Receitas para Atletas, Desportistas e Praticantes de Exercícios Físicas

Page 1

Organizadoras

Sabrina Alves Ramos

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), MG. Mestre e Doutora em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta IV do Curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Bárbara Ferreira dos Santos

Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Pós-graduada em Nutrição Hospitalar e Clínica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte, MG.

Francine Rafaela Fernandes da Silva

Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Mestre em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutoranda em Biologia Celular pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Lívia Muniz Cirino de Carvalho

Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). MBA em Gestão Estratégica de Negócios pelo Centro Universitário UNA.

Receitas para Atletas, Desportistas e Praticantes de Exercícios Físicos

Copyright © 2023 Editora Rubio Ltda.

ISBN 978-65-88340-50-9

Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução desta obra, no todo ou em parte, sem autorização por escrito da Editora.

Produção

Equipe Rubio

Capa

Bruno Sales

Diagramação

Estudo Castellani

CIP‑BRASIL. CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO

SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ

R244

Receitas para atletas, desportistas e praticantes de exercícios físicos / organização Sabrina Alves Ramos ... [et al.]. – 1. ed. – Rio de Janeiro : Rubio, 2023. 192 p. ; 21 cm.

Inclui bibliografia

ISBN 978-65-88340-50-9

Atletas – Nutrição. 2. Esportes. 3. Suplementos dietéticos. 4. Aptidão física – Aspectos nutricionais. I. Ramos, Sabrina Alves. II. Título.

23-83059

CDD: 613.2024796

CDU: 613.2:796.071

Gabriela Faray Ferreira Lopes – Bibliotecária – CRB-7/6643

Editora Rubio Ltda.

Av. Franklin Roosevelt, 194 s/l. 204 – Centro 20021-120 – Rio de Janeiro – RJ

Telefone: 55(21) 2262-3779

E-mail: rubio@rubio.com.br

www.rubio.com.br

Impresso no Brasil

Printed in Brazil

Colaboradoras

Débora Menezes Botelho de Alvarenga

Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Pós-graduada em Nutrição Vegetariana pela Plenitude Educação, SP.

Natália Elizabeth Galdino Alves

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), MG. Mestre e Doutora em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG.

Raquel Esteves Corrêa

Graduada em Nutrição e Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Ruth Beatriz Egg Costa

Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Pós-graduada em Nutrição Esportiva pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e Nutrição Comportamental pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (IPGS), MG.

dediCatória

A Deus, pela dádiva da vida.

Aos nossos familiares, pelo apoio e incentivo incondicionais.

Aos nossos alunos e pacientes que sempre nos inspiram a compartilhar conhecimento.

agradeCimentos

Gostaríamos de agradecer às pessoas que nos auxiliaram para que este projeto se tornasse possível.

Às colaboradoras Débora, Raquel e Ruth, que participaram da etapa de desenvolvimento e adaptação das receitas, e à Natália, que aceitou a proposta de escrever sobre Nutrição Esportiva.

À nutricionista Janaína Lavalli Goston, que avaliou a composição nutricional das receitas em cada etapa de produção, sugerindo as adequações necessárias para melhor atender ao público-alvo.

À nutricionista Krisna Túlia de Lima, técnica do Laboratório de Técnica

Dietética da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), que não mediu esforços para que todas as atividades no local seguissem os padrões de qualidade necessários.

Ao fotógrafo Hugo Martins de Oliveira, que realizou as sessões de fotos com muita disposição e profissionalismo.

Ao chef Jayme do Amaral Franco Júnior, que gentilmente forneceu ideias para a montagem dos pratos.

À Karla Maria Correa e à Elba Renata Ferreira de Carvalho Miranda, que emprestaram inúmeros utensílios para a sessão de fotos.

A todos os amigos e familiares que contribuíram na elaboração das receitas durante a sessão de fotos.

À PUC-Minas, que nos concedeu o auxílio financeiro para o desenvolvimento deste projeto.

As Organizadoras

apresentação

Apresentamos neste livro receitas saudáveis para atletas, desportistas e pessoas que praticam exercícios físicos regulares, aliando gastronomia e nutrição esportiva.

No desenvolvimento das preparações, aplicamos os princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira, ou seja, priorizamos a utilização de alimentos in natura e minimamente processados. Ervas e especiarias foram exploradas com o intuito de fornecer sabor às preparações; em contrapartida, óleos, gorduras, sal e açúcar foram utilizados em quantidades reduzidas.

