por conta da idade ou do biotipo. Usar ou não usar determinada peça tem muito mais a ver com o estilo pessoal e a personalidade do que com a idade. A questão de idade está fi cando cada vez mais superada, a moda e o mundo estão buscando cada vez mais aceitação e diversidade de corpos, de idades, raças e gêneros. As pessoas estão envelhecendo com

espíritos mais jovens e, portanto, buscando manter o corpo e a mente da mesma forma. As mulheres têm que se libertar desse tipo de preconceito e usar o que faz se sentirem bem. O que deve-se sempre levar em conta, é a modelagem de uma peça, para que ela caia perfeitamente em qualquer corpo e em qualquer idade. A modelagem de roupas é o processo pelo qual a peça de roupa criada por um estilista ou uma costureira é planifi cada e transformada em molde, para por fi m ser confeccionada. Ela é que defi ne o caimento da peça, deixando qualquer mulher bem vestida, uma vez que uma roupa totalmente sem caimento nos deixa muito estranhas.

Por fi m, para nos inspirar, devemos falar de Iris Apfel. Artista, designer e modelo, ela está aí como ícone ageless. Com 98 anos de idade, ela esbanja fashionismo com muitas peças maximalistas, coloridas e estampadas, além de muitos acessórios para complementar. Se a idade realmente importasse, o estilo tinha prazo de validade, o que não é o caso dela e nem deveria ser de ninguém. Ela é um exemplo - dos melhores, isso é um fato - que o sentido de deslumbramento não se perde com os anos, mas com a vontade, somente se permitirmos que isso aconteça.

Foi assim que Jennifer Lopez e Shakira nos relembraram desse discurso, no último show do Super Bowl. Estas são as mulheres de agora, que nos inspiram e dão alento para um futuro promissor onde a idade não passa de um número e onde o estilo pessoal está acima de qualquer regra, seja de tendência ou de idade. Uma verdadeira inspiração para todas nós. ■

This article is from: