1 minute read

Comboio de alta velocidade liga Porto a Madrid em menos de 3h

Ainda parece mentira, mas é verdade. Porto-Madrid poderá, em breve, ser feito em menos de três horas, através de um comboio de alta velocidade

Num projeto altamente satisfatório para a zona Norte do país, algumas das principais personalidades da região reuniram-se, na passada segunda-feira, dia 6 de julho, nos Paços do Concelho, no Porto.

Advertisement

Para o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a vontade em realizar o projeto em questão já vem de trás. Desde 2001 que o próprio se assume como “grande defensor de uma maior colaboração económica, social, cultural com Espanha, sem os receios antigos”, tal como cita o portal de notícias oficial do município.

Num projeto em que o enfoque incide no ponto de partida (Porto) e no ponto de chegada (Madrid), Rui Moreira lembra que é preciso não esquecer as zonas menos centralizadas e procurar, ao mesmo tempo, “reequilibrar o transporte em toda a região Norte”.

Na abertura dos trabalhos, as perspetivas são altamente positivas. Para o presidente da Associação Vale d’Ouro, Luís Almeida, este passo desmistifica as ideias de quem achava “que era impossível que o comboio voltasse para lá do Marão”. Antes pelo contrário, Luís Almeida, e tal como cita o portal de notícias da Câmara do Porto, mostra-se entusiasmado pelo facto do comboio poder “voltar a apitar para lá dos montes”, contribuindo assim de forma evidente “para o desenvolvimento do Norte”.

No que toca a velocidades, espera-se um modelo de tráfego misto: 250 km/h para passageiros e 120 km/h para mercadorias, onde se integram as linhas de alta velocidade Porto/Vigo (Aeroporto Francisco Sá Carneiro) e Madrid/Galiza (Zamora), assim como as linhas do Douro e Minho.

Dessa forma, em breve poderá também viajar do Porto para Vila Real ou Bragança, em cerca de 43 minutos. Numa grande obra para a região Norte, num futuro próximo, poderá ir da Invicta até Madrid em apenas 2h45.