Dossier de Investigação | Thesis

Page 1



Thesis Lucas the Groot, 1994



07

07 08 11 12 13 14 15 17 18 59

índice introdução investigação história do tipo cronologia/ publicações biografia do type designer pressupostos técnicos da época contextualização histórica cronologia tipográfica specimen bibliografia



09

Introdução A criação deste projecto baseia-se na identificação do trabalho do tipógrafo Lucas the Groot, e tem como fundamento uma melhor cultura em termos tipográficos, que neste caso será mais focada na família tipográfica da Thesis, criada pelo mesmo na década de 90. O principal objectivo é conseguir entender a motivação para a criação desta fonte, a família que se integra na mesma e as diferenças entre todas elas mesmo que mínimas. Sendo que um dos principais objectivos passa exactamente pela percepção dessas mesmas características diferenciais. Com esta melhor percepção futuramente pretendemos conseguir identificar o estilo de um tipo com mais facilidade. Assim no final deste dossier estarão representados todos os elementos da família tipográfica da Thesis em vários tamanhos, desta forma podemos também ter uma maior noção de quais os tamanhos mais indicado e que melhor se adequam para texto, para título, entre outras coisas.


10


11

História do tipo A grande família da Thesis foi publicada pela primeira vez no ano de 1994, fazendo parte da colecção FontFont e unindo-se á biblioteca de tipos LucasFont em 2000. A fonte foi concebida de um modo ambicioso e versátil, a sua criação deveuse à insatisfação com o pequeno número de boas fontes tipográficas que existiam para projectos de identidade corporativa. A Thesis surgiu com o fundamento de preencher essa falta, e fornecer ao utilizador três tipos compatíveis, a TheSans, TheMix e TheSerif, em uma faixa opticamente harmoniosa de oito pesos, incluindo itálicos. A família tipográfica Thesis foi pioneira para todos os tipos de utilização e de grandes famílias. Esta fonte é utilizada actualmente em algumas empresas, por exemplo a AOL, Telefónica e Citizens Bank utilizam a versão TheSans, a policia belga e a rede de serviços Terra utilizam a versão TheMix e a revista Weekly Dig faz uso da versão TheSerif. TheSans faz parte da superfamília Thesis que Luc(as) de Groot publicou pela primeira vez em 1994. Durante a última década e meia, TheSans tem vindo a sintetizar a vida para todos os fins contemporâneos. Tornouse o rosto de milhares de organizações, publicações e sites, tornando-a uma das tipografias sem serifas mais utilizadas por todo o mundo. TheSans é uma fonte de baixo contraste - ou seja, as diferenças entre os traços finos e grossos não são muito pronunciados. No entanto, a referência à escrita com a caneta ainda está presente, dando aos caracteres uma inclinação diagonal que facilita a leitura. As tipografias romanas tendem a ter algumas características de uma construção em itálico ou por escrito. No entanto, as formas em itálico em si são muito distintas: elas não foram obtidas em relação à vertical, mas foram concebidas individualmente, complementando perfeitamente as formas romanas.

TheMix é outra variante da superfamília Thesis. TheMix originou-se como um alfabeto para os logótipos do Ministério holandês dos Transportes, Obras Públicas e dos Recursos Hídricos desenhados por Luc(as), enquanto trabalhava em BRS Premsela Vonk, em Amesterdão. O alfabeto mais tarde tornou-se o ponto de partida do sistema Thesis. No momento da sua primeira versão, TheMix foi altamente original. As serifas assimétricas foram colocadas para obter ritmo, sem depender de qualquer sistema rígido. O resultado foi um tipo de letra que combinava excelente legibilidade, com caracteres jovens e pouco ortodoxos. Tornou-se a fonte corporativa para inúmeras empresas e instituições internacionais, e foi usada para publicidade e campanhas destinadas ao público jovem. TheMix é uma fonte de baixo contraste , ou seja, as diferenças entre os traços finos e grossos não são muito pronunciados. TheMix Basic OT é muito boa para projectos com muitas línguas, vem com caracteres latinos, turcos, entre outros. Ele também provou executar extremamente bem em logótipos ou na publicidade. TheSerif faz parte da superfamília Thesis. Ela foi concebida para ser a fonte perfeita dentro do sistema de Thesis, usá-la para manchetes, subtítulos, citações, etc. TheSerif também tem sido usada com sucesso como uma fonte de texto em seu próprio direito. TheSerif é uma fonte de baixo contraste.


