Revista SPOTLIGHT: Ciências para a Paz

Page 1

MAGAZINE

TED-ED: IDEIAS QUE MERECEM SER ESPALHADAS

CIÊNCIAS PARA A PAZ

#8 DEZEMBRO * 2021

SPOTLIGHT

RIOMUN: CONCEPT É A MAIOR DELEGAÇÃO DA SIMULAÇÃO



Ciências pela paz

PROJETO EM FOCO Jornada ao Planeta Vermelho

10

ÍNDICE

4 EDITORIAL 6

FESTIVAL OF LEARNING Fotos e momentos que marcaram a celebração da aprendizagem

18 20 24

TESTEMUNHOS

28

TRAÇO COM ABRAÇO

29

PODCAST

33 34

PRONTOS PARA 2022

Assista aos depoimentos em vídeo de pais, estudantes e educadores

TED-ED TALKS Ideias que merecem ser espalhadas

DIPLOMACIA Lições aprendidas na Rio Model United Nations

Lojinha sustentável criada por estudantes do 3° ano de São Paulo

A escritora Maisa Zakzuk fala sobre biografias e memórias de família

Assembleia convidou estudantes do Middle School para pensar no novo ano

EDIÇÕES ANTERIORES Envolva-se em nossa comunidade por meio da revista Spotlight


EDITORIAL

CIÊNCIAS PELA PAZ

04 | spotlight - dezembro 2021


Aprendendo o sentido de aprender. Este foi o slogan criado quando lançamos a Escola Concept, em 2018, e se tornou um mote para nosso dia a dia. Mas, afinal, por que aprendemos o que aprendemos na escola? No dia 10 de novembro, a UNESCO celebrou o Dia Internacional da Ciência pela Paz. Essa data dá uma dica do que consideramos prioritário na educação: formar cidadãos dispostos a aprender continuamente e retribuir seus conhecimentos à sociedade. Os conteúdos abordados nesta edição Spotlight celebram conhecimentos em diversas áreas: Linguagem, Ciências, Artes e Diplomacia, para citar alguns. Temos muito orgulho da diferença que nossos estudantes já estão fazendo no mundo! Aproveitem as férias de verão com a família,

tenham uma boa leitura! spotlight - dezembro 2021 | 05


PROJETO

JORNADA AO PLANETA VERMELHO Como os humanos podem explorar Marte com segurança? Por Andréia G. Marques, educadora do 3° ano da Escola Concept São Paulo

Uma das áreas temáticas de Ciências do 3° ano do Ensino Fundamental é Terra e Universo. Pensando em um dos pilares da Escola Concept que é a colaboração, convidamos João Paulo Guerra Barrera, estudante do 7° ano, para bater um papo com a nossa turma João é apaixonado pelo espaço desde muito pequeno: aos 5 anos de idade escreveu seu primeiro livro sobre este tema e aos 7 anos foi vencedor de um prêmio da NASA. Portanto, ninguém mais inspirador que o João para dar o pontapé inicial no segundo projeto do ano. 06 | spotlight -dezembro 2021


Pergunte aos livros e comprove na prática Começamos estudar sobre o nosso planeta e depois comparamos o que descobrimos com Marte. Como a leitura é um de nossas atividades principais, respondemos muitas das perguntas essenciais do projeto com leituras incríveis: Manu e a Terra por dentro (Renata Regina Constantino Barrela), A noite e o dia (Eunice Braido), e Earth and Moon (Torrey Maloof). Algumas biografias para crianças também nos ajudaram: Isaac Newton para descobrir mais sobre a gravidade e Neil Armstrong para entender mais sobre a exploração da Lua. Uma das perguntas significativas desta jornada de aprendizagem, feita pelo aluno João Paulo Nascimento Fainberg após ler que havia a possibilidade de bactérias serem encontradas em Marte, foi: “Será que vai acontecer em Marte o mesmo que aconteceu aqui na Terra como diz a Teoria da Evolução das Espécies?". Depois disso, também lemos a biografia de Charles Darwin para aprofundarmos o conhecimento de sua teoria.

spotlight -dezembro 2021 | 07


Consultoria da NASA Neste projeto, fizemos conexão com o Objetivo Sustentável da ONU 9: Indústria, inovação e infra estrutura e refletimos sobre a importância da tecnologia nas nossas vidas no passado, presente e futuro. Tendo isto em mente, a grande pergunta veio à tona: “Como o ser humano poderá explorar Marte com segurança?". A parte da “segurança” surgiu depois de entenderem sobre as condições extremas no planeta vermelho.