Após o preparo de cada receita, o valor nutricional foi avaliado e as adaptações necessárias foram realizadas para que obtivéssemos preparações com bom aporte de proteínas, energia (calorias), vitaminas e minerais (especialmente os antioxidantes) e, claro, que preservassem boa qualidade sensorial.

Ao unir gastronomia e nutrição esportiva, esperamos incentivar a promoção da saúde por meio do prazer e do bem-estar alimentar, favorecendo o alcance da adequação na composição corporal e a melhora do desempenho físico.

As receitas foram desenvolvidas/adaptadas em um projeto financiado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), à qual agradecemos pelo apoio.

Esperamos que este livro auxilie atletas, desportistas e praticantes de exercícios físicos a desenvolverem habilidades culinárias utilizando produtos saudáveis e práticos, que além de performance esportiva, garantam maior qualidade de vida e saúde.

As Organizadoras

prefáCio

O livro Receitas para Atletas, Desportistas e Praticantes de Exercícios Físicos foi brilhantemente organizado pela Profa. Dra. Sabrina Alves Ramos, professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e suas ex-alunas Bárbara Ferreira dos Santos, Francine Rafaela Fernandes da Silva, Lívia Muniz Cirino de Carvalho, as quais atualmente são excelentes profissionais nutricionistas em suas áreas de atuação. Destaco a importância da Profa. Dra. Sabrina na idealização e organização desta obra, dada, especialmente, a sua expertise em gastronomia e técnica dietética, o que foi essencial para a elaboração criteriosa de receitas práticas, nutritivas, sensorialmente apreciáveis e aplicáveis a prática esportiva. Sua vasta experiência em desenvolvimento de produtos e preparações culinárias, bem como em análise sensorial e avaliação da qualidade de alimentos, certamente contribuiu para grandeza desta obra.

Um diferencial deste livro, que poderia ser somente mais um livro de receitas, está na originalidade em apresentar no capítulo 1 o embasamento científico para a relação nutrição e desempenho esportivo, bem como unir gastronomia à nutrição, como explanado no capítulo 2. Ademais, destaca-se o cuidado ao demonstrar para o leitor, no capítulo 3, que os ingredientes alimentares presentes nas receitas foram cuidadosamente selecionados de acordo com suas propriedades nutricionais aplicáveis ao desempenho esportivo.

O leitor observará que o livro foi organizado para facilitar a reprodução das receitas, sendo para tanto, setorizado nos capítulos 4 a 6 em: receitas salgadas, receitas doces e bebidas, respectivamente. Nesses capítulos, o leitor encontrará além de informações nutricionais devidamente calculadas, dicas para a adequada execução de cada receita.

Destaca-se que esta obra traz belíssimas fotos das receitas, as quais irão estimular as habilidades culinárias dos leitores, e sabe-se, atualmente, que exercer tais habilidades contribui para melhor qualidade de vida e saúde. Nesse sentido, o leitor poderá degustar, portanto, receitas nutricionalmente equilibradas e apetitosas, as quais possibilitarão maior variedade alimentar e melhor desempenho esportivo.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), MG. Mestre e Doutora em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG.

bárbara ferreira dos santos n francine rafaela fernandes da silva n lívia muniz Cirino de Carvalho n sabrina alves ramos

Capítulo 3

bárbara ferreira dos santos n francine rafaela fernandes da silva n lívia muniz Cirino de Carvalho n natália elizabeth galdino alves n sabrina alves ramos

Capítulo 4 reCeitas:

bárbara ferreira dos santos n débora menezes botelho de alvarenga n

francine rafaela fernandes da silva n lívia muniz Cirino de Carvalho n

raquel esteves Corrêa n ruth beatriz egg Costa n sabrina alves ramos

Capítulo 5 reCeitas:

bárbara ferreira dos santos n débora menezes botelho de alvarenga n

francine rafaela fernandes da silva n lívia muniz Cirino de Carvalho n

raquel esteves Corrêa n ruth beatriz egg Costa n sabrina alves ramos

sumário Capítulo 1 nutrição e exerCíCio físiCo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
gastronomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
natália elizabeth galdino alves Capítulo 2
propriedades
23
os ingredientes e suas
. . . .
preparações salgadas . . . . . . . . . . 33
doCes . . . . . . . . . . . . . . . 119
preparações

