9-11-2017 - Palavra do Memorial do Judiciário do TJRS

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 144 09/11/2017

Feira do Livro com o estande do Tribunal de Justiça e presença do Memorial do Judiciário A equipe do Memorial do Judiciário está na Feira do Livro, no estande do Tribunal de Justiça. O local está aberto ao público entre 12h30min e 19h todos os dias da Feira, até 19 de novembro. Está oferecendo muita informação sobre as atividades do Tribunal de Justiça. No estande, estão à disposição dos visitantes as edições de obras publicadas pelo Tribunal que poderão ser trocadas por doações de livros que o Memorial destinará a escolas ou casas do sistema prisional. Funcionando junto ao Estande do Tribunal de Justiça na Feira do Livro também estará o Juizado do Torcedor e Grandes Eventos. Consultas processuais a partir do acesso ao site do Tribunal de Justiça na Internet também poderão ser realizadas no local.


Painel sobre Cárcere e a Família E no dia 13 de novembro, o Memorial promove, com o apoio da AJURIS – Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul, um painel sobre “O Sistema Carcerário e a Repercussão na Estrutura Familiar”. (ver mais detalhes)

A atividade contará com a participação dos Juízes de Direito Marcelo Mairon Rodrigues, da 2ª Vara da Infância e da Juventude e Patrícia Martins Fraga, da 2ª Vara de Execuções Penais, ambos da Comarca de Porto Alegre, e a Professora Raffaela da Porciuncula Pallamolla, Doutora em Ciências Sociais. O painel acontecerá no Auditório Barbosa Lessa situado no Centro Cultural CEEE-Erico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico de Porto Alegre), com início às 14h, em 13 de novembro próximo. Entrada livre aos interessados. A organização pede que as inscrições sejam realizadas previamente pelo email do Memorial – memorial@tjrs.jus.br.

Prorrogado até 17/11 o prazo para as inscrições do Prêmio FALA 2017 O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, prorrogou o prazo fatal para as inscrições no Prêmio FALA 2017 para a data de 17 de novembro próximo. O Ato nº 37/2017-P sinaliza que o Presidente do TJ considerou que a greve do magistério estadual e dos municipários refletiu na quantidade de trabalhos concorrentes e, também, que é do interesse do Memorial do Judiciário possibilitar que um número maior de escolas tenha a possibilidade de concorrer ao Prêmio FALA deste ano. Mais informações: memorialtjrs.wordpress.com


Terça Lírica é levada pela primeira vez ao Foro Regional do Sarandi, em Porto Alegre Pela primeira vez no Foro Regional do Sarandi, a Terça Lírica apresentou o resumo da ópera La Bohème. No local estiveram presentes Juízes, Defensores Públicos, Promotores, funcionários e público externo. Cantores líricos Luciana, Maicon, Joel e Candice emocionam o público com a história de amor entre o poeta Rodolfo e a delicada Mimi (Fotos: Leonardo Munhoz) A apresentação, realizada no intervalo do almoço, foi promovida pelo Memorial do Judiciário. Dividida em quatro atos de Giácomo Puccini, baseia-se no romance de Henry Murger, Scènes de La Vie de Bohème. Estreou no Teatro Régio de Turim em 1896, sob a regência de Arturo Toscanini, e é uma das óperas mais executadas em todo mundo. Na Terça Lírica, é interpretada pelos cantores líricos Luciana Kiefer, Joel Milani, Maicon Cassânego e Candice Rybu Mascarello. O Diretor do Memorial do Judiciário, Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, comentou: No projeto da Terça Lírica, estimamos essa interlocução entre a justiça e a arte. E levar essa promoção para os foros regionais e até mesmo para o interior do estado é resgatar relações sociais e culturais. E completou: Estamos contentes, pois oportuniza aos servidores essa bela arte. A Supervisora do Foro Regional do Sarandi, Ivortiz Tomazia Marques Fernandes, destacou: Estamos muito emocionados e felizes por receber essa obra no Foro Regional do Sarandi, esperamos que o público estime a peça. É uma grande satisfação pra nós contar com esse evento cultural. Os Juízes de Direito Léo Pietrowski, Ema Denise Massing, Patrícia Hochheim Thomé, Viviane de Faria Miranda, Rodrigo de Souza Allen e Cristina Lopes Nogueira estiveram presentes prestigiando o evento. O ciclo bimestral da apresentação da ópera em versão resumida é promovido pelo Memorial do Judiciário, sempre com entrada franca. E nessa edição, contou com a parceria da Supervisão do Foro Regional do Sarandi. (Texto de Nahiman Soares / Imprensa do TJRS).


