Palavra do Memorial do Judiciário - nº 154

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 154 05 de Novembro de 2018 ACONTECEU Realizada 16ª edição do Casamento Coletivo no Palácio da Justiça

Iniciativa do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais da 1ª Zona de Porto Alegre, o Casamento Coletivo, em sua 16ª edição, contou com 21 casais, que celebraram a união junto a familiares, amigos, servidores e estagiários. A cerimônia aconteceu na tarde de 27 de setembro.

Inscrições para a 17ª edição Os interessados em participar da próxima edição do Casamento Coletivo, prevista para o primeiro semestre de 2019, deverão ficar atentos aos prazos a serem oportunamente divulgados e procurar a Equipe do Memorial. A mera inscrição no Memorial do Judiciário NÃO garante a participação na cerimônia, já que há diversos trâmites que precisam de tempo para serem satisfatoriamente cumpridos.


L’Enfant Prodigue levada ao Foro Regional do Sarandi através da Terça Lírica

Na terça-feira, dia 02 de outubro, foi a vez do Foro Regional do Sarandi receber mais uma edição da Terça Lírica. Ciclo de óperas promovido desde 2013 pelo Memorial, a Terça Lírica já apresentou 12 diferentes óbras ao longo desses anos, em sessões que acontecem nos diversos prédios do Poder Judiciário na cidade de Porto Alegre.

L’Enfant Prodigue foi uma das primeiras grandes obras de Claude Debussy, compositor francês falecido há exatos 100 anos. A obra narra a história do filho pródigo, retirada de uma parábola bíblica. Lia (mãe) lamenta a ausência de Azäel (filho), que deixou sua casa para percorrer o mundo. Siméon (pai) está cansado de seu pensamento fixo no filho. Após a dança, Azäel retorna e se encontra alegremente com sua mãe. Ele pede a Siméon que perdoe o filho e o acolha, finalizando com uma festa de celebração e cantando louvores a Deus.

Formando Gerações especial com temática de violência contra idosos

O Programa Formando Gerações envolve atividades de caráter cultural, pedagógico e lúdico voltadas ao público escolar infantojuvenil das redes de ensino pública e privada do Rio Grande do Sul. Contribui para que os alunos compreendam conceitos fundamentais sobre justiça, cidadania e direitos e deveres.

Na Semana do Idoso, o Formando Gerações realizou duas edições especiais, sendo que no dia 05 de outubro foram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vanessa Ceconet, de Sapucaia do Sul/RS que vivenciaram a experiência do Programa. Os estudantes assistiram a um teatro de bonecos que trouxe o drama vivido pela vovó Lucinha, que sofreu violência psicológica, emocional e financeira por quem deveria cuidar dela e, com base nisso, realizaram as atividades tradicionais de simulação de um Tribunal do Júri, com as atribuições de acusação, defesa, jurados, juiz e repórteres. Inscrições Não há mais vagas para participar do Programa no ano de 2018. Os interessados em participar no primeiro semestre de 2019 devem ficar atentos ao agendamento que se inicia durante o verão, na data provável de 01 de fevereiro.


Roteiro Caminhos da Matriz realizado no dia 29/09 Na tarde de sábado, dia 29/09, o Memorial do Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul esteve aberto, juntamente com o Museu Júlio de Castilhos e o Memorial do Ministério Público, para receber os visitantes do roteiro Os Caminhos da Matriz, que em 2018 apresenta três circuitos diferentes. A visitação, gratuita e dirigida ao público em geral, ocorreu das 14h às 17h, começando em frente ao Palácio da Justiça – situado na Praça da Matriz, Centro Histórico de Porto Alegre.

Várias exposições estão abertas ao público no térreo do Palácio da Justiça, onde se localiza o Memorial: -- Minhas Memórias, Nossa História, sobre as modificações legislativas no tema casamento e família; -- Casando em um Palácio, que mostra a utilização histórica da Galeria dos Casamentos -- Sedes do Tribunal, permanente, sobre os edifícios ocupados pela Justiça em Porto Alegre, contando, paralelamente, a própria história da cidade. O Memorial foi o terceiro ponto visitado pelo grupo, encerrando as atividades do dia.

Memorial do Judiciário presente na Feira do Livro

A equipe do Memorial do Judiciário, como ocorre desde 2011, está presente em mais uma edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que em 2018 já está acontecendo desde o dia 1° e se estenderá até o próximo dia 18, domingo.