bárbara ferreira dos santos n débora menezes botelho de alvarenga n francine rafaela fernandes da silva n lívia muniz Cirino de Carvalho n raquel esteves Corrêa n ruth beatriz egg Costa n sabrina alves ramos

reCeitas: bebidas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 163
Capítulo 6

nutrição e exerCíCio físiCo

Capítulo 1
n atália e lizabeth g aldino a lves

Introdução

Os padrões de estilo de vida que envolvem comportamentos sociais e de saúde passaram por mudanças no último século em decorrência dos processos de industrialização e urbanização, os quais resultaram no aumento de doenças e agravos não transmissíveis (DANT),1 estritamente relacionados com a inatividade física e os hábitos alimentares inadequados.2 Dentre essas doenças e agravos, destacam-se doenças cardiovasculares, acidente vascular encefálico, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes, os quais têm aumentado ao redor do mundo e trarão graves consequências sociais, econômicas e de saúde se não forem abordados com urgência.3

A boa notícia é que os principais fatores de risco associados às DANT são modificáveis e, desde 2004, a Organização Mundial da Saúde (OMS), composta por 194 estados-membros, tem adotado estratégias para implementar ações que estimulem bons hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos.4 O documento denominado Estratégia Mundial sobre Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde estabelece que os estados-membros elaborem, apliquem e valorizem ações que promovam modos de vida saudáveis, cumprindo objetivos e metas em âmbito global, nacional e regional.4

Para entender os benefícios da prática regular de exercício físico, algumas definições se fazem necessárias:5

ƒ Atividade física: qualquer movimento realizado pelo sistema esquelético com gasto de energia.

ƒ Exercício físico: é uma categoria de atividade física representada por um conjunto de movimentos físicos repetitivos, planejados e estruturados para melhorar o desempenho físico.

ƒ Aptidão física: presença de atributos relacionados com a habilidade no desempenho de atividades físicas.

ƒ Treinamento ou condicionamento físico: compreende a repetição de exercícios, durante períodos de semanas ou meses, com o objetivo de melhorar a aptidão física.

ƒ Esporte ou desporto: é um exemplo de atividade física sistematizada que está sujeita a determinados regulamentos e geralmente visa à competição entre praticantes. Além disso, há envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras, jogo e competição, mesmo que seja apenas lazer ou recreação.

O Ministério da Saúde5 adota essas definições e busca, conjuntamente com a OMS, estimular a atividade física e a prática regular de exercícios

2 Receitas pa R a a tletas, Despo R tistas e pR aticantes D e e
R cícios
xe
Físicos

tabela 1.1 Classificação dos alimentos quanto ao grau de processamento

Tipos de alimentos Exemplos

Alimentos in natura e minimamente processados

ƒ Legumes, verduras e frutas in natura ou embalados, porcionados, refrigerados ou congelados

ƒ Arroz branco, integral ou parboilizado; outros cereais

ƒ Farinhas (mandioca, milho ou trigo); massas frescas ou secas feitas com essas farinhas e água

ƒ Raízes e tubérculos

ƒ Cogumelos frescos

ƒ Frutas secas e sucos de frutas sem adição de açúcar ou outras substâncias

ƒ Oleaginosas sem sal ou açúcar

ƒ Especiarias e ervas frescas ou secas ƒ Feijão e outras leguminosas

ƒ Carnes, aves e peixes frescos, resfriados ou congelados

ƒ Leite e iogurte (sem adição de açúcar)

ƒ Ovos

ƒ Chás, cafés, infusões de ervas, água

Alimentos processados

ƒ Conservas e enlatados preservados em sal, vinagre ou salmoura

ƒ Extrato ou concentrados de tomate (com sal e/ou açúcar)

