5 minute read

Proteção Passiva Para Explosões Com Pó Combustível - Robson Krolikowski

Proteção Passiva Para Explosões Com Pó Combustível

Robson Krolikowski

Advertisement

IEP Technologies robson.krolikowski@hoerbiger.com

Vivemos atualmente em um momento de incertezas e neste cenário os recursos investidos pelas empresas precisam ser bem pensados e racionalizados, e geralmente eles acabam sendo investidos em projetos com foco em aumento de produção e ganho de eficiência. Nada mais justo, pois a sustentabilidade de uma empresa depende de sua capacidade de produção e da sua eficiência, e qualquer ganho percentual de produção, por menor que seja, acaba sendo bastante significativo a longo prazo.

Mas, além disso, precisamos pensar também que acidentes infelizmente acontecem e que quando lidamos com aquele agente quase invisível, mas que está sempre ali presente, chamado pó combustível, os efeitos de uma explosão podem ser devastadores e comprometer imensamente esta capacidade de produção, sem contar na possível perda de vidas.

Olhando para o segmento de grãos, em quase todas as etapas do pós colheita, desde os entrepostos de armazenagem, passando pelas indústrias de processamento, até os portos onde a produção de grande escala é escoada, estamos rodeados de equipamentos que requerem um cuidado especial em relação aos riscos de explosões com pó combustível, e dentre estes equipamentos os mais usuais são os coletores de pó, moinhos, depósitos ou silos de armazenamento, transportadores enclausurados e elevadores de caneca.

Como existe uma grande quantidade de equipamentos e processos produtivos em risco que necessitam ser protegidos, e sabendo

que este segmento é bastante sensível a custos, sempre que possível e respeitando as normativas vigentes, a IEP Technologies emprega em seus sistemas de proteção contra explosões com pó combustível o que chamamos de sistemas passivos de proteção, os quais têm custos bastante atrativos e uma alta eficiência na mitigação de riscos e danos, quando aplicados adequadamente.

Os sistemas de proteção passivos são compostos basicamente por equipamentos que são atuados mecanicamente através da pressão gerada nos estágios iniciais de uma explosão, como por exemplo, uma janela de alívio, a qual libera a explosão controladamente para uma área segura quando a pressão atinge um valor pré determinado.

Os principais equipamentos que compõem as soluções de proteção passiva são:

Janelas de alívio de explosão

São dispositivos de alívio de explosão por ruptura, que quando acionados pela pressão da explosão promovem uma abertura do equipamento de processo, liberando a sobrepressão de deflagração e a chama (bola de fogo) geradas, reduzindo a pressão residual para um nível seguro. Elas são econômicas, eficientes e se adaptam com facilidade às paredes dos equipamentos de processo, visto que são produzidas em diversos tamanhos e formatos.

Janelas de alívio com corta chamas

Os dispositivos de alívio de explosões com corta chamas são uma solução de proteção contra explosões para equipamentos de processo enclausurados os quais têm restrições quanto a segurança de sua área de alívio. Com a utilização deste tipo de sistema, os equipamentos de processo podem estar localizados dentro de edificações, ou áreas onde o alívio de explosão padrão não possa ser empregada com segurança. Quando ocorre uma explosão, o dispositivo de alívio abre e libera a pressão bem como a chama da explosão por meio de um abafador de chamas, resfriando assim os gases quentes e extinguindo a chama. Válvulas de alívio com corta chamas

As válvulas de alívio de explosão EVN são sistemas exclusivos da IEP Technologies e foram projetadas para dissi¬pação da chama (bola de fogo) e alívio da pressão de uma explosão no ambiente de maneira segura, assim como os painéis de alívio com corta chamas, mas sem a necessidade de um painel de ruptura descartável, ou seja, as válvulas podem ser reutilizadas após um evento de explosão. Basicamente o seu sistema de alívio é comporto por uma placa que fecha o orifício de abertura sustentado por uma mola, a qual se comprime e libera a pressão no momento de uma explosão. Posterior a esta abertura temos um dissipador de chamas que extingue a bola de fogo e reduz a temperatura dos gases gerados pela explosão, fazendo assim um alívio seguro da explosão.

Válvulas de isolamento

Tão importante quanto fazer a liberação da explosão de forma segura em um equipamento de processo, é fazermos o isolamento da explosão para que ela não migre de um equipamento para outro no processo. Este isolamento pode ser feito através das válvulas de isolamento passivo IsoFlap da IEP Technologies, as quais são dispositivos autônomos e eficazes, os quais fornecem isolamento contra explosões na entrada de equipamentos protegidos que trabalham com pós combustíveis, tais como filtro manga, ciclones e outros equipamentos de processo. Este isolamento garante que a explosão a qual foi gerada e liberada nos equipamentos protegidos, seja retida e não se espalhe para o restante

dos equipamentos do processo evitando assim explosões secundárias.

Principais vantagens em utilizar sistemas de proteção passivos são: • Baixo custo • Relativa facilidade de instalação • Baixa manutenção

Principais pontos de alerta: • Não extinção das chamas da explosão • Cuidados extra com as zonas de segurança de alívio

Este tipo de sistema de proteção cumpre de forma adequada as exigências de normas nacionais e internacionais de proteção contra explosões e mitigação de riscos e danos aos processos produtivos. Aliando custo reduzido, facilidade de instalação tanto em processos novos quanto já existentes e a baixa necessidade de manutenção, este tipo de solução se torna muito atrativo, principalmente em segmentos de mercado orientados a custo. Precisamos apenas levar em consideração que para sua aplicação adequada e eficaz, atendendo às normas, um estudo de engenharia deve feito por especialistas, que envolve desde a análise de variáveis do produto, passando por dados dos equipamentos e análise do layout do processo.

Além dos sistemas passivos, a IEP Technologies também conta com soluções chamadas sistemas Ativos, os quais são compostos basicamente por sensores que detectam a explosão, enviam o sinal para um painel de controle, que por sua vez aciona dispositivos de proteção contra explosões, tais como os supressores de explosão. São sistemas de grande eficiência, aplicados em larga escala mundialmente, de acordo com a real necessidade de cada processo. Dependendo do processo produtivo e dos equipamentos que estão sendo protegidos, dispositivos de proteção ativos e passivos podem ser empregados para criar uma solução customizada e abrangente, e nós da IEP Technologies oferecemos as soluções de proteção contra explosão mais completas e com tecnologia de ponta para nossos clientes em todo o mundo. Também contamos com equipe de engenharia que pode prover todo suporte necessário para encontrar a melhor solução para cada aplicação, otimizando assim custos envolvidos e visando sempre ter um sistema de proteção efetivo!