2015-11-20 - Palavra do Memorial do Judiciário

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 117 20/11/2015

AGENDA

Caminhos da Matriz acontece no sábado, 28/11 No sábado, 28/11, ocorrerá o projeto Os Caminhos da Matriz, que realiza visitas guiadas a prédios históricos localizados no entorno da Praça da Matriz. A iniciativa busca aproxim ar a população do patrim ônio histórico e cultural de Porto Alegre. Esse será o últim o Caminhos da Matriz de 2015 e os locais visitados serão o Palácio Piratini, sede do Governo Estadual, o Arquivo Público , que conserva e cuida do acervo de docum entos produzidos no Estado oriundos do P oderes E xecutivo, Legislativo e Judiciário e o M emorial do Judiciário , localizado no Palácio da Justiça e tem a m issão de resgatar e preservar a m em ória da Justiça gaúcha por m eio de biblioteca, m useu, arquivo e núcleo de pesquisa nas áreas de História, Direito e Justiça. No Mem orial, o público visitará a Exposição Propriedade Registro e Caminhos, que conta a história dos 150 anos do 1º Cartório de Registro de Im óveis de Porto Alegre, além de outros espaços com o a Galeria dos Casam entos - local utilizado para realização de casam entos coletivos - detalhes da arquitetura m odernista que o Palácio apresenta.


O Caminhos da Matriz terá início às 14h junto ao Monum ento a Julio de Castilhos, na praça. Tem duração de três horas. Para m ais inform ações e-m ail m em orial@ tjrs.jus.br ou ligue (51) 3210-7176.

ACONTECEU 11º CASAMENTO COLETIVO É REALIZADO NO PALÁCIO Na

quinta-feira,

29/10 ,

foi

prom ovido , na Galeria dos Casam entos do Palácio da Justiça, Centro Histórico de Porto Alegre, o 11º Casam ento Coletivo com 19 casais. Os atos foram presididos pelo Juiz de Paz Raul Dias. Cada noiva recebeu um buquê confeccionado pela equipe do Mem orial. As m úsicas foram interpretadas pela soprano Luciana Kiefer e pelo pianista Rodolfo W ulfhorst, que abrilhantaram a cerim ônia. O Casam ento Coletivo é realizado um a vez por sem estre em prom oção do M emorial do Judiciário, Corregedoria-Geral da Justiça e Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª. Zona de Porto Alegre.

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO NA FEIRA DO LIVRO A equipe do M em orial do Judiciário esteve presente 61ª Feira do Livro de Porto Alegre no estande do Tribunal de Justiça do Estado. De 31/10 a 15/11, foram distribuídos livros publicados pelo Mem orial e outros setores do TJ. O Mem orial recebeu centenas de livros em doações que serão repassados a bibliotecas de escolas e de presídios. Outras realizações na Feira foram os Painéis organizados pelo M em orial no Santander Cultural. Em 04/11 o tem a foi “A Violência e o Abandono:


o que fazer pela Infância?” com a participação do Desem bargador José Antonio Daltoé Cezar, que falou sobre o depoim ento especial, e a Assistente Social Angelita Rebelo de Cam argo, da Corregedoria-Geral da Justiça, que discorreu sobre adoção. Em 10/11, o painel teve com o título “Mediação e os desafios do novo Código de Processo Civil e da Lei de Mediação”, com a Desem bargadora Genacéia da Silva Alberton, da Advogada e Professora Cláudia Gay Barbedo e do Advogado e Professor Conrado Paulino da Rosa. Em 11/11, no Mem orial do Rio Grande do Sul, ocorreu o lançam ento do vol. 12, n. 23 e 24 da Revista Justiça & História, com a participação dos articulistas Desem bargadora Elaine Harzheim Macedo, Michelli Linhares de Bastos, Paola Roos Braus e Eduardo Ubaldo Barbosa, e do Desem bargador Marco Aurélio dos Santos Cam inha, cuja entrevista ao Program a de História Oral do Mem orial encontra-se na edição. M ais in fo rm a ç õ e s sobre o M em orial na Feira do Livro: http://m em orialnafeiradolivro.wordpress.com

DESTAQUE DO ACERVO Comarca de Santo Antônio da Patrulha transfere acervo para o M emorial Em 05/11, a Direção do Foro da Com arca de Santo Antônio da Patrulha transferiu para o M em orial do Judiciário um a série de docum entos datados de 1923 a 1941. Dentre os docum entos , encontra-se o Livro de Rol de Culpados nº 03, aberto em 31/01/1928, onde constam as inform ações do réu, a sentença e a pena aplicada. Tam bém um a Portaria do Juízo Distrital da Sede de 1932 a respeito da intim ação de um tutor de m enores para se apresentar a Justiça e um pedido de licença-interesse de 1931. O acervo será cadastrado e passará pelo processo de higienização para depois ser disponibilizado para pesquisa.


DICA DE LEITURA

São Bernardo, de Graciliano Ramos São Bernardo foi o rom ance que projetou Graciliano Ram os com o um dos m aiores escritores brasileiros. Num a língua despojada conta a história de Paulo Honório que, passando por cim a de tudo e de todos, se transform a num grande fazendeiro do interior alagoano. Os conflitos do personagem , a sua am bição, o seu desespero final quando se encontra só, sem am or e sem am igos, têm a força de um a tragédia rural brasileira. O livro está disponível para M agistrados, Servidores e Estagiários do Judiciário gaúcho para em préstim o no Banco de Livros. A lista das publicações encontra-se na coluna Destaque da Intranet do TJ.

FATOS DO TEMPO

- 10 de novembro de 1890 - Tom ou posse com o Desem bargador o Dr. Herm ínio Francisco do Espírito Santo. - 6 de novem bro de 1872 - Foi nom eado o 1º Presidente da Relação de Porto Alegre, por decreto, o Dr. João Batista Gonçalves Cam pos. O Tribunal da Relação foi instalado apenas em 3/2/1874.


EXPEDIENTE PALAVRA DO MEMORIAL Nº 117 20/11/2015

M EM ORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desem bargador José Carlos Teixeira G iorgis - Assistente Adm inistrativa: Mary da Rocha Biancam ano - Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade - Equipe: João Batista Santafé Aguiar, Roberto Medeiros Soares, Sabrina Lindem ann e Vera Maria de Freitas Barcellos - Estagiários: Adrieny Couto, Giovanna do Am aral, Jéssica Ram os, Márcio Dias da Silveira, Maritsa Gonçalves e Paula Rafaina Martini Severo. CONTATOS - Visite o Mem orial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso m ailing, m ande solicitação para “inclusão em m ailing do Mem orial". Pedese que visitas de grupos à Exposição ´Propriedade, Registro e Cam inhos´ sejam agendadas previam ente.

MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.