2015-07-21 - Palavra do Memorial do Judiciário n. 110

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 110 /07/2015

AGENDA

Caminhos da Matriz neste sábado O Memorial do Judiciário estará aberto no próximo sábado a tarde (25/7) para visitas guiadas e atividades culturais do projeto Caminhos da Matriz. A iniciativa tem como objetivo aproximar a população dos patrimônios históricos e culturais de Porto Alegre, por meio de visitas aos prédios históricos que ficam ao redor da Praça da Matriz. Neste dia serão realizados passeios a três prédios. O Arquivo Público, fundado em 1906 que guarda os documentos produzidos no Estado, oriundos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de Registro Civil e Tabelionatos. O Memorial do Judiciário, que fica no Palácio da Justiça e tem o dever de resgatar e preservar a memória da Justiça gaúcha. E o Palácio Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A visita inicia às 14h e têm a duração de três horas. Ela é gratuita e não necessita de agendamento prévio. Mais informações. Em caso de chuva, a atividade será cancelada.

ACONTECEU FORMANDO GERAÇÕES O Memorial do Judiciário continua a receber estudantes para as atividades educativas dentro do Projeto Formando Gerações. Na segundafeira (13), alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti situada em Gravataí, Grande Porto Alegre.


Os alunos do Ensino Médio receberam noções sobre o funcionamento do Poder Judiciário e os princípios básicos da convivência pacífica em sociedade. Na foto, a servidora Sabrina Lindemann, da equipe do Memorial, conversa com os adolescentes sobre justiça e como funciona os tribunais brasileiros. Não há mais datas para visitações em 2015, acontecendo duas por semana. Mais detalhes na página do Memorial.

DESTAQUE DO ACERVO Máquina de Calcular Facit Máquina de calcular FACIT em ferro na cor gelo com teclado em plástico preto. Na parte inferior apresenta numeração de algarismos arábicos na cor branca com três teclas e visor em plástico. Apresenta também três alavancas metálicas, sendo uma na lateral esquerda e duas à direita da máquina. Foi utilizada na comarca de Vacaria até fins da década de 1960, em serviços cartoriais.

DICA DE LEITURA Melancia, de Marian Keyes Esta comédia romântica conta fatos da vida de Claire, uma mulher de 29 anos com uma filha recém nascida e que acabou de receber uma confissão de seu marido, ele tinha um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada. O livro está disponível para Magistrados, Servidores e Estagiários do Judiciário gaúcho para empréstimo no Banco de Livros. A lista das publicações encontra-se na coluna Destaque da Intranet do TJ.

FATOS DO TEMPO 22 de julho de 1897 – Data de falecimento do Desembargador José de Almeida Martins Costa, em Porto Alegre. O Desembargador foi o 4° Presidente do Tribunal da Relação (Atual Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul).

EXPEDIENTE PALAVRA DO MEMORIAL Nº 110 /07/2015 EMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis - Assistente Administrativa: Mary da Rocha Biancamano - Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade - Equipe: João Batista Santafé Aguiar, Roberto Medeiros Soares, Sabrina Lindemann e Vera Maria de Freitas Barcellos Estagiários: Adrieny Couto, Fernanda Feltes, Jéssica Ramos, Márcio Dias da Silveira, Maritsa Gonçalves e Paula Rafaina Martini Severo.


CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualizese via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para

“inclusão em mailing do Memorial". Pede-se que visitas de grupos à Exposição ´Propriedade, Registro e Caminho´ sejam agendadas previamente.

MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.