Revista Spotlight Junho - PT

Page 1

MAGAZINE

JUNHO TEM FESTIVAL OF LEARNING E FESTA JUNINA

VAMOS CELEBRAR A APRENDIZAGEM!

1202 * OHNUJ 5#

SPOTLIGHT

TRÊS ARTIGOS ESCRITOS POR NOSSOS ESTUDANTES



7 12 20

EDITORIAL

Celebrando o aprendizado em junho

CONCEPT WEBINAR

ÍNDICE

4 6

Série aborda o Rigor Acadêmico na Escola Concept

CONCEPT CAST

Sintonize nosso canal de podcast

FESTIVAL OF LEARNING Confira uma prévia dos projetos desenvolvidos no 1° semestre

ENTREVISTA COM A AUTORA DE VALENTES Bate-papo com Aryane Cararo, que escreveu um livro sobre refugiados no Brasil

24

FESTA JUNINA

28

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

33

A VEZ DOS ESTUDANTES

39

EDIÇÕES ANTERIORES

Arraial na Floresta da Árvore Generosa

Uma vida mais verde começa na escola

Confira dois artigos e uma entrevista feitos por nossos alunos

Envolva-se em nossa comunidade por meio da revista Spotlight


Está chegando o final do nosso primeiro semestre! Estamos nos aproximando do período emocionante do ano em que nos reunimos para o Festival of Learning. É quando descobertas e realizações de nossos estudantes ganham vida na forma de protótipos, apresentações, campanhas e experiências para famílias e estudantes interagirem. Nos últimos meses, os estudantes evoluíram em vários aspectos e de várias maneiras, desenvolveram habilidades acadêmicas e sociais e lideraram projetos criativos e desafiadores. Agora é hora de celebrá-los! À medida em que seguimos a jornada do livro A Árvore Generosa, de Shel Silverstein, e nos comparamos à árvore, percebemos que aprender não significa ganhar conhecimento em benefício próprio. Quando fazemos algo com o que aprendemos, e nos sentimos gratos por isso, é que realmente prosperamos.

04 | spotlight - junho 2021


L AI R O TI D E Nesta edição da SPOTLIGHT, convidamos vocês a se inspirarem com alguns dos projetos incríveis em que nossos estudantes se envolveram para o 1º Festival of Learning de 2021. Celebrem conosco também a tradição da Festa Junina, que terá um evento interno para os estudantes, promovendo a gentileza e a diversidade cultural. Ficam ainda os convites para que vocês nos acompanhem em nossa série de webinar e de podcast que continuam neste mês de junho.

Vamos celebrar o aprendizado!

spotlight - junho 2021 | 05


RIGOR ACADÊMICO

CONCEPT WEBINAR Em abril passado, iniciamos um novo projeto na escola, especialmente planejado para nossa comunidade de famílias. O Concept Webinar é uma série de palestras virtuais de até 45 minutos, que explica vários aspectos do rigor acadêmico na Escola Concept, na teoria e na prática . Todas as semanas até 22 de junho, sempre às terças feiras, 17h15 da tarde, a equipe de liderança pedagógica discutirá tópicos que vão do currículo à avaliação, dando oportunidade às famílias de aprender mais sobre os múltiplos aspectos acadêmicos da escola. Cliquem abaixo para acessar as gravações de encontros anteriores e inspirem-se para se juntar a nós nos próximos episódios! O que é Rigor Acadêmico? Aprendizagem orientada por dados: como o feedback é oferecido na Concept. Aprendendo os fundamentos do MAP test. Como interpretar os dados do MAP test O que há de novo na aprendizagem da Matemática na Escola Concept? Letramento: o que há de novo no programa de alfabetização da Escola Concept? Aprendendo sobre os programas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

06 | spotlight - junho 2021

Próximos temas: Terça, 8 de junho, às 17h15. Diploma de Inovação. Venha conhecer este diploma que vai fortalecer o currículo do High School. Terça, 15 de junho, às 17h15. Diploma de Cidadão Global (GCD): como ele impacta o histórico escolar de nossos estudantes? Terça, 22 de junho, às 17h15. Preparação para a universidade: como a Escola Concept irá preparar os estudantes para a universidade de sua escolha?


