2016 04 25 Palavra do Judiciário do RS

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 122 25 de abril de 2016

AGENDA

Caminhos da Matriz acontece no próximo sábado, 30/04 O Caminhos da Matriz está de volta! A primeira edição de 2016 acontecerá no sábado, 30 de abril. O projeto viabiliza visitas guiadas a instituições localizadas no entorno da Praça da Matriz. Neste ano, a Biblioteca Pública e a Cúria Metropolitana começam a integrar o Caminhos. Dia 30, os pontos visitados serão o Memorial do Ministério Público, no prédio conhecido como Forte Apache, o Memorial do Judiciário do RS, localizado no Palácio da Justiça, e a Biblioteca Pública que estreia na programação, já que este ano reabriu ao público. No Memorial do Judiciário, os visitantes conhecerão os espaços destinados a exposições e projetos desenvolvidos, como o Formando Gerações, as Terças Líricas e os Casamentos Coletivos. Ao final, serão levados a conhecer a arquitetura interna e externa do prédio, para entender como o Palácio da Justiça foi pensado e idealizado pelos arquitetos Fernando Corona e Carlos Maximiliano Fayet. O evento tem duração de três horas, uma hora em cada local. É gratuito e aberto ao público.


Serviço: Caminhos da Matriz Data: 30 de abril de 2016 Horário: 14h às 17h Ponto de encontro: Em frente ao monumento a Júlio de Castilhos, Praça da Matriz. Aberto ao público – entrada franca – Não é necessário agendamento prévio. Visite a página no Facebook para mais informações e confirmação se haverá em caso de ameaça de chuva.

ACONTECEU FORMANDO GERAÇÕES

O Memorial do Judiciário recebeu este mês, no Programa Formando Gerações, diversas turmas do Colégio Concórdia e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Rodrigues, ambas de Porto Alegre. Nos encontros, os alunos foram recebidos pela equipe do Memorial que conversaram a respeito da Justiça, direitos e deveres de uma vida em sociedade e o funcionamento de um Tribunal do Júri brasileiro.

NOTAS HISTÓRICAS 12/5: Pinheiro Machado, o tema do próximo Seminário Por João Batista Santafé Aguiar, da Equipe do Memorial do Judiciário

Em 8 de setembro de 1915, José Gomes Pinheiro Machado foi morto a golpes de faca em um hotel no Rio de Janeiro quando ia se entrevistar com o ex-presidente do Estado de São Paulo. Quem foi essa figura da nossa história que faleceu de forma trágica há 100 anos? O Senador Pinheiro Machado, chefe nacional do PRC – Partido Republicano Conservador - representou o Estado do Rio Grande do Sul na Capital da República entre 1891 até a sua morte. Como vicepresidente do Senado Federal, detinha o poder de ´verificar´ os resultados das


eleições, função que exercia com natural pendor para resolver conflitos entre os Estados e seus Municípios e os Estados e a Federação – atuando quando possível para fortalecer o poder central. Foi o principal opositor de Prudente de Moraes e de Rui Barbosa na política nacional. Comandou o partido que estava no Poder e em consequência a política nacional desde Campos Sales até o governo de Hermes da Fonseca. Havia diariamente verdadeiras romarias ao Morro da Graça, aonde residia, de pessoas pedindo favores. Combateu na Guerra do Paraguai como jovem soldado. Já no Senado licenciou-se para dirigir a poderosa Divisão Norte que derrotou o revolucionário Gumercindo Saraiva, em 1894 recebendo o título honorário de General. É esse o personagem que será lembrado depois de 100 anos de sua morte em um seminário organizado pelo Memorial do Judiciário do RS e o Instituto Histórico e Geográfico do RGS. Vamos conhecer como ele influenciou para sempre o Rio Grande do Sul e o Brasil. Será no próximo dia 12/5. Veja detalhes em www.seminariopinheiromachado.wordpress.com. Inscrições abertas a partir de hoje, 25/4.

DESTAQUE DO ACERVO Processos de Herval Compõem o fundo da Comarca de Herval mais de 30 autos relacionados à temática de gênero. Identificados casos contra a mulher como: assassinatos, agressão, sedução, estupro, ameaça, injúria, suicídio e outros. Os inquéritos policiais ocorreram entre os anos de 1935 e 2001. Os documentos foram transferidos da Comarca de Herval ao Memorial do Judiciário em 2013 e estão disponíveis para pesquisa.

DICA DE LEITURA A Sobrevivente, de Tailor Diniz Na obra, o autor apresenta a história real de Hertha Spier, a prisioneira A-21646 de Auschwitz, que sobreviveu à passagem por três campos de concentração da Polônia e da Alemanha. O livro está disponível para Magistrados, Servidores e Estagiários do Judiciário gaúcho para empréstimo no Banco de Livros. A lista das publicações encontra-se na coluna Destaque da Intranet do TJ.


FATOS DO TEMPO - 30 de abril de 1826 - Nasceu na Vila de São Bernardo do Brejo de Anapúrus, na Província do Maranhão, o Desembargador José de Almeida Martins Costa, 4º Presidente do Tribunal da Relação. - 12 de abril de 1933 - Foi criada a Comarca de Santiago do Boqueirão e Santa Cruz, através do Decreto nº 5.316.

EXPEDIENTE PALAVRA DO MEMORIAL Nº 122 25/04/2016 MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis - Assistente Administrativo: João Batista Santafé Aguiar - Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade - Equipe: Roberto Medeiros Soares, Sabrina Lindemann e Vera Maria de Freitas Barcellos - Estagiários: Adrieny Couto, Giovanna Martelete do Amaral, Jéssica Ramos, Maria Clara Hallal, Márcio Dias da Silveira e Paula Rafaina Martini Severo. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial". Pede-se que visitas de grupos à Exposição ´Propriedade, Registro e Caminhos´ sejam agendadas previamente.

MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.