Dentre as atividades desempenhadas pela equipe, está a distribuição de material didático para crianças que comparecerem ao estande do Memorial. Além disso, os visitantes podem fazer consulta processual junto à equipe do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, com quem o Memorial divide o estande, e é estimulada a troca consciente de livros, através da qual o visitante pode fazer doação de livros de literatura a serem posteriormente encaminhados para escolas da rede pública e presídios levando, consigo, alguma das publicações do Tribunal de Justiça disponíveis. Durante os dias do evento, as atividades do Memorial são apresentadas à comunidade, que é estimulada a participar, por exemplo, do Programa Formando Gerações e a visitar as diversas exposições em andamento. E atenção para duas datas importantes desse período: no dia 09/11, às 14h, o estande contará com a participação da Juíza-Corregedora Nara Cristina Neumann Cano Saraiva. A magistrada, em sua fala, abordará os direitos da infância e da juventude; e no dia 16/11, às 15h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Érico Veríssimo (localizado na Rua dos Andradas, 1223, 4° andar) ocorrerá o painel “Fake News e o comportamento digital”. Não deixe de nos visitar e participar de nossas atividades!

DESTAQUE DO ACERVO Medalhas de prata

Medalhas de prata comemorativas ao centenário do Tribunal de Justiça com a inscrição: “Centenário da Instalação do Tribunal de Justiça do RS – 03.02.1874 03.02.1974”, doadas em 15 de março de 2003 por Eleonora Braga, filha do Ex-Presidente do Tribunal de Justiça, Antonio Vilella do Amaral Braga.


FOTOGRAFIA É HISTÓRIA

Registro fotográfico, no Palácio da Justiça, das Desembargadoras Elaine Harzheim Macedo, Genacéia da Silva Alberton, Teresinha de Oliveira Silva, Elba Aparecida Nicolli Bastos, Maria Isabel de Azevedo Souza (atual 1ª Vice-Presidente do Tribunal de Justiça) e Jeanne Maria Rosa Pölking.

DICA DE LEITURA – BANCO DE LIVROS Dona Anja, de Josué Guimarães

Narrada em estilo de folhetim, de maneira fluente e poética, esta história nos leva até o mundo pitoresco e contraditório da “casa” de Dona Anja e suas encantadoras meninas, onde os figurões da cidade, entre uísques e garotas, discutem os problemas do país. O desfecho surpreendente coloca em polvorosa aquele seleto grupo de cidadãos e suas nem tão seletas companhias. O livro pode ser solicitado por Magistrados, Servidores e Estagiários do Poder Judiciário dentro do projeto Banco de Livros. A relação completa dos livros disponibilizados encontra-se na Intranet, coluna Destaques, Banco de Livros.


FATOS DO TEMPO Em 6 de outubro de 1966- Tomou posse como Desembargador o Dr. Paulo Barbosa Lessa. Fonte: (Tribunal de Justiça do RS: 125 anos de história 1874-1999/ Loiva Otero Felix, Carolina Georgiadis, Daniela Oliveira Silveira-Porto Alegre, Projeto Memória do Judiciário Gaúcho, 1999, pág.86). Em 6 de outubro de 1997- Tomaram posse como Desembargadores os seguintes Drs: Armínio José Abreu Lima da Rosa, Ari Darci Wachholz e Carlos Alberto Bencke. Fonte: (Tribunal de Justiça do RS: 125 anos de história 1874-1999/ Loiva Otero Felix, Carolina Georgiadis, Daniela Oliveira Silveira-Porto Alegre, -Projeto Memória do Judiciário Gaúcho, 1999, pág.89).

PALAVRA DO MEMORIAL nº 154 – 05 DE NOVEMBRO DE 2018 Memorial do Judiciário do RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade Assistente Administrativa: Sabrina Lindemann Equipe técnica: Antônio Augusto Boaria da Silva, Demétrio de Freitas Xavier e Roberto Medeiros Soares; Estagiários: Ewandra Paz Palskuski, Felipe Machado dos Santos, Gustavo Mor Malossi, Gustavo Sá Oliveira, Juliana Souza Horta e Rodrigo Martin Branco. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial”.

MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET

Caso não queira mais receber o Palavra do Memorial, avise o Memorial clicando aqui. Avise-nos também se você receber mais de um e-mail com o Palavra, Informando, no texto, quantas mensagens com o mesmo conteúdo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.