PORTEFÓLIO TÉCNICO

Page 1



Ø2

PRODUÇÃO GRÁFICA PORTEFÓLIO - versão digital -


portefólio

ficha técnica

ipca

- escola superior de

tecnologia

licenciatura em deisgn gráfico

coordenador jorge brandão pereira uc produção gráfica

diretor de arte ivo daniel azevedo sampaio a6247@ alunos . ipca . pt

impressão graphite design , cópias e publicidade r . ernesto carvalho napoles

- l7

4760 -143 vila nova famalicão

4


produção gráfica

sumário

ØØ

Ø1

prefácio

passa a mensagem

Ø2

Ø3

CEM — ARTES GRÁFICAS

CARTONAGEM SÃO tIAGO

Ø4

Ø5

adalberto estamparia

pando

Ø6

Ø7

berma

DIÁRIO DO MINHO

pág.09

pág.11

pág.21

pág.35

pág.51

pág.29

pág.43

pág.57

5



produção gráfica

ØØ Este portefólio de produção gráfica tem como objectivo relatar todas as visitas técVISITAS TÉCNICAS nicas efectuadas na unida05 nov. 2012 — 10 JAN. 2013 de curricular, competências técnicas e teóricas, bem como dominar os conhecimentos específicos e vocabulário aborda- Um outro aspecto importante destas visitas técnicas deveu-se ao facto de me do nas diversas áreas. proporcionar a possibilidade de ouvir e Nele podemos visualizar/ encontrar sete ver técnicas, procedimentos, materiais, indústrias gráficas que foram visitadas, formas de organização, equipamentos e passando pelas diversas áreas lecionadas outras informações que podem não estar ao longo do primeiro semestre: pré-im- neste portefólio relatadas ou documentapressão, impressão off-set, digital, flexo- das visualmente. grafia, letterpress, acabamentos gráficos, No entanto, para mim o mais importanentre outros. te foi poder estar presente nas diferentes A nível pessoal este portefólio contribuiu empresas pois ajudar-me-á a enriquecer para uma melhor interpretação das maté- como futuro profissional. rias abordadas em aula, bem como uma ponte de ligação para a comunicação que deverá existir entre o pré-impressor e nós, enquanto designers gráficos.

prefácio

7



produção gráfica

Ø1 Em tempos teve como nome, Gil Vicente — Artes Gráficas, actualmente atua no mercado com o nome de Passa a Mensagem.

PASSA A MENSAGEM Barcelinhos, Barcelos 05 nov. 2012

Possivelmente, este nome surgiu devido a esta ser uma empresa constituída à mais de 20 anos e de ter marcado posição cedo como uma das gráficas mais ativas e inovadoras empresas do setor. Distinguindo-se no mercado gráfico pelas suas parcerias de referencia, como a Salsa, Tiffosi, Bershka e outras, esta presta assim um serviço de qualidade, inovação, competitividade e rápidez. Durante a visita, iniciada na sala de pré-impressão, tive a oportunidade de ouvir e visualizar grande parte dos conhecimentos adquiridos nas aulas. Apesar de ser uma empresa não muito ampla, esta oferece aos seus clientes enumeros serviços tanto a nível de impressão como de acabamento. Executando ainda impressões e acabamentos em fine papers que são os papéis autocopiativos, revestidos, vergê, gofrado, vegetal, metalizados e outros.

9

Composta por vários setores de trabalho a Passa a Mensagem atua no mercado com os seguintes equipamentos: impressoras offset (de uma e duas cores), duas guilhotinas, máquina de plastificação, cortantes, aplicação de verniz e letterpress de pequenas e médias dimensões.

— Passa Mensagem Artes Gráficas Unipessoal, Lda. Avenida São João, nº 553 Medros, Barcelinhos 4755-064 Barcelos Tel: 253 823 371 geral@passamensagem.com www.passamensagem.com


Ø1

10


passa a mensagem

11


Ø1

12


passa a mensagem

13


Ø1

14


passa a mensagem

15


Ø1

16


passa a mensagem

17



produção gráfica

Ø2 Estando inserida no Grupo Civilização que se iniciou a 1881, mostrando desde logo a sua audácia e ambição na várzea, Barcelos concepção de iniciativas e 12 nov. 2012 de produtos bem conhecidos. A CEM — Artes Gráficas assegura assim a produção total dos Os acabamentos centralizam-se nos prolivros, possibilitando assim um maior con- cessos de editorial como a dobra, corte e cosedura de cadernos e máquinas de trole de qualidade gráfica. junção de capas com o miolo. São produzidos maioritariamente e diariamente livros de capa mole (com e sem ba- Este processo de acabamento é quase dana), dura ou fléxi, integral e agrafada, sen- todo feito de forma automatizada, atrado estes os principiais serviços da empresa. vés de um tapete rolante que termina no embalamento pronto a ser distribuído Contudo atuam também no mercado para o mercado. com outros serviços, como a impressão e acabamentos de catálogos, flyers, desdobráveis, entre outros.

cem — artes gráficas

Empresa composta pelas áreas de pré-impressão, impressão e acabamento, têm como equipamentos uma máquina de grandes dimensões que tem como nome a Rápida 162, que permite cinco corpos de impressão (cmyk + 1) e outras máquinas de impressão de dimensões mais reduzidas.

