2 minute read

Museus serão gratuitos ao domingo

Em

breve, os fins-de-semana vão passar a ser ainda mais propícios a ir a um museu

Advertisement

De acordo com o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, em entrevista à RTP3, a entrada em museus, palácios e monumentos estatais, será gratuita ao domingo e feriados.

Como refere Pedro Adão e Silva, e tal como cita o Público, “vamos fazer uma revisão da bilhética, estamos a terminar isso, que vai colocar a gratuitidade, integral [durante todo o dia], ao domingo e ao feriado para os residentes em Portugal – os portugueses e os estrangeiros que residem em Portugal. No entanto, reforça que os turistas terão de pagar o valor correspondente pela entrada nos espaços culturais, numa medida que pretende estimular a cultura junto de quem cá mora. O ministro, tal como cita o Público, acredita que “podemos, com este género de alteração, ter um efeito significativo na receita”, fazendo, também, uma “pequena revisão [do valor] da bilhética, uma coisa não muito significativa”. Atualmente, as entradas são gratuitas, apenas durante as manhãs de domingos e feriados, e ainda não se sabe de forma concreta o dia em que a medida entrará em vigor.

Arrancou o Festarte em Matosinhos com seis grupos folclóricos da Europa e América do Sul

Grupos da Hungria, Lituânia, México, Perú, Eslováquia e Sérvia recebidos esta segunda feira, dia 31 de julho

Os grupos estrangeiros convidados da 24ª edição do Festarte – Festival Internacional de Artes e Tradições Populares de Matosinhos foram recebidos esta segunda feira, no Edifício dos Paços do Concelho. Organizado pela Rancho Típico da Amorosa, com o apoio da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira e da Câmara Municipal de Matosinhos, o Festarte assume-se como um ponto de encontro e intercâmbio cultural entre tradições etnográficas, gastronómicas e culturais vindas dos quatro cantos do mundo.

Os grupos convidados este ano são “Talent”

Folk Dance Ensemble (Hungria), Folk Dance Ensemble Cerhovcan (Eslováquia), Folklore Ensemble Grandinele (Lituânia), Elenco artístico Perú Multicolor y Ballet folklorico acuarelas del Perú (Perú), Kud “Dule Milosavljevic” (Sérvia) e Compañia Folklorica Magesterial de Hidalgo (México).

A presidente da Câmara de Matosinhos deu as boas-vindas a todos os presentes, referindo os 24 anos do festival e a sua importância na “promoção da cultura, da etnografia, da nossa identidade e das tradições”. “O Festarte é a festa da música, da cor, da animação, do convívio, mas sobretudo das pessoas que conhecemos e que ficam nos nossos corações”, disse Luísa Salgueiro.

Ana Isabel Faria, presidente do Rancho Típico da Amorosa, agradeceu o apoio da autarquia a este evento ao longo dos anos. Também o presidente do CIOFF, Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Folclóricas, Alejandro Camacho Gonzaléz, elogiou o apoio da Câmara de Matosinhos “a este intercâmbio cultural”.

A receção contou ainda com a participação do vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Carlos Mouta, do vereador da

Cultura, Fernando Rocha, e do vereador do Desporto, Nuno Matos. Luísa Salgueiro visitou ainda a Mostra de Trajes e de Artesanato do certame, patente no átrio do Edifício dos Paços do Concelho até 6 de agosto, dia do encerramento do Festarte.