Concept

Sintonize nosso canal de podcast O novo canal de podcast da Escola Concept receberá, todos os meses, especialistas, educadores ou familiares de nossa comunidade para que respondam e reflitam sobre questões levantadas pelos estudantes. De pequenas curiosidades da vida cotidiana a grandes "questões essenciais", vamos aprender juntos! Cliquem nos ícones ao lado para ouvir nosso primeiro episódio, que trouxe uma entrevista com a especialista em psicologia positiva, Carol Romano, falando sobre felicidade.

spotlight - junho 2021 | 07


Uma prévia do Festival of Learning

CELE BRAR

É PRECISO! As semanas que precedem o Festival of Learning costumam ser muito animadas. O entusiasmo nos espaços de aprendizagem para finalizar cartazes, a corrida ao MakerSpace, em que os protótipos são criados, a expectativa em torno das apresentações. É a aprendizagem tomando uma forma concreta para se tornar visível às famílias! Estamos muito felizes pela volta ao campus e por viver este clima novamente, mesmo com restrições e protocolos de saúde e segurança. O Festival of Learning, marcado para o sábado, 12 de junho, será virtual. Mas as aprendizagens que aconteceram no último trimestre foram muito, muito reais e notáveis. Vamos dar uma olhada em um projeto de cada segmento das escolas Concept - Ribeirão Preto, Salvador e São Paulo - para ter uma ideia do que os estudantes estão preparando para nos mostrar? 08 | spotlight - junho 2021


Pre-K4A São Paulo Uma floresta para brincar, sem pisar nas lindas plantas de nosso jardim Produto final: uma "florestinha", com trilhas demarcadas com pedrinhas e cascalho, e flores plantadas pelos estudantes. O projeto foi concebido pela turma como solução para uma situação-problema, em que os estudantes gostavam de entrar em áreas de nosso jardim que não foram feitas para brincar. Assim, eles acabavam destruindo ou quebrando os galhos e folhas das plantas e arbustos. Principais conteúdos estudados no processo: o projeto contemplou de forma integrada todos campos de experiência da Educação Infantil. Ao ampliar as relações interpessoais e a cooperação, entre o grupo e com o entorno, trabalhou-se o campo "O eu, o outro e o nós". Pela observação e escolha de materiais para transformar o local, explorou-se o campo dos "Espaço, tempos, quantidades, transformações e relações". Ao fazer da floresta um ambiente para criar e recontar histórias, tivemos o campo da "Escuta, fala, pensamento e imaginação". Os estudantes brincaram, por exemplo, com a história do "Grúfalo". O projeto acaba, mas a florestinha e seu campo infinito para a imaginação continuam! spotlight - junho 2021 | 09


Grade 3C São Paulo Estampas feitas pelos estudantes, lucro para ajudar a fauna e a flora Produto final: uma linha de produtos sustentáveis, com estampas desenhadas pelos estudantes, chamada de Traço com Abraço. Criada para arrecadar fundos para a ONG Instituto Camila e Luiz Taliberti, terá itens como carteiras e porta moedas, à venda por meio de parceria com a loja Quero Dobra. Para criar a campanha de vendas, os estudantes se dividiram em grupos "profissionais" de marketing, design, finanças, gerenciamento/documentação e tecnologia.

Principais conteúdos estudados no processo: O trimestre teve como focos leitura e escrita, com ênfase no desenvolvimento da escrita em letra cursiva, motivo pelo qual os estudantes se engajaram em propostas de desenho de observação, que favoreceram a coordenação motora fina. Em Matemática, a turma revisou e praticou operações de cálculo mental de adição e subtração, que serão muito úteis agora para cuidar da contabilidade das vendas da loja Traço com Abraço. Ciências e Estudos Sociais estiveram por trás de todo o processo por meio de investigação de classificações de animais, comparação e contraste entre ciclo de vida das plantas e dos animais e discussões sobre consumo e produção responsável.

Clique aqui para visitar a lojinha virtual 10 | spotlight - junho 2021


Grade 9A São Paulo Todos os estudantes devem estudar o conceito de cidade sustentável: uma ideia levada à consulta pública Produto final: uma proposta submetida à prefeitura de São Paulo, por meio do processo de consulta pública em que serão estabelecidos o Programa de Metas 2021-2024 e o Plano Plurianual 2022-2025. Os estudantes propõem a inclusão, como tema obrigatório no currículo de Ciências do Ensino Médio e Fundamental 2, do tema da Geografia Urbana e a discussão dos modelos de cidade que queremos para o nosso futuro. Eles também materializaram a ideia de uma cidade com infraestrutura planejada construindo uma maquete 3D no MakerSpace/ FAB LAB.

