2016-04-06 - PALAVRA DO MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 123 06/05/2016 AGENDA

Inscrições abertas: 12/05 - Seminário sobre 100 anos da morte do Senador Pinheiro Machado O Memorial do Judiciário do RS e o Instituto Histórico e Geográfico do RS promoverão nesta quinta-feira, 12 de maio, o Seminário “1915: A morte do Senador Pinheiro Machado e suas repercussões”. Após a Proclamação da República, Pinheiro Machado foi eleito Senador pelo Rio Grande do Sul e continuou no cargo em contínuas legislaturas. Atuou na implementação da iniciante República no Brasil. Foi assassinado em 8 de setembro de 2015 por um outro gaúcho, no Rio de Janeiro, então a Capital Federal. O Seminário terá dois painéis no auditório do Palácio da Justiça, com início às 9h15 pela manhã e 14 horas pela tarde. Participarão do Seminário com depoimentos e palestras o Doutor em História Carlos Perrone Jobim Júnior, servidor do Tribunal de Justiça; Caio José Lustosa, sobrinho-neto do Senador, exSecretário de Meio Ambiente de Porto Alegre e Procurador do Estado aposentado, o Doutor em Comunicação Jornalista Luiz Antônio Farias “Nikão” Duarte, o Advogado Fernando Malheiros Filho, o Procurador de Justiça aposentado e Mestre Miguel Frederico do Espírito Santo, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, e o Jornalista e Advogado José Antônio Pinheiro Machado, sobrinho-bisneto do Senador, o conhecido Anonymous Gourmet. Pela manhã, os trabalhos terão a direção do 2º Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RGS, Dr. Fausto José Leitão Domingues, e o painel às 14h presidido pelo Diretor do Memorial do Judiciário, Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis. O evento é gratuito e aberto ao público – as inscrições são limitadas a 190 pessoas. As inscrições podem ser realizadas pelo endereço eletrônico seminariopinheiromachado.wordpress.com e no local. Serão emitidos certificados de participação de 6 horas-aula a quem solicitar. Neste endereço toda a programação e informações sobre os palestrantes.


17/5 - ROMEU E JULIETA NA PRÓXIMA TERÇA LÍRICA O Memorial do Judiciário promove na terça-feira, 17 de maio, a Terça Lírica no Palácio com o resumo da ópera Romeu e Julieta, de Charles Gounod (1818-1893), com libreto de Jules Barbier e Michel Carré, baseada na obra de William Shakespeare. Romeu e Julieta é um dos escritos mais famosos de Shakespeare e retrata o amor proibido de dois jovens que pertencem a famílias inimigas. A história se passa no século XVI na Itália. O espetáculo começa às 18h45min, no Mezanino do Palácio da Justiça – Praça Mal. Deodoro, 55, em frente à Praça da Matriz. A entrada é franca e aberta ao público. Serviço: Terça Lírica no Palácio: Ópera – Romeu e Julieta Data: 17 de maio de 2016 (terça-feira) – 18h45min Local: Mezanino do Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55, Porto Alegre-RS) Entrada franca Ficha Técnica: Juliette – Alicia Cupani (soprano) Romeu – Thompson Magalhães (tenor) Pianista - Rodolfo Wulfhorst Roteiro musical - Alicia Cupani Texto, cenário e figurinos - Luciana Kiefer e Candice Rybu Mascarello Direção e produção artística (musical e teatral) - Luciana Kiefer Produção executiva: Bonella Produções

ACONTECEU PRÉDIOS HISTÓRICOS SÃO VISITADOS NO CAMINHOS DA MATRIZ

No último sábado de abril (30), o Memorial do Judiciário do RS participou do Caminhos da Matriz. O projeto realiza visitas guiadas a prédios históricos localizados no entorno da Praça da Matriz. Foram recebidos 41 visitantes que além do Memorial e do Palácio da Justiça conheceram também a Biblioteca Pública e o Memorial do Ministério Público. O próximo Caminhos acontece em 21 de maio e os locais visitados serão a Cúria Metropolitana, o Solar dos Câmara e o Arquivo Público. O ponto de encontro é em frente ao monumento Júlio de Castilhos (Praça da Matriz) às 14h. O evento é gratuito e aberto ao público e tem duração de três horas, uma hora em cada local. Veja a reportagem de 3/5/2016 do programa Justiça Gaúcha


DESTAQUE DO ACERVO

Carimbador Carimbador de madeira com superfície de borracha. Realizava a marca através do sistema de almofadas de tinta. Pertenceu ao Cartório Cível e Crime – Júri de Execuções Criminais da Comarca de Bento Gonçalves. O carimbo encontra-se em bom estado de conservação. Esteve exposto no Memorial do Judiciário em 2012 junto com outros objetos que representaram a evolução da mecanografia.

DICA DE LEITURA Catu: Um Grito de Liberdade, de José Francelino de Araujo Após uma hora de combates com os pelotões invisíveis de Catu, uma das equipes do General voltou sem a metade de seus homens. A situação exigia uma medida urgente. Catu subiu na paliçada, onde era vista por todos os negros, agitando a bandeira da liberdade. Os negros enlouqueceram. Redobraram as energias e investiram, furiosos, contra a tropa. Diante desse ímpeto, vendo muitos de seus homens caírem, o General mandou cessar fogo e recuar a tropa. O livro está disponível para Magistrados, Servidores e Estagiários do Judiciário gaúcho para empréstimo no Banco de Livros. A lista das publicações encontra-se na coluna Destaque da Intranet do TJ.

FATOS DO TEMPO - 1º de maio de 1875 – O Decreto Imperial nº 5.909 declara de 1ª entrância as Comarcas de Santo Ângelo e Uruguaiana. - 06 de maio de 1903 - Decreto nº 618 foi cria a Comarca do Alto Taquari, com sede em Lajeado e constituída dos termos de Lajeado e Estrela.


EXPEDIENTE PALAVRA DO MEMORIAL Nº 123 06/05/2016 MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis - Assistente Administrativo: João Batista Santafé Aguiar - Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade - Equipe: Roberto Medeiros Soares, Sabrina Lindemann e Vera Maria de Freitas Barcellos - Estagiários: Adrieny Couto, Giovanna Martelete do Amaral, Jéssica Ramos, Márcio Dias da Silveira, Maria Clara Hallal e Paula Rafaina Martini Severo. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial". Pede-se que visitas de grupos à Exposição ´Propriedade, Registro e Caminhos´ sejam agendadas previamente. MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.