Deccs Skateboarding Magazine #150 - Revista Skate

Page 1

UM SKATE UMA BOA REVISTA, E VOCÊ.

adquira a revista impressa

ESCANEAR PELO CELULAR

Todas as edições disponiveIS

COMPRE AGORA

indiceEditorial
[04] - DECCS MAGAZINE

EDITORIAL

DIREÇÃO: DIPAIVA

REVISÃO: DECCS MAGAZINE

EDIÇÃO: N150

REDAÇÃO: DECCSMAGAZINE

CORREÇÃO: DECCS MAGAZINE

ANUNCIE: DECCSMAGAZINE@GMAIL.COM

ASSINE: WWW.SHOP.DECCSMAGAZINE.COM.BR

INDICE CAPA

Fotografo: Matheus Just

Capa - 07/05/2023 - N150

Manobra: Bs Noseslide

Acompanhe a entrevista

Corre lá Pag: 10-17

Agradecimentos e Novidades

Salve!! Meu nome é Andre Paiva satisfação total, Chegamos na edição N150, Abril de 2023 com grande estilo, Gratidão por todos que estão na edição N150 e abraçaram essa grande oportunidade de estar na maior revista de skate nacional fazendo historia.

Novidades: Estreando o novo layout de Capa em 2023, Gratidão também a todos os Fotógrafos e todos os leitores que estão sempre marcando presença nas edições Semanal e adquirindo a revista impressa e digital.

A REVISTA DECCS MAGAZINE É UMA PUBLICAÇÃO SEMANAL DCS
CAPA - MATHEUS JUST: :10-17 ABERTURA - CLECIO MARTINS: 2-3 IND & EDIT: REVISTA IMPRESSA: 4-5 MATÉRIA: - FREESTYLE SKATE PARTY: 6 MATÉRIA: - SKATE SALVA VIDAS: 7 FLOW/AM: - BRUNO BR: 8 FLOW/AM: - ALEX SILVA: 9 FLOW/GIRL: - MARIA ISABELLA: 18 FLOW/GIRL: - BELLA ANDRADE: 19 FLOW/GIRL: - DULCE LUANY: 20 FLOW/GIRL: - CAROLINA BANDEIRA: 21 FLOW/INICIANTE: - PEDRO LUCA: 22 FLOW/INICIANTE: - GUSTAVO FERNANDES: 23 MATÉRIA: - TIAGO CESAR: 24 MATÉRIA: - INOVANDO O SKATE: 25 FLOW/AM: - LEON FERREIRA: 26 FLOW/AM: - VINICIUS GONÇALO: 27 FLOW/ROLLER: - NICOLY MACHADO: 28 FLOW/ROLLER: - MARINA SILVA: 29 FLOW/MASTER: - ROMULO PETRI: 30 FLOW/MASTER: - ANDERSON LIRA: 31 FLOW/AM: JOÃO PAULO: 32 FLOW/AM: KEVYN COLIS: 33 FLOW/INICIANTE: - ALEX PYEDRO: 34 FLOW/INICIANTE: - PEDRO PAULO: 35 FLOW/INICIANTE: - MAURICIO SOUZA: 36 FLOW/INICIANTE: - BRAYAN ZWANG: 37 FLOW/AM: - LUIS CHAMBAL: 38-39 CONTRA CAPA - MATHEUS JUST: 40 WWW.SHOP.DECCSMAGAZINE.COM.BR DIPAIVA DECCS MAGAZINE - [05] MAGAZINE
@josedavidskt JOSE DAVID

FREESTYLE SKATE PARTY

LANÇAMENTO PRO MODEL DO SKATISTA BROWNZINHO MENDES

MATÉRIA

MATÉRIA/TEXTO: @BROWNZINHOMENDES

Freestyle

skate party* Aconteceu em 30 de abril, a Freestyle Skate Party, uma festa no Bar Rock Whells com a reunião dos freestylers para lançar o Pro Model do skatista Brownzinho Mendes. O evento foi irado com uma mega exposição de mais de 30 shapes de freestyle com os pros models dos brasileiros e dos gringos que fizeram a história da modalidade. O fotógrafo Roger Tilskater levou seu acervo de fotos fazendo uma exposição com grandes registros memorável. A galera aproveitou o flat do local para dar uma demo de freestyle com muito spin 360 ; foot work e space walks. O evento foi fechado com o show da banda Maria Fumaça trazendo seu rock com suas canções próprias e clássicos como da banda Charlie Brown jr que todos skatista gosta.

BROWNZINHO MENDES

matéria
[06] - DECCS
MAGAZINE

IGOR MATTOS SKATE SALVA VIDAS

MATÉRIA

SouIgor Mattos da cidade de Ipaussu, tenho 19 anos, sempre procurei de alguma forma ajudar o movimento do skate, até porque sempre amei o corre, mas via que não tinha nada que ajudava fortalecerem a cena na minha cidade, sempre procurei andar e mostrar que sim, aquilo ali salvava vidas e fazia a gente se socializar, então com 17 anos resolvi criar uma loja de Street wear e skate wear, chamada Lucky Skate Shop ,pra mostrar para todos da cidade, nosso estilo de vida, e nosso corre, com isso unimos um grupo aonde começamos fazer palestras em escolas, começamos lidar com o governo da cidade para melhorias de pistas, e criações de novos locais para a banca da cidade, e hoje todas as pistas da cidade, vive lotada, tenho a honra e felicidade de agregar na cena que amo, e orgulho de fazer parte disso!

IGOR MATTOS

MATÉRIA/TEXTO: IGOR MATTOS - @IGAO2410 FOTO: BRAIAN - @BRAIAN10 matéria
DECCS MAGAZINE - [07]

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Quando criança aos finais de semana meus pais iam visitar meus avós, e na frente da casa tinha uma praça que fazia parte da câmara municipal de Itapevi, onde alguns skatistas criavam obstáculos e lá passavam a tarde manobrando. Achei incrível a humildade de compartilhar novas manobras, então coloquei o skate na minha vida como uma válvula de escape, o skate salvou minha vida!

Seus treinos e preparos físicos?

Meus treinos praticamente é skate, faço alguns alongamentos antes das sessões e bora manobrar!

Você está trabalhando em alguma vídeo parte?

Estou! Esse ano sai uma parte que estou trabalhando algum tempo!

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Invasão na antiga Pista lanchonete em Presidente Altino, com os gang, "zóio, PG e Andrezin"

Sua caminhada para se profissionalizar?

Estamos na luta sempre, um dia realizo esse sonho ou realizarei o de alguém!

Você participa de competições?

Estou voltando a competir, faz bem para alma!

Você tem apoio ou patrocínio?

Sim, Patrocínio Suavex Skateboard!

Influências no skate?

Patrick John Ladd, Daewon Song, Chris Haslam, Tiago Lemos, Jamie Thomas e Sérgio Estaca.

Viagem do sonho?

Barcelona " clássico "MACBA .

Foco em 2023?

Conseguir uma Collab com uma marca de respeito!

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Gostaria de agradecer pelo convite e principalmente pelo espaço, é disso que o skate está precisando, parabéns pelo ótimo trabalho!!!

BRUNO BR

FLOW am FLOW/AM
36 ANOS, 23 ANOS DE SKATE, ITAPEVI – (SP) / @SUAVEXBR FOTOGRÁFO: KAUAN NASCIMENTO - @KOE_KAUANNSK8 MANOBRA: FLIP
DECCS MAGAZINE - [08]

ALEX SILVA

17 ANOS, 4 ANOS DE SKATE, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PARANÁ / @ALEXSK8____

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Desde criança eu sempre observava a piazada andando aqui na rua, sempre tinha aquela admiração e vontade, mas sem a coragem. Minha prima mais velha andava de skate também, ela sempre descia às ladeiras e aquilo foi despertando um interesse enorme, ela foi um dos principais motivos pelo qual me interessei e entrei nessa vida.

Seus treinos e preparos físicos?

Faço ponte (com 10 repetições e pausas de 30 segundos, 3x por semana), agachamento (com 2 repetições e pausas de 20 segundos, 4x por semana) e elevação unilateral de aqueles (3 séries de 10 a 20 repetições, 4x por semana).

Você está trabalhando em alguma vídeo parte? Por agora não estou trabalhando em uma, mas pretendo. Participei de uma no ano passado (VIDA LARGADAAinda não é o começo), planejo fazer vários registros pela City em diversos picos diferenciados.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

A vez que colei em Itapoá (SC) para explorar picos de rua e a pistinha que tem lá. Também a vez que colei na pista do HALF em Curitiba, houve um campeonato e dois profissionais participaram, foi um dos melhores momentos que já tive.

Sua caminhada para se profissionalizar?

Pretendo me profissionalizar através dos documentos, mas afinal, acho que todo skatista é o profissional da sua arte, cada trick já é sua expressão e modo de ver o mundo. Bem, tentarei ser um atleta profissional, perante a "CBSK".

Voce participa de competições?

