2016-10-18 - Palavra do Memorial do Judiciário

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 131 18 de outubro de 2016 AGENDA

CAMINHOS DA MATRIZ REALIZA VISITAS NO PRÓXIMO SÁBADO Acontece em 21/10, próximo sábado, o Caminhos da Matriz, projeto que viabiliza o contato da população e turistas com o patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre ao proporcionar visitas guiadas aos prédios históricos localizados no entorno da Praça da Matriz. Serão visitados o Memorial do Judiciário, no Palácio da Justiça, Memorial do Ministério Público e a Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul. O evento começa às 14h, e tem como ponto de encontro o Monumento a Júlio de Castilhos, localizado na Praça da Matriz. A visita guiada é gratuita, aberta ao público e tem duração de três horas, uma hora em cada local.

MEMORIAL NA FEIRA DO LIVRO 2016 De 29/10 a 15/11, a equipe do Memorial do Judiciário se revezará no estande do Tribunal de Justiça do Estado na Feira do Livro de Porto Alegre. O funcionamento será das 13h às 19h. Estarão à disposição dos visitantes as publicações do Tribunal de Justiça nas áreas de História e Legislação e de outros setores. Mais próximo do evento será divulgada a programação do Memorial e do Tribunal de Justiça durante a Feira.

EXPOSIÇÃO CASOS IMPACTANTES Segue disponível ao público a exposição Casos Impactantes, organizada pelo Memorial do Judiciário no Espaço Desembargador Donato João Sehnem – térreo do Palácio da Justiça – Centro Histórico de Porto Alegre. Estão expostas peças de seis processos criminais que impactaram a sociedade gaúcha e que integram o acervo permanente do Memorial, como casos relativos ao Sequestro dos Uruguaios, Mãos Amarradas, Alex Thomas e a Gangue da Matriz, TFP, Editora Revisão e o da morte do Soldado Valdeci. A visitação pode ser feita das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, durante o horário de expediente externo do Tribunal de Justiça.


PRÊMIO FALA 2016 COM INSCRIÇÕES ATÉ O FINAL DE OUTUBRO Com o tema FAMÍLIA, TUDO IGUAL?, permanece aberto até 31 de outubro o prazo para inscrições de estudantes e escolas no Prêmio FALA 2016. O prêmio deste ano tem o objetivo de incentivar a reflexão sobre as diferentes composições familiares. O FALA é uma iniciativa do Memorial do Judiciário, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça. Podem concorrer à premiação os estudantes do ensino fundamental – a partir do 4° ano até o ensino médio, cujas escolas já tenham participado do Formando Gerações. As inscrições devem ser realizadas no próprio Memorial ou pelo e-mail memorial@tjrs.jus.br. Para mais informações, acesse o site oficial do Memorial do Judiciário do RS.

ACONTECEU

MEMORIAL RECEBE DOAÇÃO SOBRE HISTÓRIA TECNOLÓGICA DOS TABELIONATOS Em 7/10, o Memorial do Judiciário recebeu documentos em doação do Tabelião Substituto do 1° Tabelionato de Notas de Porto Alegre, Ayrton Bernardes Carvalho Filho. Na presença do Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis e da Assistente Técnica Carine Medeiros Trindade, Ayrton repassou para arquivamento e preservação elementos que poderão testemunhar, no futuro, a sua contribuição para o desenvolvimento técnico da atividade dos tabelionatos, em favor de melhores serviços oferecidos ao cidadão. O novo acervo estará à disposição do público tão logo realizado o seu cadastramento no sistema interno do Memorial Pesquisas podem ser agendadas pelo telefone (51)3210-7176 ou via memorial@tjrs.jus.br. Veja a notícia.

ESCOLA PLANALTO CANOENSE PARTICIPA DO FORMANDO GERAÇÕES A turma do 8° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Planalto Canoense, de Canoas, participou em 13/10 do Formando Gerações, programa do Memorial do Judiciário. Os 27 alunos, acompanhados de três professoras, assistiram filme sobre "Os Crimes da Rua do Arvoredo" e logo após realizaram uma simulação de Tribunal do Júri. Na atividade, os jovens de 13 a 15 anos assumiram os papeis necessários para a realização do Júri - personificando as funções necessárias na vida real para cada julgamento. Para 2016, não há mais vagas para o Formando Gerações. Novas inscrições, a partir de 1º de fevereiro de 2017. As escolas que já participaram podem se inscrever no Prêmio FALA (ver nota mais acima).

FATOS DO TEMPO 25 de outubro de 1872- A Lei nº 799 criou a Comarca de Livramento. 22 de outubro de 1936- Dec. nº 6.308 desanexou o Termo de Lavras da Comarca de Bagé e o anexou a de Dom Pedrito.


DESTAQUE DO ACERVO BIBLIOTECA DO MEMORIAL RECEBE DOAÇÕES Na quinta-feira (14/10), a advogada Marina Allfrey Correa da Costa doou ao acervo da biblioteca do Memorial do Judiciário, 30 livros de grande importância para o melhor entendimento do Direito em diversas áreas. Entre as publicações, estão os livros “Direito Processual Civil” de Ovídio Rocha Barros Sandoval; “Doutrina e Prática do Procedimento Sumaríssimo”, do ex-Presidente do Tribunal de Justiça Adroaldo Furtado Fabrício; “Da Ação Popular Constitucional”, do Desembargador Ruy Armando Gessinger e “A Teoria das Formas de Governo” de Norberto Bobbio.

DICA DE LEITURA

Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma 'treva branca' que logo se espalha incontrolavelmente. 'Ensaio Sobre a Cegueira' é a fantasia de um autor que nos faz lembrar 'a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam'. O livro está disponível para Magistrados, Servidores e Estagiários do Judiciário gaúcho para empréstimo no Banco de Livros. A lista das publicações encontra-se na coluna Destaque da Intranet do TJ.

EXPEDIENTE PALAVRA DO MEMORIAL Nº 131 18/10/2016

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Equipe: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Diretor; João Batista Santafé Aguiar, Assistente Administrativo e Editor (Reg. Prof. 4826/DRT-RS); Carine Medeiros Trindade, Assistente Técnica, Roberto Medeiros Soares e Sabrina Lindemann. Também: Giovanna Martelete do Amaral, Márcio Dias da Silveira, Maria Clara Hallal, Paula Rafaina Martini Severo, Laura Guerra e Ariadne Kramer (Redatora), Estagiários. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial". MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.