Revista Automotive Business - edição 22

Page 58

DIREÇÃO AUTÔNOMA

TESTES GOOGLE roda com sete carros autônomos nos Estados Unidos

EXPERIÊNCIAS: Bosch (esquerda) e Continental (direita) fazem testes avançados com carros autônomos

E

m junho deste ano, a reportagem de Automotive Business experimentou em pistas de testes da Continental e da Bosch, na Alemanha, veículos adaptados com sistemas que dirigem sem nenhuma interferência humana. No Contidrom, campo de provas da Continental em Jeversen, um Volkswagen Passat equipado com câmera estéreo e radares fez curvas abertas a 130 km/h, freou quando necessário e rodou em ziguezague entre cones que simulavam um desvio na pista. Também freou e desviou de um boneco que fazia a vez de um pedestre atravessando de repente a rua. Tudo sem que o piloto tocasse no volante, acelerador ou freio. O mesmo modelo de carro foi testado pela Continental em 2012 por 10 mil quilômetros em vias públicas do Estado de Nevada, nos Estados Unidos, onde foi aprovada legislação especial para permitir o experimento. Durante alguns percursos, entretanto, a câmera mostrou dificuldades em reconhecer pistas com faixas apagadas ou muito estreitas. “O veículo está pronto para usar novos sensores e programas de lógica para detectar cenários mais complexos”, diz Matthias Strauss, engenheiro do projeto de sistemas avançados de assistência à direção da divisão de chassis e segurança da Continental. Ainda em junho, a também alemã Bosch mostrou a jornalistas uma perua BMW Série 3 Touring com uma chamativa torre no teto. Ali foram instalados um scanner

58 $XWRPRWLYHBUSINESS

a laser e radares que monitoram um raio de 360 graus. Adicionalmente, uma câmera no para-brisa reconhece sinais de trânsito. No campo de provas da empresa em Boxberg, na Alemanha, o veículo fez curvas em rotatórias, seguiu pelas pistas e parou no semáforo vermelho, sem nenhuma interferência do motorista. O carro está sendo testado com autorização especial em estradas alemãs e também na Califórnia, Estados Unidos. A mais comentada experiência de direção autônoma já feita não é conduzida por nenhuma empresa do setor automotivo. Em 2010, o Google começou a rodar com uma frota de sete carros autônomos nos Estados Unidos, que no meio de 2013 completaram mais de 800 mil quilômetros de testes. Os veículos foram equipados com uma torre no teto (parecida com a usada pela Bosch) que abriga um sensor laser circular. As imagens colhidas servem para construir um mapa tridimensional do ambiente em volta, que é combinado com mapas de alta resolução do Google. A rota é programada em um navegador via satélite (GPS), que fornece as informações para o carro se autoguiar até o destino, desviando de obstáculos e respeitando as leis de trânsito. Em um filme provocativo, o Google mostra um de seus carros autônomos sendo usado por um cego, que senta no lugar do motorista e programa o veículo para ir de casa até o supermercado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.