Participo de diversas competições, faço treinos para os campeonatos, porém não enxergo o skate de um modo de "PONTUAÇÕES" , acho que ser skatista vai além disso . Sempre entrei nos torneios com a ideia de acertar as minhas tricks e me divertir, com intuito de ganhar também, mas skate vai além, como disse.

Voce tem apoio ou patrocínio?

Nunca tive patrocínio ou apoio, mas a piazada sempre me doou muita peça, nunca tive condições de comprar shapes de maple ou trucks vazados. Meus pais sempre me ajudaram comprando peças também, isso fortaleceu o meu corre bastante.

Influências no skate?

Os skatistas locais daqui sempre me influenciaram como: Ederson, Albert Vinicius, Vinícius, Igor "Filus" , Alisson "Tonho", Junior , Kauan "Caroleski" , Bruno "Dissenha". Também fui influenciado por aqueles que correm o campeonato do "SKATE BRASILEIRO", como Pedro Barros e Luan de Oliveira.

Viagem do sonho?

Tenho diversos sonhos de viagens, mas irei citar um internacional e um nacional. Sendo o MACBA e o Vale do Anhagabáu(SP).

Foco em 2023?

Melhorar as tricks que já tenho no pé e ir fazendo diversas variações com elas, também quero focar em participar de vários vídeos partes esse ano, se possível até conseguir algum tipo de apoio ou patrocínio.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Tamo junto rapaziada da Deccs Magazine, fico feliz em me derem essa oportunidade. Quero agradecer principalmente a geral que sempre motiva e apoia (Salve Marcinho!), Valeu a todos da minha família de casa e rua, diversas vezes me inspiraram a não parar e andar cada vez mais!

FLOW AM FLOW/AM
FOTÓGRAFO: LUCAS MAOSKI - @REVOLLUX MANOBRA: DOLPIN HORSE FLIP
DECCS MAGAZINE - [09]

Salve, Pessoal! Hoje estamos aqui com Matheus Just e desde já queremos agradecer por ter aceitado nosso convite para dividir com a gente sua história e experiências e superações como skatista, se apresente para os leitores, Matheus? Salve skatista, eu sou o Matheus Just, tenho 25 anos e estou no lifestyle do skate a mais de 10 anos, nasci e fui criado em São Paulo SP, fico feliz em estar compartilhando minha história com vocês!

Matheus, como foi seu início e como surgiu sua paixão pelo skate street?

Conheci o skate mais ou menos em 2010 quando fiz amizade com o Vitor Rodrigues, que foi um irmão, então começamos a frequentar a pista de skate do Lauzane, onde conhecemos o Adna (skatista da ZN) que logo veio a nos batizar de (Just e Dinky), o Adna nos ensinou o conceito do skate e a leitura das manobras, então comecei a desenvolver as tricks e foi um caminho sem volta. Corri meu primeiro campeonato no Lauzane onde o Adna foi juiz e na minha vez ele gritou “Agora é o Just”, espalhando meu apelido e fazendo todos acreditarem que eu tinha algum parentesco com o skatista profissional Marcelo Just. Foi ai que começou minha história no skate e surgiu o nome Matheus Just.

Como é a rotina no skate e os lugares que gosta de treinar suas manobras?

Eu acordo cedo, assisto alguns videos de skate pra inspirar, geralmente eu treino na Pistosca (pista do Lauzane) e quando quero treinar manobras de corrimão, vou na Uspot Barra funda, mas também gosto muito de andar no Vale do Anhangabau, esses são meus 3 Spots favoritos, eu conheço boa parte das pessoas que frequentam esses lugares, então me sinto em casa!

A preparação física é muito importante para um atleta, como são seus treinamentos físicos?

Eu faço alongamentos e exercícios de mobilidade em casa, os treinos de fortalecimento eu faço na academia WRFIREGYM que me apoia desde 2017 Tornei essa rotina uma obrigação após a minha cirurgia no joelho.

Você desenvolve algum projeto que gostaria de compartilhar ?

Eu estou trabalhando no “Skatedocorre” que é um projeto de videos que mostra o lado B do skate, que é visita nos patrocinadores, treinamentos, estratégias e dicas pra crescer e evoluir no skate.

MATHEUS JUST

25 ANOS DE IDADE, 13 ANOS DE SKATE, CURITIBA – (PR)

SKATISTA STREET BRASIL SKATEBOARDS

@matheus_just
[10] - DECCS MAGAZINE
CAPA -Matheus Just

FOTÓGRAFO: ROBSON BORGES - @ROBSON.MOV

MANOBRA: BACKSIDE SMITHGRIND

DECCS MAGAZINE - [11]

Matheus, fale um pouco sobre suas técnicas em suas manobras, tem algum segredo?

O lance é você não se apegar no posicionamento dos pés, mas sim na direção que precisa chutar a manobra. Imagine a trick antes de chutar, respire fundo e pense antes de agir. Essa consciência faz você mandar a manobra de forma mais calma e certeira.

Seu hardflip é surreal, como foi deixar essa manobra no pé?

Eu treinava ela no solo o dia inteiro, era uma manobra que eu tinha muita dificuldade mas queria muito aprender, isso me fez treinar dobrado, então depois de acertar a primeira, fiz um desafio de acertar 3 vezes seguidas, isso demorou muito, mas eu sentia que cada dia ela ficava menos difícil. Aquele que prática algo e coloca suas forças nisso, sempre tem êxito.

Uma curiosidade, qual a marca que você sonha em fazer parte do Time?

Sempre quis entrar no time da Narina, estou tentando isso faz um tempo, gosto das marcas raizes do Brasil.

Fale sobre seus títulos mais relevantes em seu trajetória?

Eu fiquei em 3 lugar no campeonato de reinauguração da Pistosca, foi a primeira vez que competi na categoria amador e ainda fui capa da matéria do evento que saiu na Cemporcento skate. Também fiquei em terceiro lugar no circuito CFN, eu estava com a mão quebrada mas mesmo assim competi e fiquei no podium, foi um campeonato marcante pra mim. Acho que 3 é o meu numero da sorte.

Não podemos deixar de falar de uma pessoa tão especial para voce, deixe sua homenagem?

Vou citar uns nomes e umas falas que só eles vão entender rsrs Lara “uboa panóis mãe do bebê”, Adalberto Lima “Só uso cromado”, Robson Borges “Orley Surf, faz o nike”, Luiz Rossi “salve chamber”, Felipe “Buenas noites”, André e Hami “Salve Leki”.

Como foi executar aquele 360 Flip muito alto no Vale? Foi um momento mágico, o Everton Tutu que gravou e o Roger Til eternizou o momento com uma foto sensacional, fiquei muito feliz porque eu estava voltando a pular gap depois de 4 anos impossibilitado por causa de uma lesão, e em poucas tentativas eu consegui acertar.

Sabemos que voce é youtuber, conte sobre o seu canal?

O Skatedocorre foi criado com a proposta de mostrar o lifestyle de alguém que respira skate. Falar sobre os corres que fazemos para nos manter no skate e sobre as resenhas que nós vivemos com os amigos na sessão.

Vamos falar do internacional, já tens foco de trabalho lá fora?

Tenho muita vontade de andar de skate na California, assim que rolar uma oportunidade, quero ir andar de skate em outros países.

Matheus, como está se sentindo se juntando a grandes talentos e se tornando Capa da maior revista de skate Nacional?

Ser capa de uma revista de skate é o sonho de qualquer skatista, e conseguir realizar isso é uma sensação maravilhosa. Pra mim foi especial porque em 2016 eu

[12] - DECCS MAGAZINE CAPA -Matheus Just
FOTÓGRAFO: ROBSON BORGES@ROBSON.MOV

FOTÓGRAFO: ROBSON BORGES@ROBSON.MOV

MANOBRA: FS BLUNTSLIDE

DECCS MAGAZINE - [13]

rompi os ligamentos do joelho esquerdo na Hubba da Roosevelt, e agora em 2023 eu voltei lá e com a mesma manobra fiz uma foto que vai ser capa de revista, isso é uma história de superação!

Você já sofreu algum tipo de lesão enquanto andava de skate? Conte para a gente!

Eu quebrei o pé 2 vezes (no mesmo lugar), a mão já quebrei 2 vezes também, mas a minha pior lesão foi romper os ligamentos do joelho esquerdo, essa lesão foi complicada porque comprometeu menisco, ligamento e cartilagem. A cirurgia foi bem complexa e eu tive que ralar muito pra poder voltar andar de skate. É importante fortalecer o corpo e fazer alongamentos, você consegue evitar muitas lesões.

Outra curiosidade, você já pensou em parar de andar de skate?

Quando eu tive a lesão na perna, até tentei parar, mas não consegui me imaginar sem andar de skate, então decidi apostar todas as fichas na recuperação do meu joelho e voltei mais forte do que nunca. Foi a melhor escolha da minha vida, o meu amor pelo skate só amadureceu!

Qual a manobra que você mais gosta de manobrar?