08 | spotlight -dezembro 2021

Convidamos um especialista para nos ajudar nesta jornada. Gabe Gabrielle é um ex-engenheiro da NASA e atualmente ministra palestras motivadoras e inspiradoras pelo mundo afora. Em um primeiro momento, ele conversou com todos os alunos do 3o ano para contar sobre curiosidades do espaço, da NASA e motivar as crianças para sempre persistirem como forma de atingirem seus objetivos. Contagiados pela energia do Gabe, os estudantes decidiram criar algo para ajudar o homem a desbravar o espaço. Nas aulas de Design Technologies, pensaram em várias ideias, mas acabaram decidindo pela construção de uma roupa de astronauta que permitisse ao homem explorar Marte. Levando em consideração tudo o que aprenderam, principalmente em Ciências, eles fizeram seus primeiros desenhos. Cada grupo ficou responsável por uma parte do traje: capacete, tronco, calças, botas e mochila. Finalizados os esquemas iniciais, convidamos o Gabe novamente, só que desta vez para ouvir as crianças e dar um feedback das suas invenções. Podemos afirmar que este foi um dos destaques deste projeto.


Prototipando a roupa de astronauta no Maker Space De acordo com as orientações do expert da NASA, as crianças juntaram as peças para ajustarem mais alguns detalhes antes da construção dos protótipos. Nas aulas de Arte, um aluno de cada grupo se juntou com outros formando grupos mistos para desenharem o esquema do traje final. Como a última etapa do processo de Design Thinking é prototipar, chegou a tão esperada hora de colocar a mão na massa! O Fab Lab se transformou em um laboratório de criação e imaginação para os estudantes do Grade 3B.

Como objetivo final, as crianças prepararam uma Exposição Espacial para mostrar as roupas que desenvolveram no Festival of Learning. Além disso, para desenvolver o hábito da mente Comunicar-se com Clareza e Precisão, os estudantes prepararam um jornal digital e um telejornal com entrevistas e notícias sobre esta jornada de aprendizagem que foi tão marcante e significativa para os estudantes do já saudoso Grade 3B 2021!

spotlight - dezembro 2021 | 09


CELEBRAÇÃO

No palco, na quadra, nos parques, em espaços colaborativos, na biblioteca/Inspiration Commons, no Espaço Maker/ FAB LAB, ou nos espaços de referência. Na Escola Concept, o aprendizado acontece a toda hora, em qualquer lugar, e isso fica muito evidente nos dias de Festival of Learning. Quanta alegria por termos reunido nossa comunidade no campus durante uma semana antes do término de 2021! 10 | spotlight - dezembro 2021


spotlight -dezembro 2021 |11



spotlight -dezembro 2021 |13



spotlight -dezembro 2021 |15



spotlight -dezembro 2021 |17


18 | spotlight -dezembro 2021


"Minha filha pensa fora da caixa. Na Escola Concept, os estudantes são estimulados a desenvolver o senso crítico, a curiosidade, a pesquisar e a buscar novas maneiras de solucionar desafios."

Paulo Perazzo

família da Escola Concept Salvador

Assista a este e outros depoimentos de famílias, educadores e estudantes no site escolaconcept.com.br/visitas/sp

spotlight -dezembro 2021 |19


TED-ED

IDEIAS QUE MERECEM SER ESPALHADAS!