Principais conteúdos estudados: a ideia de como materializar o projeto nasceu nas reflexões do grupo nas aulas de metacognição. Para fazer a proposta, os estudantes reviram o gênero da carta, e se preocuparam tanto com a linguagem formal, quanto com a argumentação de suas ideias. A maquete foi trabalhada nas aulas de artes, e envolveu elementos da matemática, como circunferência e proporção. O projeto tinha como objetivo pensar numa cidade sustentável, conceito totalmente ligado às Ciências Sociais e Naturais e à Geografia. Confira aqui a proposta sugerida pelo Grade 9 spotlight - junho 2021 | 11


Projeto Pre-K4 Escola Concept Salvador

A escola toda envolvida na campanha para incentivar a bondade, caridade e paz Produto final: estudantes do Pre-K4 organizaram uma ação via drive thru e encorajaram a escola inteira para fazer doações. Durante esse projeto, eles também fizeram um calendário da gentileza, que também foi divulgado dentro da escola. O projeto teve como objetivo incentivar a bondade, o pensamento no próximo e cultivar desde cedo a importância da caridade, da bondade e da paz às crianças. Principais conteúdos estudados: as crianças são naturalmente curiosas sobre o seu mundo e com um pouco de orientação e supervisão, podem ser criativos ajudando e celebrando uns aos outros e a terra. Por causa de suas mentes questionadoras, as crianças estão ansiosas para saber por que as coisas são do jeito que são e farão muitas perguntas sobre seu o ambiente ao seu redor. A infância é o momento de encorajar e nutrir os primeiros interesses na natureza. Confira! Vídeo sobre a campanha de doação Calendário da gentileza 12 | spotlight - junho 2021


Projeto 4° ano Escola Concept Salvador

Estudantes entrevistam voluntários da ONG TETO e desenvolvem uma campanha de crowdfunding Produto final: engajados com dois dos pilares da escola, Sustentabilidade e Colaboração, além do Objetivo Global da ONU 10, que fala sobre garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades sociais, os estudantes estão desenvolvendo um site e uma campanha de crowdfunding voltada para a captação de recursos a fim de ajudar uma comunidade carente vizinha. No site, será possível acessar uma entrevista com a Carolina Batista (Gerente Comercial da ONG TETO), Diogo Sodré (Reitor da Escola Estadual Madre de Deus) e Marina Brandão (Arquiteta da ONG TETO), onde eles falam sobre a desigualdade social e a importância de ações de políticas públicas e redução das desigualdades para garantir qualidade de vida as pessoas menos favorecidas.

Principais conteúdos estudados: por meio deste projeto, os estudantes desenvolveram o seu entendimento acerca da influência de fatores socioeconômicos, geográficos, históricos e culturais sobre a forma como o ser humano vive. Na discussão sobre igualdade de oportunidades focaram na questão da moradia para responder e analisar questões relevantes ligadas ao projeto como: Quais são os tipos de casas existentes no Brasil? As casas no Brasil são diferentes do restante do mundo? Por que as pessoas vivem em casas diferentes? e Por que há pessoas que se mudam muito de casa? Clique aqui para acessar o site e colaborar com a campanha.

22

spotlight - junho 2021 | 13


Projeto 8° ano Escola Concept Salvador

Como podemos construir uma sociedade onde dar é tão importante quanto receber? Produto final: Os estudantes do 8° ano desenvolveram um Kit de Aprendizagem com materiais escolares, um manual de desenvolvimento de projetos educacionais, máscaras e álcool em gel para estudantes de escolas públicas do Ensino Fundamental II. O objetivo é ajudar os estudantes em situação de vulnerabilidade a manterem seus estudos durante a pandemia, fortalecendo o ODS n° 10 da ONU: Redução de Desigualdades.

14 | spotlight - junho 2021

Principais conteúdos estudados: a sociedade impõe a todos os seus membros uma ordem simbólica: o modo como a vida social é imaginada coletivamente e como, através dela, pensam suas relações vitais com a natureza e com o universo. Através desse processo, como funciona o equilíbrio entre o dar e o receber? A partir dessa pergunta, os estudantes do 8º ano do EF II pretendem entender a interpretação das relações existentes entre os processos de construção social da realidade e de identificação dos seres humanos, tendo como base uma relação saudável de troca. Com isso, promover uma tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis.


