2017-06-19 Palavra do Memorial do Judiciário

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 139 19/06/2017 A Abertura ao público das exposições Minhas Memórias, Nossa História e Casando em Um Palácio, em 17/5, com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, seguida do fim de semana aberto na Semana Nacional de Museus, e a Terça Lírica no Foro Central II movimentou o Memorial do Judiciário. Agora, está próxima a data da realização da Terça Lírica fora no Foro Regional da Tristeza, em 11 de julho. E prosseguimos atendendo o Formando Gerações e os visitantes das novas exposições. Uma turma de colegas servidores de Gravataí fez capacitação para realizar localmente o programa. Colegas da Escola Judicial Eleitoral do TRE estiveram conosco também acompanhando as visitas de escolares no Formando Gerações. Professores da Escola da Terra, um programa mantido pelo MEC/UFRGS realizaram visita guiada às exposições do Memorial. As próximas semanas continuarão agitadas. Acompanhe o Memorial via página www.tjrs.jus.br/memorial.

AGENDA

Terça Lírica acontecerá no Foro da Tristeza em 11/7 Pela segunda vez, a Terça Lírica vai ocorrer fora do Palácio da Justiça. O próximo espetáculo vai ocorrer no Foro Regional da Tristeza, no próximo dia 11 de julho, com início às 13h. Será apresentado o resumo da ópera La Bohème, de Puccini, com a participação dos cantores líricos Luciana Kiefer, Maicon Cassânego, Candice Ruby Mascarello e Joel Milani, e do pianista Rodolfo Wulfhorst. A apresentação tem uma hora de duração. Como a sala em que acontecerá o evento é relativamente pequena, no 8º andar, haverá a distribuição de ingressos para 80 pessoas sentadas, o que ocorrerá nos próximos dias a partir de divulgação no local. Todos os Srs. Magistrados e Servidores, incluindo os do Foro Regional da Restinga que estão trabalhando no mesmo local, são convidados para o evento, que é a iniciativa do Memorial do Judiciário com a o apoio do Juiz de Direito Joni Victoria Simões, Supervisor do Foro Regional da Tristeza. O objetivo do Memorial ao promover espetáculos artísticos, no caso a apresentação de resumo de óperas, é juntar a expressão artística com os conteúdos que dizem respeito a situações de busca da Justiça, incluídas nos textos das obras.


Aprovada a regulamentação do Prêmio FALA 2017 O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, aprovou a realização do Prêmio FALA 2017. O tema dos trabalhos apresentados é: “Eu, minha família e nossas histórias – o que as minhas memórias familiares dizem sobre quem eu sou”. Podem concorrer ao Prêmio FALA 2017 os estudantes de escolas públicas e particulares do Estado, entre o 4º ano do ensino fundamental até o final do ensino médio de escolas que já tenham participado do Programa Formando Gerações. O Prêmio FALA 2017 é uma iniciativa do Memorial do Judiciário e da Corregedoria-Geral da Justiça voltada a difundir práticas relativas aos direitos da cidadania, dentre eles os previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, e da Lei Federal 11.340/2006, que dispõe sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Os trabalhos poderão ser apresentados entre 1º de setembro e 31 de outubro e produzidos nas áreas de artes plásticas, literatura, música e audiovisual, em duas faixas – Ensino Fundamental (4º ao 9º ano) e Ensino Médio. O prêmio consistirá na entrega ao aluno vencedor ou ao grupo de alunos um computador e outro para a respectiva Escola. As maquinas são oriundas de baixa patrimonial do Tribunal. • Veja a íntegra do Ato nº 17/2017-P

Programe-se para realizar Visitas Guiadas às Exposições do Memorial

Na última quarta-feira, 14/6, as servidores do TJ Debra Tabusa de Godoy e Andréa Chagas Alves, e a estagiária Andressa Muratore, acadêmica de Administração, da DIGEP/TJ, estiveram no Memorial em visita guiada à exposição Minhas Memórias, Nossa História. Os magistrados e servidores interessados na visita guiada podem entrar em contato antecipadamente com o Memorial pelo ramal 7176. Ao público externo, também é oferecida a oportunidade bastando confirmar a data e o horário pelo telefone (51) 3210-7176 ou e-mail memorial@tjrs.jus.br . A visitação ao Memorial do Judiciário no Palácio da Justiça pode ocorrer durante o horário normal de abertura do TJ – de segundas as sextas, das 9 às 18h. Entre as exposições abertas à visitação, destacam-se:

Minhas Memórias, Nossa História

A exposição Minhas Memórias, Nossa História promove a reflexão sobre as mudanças socioculturais, legais e jurídicas do conceito de família ao longo dos últimos dois séculos, contando a história da formação das famílias no Rio Grande do Sul e no Brasil. Está instalada no Espaço Desembargador Donato João Sehnem do Museu do Memorial do Judiciário, térreo do Palácio da Justiça. Ana relata as histórias de seus por meio de reportagens, objetos, desenhos e mapas.


