Notícias do Mar n.º 378

Page 33

Notícias do Mar

as populações ribeirinhas a voltarem-lhe as costas e deixou de ser vigiado diariamente, e por isso sofreu vicissitudes cau­sadas por agentes pouco escrupulosos e foi esque­cido e desaproveitado pe­los sucessivos governos como recurso potencial gerador de riqueza e do desenvolvimento econó­mico, o que os países mais desenvolvidos da Europa não prescindiram de aproveitar para criarem mais riqueza e qualidade de vida das populações ribeirinhas dos seus rios e dos canais que foram construídos propositadamente para o efeito, conseguindo com essa política fazer o descongestionamento mais fácil, mais seguro, mais económico e mais amigo do ambiente, dos portos de mar, das cidades e das vias rodoviárias com a vantagem reduzir significativamente o congestionamento de trânsito dessas vias e de reduzir também o número de acidentes, muitos deles mortais. NAVEGAR É PRECISO, e hoje em dia já dispomos de técnicas avançadas e eficazes, por processos muito mas baratos do que a construção de auto-estradas ou de pontes, para viabilizar a navegabilidade no nosso Tejo, o português. ACONSELHAMOS OS PREZADOS LEITORES A CONSULTAREM O PROJECTO TEJO, um projecto de princípio que pode dar um contributo muito válido para “O TEJO QUE QUEREMOS E DEVEMOS TER!!!, na recente apresentação que está a ser efectuada junto dos diversos parceiros relacionados com o Tejo pelo seu autor Jorge Froes que o criou para corres-

A Ministra do Mar, Eng.ª Ana Paula Vitorino dirigindo a palavra aos organizadores e aos congressistas. ponder ao desafio que lhe foi feito pelos irmãos Campilho da Quinta da Agualva de Cima, em Alpiarça. Como prometemos no NM de Maio vamos concluir neste jornal o relato dos últimos trabalhos deste Congresso do Tejo, sobre a Conferência do Tejo, um rio Luso Espanhol, a Sessão de Encerramento e o Tejo de Honra e confraternização dos Congressistas.

O Prof. Francisco Nunes Correia, Presidente do Congresso, fazendo uma avaliação global dos trabalhos do Congresso, que considerou de elevada qualidade graças aos temas e à superior qualidade dos comunicadores e também à valiosa massa crítica constituída pelos restantes participantes que valorizaram bastante os debates dos painéis, concluindo com regozijo, o facto do principal desígnio deste evento ter sido alcançado e cumprido.

Imagens do Tejo de Honra e confraternização dos Congressistas. 2018 Junho 378

33


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.