Notícias do Mar n.º 378

Page 53

Notícias do Mar

Ambiente

Lançamento da Área Marinha Protegida das Avencas Cerca de 2 quilómetros de litoral no concelho de Cascais passaram, no passado dia 22 de Maio, para a gestão do município.

A

Área Marinha Protegida das Avencas já existia como Zona de Interesse Biofísico das Avencas e localiza-se entre as praias de São Pedro do Estoril e da Parede, contando com cerca de 137 espécies de interesse, entre peixes, algas e invertebrados. Trata-se da primeira Área Marinha Protegida com gestão local, a cargo da Câmara Municipal de Cascais, passando a fiscalização a ser efectuada pela Policia Municipal de Cascais. Em São Pedro do Estoril, junto à praia, encontra-se o Centro Ambiental da Pedra do Sal, onde as escolas realizam frequentes visitas. Após uma discussão pública, foram criadas novas regras para a defesa deste meio marinho. No que respeita aos barcos a motor a navegarem na zona, bem como qualquer barco meter a âncora no fundo, mantem-se a proibição. A apanha de moluscos continua totalmente proibida e a pesca profissional também, no entanto vão ser permitidas outras atividades que eram anteriormente proibidas e agoram passam a ser permitidas de forma condicionada.

Visita ao Centro Ambiental da Pedra do Sal Uma delas é a pesca submarina que passa a ser permitida porque se verificou que não provoca grande impacto a sua actividade na fauna marinha; portanto, pode haver pesca submarina mas com o limite de apenas até 7,500 quilos por dia, que é metade daquilo que permite a legislação nacional. Toda a importância desta Área Marinha pode ser apreciada durante a baixa-mar, quando toda a vida marinha se revela, podendo ser feitos passeios a pé, agora de forma organizada.

Área Marinha Protegida das Avencas 2018 Junho 378

53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.