Palavra do Memorial do Judiciário - nº 146

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 146 20 de Março de 2018 AGENDA

Até que a Morte nos separe “Até que a Morte nos Separe”, com obras de autoria da artista plástica Graça Craidy, está aberta até o dia 28 de março, no saguão da entrada nova do Foro Central I.

A exposição de pinturas, que retrata a violência contra a mulher, já percorreu outros edifícios da Justiça Estadual, como o Tribunal de Contas do RS, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional – 4ª Região e o Memorial da Justiça Federal. A iniciativa integra as atividades da 10ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça, com o apoio do Memorial do Judiciário do RS.

Inscrições para o Casamento Coletivo O Memorial do Judiciário realizará, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e o Cartório de Registro Civil da 1ª Zona, a 15ª edição do Casamento Coletivo. O evento, que é gratuito e voltado à população vulnerável economicamente, com renda de até 03 (três) salários mínimos, ocorrerá na Galeria dos Casamentos do Palácio da Justiça no dia 14 de junho, às 16h.

Palavra do Memorial nº 146 – 19 de março de 2018 – Pág. 1 de 5


As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, diretamente no Memorial. Mas fique atento: o prazo para inscrição é até 18 de maio e as vagas, exclusivas para residentes em Porto Alegre, são limitadas! No ato da inscrição, é preciso apresentar a carteira de identidade, com dados de casamento ou nascimento, comprovante de residência e, se viúvo, é necessário apresentar também cópia da certidão de óbito do cônjuge anterior. Venha se inscrever!

Visitas guiadas às exposições no Palácio da Justiça

O Memorial do Judiciário agenda visitas de grupos que querem conhecer as exposições instaladas no Palácio da Justiça. Entre em contato via e-mail – memorial@tjrs.jus.br.

– Minhas Memórias, Nossa História, promove a reflexão sobre as mudanças socioculturais, legais e jurídicas do conceito de família ao longo dos últimos dois séculos, contando a história da formação das famílias no Rio Grande do Sul e no Brasil. No ano de 2018, a exposição recebeu, até o dia 15/03, 79 visitantes entre público espontâneo e agendamentos. – Casando em um Palácio, sobre a utilização histórica da Galeria dos Casamentos. Contempla o anteprojeto do Palácio da Justiça e sua respectiva sala para casamentos; o período em que o espaço foi dividido pela “ocupação desordenada”; o projeto e processo de restauro do prédio e a reocupação da Galeria e retomada de sua função original de espaço destinado para a comunidade, sob administração do Memorial do Judiciário. – As Sedes do Tribunal, permanentemente instalada no térreo do Palácio da Justiça, traça a cronologia dos edifícios ocupados pelo Tribunal de Justiça em Porto Alegre, contando, paralelamente, a história da Cidade.

ACONTECEU Projeto Formando Gerações

O Programa Formando Gerações envolve atividades de caráter cultural, pedagógico e lúdico voltadas ao público escolar infantojuvenil das redes de ensino pública e privada do Rio Grande do Sul. Contribui para que os alunos compreendam conceitos fundamentais sobre justiça, cidadania e direitos e deveres.

Com o início do período letivo em março, quatro turmas já participaram das ações do Palavra do Memorial nº 146 – 19 de março de 2018 – Pág. 2 de 5


programa, contemplando 93 alunos. No dia 13 de março, o Formando Gerações contou com uma edição especial, que recebeu alunos do Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito do IPA, que vivenciaram a simulação de um Tribunal do Júri, com as atribuições de acusação, defesa, jurados, juiz e repórteres Inscrições As inscrições para o primeiro semestre ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail memorial@tjrs.jus.br

DESTAQUE DO ACERVO Material transferido para o Memorial

O Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2018, recebeu farto material da Corregedoria-Geral da Justiça e da Comarca de Lajeado.

Dentre as publicações recebidas, destaque para as muitas edições do Boletim Informativo Mensal, desde a 1ª edição, e para os livros com as compilações de Portarias, Decisões e Pareceres da CGJ, do ano de 1972 até o de 1993, abarcando diversos temas que recaem ao Poder Judiciário. O material vai compor o acervo para pesquisas na linha de pesquisa História Administrativa do Poder Judiciário e relações de poder.

Fotografia é História

Registro fotográfico, datado de 06 de junho de 1999, da equipe do Centro de Memória do Judiciário, no Palácio da Justiça: Vinicius Pereira, Carolina Georgiadis, Loiva Otero Félix, Daniela Oliveira Silveira, Des. Nelson Oscar de Souza, Coordenador do Centro de Memória. Sr.ª Aida Conia de Souza e Elaine Sodré.

Palavra do Memorial nº 146 – 19 de março de 2018 – Pág. 3 de 5


Mediante a Portaria nº 01/2002, assinada pelo Presidente, Desembargador Luiz Felipe Vasques de Magalhães, em 09 de janeiro de 2002, o Centro transformou-se em Memorial do Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. A fotografia foi doada ao Memorial pelo Gabinete de Imprensa.

DICA DE LEITURA – BANCO DE LIVROS Resistência: A história de uma mulher que desafiou Hitler, de Agnes Humbert

Mistura de diário e memória, Resistência foi publicado pela primeira vez em 1946 e é um relato surpreendentemente e bemhumorado de Agnès Humbert.

Após a invasão dos alemães em Paris, Agnès, historiadora da arte, resolve fundar junto com seus colegas do museu o primeiro movimento de resistência na capital francesa. Agnès e seus amigos redigiram, imprimiram e distribuíram o jornal Résistance, além de panfletos e outros textos contra o governo. Até que os alemães a prenderam e a levaram para um campo de concentração. Lá os horrores da guerra a atingiram em cheio. Agnes decidiu resistir mais uma vez. Resistência é o testemunho vivo de uma época e suas questões, o depoimento pessoal de uma mulher forte que sempre soube que estava do lado da vida e da liberdade.

FATOS DO TEMPO Nasceu o Desembargador Manoel André da Rocha-10º Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em Natal, Capital da Província do Rio Grande do Norte, no dia 20 de março de 1860. Fonte: (Nequete Lenine O-Poder Judiciário no Rio Grande do Sul, TOMO I, 2004, 2.T, pág.113). Em 20 de março de 1931- foi, pelo critério de merecimento, promovido para a comarca de Jaguarão, de segunda entrância, o Des.Celso Afonso Soares Pereira-17º Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Fonte: (Nequete Lenine O-Poder Judiciário no Rio Palavra do Memorial nº 146 – 19 de março de 2018 – Pág. 4 de 5


Grande do Sul, TOMO I, 2004,2.T, pág.128).

PALAVRA DO MEMORIAL nº 146 – 20 DE MARÇO DE 2018 Memorial do Judiciário do RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis Assistente Administrativa: Sabrina Lindemann Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade Equipe: Antônio Augusto Boaria da Silva e Roberto Medeiros Soares; Estagiários: Gustavo Mor Malossi, Juliana Souza Horta, Rodrigo Martin Branco e Rossana Klippel de Souza Jose. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial”.

MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET AVISOS

Caso não queira mais receber o Palavra do Memorial, avise o Memorial clicando aqui. Avise também se você recebe mais de um email com o Palavra, Informando, no texto, quantas mensagens com o mesmo conteúdo.

Palavra do Memorial nº 146 – 19 de março de 2018 – Pág. 5 de 5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.