2 minute read

Palavras do Comandante

O Nosso Pai Da Avia O

A que propósitos temos nos dedicado? O quanto temos sido audaciosos e persistentes com nossos projetos mais audazes? Como anda a nossa capacidade de imaginar um futuro com mais soluções em prol do progresso da humanidade? Refletindo e estudando sobre a vida, a obra e os valores de Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, percebemos o quão grandioso foi esse herói nacional. Desde a sua capacidade de sonhar até a sua perseverança em investir nas suas idealizações, tudo soa como admirável nesse mineiro de Cabangu.

Dono de uma personalidade repleta de virtudes, a figura do cientista, do aeronauta, do inventor e do visionário nos enche de orgulho e é merecedora de notáveis homenagens. Na firmeza dessa posição, a Força Aérea Brasileira (FAB), juntamente com inúmeras instituições, preparou uma sequência de atividades para honrar a memória de Alberto Santos Dumont. São publicações, reportagens, vídeos, musicais e eventos para difundir para várias gerações esse fundamental capítulo da história da aviação.

Com isso, queremos lembrar que, sem as contribuições de Santos Dumont, a ciência da aviação jamais seria a mesma. Cento e cinquenta anos depois do seu nascimento, assistimos claramente à evolução do conjunto das técnicas e atividades relativas ao transporte aéreo. A navegação aérea, por meio de aparelhos de voo mais pesados do que o ar, dá substanciosos saltos a cada ano. Como podemos observar, os modernos vetores aéreos da FAB – como as aeronaves KC-30 e KC-390 Millennium, além do caça F-39 Gripen – são exemplos dessa herança deixada pelo Pai da Aviação. Como resultado desse pioneirismo, cada vez mais a missão de Defender, Controlar e Integrar o território nacional é executada com maior capacidade operacional.

Cabe reforçar que as missões humanitárias da FAB também se dão graças aos resultados oriundos do desenvolvimento dos primeiros inventos do Patrono da Aeronáutica Brasileira. Uma marca disso são os nossos transportes diários de órgãos para transplantes que ajudam a salvar vidas nas mais diversas regiões do nosso país. Similarmente, outra ação recente importante foi o Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR 2023), ocasião em que mobilizamos o Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB em balsas para o atendimento especializado em saúde às comunidades das margens do Rio Negro, no estado do Amazonas.

O legado desse gênio brasileiro é gigantesco. Naturalmente, finalizo essas palavras ressaltando: o comprometimento com a aviação mundial e o propósito de inovação de Santos Dumont devem estar resguardados nos nossos corações e, dia após dia, no planejamento cotidiano das nossas rotas. Que os valores do nosso Pai da Aviação – como altruísmo, disciplina, coragem, dedicação, entusiasmo, entre muitos outros – sejam cada vez mais cultuados entre militares, civis, estudantes e profissionais nos mais diversos rincões do nosso Brasil.

Homenagem Da Embraer Aos

150 ANOS DE NASCIMENTO DE SANTOS DUMONT.

ANIVERSÁRIO 150 ANOS