ƒ Frutas em calda e cristalizadas

ƒ Carne seca e toucinho

ƒ Sardinha e atum enlatados

ƒ Queijos

ƒ Pães feitos com farinha de trigo, leveduras, água e sal

Alimentos ultraprocessados

ƒ Pães, biscoitos, sorvetes, balas e guloseimas em geral

ƒ Cereais matinais açucarados

ƒ Barras de cereal

ƒ Bolos industrializados e misturas para bolo

ƒ Sopas, macarrão e temperos “instantâneos”, molhos

ƒ Salgadinhos industrializados

ƒ Refrigerantes, refrescos

ƒ Iogurtes e bebidas lácteas adoçados e aromatizados

ƒ Bebidas energéticas

ƒ Produtos congelados e prontos para aquecimento

ƒ Salsichas e outros embutidos

6
Receitas pa R a a tletas, Despo R tistas e pR aticantes D e e xe R cícios Físicos Fonte: adaptada de Brasil, 2014.9

reCeitas: preparações salgadas

b árbara f erreira dos s antos

d ébora m enezes b otelho de a lvarenga

f ran C ine r afaela f ernandes da s ilva

l ívia m uniz Cirino de Carvalho

r aquel e steves Corrêa

r uth b eatriz e gg Costa

s abrina a lves r amos

4
Capítulo

Almôndega ao Molho de Tomate

(figura 4.1)

S ER v E : 2 pessoas.

T EMPO DE PREPARO : 80min.

P OR çã O : 3 almôndegas médias e 1 C olher de servir de molho (150g).

vALOR N u TR i T iv O DA POR çã O

Energia: 170 calorias.

Carboidratos: 12g.

Proteínas: 21,3g.

Lipídios: 5,5g

Lipídios saturados: 2g.

Colesterol: 46,7mg.

Fibra alimentar: 3,2g.

iNGRED i ENTES

Almôndega

ƒ 8 colheres (sopa) de carne bovina moída – patinho (200g).

ƒ ½ cebola.

ƒ 2 dentes de alho.

ƒ 2 colheres (sopa) de aveia em flocos médios (15g).

ƒ 5 ramos de cebolinha.

ƒ 2 colheres (chá) de sal (3g).

ƒ 5 grãos de pimenta-do-reino.

ƒ 1 colher (chá) de orégano desidratado (0,5g).

ƒ 1 colher (chá) de azeite de oliva (2g).

Molho

ƒ 3 tomates.

ƒ ½ copo (americano) de água (75mL).

ƒ ½ cebola.

ƒ 2 colheres (chá) de sal (3g).

34
Receitas pa R a a tletas, Despo R tistas e pR aticantes D e e xe R cícios Físicos

r

p reparações s algadas

M ODO DE PREPARO

 Lave o limão e a batata-doce.

 Massa: descasque a batata-doce e cozinhe-a, preferencialmente no vapor, até que fique al dente. Rale-a no lado grosso do ralador.

 Recheio: triture a pimenta-do-reino. Descasque e amasse o alho. Pique a cebola em cubos pequenos e misture ao iogurte. Reserve. Corte o frango em cubos de 2cm e deixe marinar por 15min em uma vasilha com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Em uma panela, refogue o frango e o alho no azeite. Cozinhe, mexendo sempre, até dourar. Desfie o frango e reserve.

 Unte uma frigideira grande com o azeite, acrescente metade da batatadoce ralada e espere que o lado de baixo doure. Por cima, acrescente o frango, o iogurte com a cebola e a outra metade da batata-doce ralada. Vire a preparação para que doure do outro lado.

39
eceitas:
Figura 4.3 Batata-doce rosti

Cestinha de Batata-doce Recheada com Frango (figura 4.4)

S ER v E : 4 pessoas.

T EMPO DE PREPARO : 60min.

P OR çã O : 2 unidades (110g).

vALOR N u TR i T iv O DA POR çã O

Energia: 150 calorias.

Carboidratos: 18,7g.

Proteínas: 6,5g.

Lipídios: 6,1g.

Lipídios saturados: 1,3g.

Colesterol: 54,1mg.

Fibra alimentar: 2g.

iNGRED i ENTES

Massa

ƒ 1 batata-doce branca grande.

ƒ 1 ovo.

ƒ 1 fatia média de ricota fresca (30g).

ƒ 1 colher (sopa) de azeite de oliva (8g).

ƒ 5 grãos de pimenta-do-reino.

Recheio

ƒ 1 tomate pequeno.

ƒ ½ filé de peito de frango (100g).

ƒ ½ limão.

ƒ ½ folha de couve-manteiga.

ƒ 1 colher (sopa) de azeite (8g).

ƒ 1 dente de alho.

ƒ 2 colheres (café) de sal (2g).