De solo é o 360 flip, de palco é o Bs Noseslide.

Como está o seu processo para virar PRO Skater?

Eu trabalho bastante na identidade das minhas manobras e no meu marketing. Meu foco agora é o skate clássico, eu estou trabalhando pra entrar no time das marcas que eu gosto. Quero lançar uma videoparte e trazer um pouco de skate consistente e criativo. Também estou treinando para voltar a competir, é importante equilibrar as coisas. Se você quer ser Profissional, você tem que ser profissional.

Quais influências e inspirações no skate que você gostaria de citar aqui?

Eu me inspiro no role do Cody Mcentire, Justin Sommer, Shane O’neill, Miles Silvas, Dylan Jaeb. Embora meu role de skate seja bem diferente do estilo deles, eu gosto de assistir os videos desses skatistas. Uma influência pra mim é o Vini Sardi, nós começamos a andar de skate juntos, mas ele sempre foi profissional, e eu estou seguindo o mesmo caminho.

O que ainda podemos aguardar do Matheus ainda esse ano de 2023?

Estou trabalhando no Skatedocorre, o canal está com diversos projetos no papel, estou negociando com alguns patrocinadores para recrutar novos integrantes e expandir o projeto. Também estou juntando imagens pra uma video parte.

Para finalizar Defina, pra você, o que é ser um skatista! E fica aberto o espaço para sua mensagem e agradecimentos...

Ser skatista é remar na contramão, resistir a todas as fazes ruins e continuar manobrando mesmo sabendo que a única recompensa que você vai ter é a jornada que você está vivendo. O skate é um Vírus, você manobra pra sí, mas quem está do lado acaba se contaminando, então seja uma pessoa daora, o mundo não precisa de mais um Bicosujo!

[14] - DECCS MAGAZINE CAPA -Matheus Just

MATHEUS JUST

DECCS MAGAZINE - [15]
FOTÓGRAFO: ROBSON BORGES - @ROBSON.MOV

FOTÓGRAFO: ROBSON BORGES - @ROBSON.MOV

MANOBRA: BS TAILSLIDE

[16] - DECCS MAGAZINE CAPA -Matheus Just
MATHEUS JUST
DECCS MAGAZINE - [17] MATHEUS JUST
FOTÓGRAFO: ROBSON BORGES@ROBSON.MOV

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Eu estava na casa do meu vizinho João Pedro, ele tinha um skate pequeno de brinquedo, eu peguei emprestado para brincar, brinquei muito até que pedi para meu pai comprar um, papai falou se eu consegui-se andar no skate grande ele comprava. Meus pais me levaram para um praças que tinha vários skatista peguei um skate e andei numa boa, meus pais ficaram surpresos. Mamãe logo comprou um skate pra mim e eu nunca mais parei.

Seus treinos e preparos físicos?

Treino de 2 à 3 horas todos os dias. Meu preparo físico é com o Professor Fernando Soares, faço crosskids no Crossfit de Parnaíba que fica na Academia Metha.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Minha primeira viagem para competir meu primeiro campeonato de skate, em Teresina, foi muito emocionante viajar com o ônibus cheio de skatista que estão comigo todos os dias na pista de skate, amigos.

Como está o trabalho em Competições?

Estou treinando todos os dias para o Campeonato Piauiense, para conseguir uma vaga para o brasileiro.

Voce tem patrocinadores ou apoio?

Sim, Patrocinadores: Cia de dança Luiz Filho, Barbearia LE FIGARO, Alanzim da plotter, Posto Frota, Batista do Catanduvas e Projeto Bom de Bola. Apoio: Crossfit de Parnaíba e Academia Metha.

Viagem dos sonhos?

Viajar para competir numa OLÍMPIADA.

Seu foco para 2023 ?

Consegui participar do Campeonato Brasileiro.

Mensagem e Agradecimento...

Quero agradecer primeiramente Deus, que me protege de tudo principalmente das minhas quedas, minha mamãe meu papai, patrocinadores, apoiadores e agradecer a todas as pessoas que está comigo na pista de skate e por causa deles que eu estou evoluindo no skate.

MARIA ISABELLA

FLOW girl FLOW/GIRL
7 ANOS, 1 ANO DE SKATE, PARNAÍBA – (PIAUÍ) / @MARIAISABELLASKATISTA FOTOGRÁFO: KETELYN VENTURA - @KETT_LACERDA MANOBRA: FLIP
[18] - DECCS MAGAZINE

4

BELLA ANDRADE

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Meu pai é skatista e meu irmão também e eu sempre quero estar com eles e me divertir com o skate!

Seus treinos e preparos físicos?

Faço aula de skate uma vez na semana na escola onde estudo (Santa Mônica Rede de Ensino) e treino aos sábados com a equipe, além de andar outros dias da semana pra me divertir!

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Body Varial e Rock’nRoll ToFakie.

Como está o trabalho em Competições?

Irei partiram do meu primeiro campeonato em Junho deste ano!

Você tem patrocinadores ou apoio?

DAMF SKATE.

Viagem dos sonhos? Disney.

Seu foco para 2023 ?

Aprender muitas manobras e me divertir bastante com skate!

Mensagem e Agradecimento...

Meu pai e meu professor @cleciomartinss, minha mãe Bruna e meu irmão @danieldamf que sempre me ajudam e me acompanham!

DECCS MAGAZINE - [19]
FLOW/GIRL FLOW girl
ANOS, 6 MESES DE SKATE, RIO DE JANEIRO – (RJ) / @BELLA_ANDRADE_SKT FOTOGRÁFO: CLECIO MARTINS - @CLECIOMARTINSS MANOBRA: OLLIE NO GAP

DULCE LUANY

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Pela minha mãe que também é skatista. Ela descobriu que estava grávida de mim e eu já estava há quatro meses na barriga dela, andando de skate com ela, e sem ela saber. Ganhei meu primeiro skate com 1 ano e 4 meses, fiquei um tempo sem andar e agora estou há um ano treinando e disputando campeonatos. O skate tá no meu sangue dos dois lados pai e mãe, eu amo andar de skate, aprender novas manobrar e me superar.

Seus treinos e preparos físicos?

Durante a semana faço exercícios em casa que ajudam na prática, agachamento, flexão, equílibrio, e também vejo vídeos de skate que me dão inspiração, para treinar aos finais de semana e nos feriados.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Minha primeira viagem para disputar um campeonato, que foi na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. A primeira vez a gente nunca esquece, e pretendo ir muito mais além.

Como está o trabalho em Competições?

Muito planejamento, estratégia e respeito com meu aprendizado. A evolução vem, e desistir não é uma opção, dizem que sou igual foguete, e foguete não dá ré. Treino sempre com muita determinação e foco pra conquistar meu sonho.

Voce tem patrocinadores ou apoio?

Sim. A KAMALEOA agência de marketing esportivo que gerencia minhas redes sociais e trabalha a minha identidade visual. Além de ser responsável por todo o meu marketing, facilitando e criando pontes com pessoas e marcas.

Viagem dos sonhos?

Rio de Janeiro, ou para fora do Brasil.

Seu foco para 2023 ?

Disputar campeonatos no meu estado e correr o Brasileiro de street feminino.

Mensagem e Agradecimento...

Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade de estar aqui na Deccs contando um pouco da minha história, à minha família, principalmente minha mãe que me apoia em tudo o que eu quero fazer, e sonha junto comigo, aos meus amigos e pessoas que me acompanham e torcem por mim, e também à toda equipe Deccs que me proporcionou este momento tão importante e especial.

[20] - DECCS MAGAZINE
FLOW GIRL FLOW/GIRL
10 ANOS, 1 ANO DE SKATE, PEDRO LEOPOLDO – (MG) / @DULCE.SKATISTA FOTOGRÁFO: KACIENE BATISTA - @KAMALEOA.MKT MANOBRA: FLIP

CAROLINA BANDEIRA

19 ANOS, 4 ANOS DE SKATE, TERESINA - (PIAUÍ) / @CAROLL_LINAAA

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Já adolescente vi um vídeo de skate no YouTube e simplesmente me apaixonei, depois disso fiquei pedindo um skate pros meus pais até ganhar um, comecei a frequentar as pistas e conhecer a galera, toda essa vivência foi me deixando cada vez mais fascinada pelo skate e não consigo mais viver sem!

Seus treinos e preparos físicos?

Ando quase todos os dias de skate, e faço treino de fortalecimento para joelho e tornozelo alguns dias da semana.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Com certeza o campeonato brasileiro de street 2022. Foi meu primeiro campeonato brasileiro e foi simplesmente incrível conhecer e andar com tantas pessoas que são referências no skate nacional, e andam muito!

Como está o trabalho em Competições?

Antes eu não gostava muito de competir, mas com o tempo fui percebendo a importância de participar de campeonatos e quanta coisa boa eles proporcionam, tenho me dedicado muito nesses 4 anos de skate e ano passado me consagrei campeã estadual na minha categoria, e esse ano campeã nos jogos universitários brasileiros (jubs).

