2 minute read

Acebra Trabalha pelo Reconhecimento do Setor Cerealista - Acebra

10

ATUALIDADE Acebra Trabalha pelo Reconhecimento do Setor Cerealista

Advertisement

Entidade máxima de representação do setor cerealista brasileiro, a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA) atua há 16 anos no cenário produtivo nacional. Sempre atuando junto ao poder público, em Brasília, a ACEBRA busca fazer com que o setor cerealista seja devidamente reconhecido pelo trabalho essencial que faz junto ao agronegócio do país.

A entidade, que hoje conta com mais de 150 associadas, nos principais estados produtores, representa empresas que prestam assistência técnica e atendem diversas necessidades dos produtores rurais. As empresas cerealistas fornecem insumos, crédito e armazenagem diretamente aos agricultores, e, juntas, são responsáveis pela comercialização de aproximadamente 40% da safra de grãos produzidos no Brasil.

Fundada em 2005, em Cascavel, no Paraná, a ACEBRA nasceu com a honrosa responsabilidade de representar as empresas cerealistas. Sediada em Brasília, a ACEBRA conta com o apoio de associadas estaduais ativas e sólidas: a ACEMAT, em Mato Grosso, a ACEPAR, no Paraná, a ACERGS, no Rio Grande do Sul, e a ACESC, em Santa Catarina. Tais associações trabalham em conjunto com a ACEBRA e prestam um importante serviço de assistência institucional e governamental em seus estados. Conquistas

A ACEBRA coleciona importantes vitórias para o setor cerealista. A atuação dos representantes da entidade junto ao Governo Federal culminou na criação de programas governamentais voltados para o setor; na disponibilização de linha de crédito para as empresas cerealistas investirem em armazenagem, e na inclusão do setor em programas como o BNDES-Cerealista, no Programa de Sustentação do Investimento para armazéns, e mais recentemente, no Programa para Construção e Ampliação de Armazéns. O setor cerealista também foi incluído em políticas públicas para o agronegócio, como nas operações do Programa de Escoamento da Produção (PEP), no crédito rural para comercialização, na apuração de créditos tributários e em muitas outras medidas que beneficiaram diretamente as operações das empresas cerealistas.

Além dessas importantes conquistas, a ACEBRA também obteve o reconhecimento dos agentes públicos ao longo dos anos, se consolidando como membro titular em importantes Câmaras Setoriais e Temáticas do Ministério da Agricultura e do Ministério da Infraestrutura. Também, a associação participa de importantes discussões que envolvem toda a cadeia produtiva do agronegócio nacional. Recentemente, a ACEBRA atuou junto ao Ministério da Infraestrutura (Minfra) e se tornou precurso-

deia produtiva, uma alternativa ao produtor rural nas diversas etapas de suas atividades.

Para a ACEBRA, é um orgulho representar as empresas cerealistas. Defender e lutar por este setor é trabalhar para empresas que pautam suas atividades no auxílio ao processo produtivo do homem do campo, que permitem a padronização e o suprimento das matérias-primas para as agroindústrias e que também contribuem, de maneira muito significativa, com a economia do país.

ra do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), uma importante medida para melhorar o ambiente de contratação de fretes no Brasil, que será lançado em breve. Associação das Empresas Cerealistas do Brasil Por cerealistas mais fortes e competitivas!

Futuro

O futuro é sempre incerto. Reforma tributária, concentrações de mercado e políticas diferenciadas para aqueles que prestam o mesmo serviço são apenas alguns dos desafios que o setor continuará enfrentando para manter sua competitividade. Mas a ACEBRA tem e reafirma continuamente o compromisso com seus associados, de lutar diariamente para que o setor cerealista seja cada vez mais reconhecido como um importante elo na ca-