2017-08-01 - Palavra do Memorial do Judiciário

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 141 01/08/2017 AGENDA

Abertas as inscrições para o Prêmio FALA 2017 Podem concorrer ao Prêmio FALA 2017 os estudantes de escolas públicas e particulares do Estado, entre o 4º ano do ensino fundamental até o final do ensino médio de escolas que já tenham participado do Programa Formando Gerações. A agenda do Memorial para a marcação de visitas de escolas está esgotada para 2017. O Prêmio FALA 2017 é uma iniciativa do Memorial do Judiciário e da Corregedoria-Geral da Justiça voltada a difundir práticas relativas aos direitos da cidadania, dentre eles os previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, e da Lei Federal 11.340/2006, que dispõe sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. O tema de 2017 é “Eu, minha família e nossas histórias – o que as minhas memórias familiares dizem sobre quem eu sou”. Os trabalhos poderão ser apresentados entre 1º de setembro e 31 de outubro e produzidos nas áreas de artes plásticas, literatura, música e audiovisual, em duas faixas – Ensino Fundamental (4º ao 9º ano) e Ensino Médio. O prêmio consistirá na entrega ao aluno vencedor ou ao grupo de alunos um computador e outro para a respectiva Escola. As máquinas são oriundas de baixa patrimonial do Tribunal. A cerimônia de entrega da premiação será em dezembro. 

Veja a íntegra do Ato nº 17/2017-P

1


Memorial participará da Caminhada Cultural Em promoção do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, a Caminhada Cultural acontecerá no dia 26 de agosto, a partir das 9h30min. A finalidade da Roda dos Expostos, que esteve ativa entre 1838 e 1940, na Santa Casa, era a de acolher e proteger os recém-nascidos abandonados. Aos sete anos de idade, meninos órfãos eram encaminhados ao Arsenal de Guerra para aprenderem um ofício. A caminhada iniciará na Santa Casa, e passará pela rua Duque de Caxias, Praça da Matriz e visita guiada ao Memorial do Judiciário, seguindo pela Praça da Alfândega e Santander Cultural. Após o almoço, a partir das 14h, visita guiada ao Museu Militar do Comando Militar do Sul. Informações:(51) 3214-8255

Casamento Coletivo: inscrições iniciam dia 7 Está marcada para 26 de outubro (quinta-feira) a cerimônia do 14º Casamento Coletivo a ser realizado pelo Memorial do Judiciário, Corregedoria-Geral da Justiça e Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Zona de Porto Alegre. A participação é gratuita para pessoas sem condições de arcar com os custos da cerimônia e que residam em Porto Alegre – limitada aos 30 primeiros casais. Os casais interessados devem contatar a CorregedoriaGeral da Justiça, no Palácio da Justiça, no período entre 7 de agosto e 11 de setembro. A última cerimônia coletiva de casamentos foi realizada em 28 de junho com a participação dos casais e de dezenas de familiares e amigos.

Serviço 

Inscrições: de 07 de agosto a 11 de setembro de 2017, ou o preenchimento de 30 vagas, o que vier antes.

Data da Cerimônia: 26 de outubro de 2017 às 16h

Local: Galeria dos Casamentos, mezanino do térreo do Palácio da Justiça

Exigências: O casal deve residir em Porto Alegre, ter registro de nascimento ou casamento anterior em Cartórios do Estado do RS e não possuir condições de arcar com as despesas do casamento civi

Local das inscrições: Corregedoria-Geral da Justiça - 4º andar do Palácio da Justiça (Praça Mal. Deodoro, 55, Centro Histórico de Porto Alegre), entre 9h e 17h, de segunda a sexta-feira

Documentação para inscrição: Carteira de Identidade ou certidão de nascimento e casamento anterior (se houver)

Informações: (51) 3210.7221 e 3210.6219

2


Continuam as visitas guiadas às exposições no Palácio da Justiça O Memorial do Judiciário agenda visitas de grupos que querem conhecer as exposições instaladas no Palácio da Justiça. Entre em contato via e-mail – memorial@tjrs.jus.br. – Minhas Memórias, Nossa História, sobre a história sociocultural, legislativa e jurídica das famílias no Rio Grande do Sul; – Casando em um Palácio, sobre a utilização histórica da Galeria dos Casamentos e o projeto arquitetônico para o espaço; – As Sedes do Tribunal, permanentemente instalada no 1Escola do Município de Porto Alegre que atende os moradores térreo do Palácio da Justiça, sobre os edifícios ocupados de rua visitou a exposição 20 Anos de Presídio Central pela Justiça em Porto Alegre, contando, paralelamente, a própria história da cidade; – Vinte Anos de Presídio Central. A mostra traz fotos clicadas pelo Juiz das Execuções Criminais Sidinei Brzuska e do fotógrafo Marco Aurélio Couto, pertencentes à família do falecido Desembargador Marco Antonio Scapini.