Você tem patrocinadores ou apoio?

Atualmente tenho patrocínio de treinamento esportivo com coach Kele Neto, e espero que venham mais pela frente!

Viagem dos sonhos?

Com certeza Los Angeles, Califórnia! O berço do skateboard, mas esse sonho não se prende a só um lugar, quero poder conhecer o máximo de lugares e culturas que o skate possa me proporcionar!

Seu foco para 2023 ?

Esse ano estou em busca de evolução em diferentes manobras e explorar minha criatividade e capacidade no carrinho, espero também conseguir boa colocação nos eventos, e conseguir patrocínio para melhorar ainda mais meu skate, a cada dia estou me dedicando mais e mais!

Mensagem e Agradecimento...

Só tenho a agradecer a Deus, meus pais, minha irmã e todos que acreditam no meu skate! Pra fazer acontecer é muito importante ter pessoas que acreditam junto com você no seu sonho, sou muito grata ao skate e todas essas pessoas que ele trouxe pra mim! E segue o corre!

DECCS MAGAZINE - [21]
FLOW/GIRL FLOW GIRL
FOTOGRÁFO: DANI SILVA - @_DANI.SILVA_ MANOBRA: FS 50-50

Como se interessou pelo skate?

Eu sempre vi meu irmão indo praticar com os amigos dele então eu pesquisei sobre o Skate e me interessei.

Sua família te apoia?

Sim, minha irmã e meu irmão me incentivam desde de o início.

Você tem patrocínio?

Eu tenho um Apoio de uma loja de açaí da minha cidade chamada Açailândia Conceito.

Sua correria no skate?

Eu tou me esforçando ao máximo nas ruas e pistas de skate gravando meu conteúdo e fazendo o que eu mais gosto que é praticar skate.

Está filmando para alguma vídeo parte?

Estou trabalhando nisso a cada dia.

Conta um pouco sobre sua última Trip de skate?

Foi na pista de skate da Gentilandia em 2022 campeonato do rei da praça eu fiquei em 6° lugar.

Você corre campeonatos de skate?

Sim, Todos os campeonatos ao meu alcance eu estou presente.

Fale um pouco sobre seu foco para 2023? Certo, o que eu mais quero é viajar com a galera pra participar de campeonatos importante.

Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos?

Obrigado Deccsmagazine pela oportunidade e obrigado skateboard por me salvar de um momento ruim na minha vida.

PEDRO LUCA

[22] - DECCS MAGAZINE
FLOW INICIANTE FLOW/INICIANTE
13 ANOS, 1 ANO DE SKATE, FORTALEZA – (CEARÁ) / @PEDRIM.SK8 FOTOGRÁFO: IGOR SOUSA - @IGUUZZK MANOBRA: FLIP NO GAP

GUSTAVO FERNANDES

Como se interessou pelo skate?

Sempre gostei do esporte, por conta de desenhos que eu assistia e por ser um esporte "radical", eu não comecei mais novo por conta que eu gostava muito de futebol, e minha família ia sempre me apoiar mais em um esporte mais seguro; joguei futebol até 2020, parei por causa da pandemia e em 2022 decidi tentar algo novo, aí pedi um skate montado a minha família eles me deram e comecei a treinar na pista local.

Sua família te apoia?

Sim, mas eles acham esse esporte um esporte muito arriscado e sempre que saio pra dar meu rolê eles ficam com um frio na barriga.

Você tem patrocínio?

Não.

Sua correria no skate?

Eu quero muito evoluir, cada vez mais , conseguir patrocínio e gravar uma video parte.

Esta filmando para alguma vídeo parte?

Não.

Conta um pouco sobre sua ultima Trip de skate ?

Minha última trip foi um Camp que teve aqui na onde eu ando, foi uma sensação irada uma energia muito boa que teve aquele dia, e por ser onde eu ando vendo o pessoal de fora chegar pra correr foi irado.

Você corre campeonatos de skate?

Sim, corri meu primeiro Camp recentemente, mas não tinha treinado nem nada, por eu ter me machucado um tempo atrás , mas meus amigos faziam questão que eu participase e fui.

Fale um pouco sobre seu foco para 2023?

Aprender muitas tricks, evoluir tanto mentalmente quanto no skate, estudar bastante e ganhar muitos camps.

Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos?

Tenho muito a agradecer o pessoal que anda comigo e a minha família por sempre estar me apoiando e me motivando sempre.

DECCS MAGAZINE - [23]
FLOW INICIANTE FLOW/AMINICIANTE
14 ANOS, 1 ANO DE SKATE, SOROCABA – (SP) / @GUU13K FOTÓGRAFO: CHRIS CORREA - @CHRISCORREASPORTSMANOBRA: BLUNT TO FAKIE

TIAGO CESAR

O SONHO ESTÁ CADA VEZ MAIS FORTE!

MATÉRIA

Tiago

Cesar, também conhecido como "Tiaguinho", começou a andar de skate com 5 anos, hoje com 10 anos, já acumula vários troféus, disputou torneios importantes como 2 campeonatos brasileiro, em 2022 ficou em 4° lugar no ranking de Minas Gerais! Tiaguinho ama o skate, foi onde fez grandes Amigos e verdadeiros Irmãos que hoje tem o prazer de dividir cada momento! Tiaguinho também foi atleta destaque na área do esporte, sendo reconhecido pela prefeitura de Vespasiano - MG! Também tem um sonho, que é se tornar um atleta profissional, disputar o Street league e poder representar o Brasil em torneios internacionais e poder ajudar as pessoas através do skate!

[24] - DECCS MAGAZINE
FOTOGRAFO: THIAGO ÁLVARO - @THIAGOALVARO matéria
@TIAGUINHO_SK8

CAINÂ BARBÉRIO

@CAINA_BARBERIO_SK8

ANDRÉ CORREA INOVANDO O SKATE

MATÉRIA

FOTOGRAFO: FERNANDO ARATA - @FERNANDOARATA

André Correa Simões sempre foi apaixonado pelo skate. Seu interesse despertou ainda na adolescência, quando se encantou com o jogo Tony Hawk's Pro Skater 2 e os vídeos dos skatistas, em especial o de Rodney Mullen. André andou de skate por cinco anos na juventude, mas acabou parando por um tempo. O interesse pelo o skate renasceu em 2013, quando André cursava Ciência da Computação em Marília. Um vizinho o convenceu a comprar um skate para andar juntos na pista da cidade. Depois do primeiro rolê, André ficou incomodado com o desgaste em seu tênis novo e decidiu procurar uma alternativa à lixa do skate. André testou diversos materiais, mas nenhum funcionava como esperado. Foi então que surgiu a ideia da "lixa" de borracha. Depois de pesquisar fornecedores e não encontrar um material adequado, André decidiu estudar a possibilidade de fabricação do produto. Ele largou a faculdade e começou do zero, construindo máquinas e protótipos. Após anos de trabalho árduo e muitos erros, ele finalmente desenvolveu e patenteou o produto. Em 2016, a Kick Skateboards ganhou seu nome e seu CNPJ. Com a lixa de borracha pronta, André percebeu que seria uma ótima ideia fabricar shapes para vender em conjunto. Ele queria um produto inovador, que se destacasse no mercado, e assim surgiu a ideia do shape K2. Mas, assim como a lixa, André enfrentou obstáculos para a produção do shape K2. Sem equipamento adequado e sem recursos para comprá-lo, ele decidiu fabricar seus próprios equipamentos. Um em especial merece destaque: a Tupia Full, máquina que corta o shape no formato e arredonda a borda simultaneamente e automaticamente. A Kick Skateboards é a única fábrica na América do Sul com essa etapa da fabricação automatizada. Hoje, a Kick Skateboards inicia uma nova fase de crescimento. A história de André e sua empresa é um exemplo de determinação e paixão pelo skate, mostrando que é possível inovar e criar produtos de qualidade no mercado. A Kick Skateboards está conquistando seu espaço e promete continuar trazendo novidades e contribuindo para a evolução do esporte. A Kick Skateboards inicia uma nova fase de expansão, apresentando iniciativas como o patrocínio de novos talentos, como o promissor skatista Cainâ Barbério modalidade bowl/park, e também o skatista Jaça, da modalidade freestyle, o lançamento da inovadora linha de shapes K2 de Maple e a introdução da tradicional lixa emborrachada para satisfazer a todos os gostos. A inspiradora trajetória de André e sua empresa reflete a determinação e paixão pelo skate, assegurando que a Kick siga se desenvolvendo e conquistando sua posição de prestígio no mercado.

HISTÓRIA KICK SKATEBOARD

DECCS MAGAZINE - [25]
matéria

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Meu interesse pelo Skate surgiu por volta dos meus 11 anos, quando meu pai que na época trabalhava na prefeitura, e ajudou a construir a primeira pista da minha cidade me levou pra ver o pessoal andando.

Seus treinos e preparos físicos?

