2016-12-19 - PALAVRA DO MEMORIAL DO JUDICIÁRIO

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 134 19 de dezembro de 2016

O MEMORIAL DO JUDICIÁRIO EM 2016! Com ambientes de museu, biblioteca, arquivos documental e objetal, o Memorial do Judiciário do RS tem por função aproximar a população da história da justiça gaúcha. Esta edição do Palavra do Memorial, a última de 2016, traz as principais atividades realizadas no ano

FORMANDO GERAÇÕES O atendimento a escolas, no Programa Formando Gerações, promovido pelo Memorial do Judiciário, é motivo de comemoração. Em 2016, ampliamos o alcance do Programa, que desde a sua criação, em 2004, já atendeu 10.988 crianças e jovens, de 176 diferentes escolas e instituições. Somente no último ano, foram 1.198 alunos em 44 visitas, com a participação de 27 escolas diferentes vindas de 11 cidades gaúchas.

1


PRÊMIO FALA

Em 7 de dezembro, aconteceu a 8ª Edição do Prêmio FALA, Formando Adolescentes na Luta Antiviolência. Criado em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça como uma extensão ao Formando Gerações, o “Prêmio FALA” premiou com 16 microcomputadores alunos e escolas vencedores em cada uma das quatro categorias: artes plásticas, literatura, música e audiovisual. Neste ano, alcançou número expressivo de 26 trabalhos inscritos.

SEMINÁRIOS, PAINÉIS E PALESTRAS Em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Estado do RS, a 5ª edição do Desvendando o Rio Grande, com o Seminário “1915: a morte do Senador Pinheiro Machado e suas repercussões”, que contou com a participação de Caio Lustosa, Carlos Perrone Jobim Júnior (Doutor em História, servidor do Judiciário gaúcho), Fernando Malheiros Filho, José Antonio Gomes Pinheiro Machado, Luiz Farias Nikão Duarte e do Dr. Miguel Frederico do Espírito Santo. No âmbito da Feira do Livro de Porto Alegre, o Memorial promoveu, no Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o painel “Justiça Sistêmica: a experiência de solução dos conflitos por meio das constelações familiares”, com a participação da Juíza de Direito da Comarca de Parobé, Dra. Lizandra dos Passos e da Facilitadora das Constelações Sistêmicas, Lucia Silber, que falaram sobre as possibilidades da adoção da técnica das constelações sistêmicas para a resolução de conflitos no Judiciário.

2


EXPOSIÇÕES Ao longo do ano, foi realizada pesquisa histórica e concebidas duas exposições que serão inauguradas em 2017. Foram montadas outras duas exposições para o Espaço Donato João Sehnem: no primeiro semestre, “História do Poder Judiciário do RS: da Colônia aos tempos atuais”, desenvolvida para a Semana Nacional de Museus de maio, e no segundo semestre, a exposição: “Arquivos do Judiciário: processos impactantes”, em que se exibiram sete casos do Fundo Impactante do acervo do Memorial: Alex Thomas, Mãos Amarradas, Sequestro dos Uruguaios, Cabeça na Passarela, Soldado Valdeci e Editora Revisão, que causaram comoção pública por envolverem personalidade ou fatos obscuros, que impactaram o imaginário coletivo. Foi desenvolvida a exposição fotográfica “20 anos de Presídio Central”, em parceria com a Ajuris, que reuniu mais de 100 fotografias, registradas entre os anos de 1995 e 2015, de autoria de Sidinei Brzuska e imagens do acervo do Juiz Marco Antônio Bandeira Scapini, montada no átrio do Foro Central prédio II. Ainda no segundo semestre, foi reestruturada a exposição “Propriedade, Registro e Caminhos” desenvolvida a partir de convênio firmado com o Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Zona da Capital, inaugurada no saguão do Foro Central Prédio II. O Memorial recepcionou e montou a exposição “O gênero feminino e sua representação social” a partir de pesquisa e concepção museográfica do Centro de Documentação da Justiça Federal da 4ª Região.