O Programa TED-Ed Student Talk apoia os estudantes à medida que descobrem, exploram e apresentam suas ideias na forma de palestras curtas no estilo TED. Somente escolas aprovadas para participar do Clube TED-Ed podem promover esses eventos. A Escola Concept é uma delas, e temos trabalhado semanalmente a comunicação dos estudantes do Ensino Fundamental. Veja algumas das ideias que valem a pena divulgar, desenvolvidas por nossos estudantes durante o ano! 20 | spotlight - dezembro 2021


TERAPIA COM CAVALOS Praticante de hipismo, Manuela Clemente (9° Ano, São Paulo) teve oportunidade de observar aulas de equitação com objetivo diferente do seu – que é competir – focar o tratamento de saúde para crianças e adultos. "Tive vontade de conhecer mais como funciona a terapia com cavalos e descobri que seu

AUTOESTUDO Joaquim Bento Gonçalves (9° Ano, São Paulo) começou a explorar games e softwares infantis de programação, como fortnite e minecraft. Depois, pulou para programação de sites, com a linguagem html, e hoje se dedica a conhecer mais sobre phyton e softwares de inteligência artificial. Nesse percurso, ele entendeu que é possível (e muito gratificante) estudar sozinho. "Você pode escolher o tópico de seu interesse e seguir no ritmo que puder", diz o estudante do 9° Ano, que escolheu o tema do autoestudo para apresentar como palestra do programa TED-Ed.

21 | spotlight -dezembro 2021

alcance vai além de síndromes e problemas físicos. É ótima auxiliar para tratamento de casos emocionais ou psicológicos", conta. "O cavalo é um parceiro que não te julga, não é egoísta".


BENEFÍCIOS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO Luiz Felipe Stankovic Rudge Leite (8° Ano, Ribeirão Preto) vai falar sobre trabalho voluntário, baseado em experiência que o tocou bastante. "Eu fiz uma festa de aniversário para crianças em um hospital; meus pais me ajudaram, e eu me senti muito feliz com aquilo. Então eu vejo que fazer o trabalho voluntário, ao mesmo tempo que vai fazer alguém feliz, também nos traz felicidade". Em sua palestra TED-Ed, Luiz irá contar sobre os benefícios do trabalho voluntário para o voluntário, e espera que seu exemplo possa inspirar outras pessoas.

CLUBE DE TEATRO! Desde o início do ano, estudantes do Ensino Fundamental e do Médio da Concept Salvador têm se reunido semanalmente pelo Clube de Inglês para ler e se aprofundar no idioma. Eles descobriram uma paixão comum pelo teatro e transformaram seu grupo em um Clube de Teatro. No último dia do ano letivo (10 de dezembro), eles apresentaram a peça “The Wish Peddler”, inspirada na peça homônima de Tom McCoy. O enredo é sobre desejos que temos, que podem levar a ações completamente erradas. Ensina-nos a ter cuidado com o que desejamos. Os temas também estão ligados ao Objetivo Global nº 1, que visa a erradicar a pobreza.

22 | spotlight -dezembro 2021


Quando o mundo inteiro está em silêncio, até mesmo uma voz se torna poderosa.

M a l a l a Y o u s a f z a i


DIPLOMACIA

LIÇÕES DA RIO MODEL UNITED NATIONS A conferência Rio Model United Nations (RioMUN), realizada em novembro, foi uma oportunidade única de simulação diplomática, organizada pela Escola Americana do Rio de Janeiro em conjunto com membros da The British School, Rio de Janeiro. A RioMUN reuniu estudantes do Brasil para participar de dois dias de intensos debates sobre tópicos da atualidade. A delegação da Concept era a maior da conferência, com 68 participantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do High School de nossas três escolas. Foi emocionante ver a dedicação de cada estudante, desde a preparação até a conferência. Eles aprenderam sobre procedimentos parlamentares, como se dirigir à mesa, como redigir uma resolução, processo de votação e como preparar emendas. 24 | spotlight - dezembro 2021


Essa experiência também foi uma oportunidade significativa para os estudantes praticarem habilidades de falar em público, comunicar-se com clareza e precisão, gerenciar a impulsividade quando queriam compartilhar opiniões, compartilhar discursos a favor ou contra os tópicos em discussão, ouvir com compreensão e empatia e mostrar respeito ao interagir com delegados de outras escolas / nações.

FOI EMOCIONANTE VER A DEDICAÇÃO DE CADA ESTUDANTE, DESDE A PREPARAÇÃO ATÉ A CONFERÊNCIA

Temos orgulho de ver o aprendizado que se tornou visível por meio da dedicação, do tempo e da prática em que nossos estudantes se envolveram! Veja o que eles contaram sobre a Rio MUN.