Uma boa alimentação é fundamental para o fortalecimento do corpo, acompanhado de exercícios físicos como alongamentos e caminhadas para o fortalecimento das pernas.

Você está trabalhando em alguma vídeo parte?

Ainda não.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

O que marcou minha caminhada no Skate foi quando eu me mudei pra Joinville no ano de 2021, foi quando eu recém tinha voltado a andar, e foi aqui que eu tive a oportunidade de andar em pistas melhores, e pude acompanhar uma galera monstra que com certeza me inspirou muito nessa caminhada.

Sua caminhada para se profissionalizar?

Andar sempre de cabeça erguida focado no avanço contínuo, sabendo que existem dias bons e ruins, mas tendo em mente também de que Deus sempre recompensa aqueles que nunca desistem!

Você participa de competições?

Não.

Você tem apoio ou patrocínio?

Não

Influências no skate?

Meus amigos com toda certeza são minhas inspirações.

Viagem do sonho?

Califórnia.

Foco em 2023?

Botar o lazer heel na base (kkk)

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Quero agradecer aos meus amigos que sempre estão comigo na correria do dia a dia, quero deixar um agradecimento especial também pra e100ciaskateshop que me fortalece naquela humilde máxima e quero agradecer também a revista pela oportunidade.

LEON FERREIRA

FLOW am FLOW/AM
20 ANOS, 2 ANOS DE SKATE, JOINVILLE – (SC) / @LEON_ITC FOTOGRÁFO: ARQUIVO PESSOAL MANOBRA: HEELFLIP
[26] - DECCS MAGAZINE

VINICIUS GONÇALO

22

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Desde pequeno via a molecada da rua brincando com skate e eu ia junto, via os mais velhos andando e mandando manobra e ficava encarando é curioso pra saber com faziam isso, logo depois de um tempo ganhei um de “mercado” fiquei feliz e empolgado pra aprender, depois de um ano fui ganhando peças de uns amigos e montando meu primeiro skate, não foi o melhor mais foi o mais importante skate que já montei porque com ele aprendi minha primeiro manobra que foi o “heelflip” e de 7 anos pra cá foi só evolução é aprendizado.

Seus treinos e preparos físicos?

Sempre que saio pra sessão gosto de tá bem alimentado, gosto de fazer um alongamento básico antes de sair de casa e quando chego pra sessão o alongamento e um pouco mais focado pra não ter lesões, começo com um solinho com tricks básicas e depois começo a marreta um pouco mais puxando tricks mais difíceis e pulando obstáculos, gosto sempre de tá me desafiando assim sei que consigo mais de mim no skate.

Você está trabalhando em alguma vídeo parte?

Não, mas quando dou um rolê com meus amigos gosto de gravar um cenas pra fazer um “editizinha”

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

O skate em si é muito marcante e tantas coisas que aprendemos com ele, não só as manobras e sim a humildade, responsabilidade, visão, respeito e muito mais que vou aprender ainda.

Sua caminhada para se profissionalizar?

No momento não pretendo me profissionalizar no skate.

Você participa de competições?

Não, levo o skate com um hobby que amo demais, me dedico bastante nele até caleja as canelas.

Você tem apoio ou patrocínio?

Não.

Influências no skate?

Tenho 3 skatista que levo como inspiração com Tiago Lemos pelo seu estilo e pop nas manobras o Luan de Oliveira pelo rolê foda que ele tem e facilidade pra mandar as tricks e o Jamie Griffin pela criatividade nas manobras e por fazer aquilo que é quase impossível pra algumas pessoas.

Viagem do sonho?

Um lugar que eu queria conhecer muito e o MACBA em Barcelona, sem dúvidas ia ter um solinho de responsa.

Foco em 2023?

Meu foco de 2023 e ser uma pessoa mais independente, mais focado nos meus objetivos e continuar sendo um pessoa boa pra mim e para os outros.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Eu queria agradecer o convite de vocês da deccsmagazine isso é muito importante pra mim, me fez ficar mais inspirado pra continuar com o que eu amo, skate e vivência incrível onde conhecemos muito pessoas, aprendemos muito sobre respeito, amizade, igualdade, diversidade é isso faz o skate ser mais legal, ele sempre te ensina algo novo te mostra uma visão diferente pro mundo. Ser skatista hoje e estilo de vida seja ele no estilo, dialeto, atitudes e vivência e tenho certeza que não trocaria isso por nada.

FLOW AM FLOW/AM
ANOS, 7 ANOS DE SKATE, SÃO PAULO – (SP) / @GONCAL_INSTA FOTÓGRAFO: MATHEUS ANHAIA - @OSUBJULGADO.DNG MANOBRA: FAKIE FLIP
DECCS MAGAZINE - [27]

Como surgiu o interesse pelo Roller?

NICOLY MACHADO

15 ANOS, 4 ANOS DE ROLLER, FLORIANÓPOLIS - (SC) / @NICOLYMACHADDO

Aos meus 11 anos de idade, eu tive crises de ansiedades muito fortes, tanto que tive acompanhamento profissional. Por eu ser criança, sugeriram que eu fizesse um esporte que me interessava, para espairecer a mente, sem precisar de medicamentos. Depois de uns dias, lembrei que tinha um patins guardado em casa, e para estar ligada do assunto, pesquisei nas redes sociais sobre esse esporte. Me deparei com vídeos no YouTube de patinadores da região onde eu moro, Florianópolis. Fiquei curiosa e ao mesmo tempo com vontade de já patinar, pois nunca tinha visto um patins fazer manobras radicais, e nesse momento senti que os patins poderiam me fazer muito feliz.

Seus treinos e preparos físicos?

Normalmente patino 4 vezes por semana, sem ser algo definido, mas sempre que tenho oportunidades, estou na skatepark fazendo o que gosto. Cada rolê é uma superação de manobra, meus amigos sempre estão me puxando, fazendo com que eu suba meu nível cada vez mais, e logo vem a sensação inexplicável de feito uma trick que nunca imaginei que poderia executar. Você está trabalhando em alguma vídeo parte?

Um a cada dois meses eu faço uma vídeo parte para uma marca em que trabalho, gosto muito de produzir vídeos porque eu consigo ter uma análise completamente diferente das minhas manobras e também dos locais em que patino, sempre vendo novas oportunidades. Sem contar os meus amigos que estão filmando, torcendo por mim. O melhor de tudo isso é depois da sessão, que vamos comemorar, comentando sobre as nossas manobras, zoando, e buscando novos picos pra fazer. Uma trip que marcou sua caminhada no Roller?

Aconteceu uma viagem em São Paulo, alguns anos atrás, o objetivo da trip era exatamente buscar picos e gravar. Encontramos um corrimão de escada sinistro em Vinhedo, ao lado tinha pedras e espinhos que machucam, ou seja, é fazer ou fazer. Os primeiros pulos sempre são mais difíceis, mas fui aquecendo e sabia que ia valer a pena. Nós patinadores, sabemos que a cada corrimão, temos que lutar contra o nosso mind game, que na maioria das vezes é o que interfere em nossa manobra. A luta nesse dia foi grande, mas chega uma hora que cansamos de ter medo e a gente se “joga“. E não podia ter outro resultado, eu encaixei, fiquei encima e só esperei o final do cano. Abracei os meus amigos, e tudo isso fez ficar muito especial, momentos que não esquecemos.

Profissionalização?

Atualmente sou patinadora profissional . Eu trabalho com a patinação, faço parte da empresa internacional Powerslide Brand . Tudo isso veio com muito esforço , e o meu foco nas redes sociais me trouxeram essas oportunidades, faço uma boa divulgação do esporte e da minha imagem , com vídeos e fotos criativas . Meu patrocinadores me trazem oportunidades, assim , consigo manter minhas ferramentas de trabalho .Busco participar de campeonatos, fazer picos sinistros , consolidando minha carreira no esporte .

Você participa de competições?

Sim , desde início da minha patinação eu participo de campeonatos . O meu objetivo nos campeonatos sempre é acertar minha volta completa , executar o que me propus , independente da colocação . Para mim , é uma superação de si mesmo , em um momento que somos avaliados . O nervosismo bate , e ali chega a hora de usar toda a nossa confiança . Além de tudo isso ,não é apenas participar , é um apoio ao nosso esporte , fazer com que o nosso esporte tenha mais visibilidade . Precisamos popularizar o nosso esporte , pessoas que não entendem nada de esporte , precisam passar na frente de uma skatepark e ver que tem uma competição e se sentir supresa e encantada ao ver tantos patinadores e sentir a energia boa daquilo . E para tudo isso , precisamos de patinadores que tenham representatividade e fazem acontecer.

Você tem apoio ou patrocínio?

Sim, possuo 10 colaboradores, tanto da patinação, mas também de estudos. Nós patinadores que focam em sua carreira, precisamos de apoiadores, pois evolve custos de viagem, saúde, e manter nossas ferramentas de trabalho. Marcas que apoiam atletas, eu levo comigo e busco crescer cada vez mais com a empresa, além do lado profissional, muitas das vezes viramos amigos. Apoiadores e patrocinadores: Powerslide Brand, Ennui Brand, Undercover wheels, Myfit Liners, Wicked bearings, USD Skates, Go Roller Skate Shop, Influx Biguaçu, mais patins, London cosméticos.