40
Receitas pa R a a tletas, Despo R tistas e pR aticantes D e e xe R cícios Físicos

p reparações s algadas

M ODO DE PREPARO

 Lave o limão e a cebolinha. Triture a pimenta-do-reino. Descasque e amasse o alho. Pique a cebolinha finamente.

 Corte o frango em cubos de 2cm e deixe marinar por 15min em uma vasilha com sal, pimenta-do-reino e suco de limão.

 Em uma panela, refogue o frango e o alho no azeite. Cozinhe, mexendo sempre, até dourar. Desfie o frango e reserve. Em um multiprocessador, triture o frango, a cebolinha, o curry, o açafrão e o cottage, até virar uma pasta homogênea.

 Preaqueça o forno a 180°C.

 Em seguida, com o auxílio das mãos, molde os nuggets e empane com aveia. Unte um tabuleiro com azeite, disponha os nuggets e asse por 20min ou até dourar.

57
eceitas:
r
dIC a
Figura 4.12 Nugget assado
Se preferir, asse na air fryer.

reCeitas: preparações doCes

b árbara f erreira dos s antos

d ébora m enezes b otelho de a lvarenga

f ran C ine r afaela f ernandes da s ilva

l ívia m uniz Cirino de Carvalho

r aquel e steves Corrêa

r uth b eatriz e gg Costa

s abrina a lves r amos

Capítulo 5

Barrinha de Cereal

(figura 5.1)

S ER v E : 2 pessoas.

T EMPO DE PREPARO : 50min.

P OR çã O : 2 unidades (40g).

vALOR N u TR i T iv O DA POR çã O

Energia: 180 calorias.

Carboidratos: 30,6g.

Proteínas: 6,5g.

Lipídios: 4,5g.

Lipídios saturados: 1,1g.

Colesterol: 0mg.

Fibra alimentar: 2,7g.

iNGRED i ENTES

ƒ 1 colher (sopa) de agave (20g).

ƒ 2 colheres (sopa) de água (20mL).

ƒ 2 colheres (sopa) de uva-passa preta (20g).

ƒ 3 colheres (sopa) de aveia em flocos médios (20g).

ƒ 1 colher (sopa) de quinoa em grãos (12g).

ƒ 2 unidades de castanha-do-pará.

ƒ ¼ de scoop de whey protein sem sabor (7,5g).

ƒ ½ colher (sopa) de cacau em pó (4,5g).

ƒ 1 colher (café) de essência de baunilha (1g).

ƒ 1 colher (café) de canela em pó (1g).

120
Receitas pa R a a tletas, Despo R tistas e pR aticantes D e e xe R cícios Físicos

M ODO DE PREPARO

 Preaqueça o forno a 200ºC.

 Massa: lave a banana, descasque-a e amasse a polpa com o auxílio de um garfo. Aqueça o mel por 15s no micro-ondas para que fique com consistência mais líquida. Acrescente o mel e a aveia à banana, misturando até obter uma massa homogênea. Disponha a massa em forminhas de silicone, moldando de maneira que cubra toda a extensão da mesma. Leve ao forno por 15min, até assar. Espere esfriar e desenforme.

 Recheio: lave, sanitize e pique os morangos em cubos de 1cm. Misture com o iogurte.

 Montagem: recheie cada cestinha e sirva em seguida.

133 r eceitas: p reparações d oces
Figura 5.7 Cestinha de aveia recheada

Mousse de Chocolate

(figura 5.12)

S ER v E : 5 pessoas.

T EMPO DE PREPARO : 80min.

P OR çã O : 2 C olheres de sopa C heias (50g).

vALOR N u TR i T iv O DA POR çã O

Energia: 35 calorias.

Carboidratos: 4,6g.

Proteínas: 1,1g.

Lipídios: 3,2g.

Lipídios saturados: 0,6g.

Colesterol: 0mg.

Fibra alimentar: 3,8g.

iNGRED i ENTES

Mousse

ƒ ½ abacate médio.

ƒ 2 e ½ colheres (sopa) de cacau em pó (20g).

ƒ 1 colher (sopa) de água.

ƒ 5 colheres (sobremesa) de adoçante sucralose (5g).

Calda

ƒ 1 maracujá doce médio.

ƒ ½ copo (americano) de água (75mL).

ƒ 5 colheres (sobremesa) de adoçante sucralose – forno e fogão (5g).