João Antonio de Lacerda Soares, 7° Ano Escola Concept São Paulo O que eu mais gostei da experiência foi … observar como as demais delegações mostravam seus pontos de vista, com as informações que trouxeram e as alianças que aconteceram entre as delegações a partir de pontos de vista semelhantes. O que foi mais difícil para eu me adaptar em um debate formal … defender minha delegação e explicar meus pontos com bons argumentos. Uma coisa interessante que eu aprendi sobre o país que representei … Que, na verdade, Portugal está em top 1 dos melhores países com boa qualidade de vida. Eu abri minha mente para um ponto de vista divergente quando ... cada delegação estava apresentando suas emendas, para que pudéssemos ter uma resolução. Juro que tive de pedir esclarecimentos a todas as delegações antes de poder votar.

25 | spotlight - dezembro 2021


Thomás Dias Ferraz de Campos, 9º Ano - São Paulo

O que eu mais gostei da experiência foi … ter oportunidade de defender o Brasil, meu país, em um debate. Também gostei de discutir com outros delegados de maneira informal durante o processo de fazer nossas resoluções em pauta. O que foi mais difícil para eu me adaptar em um debate formal foi… a linguagem. Além do inglês ser uma dificuldade, não podíamos usar pronomes pessoais. Uma coisa interessante que eu aprendi sobre o país que representei foi… que o Brasil não se esforça para participar de debates da ONU sobre o racismo, tópico que foi debatido na simulação. Eu abri minha mente para um ponto de vista divergente quando… delegados defendiam países com uma posição contrária à minha.

Giovana Ramalho Lacerda, 8° Ano Escola Concept Salvador O que eu mais gostei da experiência foi … eu ter tido coragem de enfrentar o Talibã com confiança, na posição de representante da Rússia, em defesa da soberania da Europa e das tradições e religiões. O que foi mais difícil para eu me adaptar em um debate formal... foi encontrar as palavras certas para expressar a opinião do meu país, conseguir ser entendida e agir como diplomata no esforço de resolver um conflito. Uma coisa interessante que eu aprendi sobre o país que representei... é que a Rússia já tentou implantar comunismo no Afeganistão para ter resultados melhores na Guerra Fria, inclusive este país ficou em guerra de 1979 até 1992, aproximadamente, em razão da disputa pelo governo. Eu abri minha mente para uma opinião divergente quando... o Talibã anunciou que planejava invadir a Europa. A Rússia esteve do lado do Talibã, pois tinha interesse no petróleo, porém não queria perder seus comércios com a Europa; então foi para o outro lado. 26 | spotlight - dezembro 2021


Gabriel Marcassa de Vasconcelos, 9° Ano - Escola Concept São Paulo

O que eu mais gostei da experiência foi … ver que tenho facilidade na hora de escrever as resoluções.

O que foi mais difícil para eu me adaptar em um debate formal foi... não fazer uso de pronomes pessoais. Era preciso falar "A delegação do Reino Unido" no lugar de "eu" ou "meu país".

Uma coisa interessante que eu aprendi sobre o país que representei foi...

o forte posicionamento do Reino Unido, interferindo em questões de todo o mundo. Eu abri minha mente para um ponto de vista divergente quando… fui contrariado por outro delegado, pois isso fui obrigado a pensar mais, refletir e ponderar sobre a opinião dos outros países.

Olivia Abreu Martins, 8º Ano Concept Ribeirão Preto O que eu mais gostei da experiência foi … que é uma experiência muito real pelo modo de falar, com termos formais e conversas embasadas nos posicionamentos dos países. Eu não sabia tanta coisa sobre a China, e representá-la foi um desafio. Eu pesquisei muito e pedi ajuda para muitas pessoas para conseguir me preparar. Também me espelhei e aprendi muito vendo como os outros estudantes falavam no evento. O que foi mais difícil para eu me adaptar em um debate formal … que por mais que a gente se prepare, tudo pode mudar. As discussões podem ir por caminhos diferentes. Eu tentava sempre usar o que sabia para argumentar. Uma coisa interessante que eu aprendi sobre o país que representei … a China tem prioridades políticas muito distantes da nossa no Brasil. Por exemplo, o uso da força militar. Eu abri minha mente para uma opinião divergente quando ... foi preciso abrir mão de alguns pontos de vista, para tentar entrar em acordo e entregar uma resolução de sucesso. 27 | spotlight - dezembro 2021