Suas Influências no Roller?

Tenho em mente que precisamos nos inspirar em nossos amigos. Então minhas inspirações com toda certeza é o meu pai Adriano Machado, Felipe Zambardino, Diego Rachadel , Chihiro Azuma e Darly Saavedra . A maioria das pessoas que citei tenho contato, e não me inspiram apenas em nível de patinação, mas também as atitudes e ensinamentos que cada um tem, que eu levo para a minha vida.

Viagem dos sonhos?

Espanha na cidade de Barcelona, sempre tive esse sonho em mente. O que mais me motiva para ir lá são os picos de rua, entrada e saída perfeita, altura de corrimão ideal, sonho de qualquer patinador. Tenho em mente fazer um profile nas ruas de Barcelona, algo bem artístico e com muito sentimento. Além dos obstáculos, gosto muito da cultura espanhola, sem contar as paisagens surreais. Pretendo ir e sem ter data para voltar, ficar o tempo que for preciso para usufruir o máximo.

Foco em 2023?

Meu foco em 2023 é evoluir cada vez mais, tanto no meu nível na patinação, mas também o lado profissional. Sinto que posso ir muito longe, aperfeiçoando minha comunicação e trabalhos de mídias sociais com as empresas que trabalho. Mas o mais importante que tenho foco é meu bem-estar, a vida é o agora, o presente. O tempo passa rápido, e se não curtir cada momento, você está desperdiçando seu pouco tempo de vida. Curta, sinta as emoções, sem medo de ser feliz.

Para finalizar, deixe uma mensagem e seus agradecimentos...

Gostaria de agradecer a Deccs magazine pela oportunidade de ter deixado esse espaço para eu contar um pouco de minha história, e meus pensamentos em relação ao esporte e a vida, se eu fizer com que uma pessoa se sinta bem ao ler e ajude ela de alguma forma, estarei feliz, pois esse era o meu objetivo ao participar da revista. E claro, não deixar de citar o meu pai que sempre me apoiou, e aos meus amigos, Felipe Zambardino , Diego Rachadel , entre outros.

FLOW ROLLER FLOW/ROLLER
FOTÓGRAFO: DIEGO RACHADEL - @DIEGORACHADEL MANOBRA: TOP SOUL TORQUE
[28] - DECCS MAGAZINE

MARINA SILVA

10 ANOS, 5 ANOS DE ROLLER, SÃO JOSÉ – (SC) / @MARINA_PATINADORA

Como surgiu o interesse pelo Roller?

Quando eu tinha 5 anos, minha prima Helena me deu um patins quad de brinquedo que não servia mais nela. Aí eu comecei a andar dentro de casa e, depois de um tempo, comecei a frequentar a pista da Beira-mar de São Jose/SC, onde meus pais viram a necessidade de comprar um patins melhor. Aí migrei para o inline e em fevereiro de 2022 ganhei meu primeiro patins street.

Seus treinos e preparos físicos?

Atualmente treino pelo menos duas vezes por semana na pista da Beira-mar de São José/SC. Neste ano comecei a fazer ginástica artística para ajudar no meu desenvolvimento no patins. Além disso, toda sexta-feira faço Futsal na escola.

Você está trabalhando em alguma vídeo parte?

Por enquanto, não.

Uma trip que marcou sua caminhada no Roller?

A viagem para São Bernardo do Campo/SP, para participar do 2° Jogos Sul-americanos de esportes sobre rodas.

Como está sua caminhada para se profissionalizar?

Atualmente não penso nisso, pois sou muito nova. Penso apenas em patinar, me divertir e evoluir cada vez mais.

Você participa de competições?

Sim. Já participei duas vezes do Campeonato Brasileiro, participei do Campeonato Catarinense 2022 sendo campeã da etapa de Itajaí e, recentemente, participei do 2° Jogos Sulamericanos, tendo ficado em 5° lugar na categoria Júnior Street.

Você tem apoio ou patrocínio?

Tenho o apoio de meus pais. Além disso, não há nada formal, mas, vez ou outra, recebo um apoio da Go Roller, em especial do Diego Rachadel (TOCO), que me incentiva, inclusive, nos treinos.

Suas Influências no Roller?

Nicoly Machado, Diego Rachadel, Bruno Canali, Samanta Peres, Carlos Pianowski, Taís Colares, Ana Júlia, Felipe Zambardino, Fabíola da Silva, Danilo Senna, Mery Muñoz, entre outros. Além das pessoas que me patinam comigo e me inspiram, como a Nicolly Candeu, o Enzo, o Denis, a Naninha e outras feras no patins.

Viagem dos sonhos?

Futuramente, eu gostaria de um dia fazer uma trip pela Europa, conhecendo pistas, patinadoras e patinadores de vários países.

Foco em 2023?

Meu foco em 2023 é patinar bastante, me divertir muito, evoluir no esporte e participar dos campeonatos que tiver.

Para finalizar, deixe uma mensagem e seus agradecimentos...

Eu agradeço aos meus pais por todo o incentivo que me dão. Sem vocês eu nunca teria evoluído tanto. Eu também gostaria de agradecer a todos que um dia me apoiaram e incentivaram de alguma forma, especialmente a minha prima Helena que fez surgir em mim o amor pelo patins e ao Diego Rachadel que desde o primeiro dia que coloquei meu patins street no pé vem me incentivando e me ajudando a evoluir sempre e por tudo que ele faz pela evolução e divulgação do patins street. Obrigada também a vocês pelo convite e por dar esse espaço ao patins, criando essa ponte entre nosso esporte e o skate.

FLOW roller
FLOW/ROLLER FOTOGRÁFO: DIEGO RACHADEL - @DIEGORACHADEL MANOBRA: SOUL NO CANO RETO
DECCS MAGAZINE - [29]

Como foi seu início com o skate?

Meu início no Skate foi em 1998, no meu antigo bairro (na Cohab), que por sorte estava com o asfalto novinho. Era andando nas calçadas e bancos do bairro, pulando o gap da garagem pra rua. Até que evoluí um pouco mais e passei a andar no centro da cidade, onde tinha uma grande quantidade de skatistas e obstáculos mais avançados. Andávamos no meio da rua, entre os carros passando. Nessa época eu andava todo dia, quase sem dia de descanço. Logo depois vieram os campeonatos, skatetrips, filmagens etc.

Você foi um skatista que procurou se profissionalizar ou foi skate for fun?

Até os 6 anos de skate ainda era um sonho sim, não posso mentir, sonho de moleque, ainda mais nessa época que todo dia aprendia uma manobra nova. Mas as lesões junto a outras obrigações que batiam na porta acabaram me levando a ser mais for fun mesmo.

Oque voce acha da geração do skate hoje? Acho que a geração do skate de hoje tem um nível técnico muito alto, uma cena muito mais robusta mundialmente falando, muitas facilidades pra andar e filmar seu rolê que as vezes fica chato até explicar como já foi complicado no passado (só pra ter ideia em Aracruz-ES, andar de skate na rua já foi considerado crime, a polícia recolhia seu skate e te levava no camburão).

Como é o seu dia a dia no skate?

Hoje meu dia a dia no skate é pegar os obstáculos que tenho em casa (caixote e corrimão), amarrar no porta-malas do

ROMULO PETRI

38 ANOS, 24 ANOS DE SKATE, IBIRAÇU – (ES) / @NOTONLYSK8

carro e levar pra pista pra complementar o rolê. Além disso atualmente estou tocando um coletivo de skate aqui na cidade para fomentar o rolê e oficinas de skate com escola. E também curto andar na rua, tanto aqui em Ibiraçu como em Aracruz (cidade a 10km daqui).

Conte sobre uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Uma trip que me marcou muito foi pra Madrid na Espanha, a vivência do skate lá, o meio urbano todo propício para andar, tudo skatável, tantas pistas, tantas skateshops, tanta gente indo pro trabalho remando no seu carrinho, toda uma mentalidade diferente em relação ao skate, tudo isso me marcou muito. Realmente dava pra se locomover só de carrinho.

Fale de suas participações atuais em campeonatos de skate Master?

Então, eu sempre quis participar do campeonato que rola no RJ que é o Game of Velhos XV, só que no ano que consegui a idade para tal (35) começou a pandemia de COVID e acabou ficando sem evento por 2 anos, depois disso me mudei do RJ para Ibiraçu - ES, tive duas filhas e acabei não conseguindo participar de campeonatos master. Recebi alguns convites pra alguns torneios aqui do estado, mas como estou com 2 bebês pequenas ainda não rolou. Mas eu estou me preparando para participar do próximo, provavelmente em Vitória.

Como você vê o skate Master? Esta Ganhando mais potencia atualmente...

