2015-03-18 - Palavra do Memorial nº 104

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 104 18/03/2015 AGENDA

Terças-Líricas iniciam no próximo dia 24 A primeira edição da Terça Lírica de 2015 apresentará o resumo da ópera Madama Buterfly, na próxima terça-feira (24 de março) na Galeria dos Casamentos do Palácio da Justiça. O espetáculo iniciará às 18h45 e tem entrada franca. Os intérpretes serão a soprano Candice Rybu Mascarello, mezzo-soprano Luciane Bottona, o tenor Maicon Cassânego, o barítono Francis Padilha e o pianista Rodolfo Wulfhorst. O projeto, de responsabilidade do Memorial do Judiciário, oferece, ao público, peças de música lírica acompanhadas de uma reflexão crítica de situações representadas nos libretos dos trechos das óperas apresentadas por músicos e cantores.

ESCOLAS PODEM PARTICIPAR DO FORMANDO GERAÇÕES Em 2015, o Memorial do Judiciário continua desenvolvendo o projeto Formando Gerações com estudantes de Ensino Médio e Fundamental, onde os jovens vivenciam situações conflituosas em um júri simulado. Além de difundir informação sobre os direitos da criança e do adolescente, os jovens refletem sobre o cotidiano e atividade do Judiciário gaúcho. Para marcar data e horário da visitação das turmas de estudantes, a escola pode entrar em contato via email memorial@tjrs.jus.br ou pelo telefone: (51) 3210-7176.


O JUDICIÁRIO NA SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS Com muitas atividades programadas, o Memorial do Judiciário do RS vai participar da Semana de Museus promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus IBRAM. O tema proposto para 2015 é “Museus para uma sociedade sustentável”. A semana vai de 18 a 25 de maio e algumas das atividades extrapolarão este período. De 18 de maio a 30 de junho, teremos exposição inédita no Museu do Memorial, com documentos, imagens e objetos sobre o tema: “O Judiciário e a Sustentabilidade”. Em 19/5, terça-feira, às 10h, ocorrerá ainda a apresentação, pela equipe do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ, responsável pelos projetos dos edifícios construídos pelo Judiciário estadual, das modificações inseridas nos projetos de edificações nos últimos anos buscando a sustentabilidade energética e ambiental. No sábado, 23/5, às 14h30min, haverá um painel sobre “O Judiciário e as questões ambientais”, com a participação das doutorandas Historiadora Elenita Malta Pereira e da Juíza de Direito Patrícia Antunes Laydner. A equipe do Memorial também apresentará um “Formando Gerações” temático, projeto que vem sendo realizado há anos buscando trazer noções de Direito e de Justiça aos estudantes do ensino fundamental e ensino médio - propondo-se o tema da “sustentabilidade” e a realização de um júri.

DESTAQUE DO ACERVO

O Memorial do Judiciário tem sob sua guarda permanente os sete volumes do processo movido pelo magistrado Hugolino de Andrade Uflacker contra o Estado do Rio Grande do Sul. Com a tramitação iniciada em 1982, apelação e agravos requerem indenização correspondente ao período em que o magistrado foi impedido de trabalhar por aposentadoria compulsória, publicada em virtude do Ato Institucional nº 1, decretado em 1964. A decisão favoreceu os herdeiros do magistrado, de acordo com a ação de execução de sentença iniciada em 1990.


DICA DE LEITURA

Escrito por Hunter S. Thompson, Medo e delírio em Las Vegas narra as aventuras de uma viagem protagonizada por um jornalista e seu advogado em busca do “Sonho Americano”. O livro teve adaptação para o cinema onde os papeis principais foram interpretados por Jhonny Depp e Benicio Del Toro. O livro está disponível para Magistrados, Servidores e estagiários do Judiciário gaúcho para empréstimo no Banco de Livros. A lista das publicações encontra-se na coluna Destaques, na Intranet do TJ (www.tjrs.gov.br).

FATOS DO TEMPO 

Em 20 de março de 1931- foi, pelo critério de merecimento, promovido para a comarca de Jaguarão, de segunda entrância, o Desembargador Celso Afonso Soares Pereira, depois 17º Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Em 30 de março de 1931, foi promovido para a Comarca de Pelotas o Desembargador Hugo Candal-15º Presidente do Superior Tribunal, atual Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

PALAVRA DO MEMORIAL - Nº 104 de 18 de março de 2015 Memorial do Judiciário do RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis Assistente Administrativa: Mary da Rocha Biancamano Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade Equipe: João Batista Santafé Aguiar, Roberto Medeiros Soares, Sabrina Lindemann e Vera Maria de Freitas Barcellos; Estagiários: Fernanda Feltes, Jéssica Ramos, Lars Erick Maia Lederhos e Maritsa Gonçalves, Paula Rafaina Martini Severo. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial".

MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.