De: equipe Traço com Abraço Para: Famílias Concept Queridas Famílias, Somos do Grade 3C e estamos escrevendo esta carta porque queremos apresentá-los ao "Traço com Abraço". "Traço com Abraço" é um projeto que visa a proteger os animais e o meio ambiente. Ao longo de todo o projeto, fizemos muitos desenhos para virar estampas de diferentes produtos. Todo o lucro será revertido ao Instituto Camila e Luiz Taliberti, que tem como lema justiça e respeito ao próximo e ao meio ambiente. Chegamos àquela época do ano em que compramos presentes. Que tal comprar presentes sustentáveis ​ criados por crianças para ajudar uma grande causa? Você estará ajudando o meio ambiente, e os produtos são fantásticos. Visite nossa loja! Com gratidão,

Grade 3C Escola Concept São Paulo

Flower pots (Cachepôs)

Coin purses (Porta moedas)

Kindle cases

(Capas para Kindle)

Illustrated pockets (Bolsos temáticos)

Você encontra esses produtos em nossa loja virtual na "Quero Dobra Traço com Abraço Concept". Basta acessar o código QR ou clicar AQUI.


PODCAST

A PARTIR DA HISTÓRIA DE CADA PESSOA, VOCÊ CONHECE O MUNDO Venha escutar o nosso segundo episódio do Concept Cast, em que convidamos a escritora Maísa Zakzuk para responder perguntas e curiosidades dos estudantes do 1° ano B de São Paulo, que leram seu livro "A árvore da família" Por Camila Icassatti, líder de comunicação e marketing da Escola Concept No segundo episódio de nossa série Concept Cast, tivemos a alegria de conversar com Maísa Zakzuk, escritora e produtora de conteúdos educativos. Maísa trabalhou um bom tempo como roteirista de programas que marcaram gerações na TV Cultura, como o X-Tudo e o Castelo Rá-timbum. Já escreveu cinco livros infantis bastante sensíveis e premiados, entre os quais A Árvore da Família, Meu Avô Árabe e Eu estou aqui - crianças que deixaram seus países para começar uma nova vida no Brasil.

29 | spotlight - dezembro 2021


As perguntas que Maísa respondeu foram feitas pelo 1° ano B da Escola Concept São Paulo, turma que desenvolveu um projeto sobre biografias e história das famílias. No final do projeto, em dezembro, a escritora esteve na escola para conhecer as crianças e conferir seus registros de pesquisa e o livro autobiográfico que escreveram e lançaram no Festival of Learning. Maísa trouxe uma mala com diversos documentos e histórias sua família. "Eu adoro ouvir histórias", disse Maísa Zakzuk, "Ao escutar mais sobre o outro, descobrimos que todas as pessoas são um mundo". É por isso que Maísa defende que todos nós – famílias e educadores – devíamos cultivar o hábito de contar histórias para as crianças.

30 | spotlight dezembro 2021


Concept CAST Episódio 1: A ciência da felicidade. Com a especialista em psicologia positiva Carol Romano Episódio 2: Memórias de Família, com a escritora Maísa Zakzuk

Sintonize nosso canal de podcast

spotlight

dezembro 2021 | 31


2022

Vamos projetar

juntos!

Recebemos o próximo ano letivo realizando uma assembleia com estudantes do Middle e High School, na qual os presenteamos com um par de tênis e um post-it para inspirá-los a projetar seu futuro!

O tema, Designing for Change, foi explorado para conduzir a conversa antes de compartilhar o presente. Projetar a mudança e pensar no impacto começa com cada um deles. Uma pessoa pode fazer a diferença, e essa diferença começa com pequenas ações todos os dias.

Que diferença seu(sua) filho(a) projetará para 2022?


Durante a reunião que tivemos na última semana do ano letivo, pedimos que pensassem e escrevessem o que iriam começar / parar / continuar fazendo para se desenvolverem como estudantes. Passamos 1 hora refletindo e compartilhando ideias e ações. Foi uma tarde repleta de reflexão, emoção, celebração.

Que venha 2022!

33

| spotlight - dezembro 2021


JÁ TEVE A OPORTUNIDADE DE LER NOSSAS PUBLICAÇÕES NO ISSUU?


SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.