4 minute read

XVI Festival Zés Pereiras Desfile

Animação não faltou em S. Mamede de Infesta no primeiro fim de semana do mês de julho. A Praça da Cidadania acolheu mais um Festival Zés Pereiras, dedicado ao bombo. Organizado pela Associação Desportiva e Recreativa Águias de S. Mamede, este evento conta já com quinze edições na sua história. Fundada a 15 de outubro de 1990, a Associação Desportiva e Recreativa Águias de S. Mamede tem o seu o Grupo de Zés Pereiras, composto por aproximadamente 30 elementos.

Na edição deste ano participaram, além do grupo anfitrião, Grupo de Bombos Escola de Moledos (Paços de Ferreira), Grupo de Bombos Amigos do Rufo (Sermonde – Vila Nova de Gaia), Grupo de Bombos Santa Marta de Penaguião (Santa Marta de Penaguião), Grupo de Bombos ACEMC (Codessos – Paços de Ferreira), Os BateLatas (Peso da Régua), Grupo de Bombos S. Tiago do Sopo (Vila Nova de Cerveira) e Grupo de Bombos S. Bento de

Advertisement

Vairão (Vairão – Vila do Conde) e Hoste de S. Mamede.

O Percurso fez-se entre a Escola Básica Maria Manuela de Sá e o edifício da Junta de Freguesia de São Mamede de Infesta, onde atuaram no palco instalado na Praça da Cidadania.

Os grupos e Zés P’reiras, mostram a sua arte e uma imponente força de braços, acompanhados pelos gigantones e cabeçudos. São também eles os reis da festa, construídos de forma artesanal com pasta de papel e pintados à mão. Os gigantones, compostos por uma armação de ferro, chegam a ter quatro metros de altura e a pesar 30 quilos e, juntamente com os cabeçudos, dançam de forma desajeitada e castiça, numa simbiose perfeita.

Este Festival, que atrai cada vez mais admiradores, chega a juntar mais de 200 tocadores de bombos e várias figuras, mostrando o seu melhor em poucos minutos de atuação.

O despique termina “obrigatoriamente” em êxtase, entre tocadores de bombos e gaiteiros.

Presente esteve o Sr. Presidente Leonardo Fernandes e o vogal do executivo, Francisco Guimarães, que fizeram questão de demonstrar o seu apoio à coletividade pelo esforço de manter viva esta tradição (dos bombos) passando o testemunho para os mais novos.

O Festival Zés Pereiras envolveu, além da atuação dos grupos convidados, a realização de uma feira de artesanato e muita música popular portuguesa.

WaterSlide Summer regressa a São Mamede de Infesta

O WaterSlide Summer é o evento de verão que transforma as cidades numa espécie de parque aquático na rua com música e diversão.

Depois da animada e molhada edição passada em 2022, o WaterSlide Matosinhos está de regresso, para a sua terceira edição, no segundo fim de semana de agosto, nos dias 12 e 13, iniciativa proporcionada pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, de forma a assinalar o Dia Internacional da Juventude.

Um escorrega gigante, que delicia miúdos e graúdos, estará instalado na descida entre a Rotunda das Laranjeiras e a Rotunda Henrique Bravo, em São Mamede de Infesta, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h30 às 19h00.

A iniciativa contará ainda com duas pistas para deslizar com a família e os amigos, piscina para crianças e insufláveis gigantes. Haverá ainda uma Fun Zone, animação com DJ.

A entrada é gratuita, mas carece de utilização de boia.

Para escorregar não é preciso saber nadar, já que a zona de chegada tem menos de 50cm de água.

Estão todos convidados para um fim de semana de brincadeira aquática!

22º Aniversário da Elevação a Cidade de São Mamede de Infesta

As celebrações do 22º Aniversário da elevação de São Mamede de Infesta a Cidade, um dia de máxima importância para o nosso Concelho, consistiram numa pequena programação que decorreu ao longo do dia, 12 de julho de 2023, proporcionada pela União das Freguesias.

Após o hastear das bandeiras na Junta de Freguesia de São Mamede de Infesta, da parte da manhã, seguiu-se pelas 21h30, na Praça da Cidadania em São Mamede de Infesta um espetáculo musical dos grupos corais, Orfeão de Infesta do Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta, da Universidade Sénior Ser+ e do Grupo

Coral da Senhora da Hora.

Na plateia, estiveram presentes, o Presidente da Assembleia de Freguesia, Valentim Campos, o Presidente da União das Freguesias, Leonardo Fernandes, o Secretário Vitor Fitas Preto, a Tesoureira Marta Luísa Dias acompanhado de membros do executivo, Francisco Guimarães, Álvaro Guimarães, Luísa Barbosa, Luisa Miguel, Bruno Filipe Monteiro Pereira, Vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, para além de vários membros da Assembleia de Freguesia e Municipal bem como Coletividades da União.

Bernardino Costa

Ortig O Cuve Bruto Espumante 2016

Caros leitores e enófilos, certamente que quando ouvem a palavra Champagne/ Champanhe, a perceção que temos é que estamos a falar dos famosos espumantes franceses, logo, preço e qualidade elevados. Pois bem, como só os espumantes produzidos da região de Champagne, podem ser comercializados com esse epiteto, tal qual o caso do vinho do Porto. Espumantes de qualidade semelhante ou superior produzem-se em qualquer região do mundo, e a preços bem mais apeticiveis. Desde a Russia, Austrália, EUA, Argentina, Nova-Zelândia, Espanha, Portugal, etc,etc. Posto isto este mês a nossa sugestão de baco é o Quinta do Ortigão Cuvée 2016. Produzido pela Quinta do Ortigão, talvez o produtor mais antigo de espumantes do país, na região Bairrada/Anadia. Este produtor presenteia-nos com um belíssimo vinho espumante. Produzido pelo método clássico e que nasce da mistura das castas Baga, Arinto, Bical e Chardonnay, apresenta-se com bolha é fina e persistente. Bem característico e demostrativo dos espumantes de qualidade acima de média.

Ortigão Cuveé Bruto Espumante 2016

Região: Bairrada

Castas: Baga, Arinto, Bical e Chardonnay

Vol. Alcoólico: 12,5%

P.V.P: 17,00€ (Aprox.)

Enólogo: Arminda Ferreira

Produtor: Quinta do Ortigão

Notas de prova:

De cor amarela definido. Muito bem no aroma, com notas vegetais e a frutos cítricos. Na boca revela-se macio, bolha fina, crocante, acidez no ponto, equilibrado entre as notas frescas a fruto e as mais complexas a tosta e brioche. Um conjunto de sensações muito harmonioso, agradável e cativante. Um vinho bastante consensual e versátil à mesa, pese embora o prefira como aperitivo.

Até breve com outro vinho.

Bernardino Costa bernascosta@hotmail.com – 966929982