Casando em Um Palácio A Galeria dos Casamentos, no mezanino do térreo do Palácio da Justiça, está recebendo a exposição Casando em um Palácio que conta a história do projeto arquitetônico e do seu uso desde a sua inauguração na década de 1960/1970. Mais de cinco mil cerimônias de casamento ocorreram no local, até a atividade ser inviabilizada pela utilização do espaço para sediar escritórios do Tribunal de Justiça. Com a reinauguração do Palácio, em 2006, o Memorial passou a se responsabilizar pelo local. A partir de 2010, vem realizando os Casamentos Coletivos, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e o Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Zona de Porto Alegre. Até o final de 2016, houve 250 casamentos no local. O próximo está marcado para 28 de junho, quando 27 casais oficializarão suas uniões.

ACONTECEU

Servidores de Gravataí realizam capacitação Com o objetivo de levar o programa Formando Gerações à população de Gravataí, a Juíza de Direito Quelen Van Caneghan entrou em contato com o Memorial do Judiciário. Entre 25 e 26/5, nove servidores de Gravataí participaram da capacitação, conduzida pela Assistente Técnica do Memorial, Carine Trindade Medeiros e apoio da equipe. Os visitantes assistiram à visita dos estudantes da EMEF Prof. Anísio Teixeira e depois assumiram eles mesmos os papéis necessários para a realização de um júri, vivenciando a capacitação recebida. Novos encontros serão realizados antes do começo efetivo do Formando em Gravataí.

Da esquerda para a direita: Douglas Rodriguez, Carla Diehl Gomes, Juliana Pandolfo Mauri, Naiane Lavall Thummerer, Maria Fernanda Fagundes Daniel, Bruna Rosa da Silva, Annik Francis Magro da Silva, e Anna Paula Trento Gautério, todos servidores em Gravataí, e ainda Jairo Ricardo de Castro Azambuja, já aposentado, e Carine Medeiros Trindade, do Memorial

Estudantes de Arquitetura são recebidos pelo Memorial Cabe ao Memorial do Judiciário receber as turmas de estudantes de Arquitetura que querem conhecer o prédio do Palácio da Justiça, considerado ícone da arquitetura modernista no sul do Brasil. Em 23/5, vieram ao Palácio 60 alunos do 1º semestre da Arquitetura da PUCRS e transitaram pelo interior do prédio, conhecendo os detalhes do projeto arquitetônico. A atividade integra os cursos de Fundamentos da Arquitetura Sustentável e também de Introdução à Arquitetura do Século XX. Em 2/6, o Memorial recebeu a visita de 20 alunos de diversas disciplinas da Arquitetura da Unisinos. Também percorreram vários espaços do Palácio da Justiça seguindo o roteiro das demais visitas guiadas. O professor que acompanhou os alunos foi Marcos Miethicki da Silva.


Professores da Escola da Terra conhecem o Memorial Em 14/6, o Memorial do Judiciário recebeu 30 professoras de municípios da faixa central do Estado que estiveram na Capital por três dias para participar da Escola da Terra, programa federal vinculado ao Ministério da Educação e gerido no Estado pela UFRGS. O grupo fez o percurso guiado às exposições "Minhas Memórias, Nossa História", "Agora ou na Hora de Nossa Morte", “Sedes do Tribunal de Justiça”, e "Casando num Palácio". A manhã foi oportunidade de muitas trocas e enriquecimento. As professoras, as organizadoras do Programa e a equipe do Memorial saíram satisfeitas com essa experiência que inaugurou a participação do Memorial na atividade. Em 2017, 230 professores que atuam em escolas rurais e em comunidades quilombolas participarão do programa de formação continuada.

Memorial participa da campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes Como parte da semana da campanha “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: O problema é nosso! os alunos participantes das edições do Formando Gerações que ocorreram na semana de 15 a 19 de maio receberam a cartilha Turminha da Justiça - Ouvindo a Criança e o Adolescente, que de forma lúdica, mostra como é possível que o depoimento da criança e do jovem à Justiça ocorra de forma protegida, em espaço amigável, com profissionais capacitados. A Juíza-Corregedora Andréa Rezende Russo, coordenadora da campanha e titular da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, conversou com os alunos e explicou o papel dos magistrados e suas competências. Também presente, a Assistente Social da Coordenadoria, Marleci Venério Hoffmeister, descreveu como funciona o Depoimento Especial, que instituiu um regime diferenciado de depoimento para crianças e adolescentes.

EXPEDIENTE

PALAVRA DO MEMORIAL Nº 139 19/06/2017 MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis – Assistente Administrativo: João Batista Santafé Aguiar Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade - Equipe: Luciano Rodrigues Barbosa, Roberto Medeiros Soares e Sabrina Lindemann - Estagiários: Gustavo Mor Malossi, Juliana Souza Horta, Laura Ferreira Guerra, Márcio Dias da Silveira, Rodrigo Martin Branco e Rossana Klippel. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial". Pede-se que as visitas guiadas sejam agendadas em contato com o Memorial. MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.