12

Cronologia

Publicações


13

Biografia do type designer Lucas the Groot é um tipógrafo Holandês, nascido em Noordwijkerhout (países baixos), a 21 de Junho de 1963. Com sede em Berlim, trabalha para muitas empresas conhecidas e faz publicações. Lucas dirigi a FontFabrik, localizada em Berlim, Alemanha, fundada em 2000 e é criador de tipografias publicadas como a Thesis , TheSans, TheMix, TheSerif, Nebulae, Jesus Loves You all, TheSansMono entre outras. A FontFabrik cria type faces de qualidade original e estilos personalizados bem com o redesign de tipos. O principal objectivo, para a criação da FontFabrick, em poucas palavras, foi a criação de uma empresa que tornase o mundo um lugar melhor através da concepção de fontes que parecem boas e funcionam bem em qualquer circunstância e em muitas línguas. Algumas das suas publicações passaram por jornais de prestígio, como Folha de S.Paulo, Le Monde, Metro e Der Spiegel. Criou também ainda tipos para empresas internacionais, incluindo a Sun Microsystems, Bell South, Heineken, Siemens e Miele. Projectou ainda duas famílias tipograficas para a Microsoft: o ‘monospaced’ da familia Consolas, a nova alternativa para Courier, e Calibri, a fonte padrão para o MS Word. Designers Gráficos em todo o mundo descobriram as qualidades especiais das fontes de Lucas the Groot. Atraídos pela sua funcionalidade, aparência amigável e amor, valores que são transparecidos em cada família tipográfica. Actualmente Lucas the Groot ensina na Faculdade de Design da Universidade de Ciências Aplicadas de Potsdam, na Alemanha.

| Lucas De Groot


14

Pressupostos técnicos da época Devido ao desenvolvimento da indústria no século 19 e 20, a tipografia teve um avanço significativo, embora se diga que não foi marcado por novidades para os tipógrafos, mas houve um grande progresso em termos de tecnologia. A utilização do computador para a composição dos tipos também já estava em utilização nessa época, era criada no programa FontLab Composer para Windows, um editor profissional de fontes, que permitia também a modificação destas nos formatos mais populares.


15

Contextualização histórica Década de 1990 é a década que teve início em 1 de Janeiro de 1991 e terminou em 31 de Dezembro de 2000. Foi a última década tanto do século XX quanto do segundo milénio. A década de 90 começou com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Factos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e a Internet. Optimismo e esperança seguiram o colapso do Comunismo, mas os efeitos colaterais do fim da Guerra Fria estavam apenas a começar, como o advento terrorista em regiões do Terceiro Mundo, especialmente na Ásia. O Primeiro Mundo experimentou um crescimento económico estável durante toda a década. Até nações com menor representatividade económica como a Malásia tiveram aperfeiçoamentos gigantescos. Mas deve-se notar que a economia dos Estados Unidos permaneceu sem crescimento durante a primeira metade da década. Muitos países, instituições, companhias e organizações consideraram os 90 como “tempos prósperos”. Politicamente, os anos 90 foram de democracia expansiva. Apesar da prosperidade e democracia, houve um “lado maléfico” significativo. Na África, o aumento nos casos de AIDS e inúmeras guerras levaram á diminuição da expectativa de vida e nada de crescimento económico. Em ex-nações soviéticas, havia fuga de capital e o PIB decrescente. Crises financeiras nos países em desenvolvimento foram comuns depois de 1994, apoiadas pela globalização. E eventos trágicos como as guerras dos Balcãs, genocídio de Ruanda, a Batalha de Mogadíscio e a primeira Guerra do Golfo, assim como o crescimento do terrorismo, levou á idealização do choque de civilizações. Mas esses fatos foram apenas

relembrados com relevância na década de 2000. A expressão nas roupas e através de tatuagens e piercings também foi marcante, bem como o consumo de drogas com o surgimento do ecstasy ligado a cultura de música. Os anos 90 trouxeram o desenvolvimento tecnológico mais rápido da história, tornando popular e aperfeiçoando tecnologias inventadas na década de 80. Na área da ciência os físicos começam a explorar o tempo e o espaço detectando planetas extra-solares, aconteceu a primeira clonagem, a ovelha Dolly, começase a utilizar muito frequentemente a Identificação de Adn para investigações criminais. Na área da Astronomia i telescópio espacial Hubble lançado em 1990 veio revolucionar esta área, a nave pathfinder da NASA aterra em Marte, já o cometa HaleBopp passa, depois de 4.200 anos, pelo sol e confirma-se a existência de um buraco negro. Torna-se mais evidente a distinção entre Reciclagem e biodegradáveis e iniciase a venda de alimentos geneticamente modificados.