19

Companhia Editora do Minho, S.A. Parque Industrial da ACIB Pavilhão 40, Várzea 4755-591 Barcelos Tel: 253 811 124


Ø2

20


cem

21

— artes gráficas


Ø2

22


cem

23

— artes gráficas


Ø2

24


cem

25

— artes gráficas



produção gráfica

Ø3 Fundada a agosto de 1956, a Cartonagem S. Tiago situa-se em Braga e tem como produção todo o tipo de embalagens em cartão compacto, cartolinas, micro-canelados e canelados.

cartonagem s. tiago Passos s. julião, Braga 19 nov. 2012

Esta empresa que tem vindo a evoluir com grande destaque, tendo uma capacidade de produção de 30.000 caixas/ dia em flexografia e offset. Dispondo assim de equipamentos de produção completamente automática e de alta produção. Devido ao sistema FEFCO – Federação Europeia de Fabricantes de Papelão Ondulado, que reúne um portefólio com todos os modelos de embalagens mais comuns no mercado europeu. Possibilitando assim ao cliente uma mais valia em termos de escolha, adequada ao seu produto bem como a um preço mais baixo para a produção. Contudo, a Cartonagem S.Tiago está ao dispor dos clientes para os ajudar na realização de novas embalagens, bem como um melhor estudo e gestão das suas soluções, mecânicas e gráficas para os novos produtos. Tem como equipamentos de produção, máquinas de flexografia, que funcionam através de clichés de borracha, como uma espécie de carimbo que imprimem com tinta de base de aquosa e de cores directas, havendo também máquinas de impressão offset que tem a capacidade de lhes ser aplicado verniz e plastificação brilho e matte. Como acabamentos possuem máquinas de corte e vinco, colagem e agrafo.

Depois de todos os processos terminados, os artigos seguem em paletes sobre um tapete rolante até ao local de embarque para serem distribuídos. Neste mesmo local também se encontram alguns produtos em stocks para as empresas que têm contrato e que exigem o mesmo, como é o caso da empresa Primor referida pelo senhor que nos fez a visita guiada à empresa. Sendo esta uma empresa certificada pelo sistema de gestão ambiental, existe um circuito em tapete rolante localizados por baixo das máquinas para que esta recolha os desperdícios das máquinas e os empilhe em cubos, prontos para serem reciclados.

— Cartonagem São Tiago, Lda. Rua da Igreja nº9 Passos S. Julião 4700-770 Braga Tel: 253 919 010 geral@cst.pt www.cst.pt

27


Ø3

28


cartonagem s達o tiago

29


Ø3

30


cartonagem s達o tiago

31



produção gráfica

Ø4 Situada na zona de Santo Tirso, a Estamparia Adalberto fundou-se a 1969, tendo como valores desde cedo a capacidade de iniciativa, inovação, criatividade, flexibilidade e a qualidade.

adalberto estampados Rebordões, santo tirso 12 dez. 2012

Pioneira no processo de estampagem, esta vive actualmente um processo continuo de crescimento e desenvolvimento, tal como a estampagem digital, criada a cerca de 10 anos, na qual a empressa tem investido constantemente, devido ao aumento da capacidade de produção digital. A estampagem digital permite grande flexibilidade de impressão em praticamente todo o tipo de matérias primas como: algodão, linho, lã, seda, modal, micromodal, viscose, lyocel e poliamida. Na estamparia convencional, a Adalberto, disponibiliza duas máquinas de estampa rotativas de 8 e 12 cores, uma máquina plana de 12 cores e uma máquina combinada a quadro e rolo de 8 cores.

33

Uma experiência interessante, visto que “saímos” do suporte papel e pudemos observar máquinas de grande porte e diversas técnicas para a industria têxtil.

— Estamparia Têxtil Adalberto Pinto da Silva, S.A. Rua Adalberto Pinto da Silva, nº28 4795-177 Rebordões Portugal Tel: 252 870 060 adatex@adalbertoestampados.com www.adalbertoestampados.com


Ø4

34


adalberto estamparia

35


Ø4

36


adalberto estamparia

37


Ø4

38


adalberto estamparia

39



produção gráfica

Ø5 Especializada no ramo dos acabamentos gráficos, com uma presença de 16 anos no mercado, a Pando foi pioneira na implementação de plastifica de BOPP e polietileno, bem como a grafagem de papel plasticizado .