Projeto Ensino Médio Escola Concept Salvador

Adolescentes recontam as histórias infantis para elas não propagarem "ideais tóxicos" Produto final: os estudantes desenvolveram uma série literária infantil para estudantes do Pre-K4 ao 1° ano (4 a 6 anos) composta por 4 livros clássicos: A Bela e a Fera, O Patinho Feio, A Pequena Sereia e A Bela Adormecida. Eles criaram uma personagem que passeia pelas histórias questionando pontos controversos. O objetivo é desenvolver a capacidade crítica dos leitores mirins, fortalecendo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n°4 da ONU: Educação de Qualidade.

Principais conteúdos estudados: as histórias infantis são sempre carregadas de valores e de elementos que compõem a cultura na qual foram criadas. Mas será que este mundo encantado pode também levar às crianças preconceitos e "ideais tóxicos"? Com este questionamento, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio desenvolveram um projeto, onde entrevistaram escritores, aprofundaram a escrita, ampliaram suas capacidades argumentativas e demonstraram o quanto vêm amadurecendo rumo à vida adulta.

spotlight - junho 2021 | 15


Kindergarten - Ribeirão Preto

O que torna alguém um herói da comunidade? Produto final: neste projeto, as crianças escreveram cartas com mensagens e desenhos para os trabalhadores de hospitais da linha de frente da Covid-19, criaram uma cidade usando itens recicláveis com locais que costumam frequentar e ainda organizaram uma campanha solidária para arrecadar agasalhos na escola.

Principais conteúdos estudados: durante o projeto, os estudantes aprenderam sobre figuras históricas atuais, como Malala Yousafzai, e trabalharam ideias diferentes para tornar suas comunidades e mundo em lugares melhores. O tema da empatia permitiu aos estudantes elaborar hipóteses, exercitando a linguagem escrita, por meio da escrita espontânea, além de relatar fatos importantes sobre seu nascimento e crescimento, história de sua família e comunidade.

16 | spotlight - junho 2021


Grade 4 - Ribeirão Preto

O que aconteceria se voltássemos 10 mil anos no tempo? Produto final: os estudantes criaram uma exposição para mostrar seu experimento sobre as fases da lua e artefatos usados há 10 mil anos para marcar a passagem do tempo. Neste projeto, os estudantes aprenderam sobre a História da Humanidade, analisando alguns fatos históricos importantes, como o nomadismo e a revolução agrícola.

Principais conteúdos estudados: ao pesquisar sobre as diferentes fases da pré-história, os estudantes entenderam sobre a influência das plantações e do desenvolvimento de ferramentas e tecnologias. Conteúdos de matemática (como área, perímetro, ângulo e formas geométricas) e ciências se entrelaçaram no estudo das fases da lua e do movimento da Terra.

spotlight - junho 2021 | 17


6 º ano - Ribeirão Preto

Como os estudantes podem explorar cidades sustentáveis para incentivar o uso de transporte coletivo e comunitário para Ribeirão Preto? Produto final: os estudantes criaram um grupo de aplicativos para reunir informações sobre ônibus, aplicativos de viagem compartilhada e grupos de caronas. O projeto tem como objetivo pensar em formas para tornar Ribeirão Preto uma cidade mais sustentável. Esse objetivo está alinhado ao ODS #11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. Durante todo ciclo de projeto, foi utilizada a metodologia do Design Thinking para entender, explorar e materializar ideias para solucionar problemas reais desse contexto.

18 | spotlight - junho 2021

Principais conteúdos estudados: os estudantes aprenderam como surgiram as primeiras cidades, o crescimento da população urbana e a evolução do transporte. Em Língua Portuguesa, produziram textos informativos e argumentativos a respeito da importância da sustentabilidade nas cidades. Já em Matemática, os estudantes aprenderam sobre mapas, deslocamentos e ângulos de inclinação com foco em garantir a acessibilidade de pessoas com deficiências.



ENTREVISTA

UMA CONVERSA COM A AUTORA DE "VALENTES" Por Maria Elisa Bonafim, educadora do 3° ano da Escola Concept São Paulo

Acompanhe o bate-papo com a pesquisadora Aryane Cararo, que escreveu um livro em homenagem a todas as mulheres, homens e crianças forçados a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos, clima e perseguições. Ano passado, a partir das pesquisas e descobertas sobre diferentes culturas e sustentabilidade, meu grupo de 3° ano demonstrou uma imensa curiosidade sobre alguns dos maiores problemas de nosso planeta: fome, paz e justiça. Por meio de reflexões sobre os diferentes países e diferentes meios de vida, percebemos que as pessoas têm culturas e hábitos variados, assim como condições sociais. Algumas vivem de maneira segura e confortável e muitas outras não. Algumas têm acesso à educação e muitas não.

