2016-03 - (in) Informando nº 20

Page 1

FEVEREIRO 2016

4

SOLUÇÃO – o quadro debaixo tem as seguintes diferenças (da esquerda para a direita): (1) cor do casaco (vermelho em cima, verde embaixo), (2) moça atrás da pessoa de capa, (3) fios no terceiro painel branco, (4) urna, (5) listra na camiseta, (6) luz acesa no teto que desaparece na figura inferior, (7) quadro modificado no painel, (8) expositor que desaparece ao lado da pessoa de vermelho à direita.

Jogo dos 8 erros

PORTO ALEGRE, RS – ANO 07 – 20ª EDIÇÃO

Entregue o Prêmio FALA 2015 A cerimônia de premiação dos alunos e escolas ganhadoras do Prêmio FALA 2015 ocorreu em 10 de dezembro no Auditório Osvaldo Stefanello, no Palácio da Justiça. Os trabalhos vencedores foram apresentados e emocionaram os presentes. Os alunos das escolas que participam do Formando Gerações podem concorrer ao Prêmio FALA (Formando Adolescentes na Luta Antiviolência). O tema proposto para a premiação em 2015 perguntou Qual o meu papel em uma sociedade sustentável? Apenas em 2015, 1.009 alunos de escolas de Ensino Fundamental e Médio estiveram no Memorial do Judiciário. Desde 2004, foram atendidos 9.684 jovens. Nas visitas, a equipe do Memorial apresenta o Poder Judiciário às crianças e aos adolescentes.

Memorial do Judiciário do RS Praça Marechal Deodoro, 55 – Térreo Palácio da Justiça 90010-906 – Porto Alegre – RS www.tjrs.jus.br/memorial

E-mail: memorial@tjrs.jus.br www.facebook.com/memorialtjrs Fone: (51) 3210-7176

Os estudantes são recebidos por integrantes da equipe do Memorial que conversam, dentre outros temas, sobre “os Três Poderes”, “o respeito às regras”, e “os direitos e deveres do cidadão”. Depois, assistem a um filme cujo tema é definido conforme a faixa etária dos visitantes, introduzindo a simulação de um Tribunal do Júri. Os jovens assumem os diferentes papéis, envolvendo repórteres e os necessários para a execução de um Júri: Juiz, jurados, Promotor de Justiça, advogado, testemunhas, réu e vítima. Na cerimônia de entrega da premiação, os ganhadores apresentaram seus trabalhos. Veja todos os trabalhos e a reportagem sobre o evento na página do Memorial no site do Tribunal de Justiça – www.tjrs.jus.br/memorial. AGENDA – Para agendar a participação no Formando Gerações em 2016, basta entrar em contato com o Memorial. Veja nesta edição a relação dos ganhadores do Prêmio FALA. Crédito: Thanise Melo da Silva / Imprensa TJRS / Divulgação

A escola, informa a Professora, desenvolveu neste ano o projeto “Ser cidadão do bem faz bem” com várias ações referentes à cidadania. As atividades do Formando Gerações foram utilizadas também para práticas, em sala de aula, de outras disciplinas. Os alunos gostaram muito de vivenciar o Júri simulado, principalmente para os que desejam cursar Direito, disse.

EXPEDIENTE: (in)formando n. 20 – Fevereiro de 2016 FORMANDO GERAÇÕES – Fevereiro de 2016 – Memorial do Judiciário do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis. Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade. Equipe: Vera Maria de Freitas Barcellos, Sabrina Lindemann, Roberto Medeiros Soares e João Batista Santafé Aguiar. Estagiários: Paula Rafaina Martini Severo, Márcio Dias da Silveira, Jéssica Ramos, Giovanna Martelete do Amaral e Adrieny Rodrigues Couto. Diagramação: Memorial do TJRS/Roberto Medeiros Soares. Editoração Eletrônica, Revisão e Impressão: Departamento de Artes Gráficas do Tribunal de Justiça/DAG. Tiragem: 2.500 exemplares. www.tjrs.jus.br/memorial / E-mail: memorial@tjrs.jus.br

Para a Professora Andréia Orengo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Qorpo Santo, do Município de Triunfo, as atividades no Formando Gerações proporcionam “vivência em relação ao cotidiano em sociedade, revendo conceitos de justiça, ética, cidadania e direitos e deveres”.

Considerou que, com certeza, “o Projeto pode auxiliar na forma de relacionar-se dos alunos na escola, na família e na comunidade, pois o tema trabalhado no Júri faz parte do cotidiano deles”. Final da entrega da premiação: ganhadores, Juízes-Corregedores e Equipe do Memorial


2

FEVEREIRO 2016

Qual o meu papel em uma sociedade sustentável? Realizado desde 2009, o Prêmio FALA – Formando Adolescentes na Luta Antiviolência – tem por objetivo, no âmbito do Projeto Formando Gerações, a análise e a discussão sobre a origem dos conflitos e da violência no seio da comunidade, buscando alternativas de solução. O prêmio é uma iniciativa do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul e da Corregedoria-Geral da Justiça e faz parte de ações culturais e pedagógicas voltadas a difundir práticas e conceitos relativos aos direitos da cidadania, da criança e do adolescente, com a finalidade de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em 2015, o tema escolhido foi Qual o meu papel em uma sociedade sustentável? E a consciência do jovem quanto ao ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso. Cada escola pode inscrever trabalhos em quatro Áreas: Artes Plásticas, Literatura, Música e Artes Cênicas/Audiovisuais. Os trabalhos são divididos em níveis de escolaridade, totalizando oito premiados, quatro do Ensino Fundamental e quatro do Ensino Médio.