PANDO ag MAIA, PORTO 12 dez. 2012

Uma empresa situada na Maia com uma área de produção de 2.500m2 e 500m2 de armazém, esta actua com serviços de contra colagem, termoestampagem, envernizamento UV serigráfico/ offset e “emboss”, um processo de carimbo sem tinta , ficando apenas o relevo. Devido à evolução tecnologica dos acabamentos gráficos, a Pando dispõe aos seus clients, 21 equipamentos de ultima geração sendo eles: cinco linhas automáticas de envernizamento U.V. serigráfico, uma máquina automática de envernizamento U.V. offset, três máquinas automáticas de termoestampagem, uma máquina automática de contracolagem, duas máquinas automáticas de plasticizar a Polietileno (1 com tratamento corona), três máquinas de plasticização com BOPP, uma máquina manual de gofragem, uma máquina automática de "emboss" e uma máquina manual de remoção do pó anti-repinte.

41

Com os seus equipamentos e técnicos, a Pando orgulha-se da sua capacidade de resposta e qualidade nos serviços prestados aos seus clientes.

— PANDO — Acabamentos Gráficos Rua do Outeiro, 715 — Sector II Zona Industrial Maia I 4440-452 Maia Tel: 229 475 781 geral@pando.com.pt www.pando.com.pt


Ø5

42


PanDo

43


Ø5

44


pando

45


Ø5

46


pando

47



produção gráfica

Ø6 Reconhecida por ser a Marca da impressão digital, a Berma, define-se pela sua inovação tecnológica e pelo seu sólido percurso no mercado.

berma Amorim, póvoa do varzim 12 dez. 2012

Actualmente, situada na Póvoa de Varzim, esta trabalha maioritariamente a nível nacional, com diversas marcas, uma delas a SONAE.

É uma empresa bastante modernizada, com equipamentos digitais de referencia mundial e na vanguarda da tecnologia.

Atuando apenas na área da impressão digital, a Berma compromete-se a responder com seriedade e eficácia na produção, sempre com prestígio e qualidade no seu para que a solução final do cliente seja única.

A visita a este local foi muito vantajosa, não só ao nível dos equipamentos expostos como também na própria organização interna da empresa. Durante a visita foi também referenciada a importância da boa arte-final de um trabalho.

Processos produtivos e princípios ambientais, são a chave para uma qualidade verde, projectando assim, um melhor meio ambiente, face a eventuais processos nocivos. A Berma, estabelece uma relação muito próxima com todos os seus atuais e futuros clientes, dando oportunidade ao cliente de colocar à prova os seus serviços, no sentido em que estes são fidedignos e comprometedores com os seus clientes.

49

— Berma — Impressão Digital Rua das Sencadas 17 Póvoa do Varzim 4495-131 Amorim Tel: 252 690 100 geral@berma.net www.berma.pt


Ø6

50


berma

51


Ø6

52


berma

53



produção gráfica

Ø7 A última visita técnica foi efectuada no Departamento de produção do Diário do Minho, voltando ao offset, desta vez rotativo, para a impressão de jornais, revistas, entre outros.

diário do minho braga, portugal 10 JAN. 2013

Em 2013 a gráfica afirma-se como centenária na sua actividade, situada actualmente em Braga e com excelente acessibilidade, esta pertence ao seminário conciliar e à Diocese de Braga.

Um outro suporte são os livros em capa mole, capa dura e com espiral, sendo esta a especialidade da gráfica. Os livros de capa mole podem ser cozidos ou serruturados.

Uma gráfica que actua maioritariamente na impressão de jornais, mas que tem vindo a destacar-se em outras áreas, devido à modernização impulsionada pelos requisitos do mercado.

Podemos ainda encontrar o embalamento em manga plástica que permite uma produção de 8.000 objectos por hora, permitindo inserir automaticamente encartes.

Como equipamentos esta dispõe de 2 rotativas que tem uma capacidade de produção de 70.000 jornais por hora, com capacidade para 48 páginas com 24 a cores e outra com uma capacidade de 48 páginas com 16 a cores, dispõe ainda de 19 corpos de impressão offset de pequeno, médio e grande formato, as máquinas a 4 cores estão equipadas com aplicação de verniz.

Apesar do avanço da hora, a ultima visita de estudo foi muito produtiva, pois pode observar uma máquina de off-set rotativo de grande escala, e acompanhar toda a envolvente da produção, deste o gabinete do arte finalista ate ao embalamento.

Noutro sector realizam-se os acabamentos, onde podemos encontrar acabamentos em revista, existindo uma linha de revista que permite uma produção de 8.000 revistas por hora, com 2 pontos de croma e uma flexibilidade do formato A6 até ao formato A3.

— Diário do Minho, Lda — Gráfica Diário do Minho Rua Cidade do Porto, Bloco 5 — Fracção D Zona Industrial Grundig 4710-306 Braga Tel: 253 303 170 producao@diariodominho.pt www.grafica.diariodominho.pt

55


Ø7

56


diรกrio do minho

57


Ø7

58


diรกrio do minho

59


Ø7

60


diรกrio do minho

61





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.