20 | spotlight - junho 2021

Com a pandemia, algumas destas questões ficaram escancaradas. Estando todos interligados, entendemos a importância de ampliar o olhar para o outro. Em busca de respostas para questões como "Como a sociedade pode ajudar no problema da fome e da paz?" e "Por que as pessoas precisam fugir de seus países?", o grupo chegou na temática da imigração e do refúgio. Em nossas etapas de pesquisa e por meio da indicação dos pais de uma estudante, chegamos no livro Valentes, de Aryane Cararo e Duda Porto de Souza.


O livro foi escrito, de forma primorosa e cuidadosa, com o objetivo principal de auxiliar na compreensão desse tema tão complexo. As autoras reuniram histórias de vida emocionantes de pessoas de mais de quinze nacionalidades distintas, que vieram para o Brasil por motivos diversos, em busca de um lugar onde pudessem de fato viver. Nosso grupo leu algumas das histórias do livro, que renderam muitas discussões e excelentes reflexões. O livro ajudou o grupo a compreender melhor alguns dos principais conflitos que geraram o fluxo migratório. Para finalizar o processo com chave de ouro, tivemos a oportunidade de encontrar, de forma remota, a autora do livro, Aryane Cararo, que, de maneira clara, precisa e motivadora, apresentou seu livro, falou sobre seu trabalho, sobre o tema e respondeu muitas perguntas levantadas pelo grupo.

Antes desse encontro, eu tive o privilégio de apresentar para ela todas as etapas do projeto. Foi uma troca rica e repleta de significado. Desde então, minha admiração pelo trabalho desta autora só cresceu, assim como meu interesse pela temática do refúgio. No próximo dia 20 de junho, o mundo celebra o dia mundial do refugiado. Como forma de celebrar a data e a jornada vivida o ano passado, entrevistei Aryane Cararo. Espero que as palavras dela toquem vocês da mesma forma que me tocaram. Boa leitura!

spotlight - junho 2021 | 21


QUAL FOI A MELHOR EXPERIÊNCIA QUE O LIVRO TE PROPORCIONOU?

DE ONDE VEIO A INSPIRAÇÃO PARA ESCREVER O LIVRO VALENTES? Eu e a Duda já havíamos publicado o livro EXTRAORDINÁRIAS, que traz histórias de mulheres, para a editora Companhia das Letras. Fomos convidadas a escrever um livro sobre o tema refugiados devido a uma demanda, principalmente escolar, por livros informativos que abordassem o tema. A identificação foi total. Como jornalista, eu já havia tido contato com a temática em reportagens muito marcantes. Na minha pós-graduação em jornalismo literário, um dos trabalhos que mais me inspirou foi contar a história da Drágica, que fugiu da exIugoslávia ao Brasil.

22 | spotlight - junho 2021

É difícil dizer qual a melhor experiência, mas o que posso dizer é que eu não sou a mesma pessoa de antes do livro. Essas histórias que contamos em Valentes me transformaram porque, ao tentar me colocar no lugar do outro, olhei para os meus próprios privilégios. Percebi o quanto era importante contar essas histórias. O quanto que a história do outro é nossa também, o quanto o outro é a gente enquanto sociedade. E conhecer essas pessoas… dar um rosto, um nome para cada uma dessas pessoas. Foi transformador!

QUAL FOI O MAIOR DESAFIO QUE VOCÊ ENFRENTOU QUANDO ESTAVA ESCREVENDO O LIVRO? Foram muitos desafios… Para chegar até essas pessoas, contei com a ajuda das organizações que trabalham com refugiados. Mas o acesso a elas era só o começo. Foi desafiador conseguir fazer com que realmente contassem suas histórias, pois estavam traumatizadas, com medo pela sua própria vida, querendo esquecer parte do que viveram. Ao fazer uma obra dessas, você está o tempo todo lidando com situações de desrespeito dos direitos humanos, de exploração e de vulnerabilidade, e isso mexeu muito comigo. Chorei muito na execução deste trabalho. Foi um processo de uma entrega emocional muito grande! Mas foi recompensador. Escrever esse livro foi um divisor de águas na minha vida, pois meu olhar para os direitos humanos está muito mais apurado.