142
Receitas pa R a a tletas, Despo R tistas e pR aticantes D e e xe R cícios Físicos

M ODO DE PREPARO

 Lave as frutas e o ovo.

 Preaqueça o forno a 180ºC.

 Corte a maçã com casca, a banana, o kiwi e os morangos em cubos pequenos. Misture as frutas picadas e adicione a canela. Reserve.

 Separe a clara da gema e reserve.

 Misture todos os ingredientes da massa, exceto a clara, até formar uma massa homogênea. Bata a clara em neve e acrescente à mistura delicadamente.

 Misture a massa com as frutas e disponha em forminhas de silicone. Leve ao forno preaquecido por 30min, até ficarem dourados. Sirva morno.

Pode-se comprar a farinha de aveia ou ela pode ser feita batendo aveia em flocos no liquidificador. As frutas para o recheio podem ser alteradas de acordo com a preferência ou a safra.

147 r eceitas: p
reparações d oces
Figura 5.14 Muffin de frutas dIC a

reCeitas: bebidas

b árbara f erreira dos s antos

d ébora m enezes b otelho de a lvarenga

f ran C ine r afaela f ernandes da s ilva

l ívia m uniz Cirino de Carvalho

r aquel e steves Corrêa

r uth b eatriz e gg Costa

s abrina a lves r amos

Capítulo 6

Shake de Frutas

(figura 6.1)

S ER v E : 3 pessoas.

T EMPO DE PREPARO : 20min.

P OR çã O : 1 e de C opo ameri C ano (200m l ).

vALOR N u TR i T iv O DA POR çã O

Energia: 150 calorias.

Carboidratos: 24,7g.

Proteínas: 12,6g.

Lipídios: 0,8g.

Lipídios saturados: 0,6g.

Colesterol: 0,6mg.

Fibra alimentar: 1,6g.

iNGRED i ENTES

ƒ 1 laranja-pera Rio.

ƒ 2 bananas-pratas.

ƒ ½ mamão Papaia.

ƒ ½ copo (americano) de leite desnatado (80mL).

ƒ 4 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado (50g).

ƒ 1 scoop de whey protein sem sabor (30g).

ƒ de copo (americano) de água filtrada (60mL).

ƒ 1 colher (sobremesa) de aveia em flocos (5g).

ƒ 2 colheres (café) de adoçante sucralose (0,6g).

M ODO DE PREPARO

 Lave e sanitize as frutas.

 Extraia o suco da laranja. Pique o mamão e as bananas grosseiramente. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se ficar muito espesso, adicione mais água.

 O adoçante é facultativo ou use o de sua preferência.

164
Receitas pa R a a tletas, Despo R tistas e pR aticantes D e e xe R cícios Físicos

Receitas pa R a a tletas, Despo R tistas e pR aticantes D e e xe R cícios Físicos

178
Figura 6.5 Vitamina de morango

Receitas para Atletas, Desportistas e Praticantes de Exercícios Físicos apresenta receitas saudáveis para atletas, desportistas e pessoas que praticam exercícios físicos regulares, aliando Gastronomia e Nutrição Esportiva.

Um diferencial deste livro, que poderia ser somente mais um livro de receitas, está na originalidade em exibir no capítulo 1 o embasamento científico para a relação Nutrição e desempenho esportivo, bem como unir Gastronomia e Nutrição, como explanado no capítulo 2. Ademais, destaca-se o cuidado ao demonstrar para o leitor, no capítulo 3, que os ingredientes alimentares presentes nas receitas foram cuidadosamente selecionados de acordo com suas propriedades nutricionais aplicáveis ao desempenho esportivo.

O leitor observará que o livro foi organizado para facilitar a reprodução das receitas, sendo, para tanto, setorizado nos capítulos 4 a 6 em: receitas salgadas, receitas doces e bebidas, respectivamente. Nesses capítulos, o leitor encontrará além de informações nutricionais devidamente calculadas, dicas para a adequada execução de cada receita.

Ao unir Gastronomia e Nutrição Esportiva, esperamos incentivar a promoção da saúde por meio do prazer e do bem-estar alimentar, favorecendo o alcance da adequação na composição corporal e a melhora do desempenho físico.

9 786588 34050 9
Áreas de interesse Nutrição Educação Física
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.