Emoção e bonitas histórias marcam casamento coletivo no Palácio da Justiça Na tarde de 26/10, 19 casais participaram da 14° edição do casamento coletivo, promovido pelo Memorial do Judiciário e Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com o Registro Civil. O evento, realizado desde 2010, contou com grande presença de público, entre noivos, noivas, familiares e servidores. O Diretor do Memorial do Judiciário, Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, destacou a importância e a história da galeria dos casamentos. "Este lugar é muito significativo, pois quando foi feito o projeto pelo Tribunal, em 1962, foi destinado este local como galeria dos casamentos”, explicou, citando ainda a tradição do matrimônio como “uma das cerimônias mais antigas da humanidade".

João e Maria realizaram sonho depois de 15 anos de união (Fotos: Valéria Possamai)

João e Maria Durante a cerimônia, histórias como a de Maria Selau Borges e João Batista Rocha emocionaram e comoveram o público. O casal, de 79 e 89 anos, decidiu que era hora de concretizar a união. "Fiquei viúva por 17 anos, e desde os 30 anos conhecia o João, sabia que era um homem legal. Fiquei 23 anos casada. Depois, quando vim para Porto Alegre, nos reencontramos e acabamos nos apaixonando", contou Maria, que é natural de Torres/RS.


Após 4 anos juntas, Tamara e Daiane oficializaram a união

Tamara e Daiane Tamara Oliveira e Daiane Oliveira também participaram do casamento coletivo, o casal se conheceu através de um curso realizado pela empresa em que trabalham. Após quatro anos, decidiram que era a hora de casar. "Fazia um tempo que tínhamos essa ideia. Tenho uma amiga que trabalha no Palácio, ela nos avisou a data e resolvemos levar adiante", disse Tamara. A cerimônia foi comandada pelo Juiz de paz Raul Dias e pela Escrevente do cartório Isabel Tem Caten. (Com texto de Leonardo Munhoz / Imprensa TJRS)


FATOS DO TEMPO - 7/11/1873 – Decreto Imperial nº 5.458 declara como “Especial” a Comarca de Porto Alegre - 14/11/1890 – Decreto Imperial nº 1.007 declara de 1ª Entrância a Comarca de Uruguaiana.

EXPEDIENTE Tribunal de Justiça do Estado do RS MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis –- Equipe: Assistente Técnica Carine Medeiros Trindade, Assistente Administrativo João Batista Santafé Aguiar, Roberto Medeiros Soares e Sabrina Lindemann - Estagiários: Gustavo Mor Malossi, Juliana Souza Horta, Laura Ferreira Guerra, Rodrigo Martin Branco e Rossana Klippel. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial". VISITAS GUIADAS E PESQUISADORES – Pede-se contato prévio para o agendamento de visitas guiadas e também do pesquisador interessado em conhecer o acervo do Memorial. Blog – Notícias atuais: http://memorialtjrs.wordpress.com Facebook – Dia a dia: http://facebook.com/memorialtjrs Edições anteriores do Palavra do Memorial: http://issuu.com/memorialtjrs Instagram: https://www.instagram.com/memorialtjrs/ Página do Memorial no site do Tribunal de Justiça: http://www.tjrs.jus.br/memorial MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.