FEVEREIRO 2016

Os trabalhos premiados As íntegras estão disponibilizadas via link na página do Memorial do Judiciário na internet: www.tjrs.jus.br/memorial

MÚSICA

Artes Plásticas: O que vamos deixar para nossas crianças?

Artes Plásticas: Fim do Mundo

Ensino Médio

Ensino Fundamental

Victor Soares, do IEE Vasconcelos Jardim, de General Câmara, foi o vencedor na área de expressão Música do Ensino Médio. A melodia intitulada Pensando no amanhã confirma por meio do verso Os nossos filhos não terão a mesma sorte / se ficarmos num jogo de vida ou morte / há tantas coisas que podemos fazer / se sairmos da frente da TV…

O vencedor do Prêmio FALA na área de expressão Música do Ensino Fundamental foi da EMEF Qorpo Santo, de Triunfo. Nicholas Vinícius Almeida Castro compôs a canção Ecologicamente tudo muda, na qual explica a importância da preservação e da sustentabilidade do meio ambiente para o futuro do planeta e dos seres humanos.

ARTES PLÁSTICAS

Vídeo: Sustentabilidade

Vídeo: Ecologicamente Correto

Ganhadores do Prêmio FALA 2015 Área de Expressão

3

Escola e Município

Aluno-Autor

Título

Ensino Médio

Ensino Fundamental

Em Artes Plásticas do Ensino Médio, a vencedora foi Isadora Teixeira, do IEE Vasconcelos Jardim, de General Câmara, com o trabalho O que vamos deixar para nossas crianças? O trabalho traz um móbile (brinquedo infantil) feito com o esqueleto de uma sombrinha e materiais reaproveitados, retratando cenas da infância. Imagens que mostram um mundo melhor e pior também constituem o trabalho, propondo uma reflexão sobre o futuro que deixaremos para as crianças.

Cristielen Azambuja, com o trabalho Fim do Mundo, foi a vencedora em Artes Plásticas do Ensino Fundamental. A proposta da arte realizada pelos alunos do IEE Vasconcelos Jardim, de General Câmara, traz o mundo que foi destruído pelos humanos. Assim como num naufrágio muitos abandonam o barco, aos homens e animais não restou outra opção a não ser abandonar o que fora destruído. Para a confecção da obra, usou-se uma bola de praia, recortes com imagens de violência contra o meio ambiente e contra os habitantes deste planeta. Bonecos de animais e pessoas de plástico estão pendurados na Terra por um fio invisível.

PREMIADOS ENSINO FUNDAMENTAL Literatura

Escola Qorpo Santo

Artes Plásticas

Instituto Vasconcelos Jardim (General Câmara)

(Triunfo)

Gabriela de Ávila Pacheco

Um Mundo Melhor

Cristielen Azambuja

Fim do Mundo

Artes Cênicas/ Audiovisuais

Escola Qorpo Santo

Frederico Dill

Ecologicamente Correto

Música

Escola Qorpo Santo

Nicholas Vinícius Almeida Castro

Ecologicamente Tudo Muda

PREMIADOS ENSINO MÉDIO Literatura

Instituto Vasconcelos Jardim

Emanuelle Damasceno

Medo

Artes Plásticas

Instituto Vasconcelos Jardim

Isadora Teixeira

O que vamos deixar para nossas crianças?

Artes Cênicas/ Audiovisuais

Instituto Vasconcelos Jardim

Luiza Rosset

Sustentabilidade

Música

Instituto Vasconcelos Jardim

Victor Soares

Pensando no Amanhã

INSCRIÇÕES

2016

O agendamento das visitas ao Memorial do Judiciário para o Projeto Formando Gerações pode ser realizado via e-mail memorial@tjrs.jus.br, informando formas de retorno da ligação, ou diretamente pelo telefone (51) 3210-7176.

ARTES CÊNICAS Ensino Médio

Ensino Fundamental

Na área Artes Cênicas/Audiovisual do Ensino Médio, a vencedora foi Luiza Rosset, do IEE Vasconcelos Jardim, de General Câmara. As estudantes criaram uma história com professora e alunos de séries iniciais e encenaram uma sala de aula em que o assunto trabalhado é a Sustentabilidade. Nela a docente explica os conceitos relativos ao tema e como se pode contribuir para ter um mundo mais justo e correto.

Na área de expressão Artes Cênicas/Audiovisual do Ensino Fundamental, o trabalho vencedor foi Ecologicamente Correto, de Frederico Dill da EMEF Qorpo Santo, de Triunfo. No vídeo, os alunos retrataram o início da Terra, quando Deus criou o mundo e tudo era bom, e a escuridão em que se vive hoje devido à ganância dos seres humanos. Entretanto, os estudantes mostraram que ainda é possível mudar o planeta e colocaram a mão na massa descartando adequadamente o lixo encontrado por eles.

LITERATURA Ensino Médio

Ensino Fundamental

A vencedora do Prêmio FALA na área de Literatura do Ensino Médio é do IEE Vasconcelos Jardim, de General Câmara. Com o poema intitulado Medo, Emanuelle Damasceno escreveu sobre a tristeza que sente ao ver a floresta amazônica sendo destruída sem que ninguém faça nada para impedir e destaca ainda que não será possível ter um bom futuro se a população continuar sentada em vez de fazer algo para mudar a situação.

Gabriela de Ávila Pacheco da EMEF Qorpo Santo, de Triunfo, foi a vencedora em Literatura no Ensino Fundamental. Com o trabalho intitulado Um mundo melhor, Gabriela aponta que o mundo precisa de pessoas conscientes que acreditem na transformação do meio ambiente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.