2016-01-28 - Palavra do Memorial do Judiciário do RS n. 118

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 118 28/01/2016

O que o Memorial fez em 2015 ! Com ambientes de museu, biblioteca, arquivos documental e objetal, o Memorial do Judiciário do RS tem por função aproximar a população da história da justiça gaúcha. Esta edição do Palavra do Memorial, a primeira de 2016, traz as principais atividades realizadas em 2015.

Formando Gerações O Programa Formando Gerações recebeu em 2015, a visita de 44 turmas de escolas dos ensinos fundamental e médio da Região Metropolitana de Porto Alegre, totalizando o atendimento a 1.009 alunos das redes pública e privada, alcançando 9.684 crianças e adolescentes que participaram do Projeto desde 2004. Com o auxílio de servidores do TJRS e intérpretes de LIBRAS, o Memorial recebeu uma turma de surdos do Colégio Especial Concórdia, ampliando o trabalho de acessibilidade do Formando Gerações;


- Em 10 de dezembro, aconteceu a 7ª Edição do Prêmio FALA, Formando Adolescentes na Luta Antiviolência. Criado em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça como uma extensão ao Formando Gerações, a iniciativa visa premiar alunos e escolas participantes do Formando. Na premiação, 16 microcomputadores foram entregues para as instituições e estudantes de ensinos fundamental e médio. Os trabalhos foram escritos em quatro categorias: artes plásticas, literatura, música e audiovisual.

InFormando - O InFormando, informativo idealizado pelo Memorial que tem como objetivo a visibilidade do Projeto Formando Gerações, chegou a sua 19ª edição. Foram impressas e distribuídas 2.500 cópias para escolas públicas e privadas do Estado. Realizadas também, 16 edições do Palavra do Memorial, noticiário eletrônico e quinzenal que divulga atividades, projetos, eventos e divulgação do acervo documental e museológico do Memorial.

Visitações - Foram realizadas quatro visitas guiadas a estudantes de arquitetura ao Museu, estendidas ao Palácio da Justiça; Deu-se continuidade à participação do Memorial no Projeto “Caminhos da Matriz”, recebendo visitantes em três visitas guiadas, realizadas no último sábado dos meses de maio, julho e novembro; - O Memorial recebeu outras quatro visitas guiadas com turmas de estudantes dos ensinos fundamental e médio, esclarecendo e informando sobre Justiça, Direitos, Deveres e Cidadania.


Exposições - Ao longo do ano, foram desenvolvidas três exposições para o Espaço Donato João Sehnem. No primeiro semestre, as mostras “História do Poder Judiciário do RS: da Colônia aos tempos atuais” e “O Judiciário e a Sustentabilidade” ficaram expostas no Memorial. No segundo semestre, a exposição “Propriedade, Registro e Caminhos”, que continua em exposição até fevereiro de 2016, foi desenvolvida a partir de convênio firmado com o Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Zona da Capital em comemoração aos 150 anos do Registro de Imóveis de Porto Alegre; - Em paralelo à 2ª semana da Justiça pela Paz em Casa, a Galeria dos Casamentos sediou a exposição “Até que a morte nos separe”, da artista plástica Graça Craidy baseada em cenas reais de feminicídios; - No mês de outubro, inaugurou-se o Memorial dos Juízes-Corregedores do Estado.

Feira do Livro - O Memorial coordenou a participação do Poder Judiciário na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. A Troca Espontânea propiciou o recebimento de 890 obras com destinação para bibliotecas de escolas públicas e presídios. Foram distribuídos 1.665 exemplares de obras produzidas pelo Poder Judiciário do RS; - Ocorreu o lançamento da Revista Justiça e História, vol.12 nº 23 e 24, com artigos na área do Direito e da História. O Tribunal de Justiça também promoveu os Painéis “Violência e Abandono: o que fazer pela infância?” e “Mediação e os desafios do Novo Código de Processo Civil e da Lei de Mediação”.


Galeria dos Casamentos - Dois Casamentos Coletivos foram realizados em 2015 em uma parceria do Memorial com a Corregedoria Geral da Justiça e com o Cartório Calixto. As cerimônias aconteceram em junho e outubro, ao todo, 42 casais formalizaram união; A Galeria dos Casamentos também foi palco do projeto Direito e Música – Terça Lírica no Palácio, que realizou ao longo do ano seis resumos de óperas de autores reconhecidos mundialmente.

Pesquisa - Foram atendidas 50 solicitações de pesquisas sobre a trajetória de Magistrados, processos impactantes, história das Comarcas, estrutura do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul e processos judiciais. Restauração e digitalização - 78 volumes de autos digitalizados e disponibilizados para pesquisa em meio digital, como forma de facilitar a pesquisa e objetivando a preservação dos documentos originais; - Seis volumes do processo do caso Mãos Amarradas foram restaurados. Transferências e doações - O Memorial recebeu 88 livros transferidos da 5ª Vara Criminal do Foro Central de Porto Alegre, sete volumes de autos da Comarca de Santo Antônio da Patrulha e cinco caixas com documentos produzidos pela Central de Atendimento Psicossocial e Multidisciplinar (CAPM) de Porto Alegre; - Diversos documentos da família do Magistrado Cesar Dias foram recebidos em doação.


Higienização e catalogação - Higienização de 274 volumes de autos e livros; - Cadastramento de 626 volumes de documentos de guarda permanente do Memorial; - Catalogados e indexados 310 títulos de livros, artigos e periódicos. Paralelamente, deu-se continuidade ao sistema de permuta de obras do Memorial com bibliotecas de Instituições do Brasil, América e Europa; - Foi dado prosseguimento na sistemática organização e manutenção do banco de troca de livros, que teve boa adesão por parte do público interno; - Organizadas e acondicionadas 419 fotografias e 120 digitalizadas para catalogação.

EXPEDIENTE PALAVRA DO MEMORIAL Nº 118 28/01/2016

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis - Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade - Equipe: João Batista Santafé Aguiar, Roberto Medeiros Soares, Sabrina Lindemann e Vera Maria de Freitas Barcellos Estagiários: Adrieny Couto, Giovanna do Amaral, Jéssica Ramos, Márcio Dias da Silveira e Paula Rafaina Martini Severo. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial". Pedese que visitas de grupos à Exposição ´Propriedade, Registro e Caminhos´ sejam agendadas previamente.

MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.