2016-11-23 - Palavra do Memorial do Judiciário

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 133 24 de novembro de 2016 AGENDA

RECITAL ITALIANO NO PALÁCIO DA JUSTIÇA A ACIRS – Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul promove, no próximo dia 29 de novembro, o Recital Italiano, em comemoração aos 25 anos da Associação. O Memorial do Judiciário é apoiador do evento que ocorre no mezanino do Palácio da Justiça, com início às 19h e entrada franca. Mais detalhes em www.acirs.org.br. Participarão da apresentação as sopranos Candice Mascarello e Luciana Kiefer, o barítono Francis Padilha e o tenor Maicon Cassânego. Ao piano, Rodolfo Wulfhorst. Na programação, partes de obras de Giacomo Puccini - La Bohème, Ruggero Leoncavallo - I Pagliacci e Giuseppe Verdi - Otello e La Traviata.

MEMORIAL PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO O atendimento a escolas, na semana de 21 a 25 de novembro, no Programa Formando Gerações, promovido pelo Memorial do Judiciário, integrará a 11ª Semana Nacional da Conciliação. Na segunda-feira, 21/11, 19 alunos do Instituto Estadual Assis Chateaubriand foram recebidos no térreo do Palácio da Justiça e convidados a refletir sobre as diferentes formas de resolução de conflitos. Hoje, quinta-feira, dia 24, será a vez dos alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Rodrigues Alves, de Cachoeirinha. Na oportunidade os alunos também poderão conversar com magistrado acerca das iniciativas do Judiciário em práticas de conciliação. Até o presente momento, no ano de 2016, o Memorial atendeu 1.165 alunos de diferentes escolas do estado, ultrapassando onze mil estudantes recebidos no Programa, desde seu início em 2004. Alunos da EEEM Tuiuti, de Gravataí, que trouxe diversas turmas ao Formando Gerações, falam sobre a experiência em vídeo que pode ser conferido aqui.

1


ACONTECEU

PÚBLICO LOTOU A GALERIA DOS CASAMENTOS PARA ASSISTIR À TERÇA LÍRICA Nesta terça-feira, 22/11, às 18h45, a Terça Lírica apresentou a Ópera OTELLO, de Giuseppe Verdi. O evento, que é aberto ao público, aconteceu no mezanino do andar térreo do Palácio. Otello conta a história de um casal em que, por vingança de outrem, o marido é levado a desconfiar da fidelidade da esposa, terminando por matá-la, praticando então o uxoricídio. Foi apresentado um resumo – originalmente a ópera tem quatro atos. A ópera estreou em Milão em 1887 e é baseada na obra de Shakespeare “Otelo, o Mouro de Veneza”, de 1603. Foi a penúltima ópera composta por Verdi e é considerada sua maior tragédia. Por causa de seus variados temas – racismo, amor, inveja, ciúme e traição – ainda é muito popular na atualidade. Para encenar os trechos de Otello, na Terça Lírica, as diretoras de produção artística Luciana Kiefer e Candice Mascarello transformaram o piso num tabuleiro de xadrez e dispuseram a platéia em arena. O último concerto de 2016 acontece em 13 de dezembro, num especial de Natal. Em 2017, as Terças Líricas estão em planejamento e serão realizadas em diferentes pontos da cidade.

2


FEIRA DO LIVRO Mais uma vez, o Tribunal de Justiça esteve presente na Feira do Livro de Porto Alegre em estande próprio, coordenado pelo Memorial do Judiciário. A Câmara Rio-Grandense do Livro estima que, durante os 19 dias do evento, cerca de 1,4 milhão de pessoas frequentou a Feira. No estande, o público pode conhecer as publicações de diferentes setores do TJRS e alguns dos projetos do Judiciário gaúcho. Em 2016, com a intensificação da campanha de Troca Consciente, foram recebidos centenas de livros em doação, que serão destinados a presídios e escolas. Assista a entrevista do Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Diretor do Memorial, matéria veiculada pelo programa Justiça Gaúcha.

