04 - Revista Mais Oeste Edição 22

Page 1
























Saúde

TOMAR SOL SEM PROTEÇÃO É FURADA... Não pague mico, fique linda no verão e no resto do ano

Para quem achou que o verão não ia aparecer esse ano, prepare-se! O tão esperado calor paulistano já deu o ar de sua graça e os assíduos freqüentadores das piscinas e praias começam a viver um período de busca da beleza proporcionada pelo sol: o bronzeado. Ficar bonito e com a cor do verão, todo mundo quer, mas alguns cuidados devem ser observados durante a exposição ao sol. Afinal, ficar com uma cor linda de dar inveja é simples, mas as conseqüências podem não ser agradáveis. Exposições exageradas e repentinas ao sol, principalmente em pessoas de pele mais claras, quase sempre têm como resultado um nariz vermelho e rosto queimado sem bronzeado. Elas têm maior propensão a ter problemas causados pelo sol, como sardas, manchas e queimaduras solares. O melhor é cuidar para não fazer feio.

envelhecem a pele, sendo que estes estão presentes o ano todo”, informa a doutora. Por isto, é indispensável o uso de protetores solares tanto no inverno como no verão. Os filtros solares são produtos com capacidade para absorver, refratar e espalhar os raios do sol. O F.P.S (fator de proteção solar) indica a quantidade de tempo que você pode permanecer protegido dos raios solares. Por exemplo, se sua pele demora 10 minutos para se queimar, com um F.P.S. nº. 15, ela vai demorar 150 minutos.

Cuidados A doutora Flávia Regina dá a dica: O uso diário de filtro solar nas áreas mais expostas como face, ombro, nuca e mãos é fundamental. O correto é aplicar 30 minutos antes da exposição, para aumentar o poder de penetração. Na face devemos usar filtro de proteção alta, acima de 15, principalmente durante o verão, além do uso constante de batom com filtro solar. Além disso, evite o uso de perfumes junto com os filtros, pois estes podem ser fotossensibilizantes e provocar queimaduras ou manchas na pele. Beba muita água e diminua bebida alcoólica e cigarros, que interferem no metabolismo das vitaminas A, E e C, essenciais no combate ao envelhecimento.

Segundo a dermatologista Flávia Regina, quanto mais cedo você proteger as áreas expostas à claridade, mas fácil será evitar as rugas, manchas, envelhecimento precoce e o câncer de pele. Sendo assim, devemos tomar sol da maneira certa e nos horários certos, sempre antes das dez horas e depois das quinze horas. “Os raios solares tipo UVB são mais fortes no verão e provocam queimaduras, enquanto os tipos UVA são os que danificam a elastina e 24

www.revista.maisoeste.com.br














Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.