2014-03-06 - Palavra do Memorial nº 103

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 103 6 de março de 2015 AGENDA TERÇAS LÍRICAS RETORNAM EM 2015

A primeira edição da TERÇA LÍRICA NO PALÁCIO da temporada de 2015 vai ocorrer em 24 de março com início às 18h45min, no mezanino do Palácio da Justiça, Centro Histórico de Porto Alegre. O evento é aberto ao público. A edição seguinte está marcada para 28 de abril. O projeto, de responsabilidade do Memorial do Judiciário, oferece peças de música lírica acompanhadas de uma reflexão crítica sobre situações representadas nos libretos dos trechos das óperas apresentadas por músicos e cantores. Todos os eventos têm entrada franca e são realizados na Galeria dos Casamentos no Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre.

ESCOLAS PODEM PARTICIPAR DO FORMANDO GERAÇÕES A Agenda está aberta para marcação de visitas de escolas no Formando Gerações. O Memorial do Judiciário volta a promover o Formando em que os estudantes visitam o Palácio da Justiça e vivenciam situações de conflito que serão levadas para julgamento dos acusados em um júri simulado. Com o projeto, o público infantil e juvenil reflete sobre o quotidiano e a atividade do Judiciário gaúcho, reforçando também a difusão da informação sobre os direitos da criança e do adolescente. Mais informações sobre www.tjrs.jus.br/memorial.

o

Formando:

VISITAS - Para marcar data e horário da visitação das turmas de estudantes, a escola pode entrar em contato via email memorial@tjrs.jus.br ou pelo telefone: (51) 3210-7176.


O JUDICIÁRIO E A SUSTENTABILIDADE NA SEMANA DE MUSEUS O painel “O Judiciário e as questões ambientais” sobre temas atuais da área da sustentabilidade ambiental será realizado no sábado, 23/05, com início às 14h30min, no Palácio da Justiça. A atividade integra a Semana Nacional dos Museus, promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro dos Museus), e contará com a presença da Doutoranda em História, Elenita Malta Pereira, do Grupo de Trabalho em História Ambiental da ANPUH/RS, e da Juíza de Direito e Doutoranda em Direito Ambiental Patrícia Antunes Laydner, Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental do TJ/RS. O Desembargador Otávio Augusto de Freitas Barcellos, especialista em Direito Ambiental, será o debatedor. Atuará na coordenação da mesa, o Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Diretor do Memorial. As inscrições estarão abertas em 6 de abril.

ACONTECEU MEMORIAL DOA LIVROS PARA ESCOLA DE PRESÍDIO Após arrecadação na 60º Feira do Livro de Porto Alegre, o Memorial do Judiciário do RS doou 467 livros para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmão Miguel Dário, situado junto à casa prisional de mesmo nome, em Porto Alegre, na quinta-feira (26/02). A escola proporciona cursos para Jovens e Adultos visando à ressocialização do egresso do sistema penitenciário na comunidade. O presídio recebe apenados do regime aberto e semiaberto. Na foto, o integrante da equipe do Memorial, Roberto Medeiros Soares, faz a entrega dos livros para o diretor substituto da escola, Ricardo Machado da Silveira.


EXPOSIÇÃO ITINERANTE SOBRE HISTÓRIA DO PODER JUDICIÁRIO NO RS

A exposição sobre a “História do Poder Judiciário no RS” está à disposição para percorrer as Comarcas do Estado. É composta por seis banners e nove mapas relatando a história da Justiça nos diferentes períodos históricos, no Brasil e no Rio Grande do Sul, da Colônia até 2012. Para manifestar interesse na Exposição, entre em contato com o Memorial. Versão anterior da exposição percorreu diversas Comarcas do Estado.

DESTAQUE DO ACERVO MÁQUINA DE ESCREVER REMINGTON RAND O destaque do Acervo nesta quinzena é a Máquina de Escrever Remington Rand, com 100 espaços, adquirida nos Estados Unidos da América, de 1948, em ferro, na cor preta com detalhes metálicos. Apresenta teclado em material metálico com letras brancas. Acompanha estojo plástico na cor preta com alça na tampa. Doação do Juiz Eurípedes Facchini. Este e outros objetos históricos se encontram no acervo do Memorial do Judiciário do RS. (Foto e tratamento de imagem: Roberto Medeiros Soares - Memorial do Judiciário do RS)

IMAGENS DO TEMPO

Em 30 de dezembro de 1988, o então Juiz de Direito Milton Martins Soares tomou posse em gabinete como Juiz do Tribunal de Alçada. Na foto, da esquerda para a direita, o então Juiz de Alçada Osvaldo Stefanello (depois Desembargador e Presidente do TJ, já falecido); o empossado e sua senhora; a Secretária da Presidência do Alçada, Zaida Theresinha Erpen; a Sra. Leônia de Jesus Rovani e o Presidente do Tribunal de Alçada Celeste Vicente Rovani (depois Desembargador integrante do TJ), e o então Presidente do TJ, Desembargador Oscar Gomes Nunes.


DICA DE LEITURA – BANCO DE LIVROS

AS ESGANADAS – JÔ SOARES As Esganadas, escrito por Jô Soares, narra de forma cômica a busca policial de um excêntrico assassino em série, no Rio de Janeiro de 1938. A trama presente no livro foi considerada por Luís Fernando Veríssimo como especialmente engenhosa. O livro está disponível para Magistrados, Servidores e estagiários do Judiciário gaúcho para empréstimo no Banco de Livros. A lista das publicações encontra-se na coluna Destaques, na Intranet do TJ (www.tjrs.gov.br) .

FATOS DO TEMPO  Em 3 de março de 1960, foi empossado como Presidente do Tribunal de Justiça, o Desembargador Décio Pelegrini - 18º Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.  Em 3 de março de 1998, o então presidente do Tribunal de Justiça, Cacildo de Andrade Xavier, entregou ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Ivo Sartori, hoje Governador do Estado, os dois projetos de lei sobre a nova estrutura do Poder Judiciário gaúcho, com a extinção e conseqüente incorporação do Tribunal de Alçada. Foram aprovados por unanimidade.

PALAVRA DO MEMORIAL - Nº 103 6 de março de 2015 Memorial do Judiciário do RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis Assistente Administrativa: Mary da Rocha Biancamano Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade Equipe: João Batista Santafé Aguiar, Roberto Medeiros Soares, Sabrina Lindemann e Vera Maria de Freitas Barcellos; Estagiários: Fernanda Feltes, Jéssica Ramos, Lars Erick Maia Lederhos e Maritsa Gonçalvez. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial".

MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.