Palavra do Memorial do Judiciário - nº 148

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 148 23 de Abril de 2018 ACONTECEU Programa Formando Gerações

O Programa Formando Gerações envolve atividades de caráter cultural, pedagógico e lúdico voltadas ao público escolar infantojuvenil das redes de ensino pública e privada do Rio Grande do Sul. Contribui para que os alunos compreendam conceitos fundamentais sobre justiça, cidadania e direitos e deveres.

Com o início do período letivo em março, onze turmas já participaram das ações do programa, contemplando 236 alunos. No dia 16 de abril, o Formando Gerações recebeu alunos do 3° ano do Ensino Médio do Colégio La Salle São João, que vivenciaram a simulação de um Tribunal do Júri, com as atribuições de acusação, defesa, jurados, juiz e repórteres. Inscrições Com a grande procura, as inscrições para o primeiro semestre já foram encerradas. Os interessados em participar no segundo semestre deverão ficar atentos à reabertura das inscrições, a partir do dia 1° de junho, e encaminhar e-mail para memorial@tjrs.jus.br.

Visita Guiada de turma de Arquitetura

Guiados pelo arquiteto Roberto Medeiros Soares, da equipe do Memorial do Judiciário, uma turma de estudantes do curso de Arquitetura da UNISINOS conheceu os sete andares do prédio e puderam analisar as diversas características que fazem do Palácio da Justiça uma das maiores referências da arquitetura modernista do Rio Grande do Sul.

Ao final da visita, os futuros arquitetos se reuniram no auditório do Memorial do Judiciário, momento em que Roberto respondeu a perguntas. Os estudantes puderam conhecer o dia a dia dos servidores do Palácio e fazer diversos questionamentos sobre, por exemplo, projetos de acessibilidade, de iluminação e de climatização dos ambientes. Os grupos interessados na atividade podem marcar visitas, bastando combinar datas com a Equipe do Memorial via e-mail memorial@tjrs.jus.br ou contato telefônico (51) 3210-7176.


Visitas guiadas às exposições no Palácio da Justiça

O Memorial do Judiciário agenda visitas de grupos que querem conhecer as exposições instaladas no Palácio da Justiça. Entre em contato via e-mail – memorial@tjrs.jus.br.

– Minhas Memórias, Nossa História, promove a reflexão sobre as mudanças socioculturais, legais e jurídicas do conceito de família ao longo dos últimos dois séculos, contando a história da formação das famílias no Rio Grande do Sul e no Brasil. No ano de 2018, a exposição recebeu, até o dia 19/04, 109 visitantes entre público espontâneo e agendamentos. – Casando em um Palácio, sobre a utilização histórica da Galeria dos Casamentos. Contempla o anteprojeto do Palácio da Justiça e sua respectiva sala para casamentos; o período em que o espaço foi dividido pela “ocupação desordenada”; o projeto e processo de restauro do prédio e a reocupação da Galeria e retomada de sua função original de espaço destinado para a comunidade, sob administração do Memorial do Judiciário. – As Sedes do Tribunal, permanentemente instalada no térreo do Palácio da Justiça, traça a cronologia dos edifícios ocupados pelo Tribunal de Justiça em Porto Alegre, contando, paralelamente, a história da Cidade.

AGENDA Seguem abertas as inscrições para o Casamento Coletivo

O Memorial do Judiciário realizará, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e o Cartório de Registro Civil da 1ª Zona, a 15ª edição do Casamento Coletivo. O evento, que é gratuito e voltado à população vulnerável economicamente, com renda de até 03 (três) salários mínimos, ocorrerá na Galeria dos Casamentos do Palácio da Justiça no dia 14 de junho, às 16h.

As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, diretamente no Memorial. Mas fique atento: o prazo para inscrição é até 18 de maio e as vagas, exclusivas para residentes em Porto Alegre, são limitadas! No ato da inscrição, é preciso apresentar a carteira de identidade, com dados de casamento ou nascimento, comprovante de residência e, se viúvo, é necessário apresentar também cópia da certidão de óbito do cônjuge anterior. Venha se inscrever!


DESTAQUE DO ACERVO Material transferido para o Memorial Urna de madeira para sorteio de jurados de cor escura com tampa localizada na parte superior do objeto. Na parte inferior há uma placa verde com a inscrição “JURADOS SUPLENTES” em branco. Foi adquirida em 22 de junho de 1981 para a 1ª Vara do Júri, conforme informação prestada pelo Departamento de Material de Patrimônio. Procedente da Comarca de Frederico Westphalen/RS, integra o acervo tridimensional do Memorial do Judiciário do RS desde dezembro de 2008.

FOTOGRAFIA É HISTÓRIA

Registro fotográfico, datado de 07 de outubro de 1988, da solenidade de lançamento da pedra fundamental do anexo do Foro de Pelotas. O local de registro da fotografia foi a Rua Sete de setembro, n° 200, esquina com a Rua Félix da Cunha.


DICA DE LEITURA – BANCO DE LIVROS FOI ASSIM, de Lupicínio Rodrigues

Neste livro, o músico e cronista Lupicínio Rodrigues conta as histórias de suas músicas, resgatando uma faceta quase desconhecida do imortal compositor gaúcho: o cronista de jornal. Entre fevereiro de 1963 e fevereiro de 1964, Lupicínio escrevia semanalmente no jornal “Última Hora”, de Porto Alegre. Neste espaço, ele geralmente comentava suas músicas, contando aos seus leitores as origens de composições imortais como “Volta”, “Se acaso você chegasse”, “Vingança”, “Foi assim”, “Brasa”, o hino do Grêmio, entre tantas outras.

“Foi Assim” é um documento precioso, onde histórias e circunstâncias fundamentais para a compreensão da obra e do autor são reveladas pelo próprio Lupicínio. Num texto simples e poético, o imortal Lupi deixou para a posteridade um registro definitivo de sua história pessoal, de suas músicas, da cidade de Porto Alegre no início dos anos 60 e da própria Música Popular Brasileira.

FATOS DO TEMPO Em 19 de abril de 2001- Justiça Gaúcha investe na ressocialização de apenados. Fonte: (Diário da Justiça Ano VIII, Nº2. 091, quinta-feira, 19 de abril de 2001- Página Central). Em 19 de abril de 2004- FIRMADO DOCUMENTO INÉDITO EM SOLIEDARIEDADE AO ESTADO - O Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e o Tribunal de Contas entregaram na manhã do dia 14/4 ao Governador do Estado, um Protocolo de Intenções, em que manifestam solidariedade às dificuldades financeiras enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, anunciando medidas de contenção de despesas. Fonte: (Diário da Justiça, Ano XI Nº 2.838, segunda-feira, 19 de abril de 2004Página Central).

PALAVRA DO MEMORIAL nº 148 – 23 DE ABRL DE 2018 Memorial do Judiciário do RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade Assistente Administrativa: Sabrina Lindemann Equipe técnica: Antônio Augusto Boaria da Silva e Roberto Medeiros Soares; Estagiários: Gustavo Mor Malossi, Gustavo Sá Oliveira, Juliana Souza Horta, Rodrigo Martin Branco e Rossana Klippel de Souza Jose. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial”.

MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET

Caso não queira mais receber o Palavra do Memorial, avise o Memorial clicando aqui. Avise-nos também se você receber mais de um e-mail com o Palavra, Informando, no texto, quantas mensagens com o mesmo conteúdo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.