ACONTECEU

Palácio da Justiça recebeu 59 visitantes no último sábado O projeto Caminhos da Matriz realizado no último sábado (29/8/2017) contou com 59 visitantes. O Memorial do Judiciário esteve aberto durante toda a tarde. O Caminhos da Matriz permite a famílias inteiras e turistas conhecerem as instituições culturais com sede no entorno da Praça da Matriz, no Centro Histórico de Porto Alegre. O roteiro 2, que conta com a participação do Memorial, também é integrado pelo Arquivo Público e a Biblioteca Pública. A próxima participação do Memorial será em 30/9. No próximo mês é a vez do roteiro 1, dia 26 de agosto - Memorial do Ministério Público, Cúria Metropolitana e Memorial do Legislativo. Programe –se! Mais fotos.

3


Foro da Tristeza recebeu a Terça Lírica Na sala do refeitório do edifício do Foro Regional da Tristeza, aconteceu, em 11/7, a Terça Lírica promovida pelo Memorial do Judiciário do RS. A audiência foi composta principalmente por magistrados, membros do MP e servidores do Foro da Tristeza e também do Foro Regional da Restinga que estão, por estes dias, trabalhando no mesmo edifício. O projeto Direito e Música propicia, no início do evento, uma reflexão sobre a busca pela Justiça no quotidiano por meio da apresentação das grandes óperas. Foi apresentado o resumo da ópera La Boheme, de Puccini. A mesma obra será apresentada na próxima Terça Lírica que irá acontecer no prédio do Tribunal de Justiça, na Borges de Medeiros, em setembro.

Memorial participou de Comissão do IPHAN Em 21/7, o Memorial integrou a Comissão Estadual do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade que se reuniu na Superintendência RS do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e avaliou as 17 ações inscritas. Veja mais detalhes. Na fotografia: Ronice Borges, diretora do EPAHC/Porto Alegre, Rafael dos Passos, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil/RS, Altino Mayrink - secretário, João Batista Santafé Aguiar, pelo Memorial do Judiciário do RS; Renata Galbinski Horowitz, diretora do IPHAE/Estado do RS; Paula Ramos - IA-UFRGS, e Juliana Erpen - Superintendente do IPHAN/RS.

DICA DE LEITURA

Terras do Sem Fim Romance do consagrado escritor Jorge Amado, Terras do Sem Fim, aborda os conflitos em torno da conquista de terras nas florestas da Bahia, para transformá-las em plantações de cacau. Repleto de ação e conflitos políticos, terras do sem fim está entre um dos grandes romances da literatura brasileira, capturando a essência de uma região e as peculiaridades de seu povo. O livro pode ser solicitado ao Memorial por magistrados, servidores ou estagiários do Poder Judiciário dentro do projeto Banco de Livros. A relação completa dos livros disponibilizados encontra-se na Intranet, coluna Destaques, Banco de Livros.

4


FOTOGRAFIA É HISTÓRIA No Pleno do Tribunal de Justiça, quando a sala de sessões era situada no 6º andar do Palácio da Justiça. Hoje o espaço foi adaptado para receber palestras e cursos e batizado de Auditório Osvaldo Stefanello. No registro fotográfico, na fileira de cima: Desembargadores Gervásio Barcellos, Elyas Elmir Manssour (já falecido), Luiz Melíbio Uiraçaba Machado, Egon Wilde (falecido) e João Aymoré Barros Costa. Na fileira de baixo: João Andrades Carvalho e Moacir Danilo Rodrigues (falecido). Fotografia pertencente ao acervo do Memorial do Judiciário por transferência da Unidade de Imprensa do TJRS.

FATOS DO TEMPO 24 de agosto de 1911 – O termo de Alfredo Chaves foi desanexado da comarca de Lagoa Vermelha e anexado à de Bento Gonçalves e o termo de Garibaldi foi desanexado da comarca de Bento Gonçalves e anexado a de São João de Montenegro – ambos os atos previstos no Decreto nº 1.760. 24 de agosto de 1974 – Toma posse como Juiz de Alçada vindo do Ministério Público o depois Desembargador do Tribunal de Justiça Marco Aurélio Costa Moreira de Oliveira.

EXPEDIENTE

PALAVRA DO MEMORIAL Nº 141 1º/8/2017 MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis – Assistente Administrativo: João Batista Santafé Aguiar Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade - Equipe: Luciano Rodrigues Barbosa, Roberto Medeiros Soares e Sabrina Lindemann - Estagiários: Gustavo Mor Malossi, Juliana Souza Horta, Laura Ferreira Guerra, Rodrigo Martin Branco e Rossana Klippel. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial". VISITAS GUIADAS E PESQUISADORES – Pede-se o agendamento de visitas guiadas às exposições em realização pelo Memorial, em grupo ou individuais, e a visita de pesquisadores. Blog – Notícias atuais: http://memorialtjrs.wordpress.com Facebook – Dia a dia: http://facebook.com/memorialtjrs Edições anteriores: http://issuu.com/memorialtjrs MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.