16

Quanto as guerras e a política, na década de 90, aconteceu a reunificação da Alemanha, a Irlanda elege a primeira mulher presidente, Mary Robinson. Um anos depois é o fim do Apartheid na África do sul, pais em que foi eleito como primeiro presidente negro. A URSS desliga-se dos Estados Unidos e torna-se uma única superpotência. Nesse mesmo ano morre um milhão de pessoas no Genocídio de Ruanda, ao mesmo tempo que acontece o Tratado de Paz entre Israel e Jordânia. Passando para o ano 1995 começa o processo de paz na Irlanda do norte, a Guerra da Bosnia acaba, com o decorrer do tempo o Reino Unido devolve Hong Kong à república Popular da China, o presidente da América BIll Clinton envolve-se em escândalo sexual, desde 1998 começam outras guerras como a Segunda Guerra do Congo ou a Guerra do Kargil. Esta década não foi só de guerras e políticas, há ainda umas curiosidades a referir, o impacto do ser humano no meio ambiente começa a ser mais reconhecido, diversos crimes aconteceram como atentados em Oklahoma City. O vocalista Freddie Mercury morre de SIDA, a actriz Daniella Perez é assassinada com golpes de tesoura pelo actor Guilherme de Pádua, outra morte é a e Ayrton Senna num acidente no GP e a princesa Diana tem um acidente carro fatal. TIger Woods tornase o primeiro e mais jovem preto a vencer o Torneio de Masters e Lance Armstrong ganha a Volta a França dois anos apos de ter cancro no testículo. Nesta mesma época, ocorrem ainda mais alguns avanços tecnológicos, como o aparecimento dos primeiros filmes online, começa a ser possível o download de músicas em MP3 e as estações de TV disponibilizam conteúdo na Web.

Nasa

Guerra do Golfo

Mary Robinson


17

Cronologia tipográfica Nesta linha de tempo, podemos visualizar a data em que algumas fontes tipográficas foram realizadas, claramente algumas mais reconhecidas do que outras. Por curiosidade a Calibri foi feita para a Microsoft Office 2007, para vir a substituir a Times New Roman como fonte pré definida no Microsoft Office Word, e a Arial no Microsof PowerPoint, Excel e Outlook.


