Palavra do Memorial do Judiciário - nº 152

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 152 20 de Julho de 2018 ACONTECEU Recorde de casais na 15ª edição do Casamento Coletivo

O Casamento Coletivo, que é uma iniciativa do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e com o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais da 1ª Zona de Porto Alegre, registrou um recorde de 32 casais na mesma cerimônia. Ocorrida na tarde do dia 28/6, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre, a 15ª edição do Casamento Coletivo reuniu noivos, familiares, amigos e servidores. O Juiz de Paz Raul Dias e a Escrevente do Cartório Isabel Ten Caten celebraram a união dos casais.

Estiveram presentes na cerimônia a Juíza-Corregedora Clarissa Costa de Lima e o Diretor do Memorial, Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis. O evento também contou com a participação da cantora lírica Candice Rybu Mascarello e do pianista Rodolfo Wulfhorst. Além disso, o noivo Iran Jorge da Silva apresentou-se junto aos artistas com violino.

Ópera-bufa Il Maestro di Musica apresentada na Terça Lírica

A Terça Lírica, promovida pelo Memorial do Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, apresentou na abertura de sua 8ª temporada a ópera-bufa Il Maestro di Musica, de Giovanni Battista Pergolesi. O evento, acompanhado por um público de dezenas de pessoas, ocorreu na noite do dia 03/07, no Palácio da Justiça.

A Terça Lírica é um ciclo de óperas promovido desde 2013 pelo Memorial. Até hoje, um repertório com 12 diferentes óperas foi encenado com sessões que acontecem nos diversos prédios do Poder Judiciário na cidade de Porto Alegre.


Roteiro Caminhos da Matriz realizado no dia 30/06

No sábado, dia 30/06, o Memorial do Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul esteve aberto, juntamente com o Museu Júlio de Castilhos e o Memorial do Ministério Público, para receber os visitantes do roteiro Os Caminhos da Matriz, que em 2018 apresenta três circuitos diferentes. A visitação, gratuita e dirigida ao público em geral, ocorreu das 14h às 17h, começando em frente ao Palácio da Justiça – situado na Praça da Matriz, Centro Histórico de Porto Alegre.

Várias exposições estão abertas ao público no térreo do Palácio da Justiça, onde se localiza o Memorial: -- Minhas Memórias, Nossa História, sobre as modificações legislativas no tema casamento e família; -- Casando em um Palácio, que mostra a utilização histórica da Galeria dos Casamentos -- Sedes do Tribunal, permanente, sobre os edifícios ocupados pela Justiça em Porto Alegre, contando, paralelamente, a própria história da cidade. O Memorial foi o terceiro ponto visitado pelo grupo, encerrando as atividades do dia.

AGENDA 16ª edição do Casamento Coletivo acontecerá no segundo semestre

O Memorial do Judiciário realizará, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e o Cartório de Registro Civil da 1ª Zona, a 16ª edição do Casamento Coletivo. O evento, que é gratuito e voltado à população vulnerável economicamente, com renda de até 03 (três) salários mínimos, ocorrerá na Galeria dos Casamentos do Palácio da Justiça no dia 27 de setembro, às 16h.

As inscrições para esta edição já estão esgotadas!


DESTAQUE DO ACERVO Gravador de rolo com fone de ouvido

Gravador AKAI-1721W Elétric. C.O. Possui moldura em madeira no padrão cerejeira e alto-falantes nas laterais. Os fones são em couro, plástico e metal bege e preto. Procedente do Departamento de Taquigrafia do Tribunal de Justiça, foi o 13º objeto a compor o acervo museológico do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, que atualmente conta com mais de 300 objetos.

FOTOGRAFIA É HISTÓRIA

Registro fotográfico, datado de 05 de junho de 1998, de visita de ministros do TST, em que aparecem os Desembargadores Cacildo Xavier, Alfredo Guilherme Englert, Élvio Schuch Pinto, Araken de Assis, Paulo Augusto Monte Lopes, Tasso Selistre, Aristides Pedroso de Albuquerque Neto, Luis Felipe Vasques de Magalhães.


DICA DE LEITURA – BANCO DE LIVROS

Por que Você Mente e Eu Acredito?, de Prem Milan Essa afirmação expressa um desejo quase universal. Dificilmente encontraremos uma pessoa que não tenha tido esse anseio em algum momento de sua vida. Nestas páginas, você verá que, inconscientemente, as pessoas acabam sabotando seus relacionamentos por causa de um equívoco: pensam que amar é agradar o tempo todo. Para evitar conflitos, elas aparentam estar alegres quando estão tristes, começam a lançar mentiras “inofensivas”, do tipo: “Se você não vai comigo à festa, não tem graça nenhuma...” Chega, porém, o momento em que toda a verdade vem à tona. O livro está disponível para Magistrados, Servidores e Estagiários do Judiciário gaúcho para empréstimo no Banco de Livros.

FATOS DO TEMPO Em 05 de julho de 1984 - o Des. Jardelino Gonçalves de Senna, ocupou no Superior Tribunal do Estado. (Atual Tribunal de Justiça), a cátedra de nº 13. Fonte: (Nequete Lenine, O-Poder Judiciário no Rio Grande do Sul, TOMO I, 2004, 2.T, pág.86). Em 09 de julho de 1935 - Por meio de permuta, foi removido para o Termo de Triunfo, Comarca de São Jerônimo, o Des. Carlos Thompson Flores - 20º Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Fonte: (Nequete Lenine, O-Poder Judiciário no Rio Grande do Sul, TOMO I, 2004, 2.T, pág.134).

PALAVRA DO MEMORIAL nº 152 – 16 DE JULHO DE 2018 Memorial do Judiciário do RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade Assistente Administrativa: Sabrina Lindemann Equipe técnica: Antônio Augusto Boaria da Silva e Roberto Medeiros Soares; Estagiários: Felipe Machado dos Santos, Gustavo Mor Malossi, Gustavo Sá Oliveira, Juliana Souza Horta e Rodrigo Martin Branco. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial”.

MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET

Caso não queira mais receber o Palavra do Memorial, avise o Memorial clicando aqui. Avise-nos também se você receber mais de um e-mail com o Palavra, Informando, no texto, quantas mensagens com o mesmo conteúdo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.