2016-04-04 - Palavra do Memorial do Judiciário do RS

Page 1

MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS PALAVRA DO MEMORIAL Nº 121 04/04/2016

AGENDA

Formando Gerações com inscrições abertas

O Programa Formando Gerações desenvolvido pelo Memorial do Judiciário está com as inscrições abertas para o primeiro semestre de 2016. O Formando consiste em atividades de caráter cultural e pedagógico, voltadas ao público escolar infanto-juvenil das redes de ensino pública e privada da Região Metropolitana de Porto Alegre. O Programa contribui para compreensão de conceitos fundamentais sobre justiça, cidadania e direitos da criança e do adolescente. Os alunos discutem sobre cidadania, o pleno exercício de direitos e sua vinculação com a Justiça.. Em seguida, são convidados a descobrir o funcionamento do Judiciário por meio da simulação de um Tribunal do Júri. Para inscrições ou mais informações, entre em contato pelo email memorial@tjrs.jus.br ou telefone 51 3210-7176.


ACONTECEU TERÇA LÍRICA INICIOU A SÉRIE 2016 O Memorial do Judiciário realizou em 15 de março, a 1ª edição da Terça Lírica no Palácio, série 2016. Foram apresentadas canções de Robert Schumann (1810-1856) reunidas sob o nome de “Robert e Clara Schumann – Amor e Vida de Uma Mulher”, retratando a evolução da condição feminina e os estágios de uma relação tradicional do século XIX. A próxima Terça Lírica acontece em 17 de maio com o resumo da ópera Roméo et Juliette, de C. Gounoud, e será realizada às 18h45min no mezanino do Palácio da Justiça. A entrada é franca.

INSTITUTO PROTEGER REALIZA PALESTRA NO MEMORIAL O Instituto Proteger realizou no auditório do Espaço Desembargador Donato João Sehnem do Memorial do Judiciário, em 17 de março, o “Conversando para Proteger” com um bate-papo sobre o novo CPC. A Advogada Melissa Telles apresentou o tema. O Proteger é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão a busca da proteção integral da criança, adolescente e idoso, principalmente frente aos conflitos familiares, por meio da geração e divulgação do conhecimento, promoção de estudos, pesquisas e discussões. O bate-papo contou com a presença do Diretor do Memorial do Judiciário, o Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis. O próximo evento do “Conversando para Proteger” será em 19 de maio.


DESTAQUE DO ACERVO Livros sobre juristas do STF O intercâmbio do Memorial com Tribunais e instituições da Justiça continua. O Supremo Tribunal Federal doou ao Memorial do Judiciário o livro Supremo Tribunal Federal que retrata em textos, declarações, imagens e gravuras a história do STF e a idealização e construção de Brasília. A obra também possui depoimentos do arquiteto Oscar Niemeyer, em sua própria caligrafia, que trazem histórias pessoais e profissionais do arquiteto. O Memorial também recebeu exemplares da coleção Supremo Tribunal Federal – Memória Jurisprudencial. São dez livros que descrevem em cada volume a história de um de ministro do STF, são eles, Victor Nunes, Aliomar Baleeiro, Pedro Lessa, Castro Nunes, Orozimbo Nonato, Epitacio Pessoa, Evandro Lins, Carlos Maximiliano, Ribeiro da Costa e Nelson Hungria. Após inclusão no Acervo, estarão à disposição dos visitantes para pesquisa.

DICA DE LEITURA O Caçador de pipas, de Khaled Hosseini O romance narra a tocante história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão na década de 1970. Durante um campeonato de pipas, Amir perde a chance de defender Hassan, num episódio que marca a vida dos dois amigos para sempre. O livro está disponível para Magistrados, Servidores e Estagiários do Judiciário gaúcho para empréstimo no Banco de Livros. A lista das publicações encontra-se na coluna Destaque da Intranet do TJ.


FATOS DO TEMPO - 15 de abril de 1884 - Nasce o Desembargador Samuel Figueiredo da Silva, filho de Manoel Luiz da Silva e de Laurinda Figueiredo da Silva, na cidade do Rio de Janeiro. O Desembargador Samuel Figueiredo da Silva foi o 14º Presidente do Superior Tribunal do Estado. - 20 de abril de 1872 - A convite do Presidente da província de Pernambuco, Henrique Pereira de Lucena, foi nomeado Chefe de Polícia, da mesma província o Dr. Luiz Corrêa de Queiroz Barros, então 2º Presidente do Tribunal de Relação do Rio Grande do Sul.

EXPEDIENTE PALAVRA DO MEMORIAL Nº 121 04/04/2016 MEMORIAL DO JUDICIÁRIO DO RS – Tribunal de Justiça do Estado do RS – Diretor: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis - Assistente Administrativo: João Batista Santafé Aguiar - Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade - Equipe: Roberto Medeiros Soares, Sabrina Lindemann e Vera Maria de Freitas Barcellos - Estagiários: Adrieny Couto, Giovanna Martelete do Amaral, Jéssica Ramos, Márcio Dias da Silveira e Paula Rafaina Martini Severo. CONTATOS - Visite o Memorial na Praça Mal. Deodoro da Fonseca, 55, andar térreo – Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou no site do Tribunal de Justiça. Atualize-se via Facebook ou Twitter. Para ser incluído no nosso mailing, mande solicitação para “inclusão em mailing do Memorial". Pedese que visitas de grupos à Exposição ´Propriedade, Registro e Caminhos´ sejam agendadas previamente. MEMORIAL NO MAPA - COMO CHEGAR / HOW TO GET


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.