3


VISITAS GUIADAS Foram realizadas seis visitas guiadas de estudantes de arquitetura às dependências do Memorial, estendidas ao Palácio da Justiça - ícone da arquitetura moderna, totalizando 173 visitantes de Universidades da Grande Porto Alegre e de Cachoeira do Sul. Deu-se prosseguimento à participação do Memorial no Projeto “Caminhos da Matriz”, recebendo visitantes em 4 visitas guiadas, no último sábado dos meses abril, junho, agosto e outubro, totalizando 149 pessoas atendidas no Projeto. O “Caminhos da Matriz” tem o objetivo de proporcionar à comunidade acesso e orientação sobre a história e a cultura rio-grandense no âmbito da Justiça e sobre as Instituições Públicas localizadas no entorno da Praça da Matriz. Outras seis visitas guiadas foram realizadas com guias de turismo e grupos de taxistas (SENAT), orientando sobre as atividades e exposições do Memorial voltadas ao público externo, totalizando o atendimento a 79 pessoas.

4


GALERIA DOS CASAMENTOS Cumprindo os objetivos de promoção de espaços de reflexão e aprendizagem sobre a história e a cultura riograndense, o espaço da Galeria dos Casamentos, no Palácio da Justiça, foi utilizado para os projetos vinculado ao eixo Função Jurisdicional e Políticas Públicas: “Direito e Música - Terça Lírica no Palácio”, que neste ano realizou 6 resumos de óperas com temas vinculados ao Judiciário, e realizado um recital em parceria com a ACIRS, totalizando uma plateia de 440 pessoas em recitais. Em julho, foi realizado o Casamento Coletivo, em parceria com CGJ e com o Cartório Calixto, em que 13 casais formalizaram união no ano de 2016.

FEIRA DO LIVRO, HISTÓRIA ORAL E BANCO DE MAGISTRADOS O Memorial coordenou a participação do Poder Judiciário na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre. A Troca Espontânea propiciou o recebimento de 556 obras com destinação para bibliotecas de escolas públicas e presídios. No evento, foram distribuídos 1.494 exemplares de obras produzidas pelo Poder Judiciário do RS. Na continuidade do Programa de História Oral, foram incluídas 4 entrevistas, e indexados e revisados depoimentos com a finalidade de agilizar a busca de informações no Banco de História Oral. O Banco de Dados de Magistrados em construção, cujo objetivo é consolidar informações de diferentes fontes documentais, de sistemas informatizados, de história oral, recebeu informações para sua atualização nas fichas individuais.

5


BIBLIOTECA, ACERVO DOCUMENTAL E PESQUISA No eixo de acervos documental e objetal, na área de Arquivo foram atendidas 33 demandas de pesquisa, na busca de informações sobre a trajetória de Magistrados, processos impactantes, história das Comarcas, estrutura do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul e pesquisa em processos judiciais; recebidos em transferência 172 livros da 5ª Vara Criminal do Foro Central de Porto Alegre. Diversos documentos, livros e objetos dos Magistrados Paulo Barbosa Lessa e Maria Berenice Dias foram recebidos em doação. Deu-se prosseguimento à digitalização do acervo documental, como forma de facilitar a pesquisa e objetivando a preservação dos documentos originais, alcançando, até dezembro, 19 volumes de autos e de livros digitalizados e disponibilizados para pesquisa em meio digital. Foram organizadas, digitalizadas, catalogadas e acondicionadas 419 fotografias do acervo; sendo realizada a identificação de 20 imagens. Na área de Biblioteca, foram recebidos em doação 284 volumes de periódicos e livros. Catalogados e indexados 200 títulos de livros, artigos e periódicos e atendidos pesquisadores externos. Paralelamente, deu-se continuidade ao sistema de permuta de obras do Memorial com bibliotecas de Instituições do Brasil, América e Europa. Prosseguiu-se com a sistemática organização e manutenção do banco de troca de livros, que teve boa adesão por parte do público interno.

6


PALAVRA DO MEMORIAL nº 133 – 24 DE NOVEMBRO DE 2016 MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Equipe: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Diretor; Carine Medeiros Trindade, Assistente Técnica; João Batista Santafé Aguiar, Assistente Administrativo; Roberto Medeiros Soares e Sabrina Lindemann, servidores; Giovanna Martelete do Amaral, Laura Guerra, Márcio Dias da Silveira, Maria Clara Hallal, Paula Rafaina Martini Severo, Rossana Klippel de Souza Jose, estagiários. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial". MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET Caso não queira mais receber o Palavra do Memorial, avise o Memorial clicando aqui.

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.