PAINEL NA FEIRA DO LIVRO Painel sobre a Justiça Sistêmica e as Constelações Familiares - Como é tradição, todos os anos na Feira do Livro, o Memorial do Judiciário propõe a discussão de temas novos relacionados com a Jurisdição. Neste ano, com a participação da Juíza de Direito Lizandra dos Passos e da consteladora Lúcia Silber, foram apresentadas informações sobre como a técnica das Constelações Familiares podem apoiar a jurisdição. O Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis foi o debatedor. O evento ocorreu no principal auditório disponibilizado pela Câmara Rio-grandense do Livro, o auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, na rua dos Andradas, e contou com númeroso público.

3


DESTAQUE DO ACERVO Memorial Recebe Doações do Magistrado Paulo Barbosa Lessa. Na sexta-feira (18/10), o Memorial recebeu em doação diversos materiais da senhora Jerusa Pinheiro Machado Lessa, viúva do Desembargador Paulo Barbosa Lessa. Dentre eles há livros de acórdãos de autoria do Desembargador, documentos de sua carreira como professor de Direito, e objetos de grande importância para o melhor entendimento da vida do magistrado entrelaçada às questões institucionais do Judiciário gaúcho. Entre o material recebido, estão acórdãos dos anos 1973 a 1976; medalhas recebidas em homenagem por sua dedicação à docência na PUCRS e ao reconhecimento por serviços distintos à Brigada Militar. Ainda foram doados, documentos relativos aos seus anos como professor e diretor da faculdade de direito da UFRGS e matérias jornalísticas em que o desembargador escreveu sobre temas relativos ao cotidiano e ao direito.

DICA DE LEITURA Eclipse, de Stephenie Meyer O terceiro livro da série Crepúsculo narra uma onda de crimes executados por vampiros recém-nascidos sedentos por sangue. Entre estes acontecimentos, Bella tem seu coração dividido entre a amizade de Jacob (e sua permanência como humana) e seu amor por Edward (e sua transformação em vampira), pois isto acarretará uma batalha entre lobisomens e vampiros que colocará a vida de sua família e de amigos em risco.

FATOS DO TEMPO - No dia 5 de novembro de 1873 foi criada a Relação de Porto Alegre, com jurisdição sobre as Províncias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e atingida, assim, a velha aspiração do povo gaúcho, já manifestada por um de seus maiores líderes, Bento Gonçalves da Silva, nos primórdios da Revolução Farroupilha, e designada datas e tomadas, pelo Decreto nº 5.456, medidas para a sua instalação, juntamente com as demais na mesma ocasião criadas, já no dia seguinte, ou seja, a 06 de novembro do mesmo mês de novembro, foram, a pedido, removidos para nela terem assento o Desembargador Antônio Augusto Pereira da Cunha, da Relação de São Salvador, e o Desembargador João Batista Gonçalves Campos, da Relação do Rio de Janeiro, e foram para ela promovidos os juizes de direito Adriano José Leal , Inácio José de Mendonça Uchôa, Júlio César Berenguer de Bittencourt, Luiz Correa de Queiroz Barros e Luiz José de Sampaio. Fonte: (Nequete Lenine, O-Poder Judiciário no Rio Grande do Sul, TOMO I, 2004, 2.T, pág.34).

4


PALAVRA DO MEMORIAL nº 133 – 24 DE NOVEMBRO DE 2016 MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Equipe: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Diretor; João Batista Santafé Aguiar, Assistente Administrativo; Carine Medeiros Trindade, Assistente Técnica, Roberto Medeiros Soares e Sabrina Lindemann. Também: Giovanna Martelete do Amaral, Márcio Dias da Silveira, Maria Clara Hallal, Paula Rafaina Martini Severo, Laura Guerra, Estagiários. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial". MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET

Caso não queira mais receber o Palavra do Memorial, avise o Memorial clicando aqui.

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.