18

Specimen The Serif Regular


19

TheSerif ExtraLight e ExtraLight Italic

TheSerif Light e Light Italic

TheSerif SemiLight e SemiLight Italic

TheSerif Plain e Plain Italic

TheSerif SemiBold e SemiBold Italic

TheSerif Bold e Bold Italic

TheSerif ExtraBold e ExtraBold Italic

TheSerif Black e Black Italic


20

Caixa Alta e Caixa Baixa

Caps Pequenos

Ligações Standart

Ligações

Figuras de Revestimento

Figuras Caps Pequeno

Figuras OldStyle

Figuras Tabulares


21

Facções Arbitrárias

Sobrescrito e subscrito

Simbolo Dinheiro

"Ampersand" alternativa

Estilísticas Suplentes

Suplentes para Búlgaro

Formas Históricas

Ornamentos e Símbolos


22


23

The Sans Regular


24


25


26

TheSans Condensed


27

TheSans Condensed ExtraLight e ExtraLight Italico

TheSans Condensed Light e Light Italico

TheSans Condensed SemiLight e SemiLight Italico

TheSans Condensed Plain e Plain Italico

TheSans Condensed SemiBold e SemiBold Italico

TheSans Condensed Bold e Bold Italico

TheSans Condensed ExtraBold e ExtraBold Italico

TheSans Condensed Black e Black Italico


28

TheSans Hair


29

TheSans Hair UltraLight e UltraLight Italico


30

TheSans Office


31


32

TheSans Mono


33

TheSans Mono ExtraLight e ExtraLight Italico

TheSansMono Light e Light Italico

TheSansMono SemiLight e SemiLight Italico

TheSansMono Plain e Plain Italico

TheSansMono SemiBold e SemiBold Italico

TheSansMono Bold e Bold Italico

TheSansMono ExtraBold e ExtraBold Italico

TheSansMono Black e Black Italico


34

TheSans Mono Semi Condensed


35

TheSansMono SemiCondensed ExtraLight e ExtraLight Italico

TheSansMono SemiCondensed Light e Light Italico

TheSansMono SemiCondensed SemiLight e SemiLight Italico

TheSansMono SemiCondensed Plain e Plain Italico

TheSansMono SemiCondensed SemiBold e SemiBold Italico

TheSansMono SemiCondensed Bold e Bold Italico

TheSansMono SemiCondensed ExtraBold e ExtraBold Italico

TheSansMono SemiCondensed Black e Black Italico


36

TheSans Mono Condensed


37

TheSansMono Condensed ExtraLight e ExtraLight Italico

TheSansMono Condensed Light e Light Italico

TheSansMono Condensed SemiLight e SemiLight Italico

TheSansMono Condensed Plain e Plain Italico

TheSansMono Condensed SemiBold e SemiBold Italico

TheSansMono Condensed Bold e Bold Italico

TheSansMono Condensed Black e Black Italico


38

TheSans Mono Office


39


40

TheSans Mono Condensed Office


41


42

TheSans Typewriter


43

TheSans Typewriter Regular e Regular Italico

TheSans TypewriterBold e Bold Italico


44

TheSans Arabic


45

TheSansArabic UltraLight

TheSansArabic Light

TheSansArabic SemiLight

TheSansArabic Plain

TheSansArabic SemiBold

TheSansArabic Bold

TheSansArabic ExtraBold

TheSansArabic Black


46

Serifa

p

Barriga

Haste Descendente


47

TheMix Regular


48

TheMix ExtraLight e ExtraLight Italico

TheMix Light e Light Italico

TheMix SemiLight e SemiLight Italico

TheMix Plain e Plain Italico

TheMix SemiBold e SemiBold Italico

ThMix Bold e Bold Italico

TheMix ExtraBold e ExtraBold Italico

TheMix Black e Black Italico


49


50

TheMix Condensed


51

TheMix Condensed ExtraLight e ExtraLight Italico

TheMix Condensed Light e Light Italico

TheMix Condensed SemiLight e SemiLight Italico

TheMix Condensed Plain e Plain Italico

TheMix Condensed SemiBold e SemiBold Italico

TheMix Condensed Bold e Bold Italico

TheMix Condensed ExtraBold e ExtraBold Italico

TheMix Condensed Black e Black Italico


52

TheMix Office


53


54

TheMix Mono


55

TheMixMono ExtraLight e ExtraLight Italico

TheMixMono Light e Light Italico

TheMixMono SemiLight e SemiLight Italico

TheMixMono Plain e Plain Italico

TheMixMono SemiBold e SemiBold Italico

TheMixMono Bold e Bold Italico

TheMixMono ExtraBold e ExtraBold Italico

TheMixMono Black e Black Italico


56

TheMix Arabic


57

TheMixArabic UltraLight

TheMixArabic Light

TheMixArabic SemiLight

TheMixArabic Plain

TheMixArabic SemiBold

TheMixArabic Bold

TheMixArabic ExtraBold

TheMixArabic Black


58


59

Bibliografia Heitlinger,Paulo - Tobias Frere-Jones. A-Z Typeface designers [html].Jan/2008, pp.1. [Consult.19 Nov. 2011]. DisponÌvel em: http://tipografos.net/designers/frere-jones. html#top

Buro, Das - FontFabrik [html]. Jul/2000, pp.1. [Consult.19 Nov. 2011]. Disponível em: http:// www.fontfabrik.com/

Wikipédia - Luc(as) de Groot [html]. Oct/2011, pp.1. [Consult. 19 Nov. 2011]. DisponÌvel em: http://en.wikipedia.org/wiki/Luc(as)_de_ Groot

Ferraz, Naien - Tipografia & história. Desenho na letra impressa (2010). p.1-124



61

Este livro foi projectado por Alfredo Brandão, Ivo Sampaio e Juliana Silva inscritos no curso de Licenciatura em Design Gráfico, para o Briefing#02 da unidade curricular de Tipografia, do 1º semestre do ano lectivo de 2011/12 no Instituto Politécnico do Cávado do Ave. As fontes utilizadas para este livro são as segintes, para o índice foi utilizada a The Sans Extra Light a 8pt, para o texto aplicamos a The Serif Regular a 8pt, e nos títulos a The Mix Extra Bold a 24pt, realizadas por Lucas de Groot, da superfamília Thesis como parte da colecção Fontfont. A sua impressão foi feita na gráfica Tipografia Ribeiro, em Calendário, Vila Nova de Famalicão. Em papel couché, e foi realizado 1 exemplar.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.