Acredito que está ganhando mais potência, mais corpo, mais exemplos. Acabou aquele mito que skate era só para

jovenzinhos. Me marcou muito minha passagem pela praça XV, onde facilmente você encontra pessoas de 50 anos andando de skate do seu lado, te inspirando. E tu com 30 se achando o velho do rolê, vê se pode?

Quais são os patrocínios que fortalecem o seu skate no dia a dia?

Atualmente não conto com nenhum tipo de patrocínio ou apoio. Estou aberto a oportunidades.

Algum assunto que não abordamos que você gostaria de comentar? Fique à vontade...

Desde que saí de Aracruz/ES morei em várias cidades, na sequência: Vitória, Natal, Rio de Janeiro, Porto Seguro e agora Ibiraçu (interior do ES). Com exceção do RJ, em todas as outras eu vivi num momento dessas cidades em que os picos estavam bem precários, sempre tentei de alguma forma colaborar para melhoria da cena local e por obra do destino após sair de cada cidade sempre acontecia algo que surgiam pistas e melhorias na cena local. E aqui estou eu novamente, tentando fazer o corre pra manter a única pista local da cidade que a associação de moradores está tentando eliminar. Mas vamos resistir, skate sobrevive!

Defina, pra você, o que é ser um skatista! E fica aberto o espaço para agradecimentos...

Ser skatista é se desafiar, conhecer seus medos, dar valor ao coletivo, é comemorar a evolução do colega ao lado, é fazer uma releitura própria do ambiente urbano, é viajar e decorar nos detalhes das calçadas da sua cidade. Gostaria de agradecer enormemente a oportunidade e também por estarem sempre fortalecendo o Skateboarding. Just Keep Pushing.

MANOBRA: BACKSIDE NOSE SLIDE

FLOW MASTER FLOW/MASTER
FOTÓGRAFO: IVO GODOY - @IVOGODOY
[30] - DECCS MAGAZINE

ANDERSON LIRA

45 ANOS, 35 ANOS DE SKATE, SANTO ANDRÉ – (SP) / @ANDERSON_RLIRA

Como foi seu início com o skate?

Eu comecei a andar de skate em 1988, comprei meu primeiro skate nas barracas que ficavam na porta da pista de skate de São Bernardo. São Bernardo é a pista onde comecei e ando até hoje.

Você foi um skatista que procurou se profissionalizar ou foi skate for fun?

Eu sempre considerei o skate como diversão, nunca tive interesse em ser atleta profissional.

Oque voce acha da geração do skate hoje?

A nova geração do skate está muito forte, hoje existem bons equipamentos, e diversas skateparks que favorecem o desenvolvimento dos novos skatistas.

Como é o seu dia a dia no skate?

Hoje eu tento conciliar o skate com o meu trabalho e outras atividades físicas. Geralmente eu ando de skate de 2 a 3 vezes por semana e sempre em skatepark.

Conte sobre uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Em 2021 eu fiz uma trip com uns amigos para Florianópolis, ficamos uma semana hospedados na HI Adventure que é uma pousada que é referência no skate de Santa Catarina. Estávamos com um grupo formado por skatistas de diversas gerações. Foi uma troca de experiências muito legal e tivemos a oportunidade de andar de skate em diversas pistas.

Fale de suas participações atuais em campeonatos de skate Master?

Durante a minha trajetória eu participei apenas de um campeonato de skate. Em 2019 eu fui prestigiar um amigo que iria participar de um campeonato em SP e incentivado pelos meus filhos acabei fazendo a minha inscrição no dia e participei do meu primeiro campeonato de bowl, competi com muitos atletas amadores e fiquei em 7º, muito feliz com o resultado.

Como você vê o skate Master? Esta Ganhando mais potencia atualmente...

Eu vejo que a geração master continua forte, a maioria dos skatistas tem outra atividade profissional o que permite ter renda para comprar bons equipamentos e a prática do skate em pistas públicas e privadas.

Quais são os patrocínios que fortalecem o seu skate no dia a dia?

Nunca tive nenhum patrocínio.

Defina, pra você, o que é ser um skatista! E fica aberto o espaço para agradecimentos...

Eu considero o skate como um estilo de vida, fiz muitas amizades que me incentivaram a ser ainda melhor e que ficam felizes com a nossa evolução. No skate a competição é individual e que nos ajuda a superar qualquer desafio tanto na vida pessoal como profissional.

FLOW MASTER FLOW/MASTER
FOTOGRÁFO: ADRIANO PAPER - @ADRIANO_PAPER MANOBRA: BOARD SLIDE
DECCS MAGAZINE - [31]

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Quando eu era criança vi uns moleques na rua andando muito já e eu nem acreditei que tinha como fazer tudo aquilo em cima do skate, daí veio a vontade de andar também!

Seus treinos e preparos físicos?

Ultimamente tenho treinado no bowl de águas, e numa sessão toda quinta-feira na mini ramp do varjão, mas surgiu um convite pra liga amadora de bowl e eu vou competir, agora o preparo ta sendo com o dobro de foco, junto com alongamentos e exercícios pra fortalecer o corpo!

Você está trabalhando em alguma vídeo parte? Sim tou junto com alguns brothers e produzindo umas imagens dês da metade de 2022, logo menos ta na rua esse trampo!!

Uma trip que marcou sua caminhada no skate? Com certeza o GCA, que pude conhecer pessoas fodas que são referência do skate nacional, e além disso o evento tinha show também e tocou planet hemp, uma das melhores trip da minha vida!!

Sua caminhada para se profissionalizar?

Agora ta vindo a oportunidade de competir no LAB e ai vou ter a oportunidade de competir com pessoas com o nível maior e ai vou absorver essa nova fase e me esforçar bastante pra profissionalizar em 2 anos!!

Você participa de competições?

Sim, todos os eventos aqui do DF eu tou lá representando, quando dá pra ir em goiania também!

Você tem apoio ou patrocínio?

Tenho um apoio da black anarchy faz 7 anos ja que eles me ajudam com shapes e umas parada pro skate, essa marca e lá do maranhão e faz questão de me ajudar mesmo de tão longe!

Influências no skate?

Minha maior influência no skate e o Grant Taylor, ja tive a honra de andar junto com ele quando ele veio pra tourne da volcom holy stokes, foi muito brabo!!

Viagem do sonho?

Califórnia pra mim e um dos maiores sonhos, e oregon também! Mas ainda tenho que conhecer muita pista aqui no brasil pra depois explorar mais ainda lá fora!

Foco em 2023?

Ter uma colocação boa na liga amadora de bowl, e terminar meu projeto da video parte de skate!

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Agradeço a deccs magazine por convidar, agradeço a Black Anarchy por ta fortalecendo, e agradeço também a alguns alunos meus principalmente a Dani ta fortalecendo muito pra eu ir competir fora do DF, salve geral!!

JOÃO PAULO

FLOW am FLOW/AM
28 ANOS, 17 ANOS DE SKATE, TAGUATINGA NORTE – (DF) / @COLESK8 FOTOGRÁFO: PEDRO KIMURA - @PEDROKIMURA MANOBRA: FS MADONNA FINGERFLIP
[32] - DECCS MAGAZINE

KEVYN COLIS

22 ANOS, 8 ANOS DE SKATE, POÁ – (SP) / @KEVYN_COLIS

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Surgiu o interesse assistindo os campeonatos na televisão, até que ganhei o jogo tony hawk pro skater onde eu aprendi os nomes das manobras e de alguns skatistas, passou alguns anos quando meu pai ganhou no jogo do bicho e comprou um skate pra mim foi onde comecei a criar gosto pelo esporte, porém não tinha muito jeito ainda, comecei a andar mesmo em 2015 quando asfaltaram a minha vila desde então peguei as manobras e fui evoluindo muito rápido.

Seus treinos e preparos físicos?

Nos meus treinos eu sempre aqueço e faço agachamentos antes do role, eu também corro de vez em quando e ja pratiquei muay thai.

Você está trabalhando em alguma vídeo parte? No momento não.

Uma trip que marcou sua caminhada no skate?

Em 2016 fui para Tupi paulista foi maneiro conhecer a pista lá e os picos. Barueri também foi marcante as diversidades dos picos e de pistas sem palavras show ...

Sua caminhada para se profissionalizar?

Tenho vontade de ser um profissional ou viver do skate de alguma forma. Estou trabalhando muito pra isso.

Você participa de competições?

Já ganhei vários campeonatos regionais, e participei do campeonato paulista 2022.

Você tem apoio ou patrocínio?

Sem apoio no momento nem patrocínio no momento.

Influências no skate?

Thiago lemos, Luan de oliveira, Bob Burnquist, Tony Hawk, Paul Rodriguez, Chad Muska, Rodney Mullen, David Gonzales.

Viagem do sonho?

Califórnia, Los Angeles, Macba, vontade de roletar pra fora do Brasil.

Foco em 2023?

Conseguir um apoio ou patrocínio, focar no meu canal de skate, voltar algumas manobras que estão na mente a algum tempo e correr campeonatos em outros estados.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Tenho a agradecer a Deus primeiramente por estar evoluindo no skate , agradecer a minha família que me apoia e agradeço a Decss Magazine pela oportunidade de participar dessa edição.

FLOW AM FLOW/AM
FOTÓGRAFO: VICTOR TRAJANO - @VICTORTRAJANO_ MANOBRA: OLLIE
DECCS MAGAZINE - [33]

Como se interessou pelo skate?

Eu ficava vendo os moleques daqui, dando rolê de skate, aí me interessei, pedi um pra minha mãe e ela comprou um pra mim, aí eu comecei a levar jeito e não parei mais.

Sua família te apoia?

Sim eles me apoiam muito, tipo quando eu estou precisando de peças e quando vou para campeonatos eles também me ajudam muito, e graças a Deus tenho muito apoio moral também.

Você tem patrocínio?

Por enquanto não consegui nenhum patro.

Sua correria no skate?

Então, eu fico na escola quase o dia todo saio de lá 4.10 da tarde, eu já saio da escola e vou direto para a pista fico lá até uns 10hrs.e finais de semana eu fico o dia todo treinando e evoluindo as minhas tricks.

Está filmando para alguma vídeo parte?

Não, mas eu pretendo em breve começar a gravar uma.

Conta um pouco sobre sua última Trip de skate ?

Esse último campeonato que eu fui, no aquecimento eu acabei quebrando meu shape, e eu peguei o skate do meu amigo de última hora e ainda consegui pegar uma colocação boa.

Você corre campeonatos de skate? Sim,participo do máximo que consigo ir.

Fale um pouco sobre seu foco para 2023? Vou continuar correndo atrás de um patro ,e evoluir meu rolê ,quero mostrar para a prefeitura da minha city que skate e um esporte ,tirar o preconceito deles ,quero conquistar o apoio da prefeitura para os skatistas da minha city.

Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos?

Eu agradeço primeira mente Deus, e a equipe da deccs magazine pela oportunidade, e agradeço a minha família e amigos pelo apoio.

ALEX PYEDRO

FLOW INICIANTE FLOW/INICIANTE
13 ANOS, 1 ANO DE SKATE, BANDEIRA DO SUL – (MG) / @__ALEX_SKT_ FOTOGRÁFO: ANA BEATRIZ - @ANVCAT MANOBRA: FS 50-50
[34] - DECCS MAGAZINE

PEDRO PAULO

15 ANOS, 10 ANOS DE SKATE, PRESIDENTE EPITÁCIO – (SP) / @PEDRIN_OFC7KSJ

Como se interessou pelo skate?

Me interessei, pela influência do meu pai, pois ele anda já a muito anos, meu pai sempre me leva para andar de skate fazer street, e sempre assistimos juntos vídeos de skate antigos, foi a onda peguei gosto pelo skate e comecei gravar vídeos para meu Instagram.

Sua família te apoia?

Sim, meus pais são os meus maiores incentivadores.

Você tem patrocínio?

Não ainda.

Sua correria no skate?

Minha correria no skate, ando pelo menos três vezes na semana nos finais de tarde. E no final de semana faço street que é mais a minha cara.

Está filmando para alguma vídeo parte?

Sim, tenho gravado algumas cenas no momento e logo postarei no Instagram.

Conta um pouco sobre sua última Trip de skate ?

Foi um street com meu pai gravando logo vai sair o vídeo.

Você corre campeonatos de skate?

Sim corro.

Fale um pouco sobre seu foco para 2023?

Meu foco é focar mais no skate no meu preparamento físico e nos estudos procurar evoluir o máximo.

Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos?

Agradeço a Deus em primeiro lugar por falar sobre mim na revista DECCS, e aos meus pais por estarem sempre me apoiando na cena do skate e agradeço a revista DECCS pela oportunidade. " Com skate aprendi nunca desistir sempre treinar mais e me supera e dar o meu melhor."

FLOW INICIANTE
FLOW/AMINICIANTE
FOTÓGRAFO: CHRISTIAN - @CHRISTIANKKJK MANOBRA: FLIP
DECCS MAGAZINE - [35]

Como se interessou pelo skate?

Eu vi meus amigos andado e eu fiquei com vontade de começar a andar.

Sua família te apoia?

Sim.

Você tem patrocínio?

Não, mas gostaria de ter.

Sua correria no skate?

São meus pais que me ajudam.

Está filmando para alguma vídeo parte? Ainda nenhuma.

Conta um pouco sobre sua última Trip de skate ?

Minha última trick foi um nose slide no caixote.

Você corre campeonatos de skate?

Não, mas com o tempo eu vou começar.

Fale um pouco sobre seu foco para 2023?

Meu foco para 2023 e participar de vários campeonatos e aprender novas manobras.

Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos?

Quero agradecer meu pais e amigos que me apoiarão para eu estar aqui e agradecer a deccs pela oportunidade.

MAURICIO SOUZA

FLOW INICIANTE FLOW/INICIANTE
13 ANOS, 1 ANO DE SKATE, BELÉM - (PARÁ) / @WAICE.SKT FOTOGRÁFO: MAURICIO COSTA - @MAURICIOCOSTA0556 MANOBRA: BS NOSE SLIDE
[36] - DECCS MAGAZINE

BRAYAN ZWANG

14

Como se interessou pelo skate?

Foi do nada, um dia qualquer estive de passagem em uma pista de skate da minha cidade e andei pela primeira vez, desde aquele dia eu comecei a acompanhar a cultura e gosto demais até hoje.

Sua família te apoia?

Boa parte da minha família gosta que eu ando de skate.

Você tem patrocínio?

Não tenho, mas pretendo ter.

Sua correria no skate?

Curto muito o skate, faço por amor, então sempre tento me divertir andando, curto fazer amizades e aprender manobras novas cada dia evoluindo mais, sou dedicado nesse esporte e todo dia estou andando.

Está filmando para alguma vídeo parte?

Ainda não.

Conta um pouco sobre sua última Trip de skate ?

Minha última trip de skate foi para Santo Amaro da Impetriz, esse dia foi muito especial pra mim pois eu corri o Catarinense de Skate, foi muito dahora essa vivência, pretendo ir mais vezes.

Você corre campeonatos de skate?

Sim, sempre que tenho oportunidade eu estou correndo campeonatos.

Fale um pouco sobre seu foco para 2023?

Meu foco para 2023 é além de qualquer coisa me divertir andando de skate, pretendo aprender mais manobras e aproveitar o máximo as oportunidades que surgirem.

Para finalizar, deixe sua mensagem e agradecimentos?

Queria agradecer a Deccs por essa oportunidade, e agradecer a todos que me apoiam, isso tudo é importante demais.

FLOW INICIANTE
ANOS, 2 ANOS DE SKATE, GUARAMIRIM – (SC) / @BRAYANZWANGG
FLOW/AMINICIANTE
FOTÓGRAFO: IGOR MARCARINI - @IGORMARCARINI MANOBRA: OLLIE
DECCS MAGAZINE - [37]
FLOW - am
[38] - DECCS MAGAZINE
SKATISTA: LUIS CHAMBAL - 21 ANOS, 7 ANOS DE SKATE, MOÇAMBIQUE, XAI-XAI (GAZA) / @7CHAMBAL
LUIS CHAMBAL

FOTÓGRAFO: ARTHUR CESTARO - @ARTHUR_CESTARO_SK8 MANOBRA: BS CROOKED

Como surgiu o interesse de ser skatista?

Surgiu após ver o Skatista Profissional Douglas Pankrage fazendo uma sessão no Parque Zilda Natel. Juntei moedas para comprar meu primeiro skate, e meses depois, o Pankrage viu minha evolução rápida e me presenteou com um skate. Então, nunca mais parei de andar.

Seus treinos e preparos físicos?

Não tenho acompanhamento profissional, porém faço diariamente exercícios para fortalecimento, corridas de 3km para melhorar meu cardio, e sessões de skate em picos diversos.

Você está trabalhando em alguma vídeo parte?

Sim. Estou trabalhando na minha primeira Vídeo Parte para ser lançada em Moçambique.

Uma trip de skate?

Ainda vou realizar minha trip dos sonhos na Europa.

Sua caminhada para se profissionalizar?

Hoje eu só quero andar de skate e curtir as vivências que ele proporciona. Vou dar o meu melhor como skatista amador e como pessoa, e deixar as conquistas virem naturalmente.

Você participa de competições?

Sim. Campeonatos de Nível Amador.

Você tem apoio ou patrocínio?

Sim. Primeiro Embalo e Da Batata Skate Shop.

Influências no skate?

Meus amigos da Sumaré Skatepark.

Viagem do sonho?

Conhecer a Espanha andando de skate.

Foco em 2023?

Fazer uma Euro Trip de Skate.

Para finalizar, deixe seus agradecimentos...

Deixo meus agradecimentos à Família Sumaré Skatepark. E a todos que torcem por mim.

DECCS MAGAZINE - [39]
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.