QUAL A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR ESTE TEMA COM AS CRIANÇAS NAS ESCOLAS? É de extrema importância trabalhar este tema com as crianças porque é um tema muito urgente no mundo, um dos maiores desafios que a humanidade vai ter neste século. A ONU estima que em 2050 teremos 1 bilhão de pessoas refugiadas pelo clima. Isso sem contar todas as guerras, todos os conflitos que são geradores de grandes fluxos humanos pelo mundo. Além disso, é um tema importante para sensibilizar o olhar para o outro.

COMO AVALIA O PROJETO QUE FIZEMOS JUNTAS COM OS ESTUDANTES DO 3° ANO DA CONCEPT? O QUE CHAMOU SUA ATENÇÃO NO PROCESSO? Achei o projeto sensacional, do começo ao fim. São poucas as escolas que se habilitam a trabalhar dessa forma com seus estudantes, e ainda mais estudantes tão jovens. Acho que isso é o que mais me chamou a atenção, pois o tema do refúgio e da imigração não é trabalhado com crianças. Quando é trabalhado, costuma ser superficial. Vocês fizeram um projeto todo sobre isso. Você exerceu um trabalho excepcional de me procurar, pesquisar, ir atrás de apresentar para os estudantes uma realidade diferente daquela que é recebida a partir de um material didático. A escola foi muito além e eu acho que tem que ser assim, temos que aproximar a escola da comunidade.

As crianças precisam estudar temas que tenham um diálogo com a realidade delas, e a sociedade tem que participar mais da escola. Então o fato de você trazer convidados, trazer um livro, olhares criativos, originais, tornou este projeto eficiente e rico. Vocês estão de parabéns!

QUE CONSELHO VOCÊ DARIA PARA AS CRIANÇAS QUE ESTUDAM O TEMA E DESEJAM FAZER A DIFERENÇA, NO MELHOR SENTIDO DA PALAVRA?

Meu primeiro conselho é dizer que a gente não precisa ir longe para fazer a diferença. Se cada um puder fazer a diferença em seu entorno, a gente vai fazer a diferença no mundo todo. Então eu acho que é olhar para o lado, olhar para sua realidade, para seu bairro, sua cidade, para as pessoas com quem você cruza. Entender quem elas são, que elas têm uma história. Sempre pesquisar e ir atrás das histórias que são contadas pra gente, não acreditar em tudo. Saber diferenciar a verdade de fake news. Olhar para todos os temas, não só para esse, com curiosidade, reflexão e pensamento crítico. Quando nos dizem que os estrangeiros e/ou os refugiados irão tomar nossos lugares, nossos empregos, devemos refletir: será que isso é verdade? As crianças têm um papel fundamental de contar o que aprendem para os pais, para os amigos, para os primos, avós e tios. A gente só precisa espalhar a informação, que é um tesouro! Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença. spotlight - junho 2021 | 23


FESTA JUNINA

Chegou o mês mais gostoso do ano! Faremos uma celebração para os estudantes, dentro dos protocolos de saúde e segurança. Por Larissa Vidal, Comunicação e Marketing na Escola Concept Salvador Celebramos o fato de estarmos de volta ao campus para poder pensar em nosso arraial, mas sabemos que a situação é incerta e ainda não é possível fazer uma grande festa para toda a comunidade. Então planejamos fazer uma festa interna, com pipoca, dança de quadrilha e arrasta-pé, envolvendo os estudantes, sem aglomeração e dentro de suas bolhas.

O TEMA DA FESTA

24 | spotlight - junho 2021

Tradicionalmente, a Festa Junina remonta à celebração da colheita e nós vamos aproveitar essa simbologia para agregar à festa outros temas atuais que são internacionalmente lembrados no mês de junho. Estamos falando do Dia do Meio Ambiente (5 de junho), do Dia da Gastronomia Sustentável (18) e do Dia dos Refugiados (22). Além disso, o livro "A árvore Generosa" será a inspiração para muitas das danças, brincando com a ideia de que a festa acontece na floresta.


PENSE VERDE A sustentabilidade é um dos pilares da escola, e está relacionada com a maioria das propostas pedagógicas dos estudantes durante o processo de aprendizado. E essa ideia estará presente também na preparação e organização da nossa festa junina de 2021. A decoração da escola contará com peças reutilizáveis, ornamentadas pelo nosso time de Artes em conjunto com os estudantes. Pensar verde não só remete ao cuidado com o meio ambiente, mas evidencia que fazemos parte de um único ecossistema, e é responsabilidade de todos nós assumirmos o nosso papel nesse cuidado.

SEJA GENTIL Durante o ano letivo, escolhemos como inspiração as obras “A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein, e “Dar e Receber”, de Adam Grant. Vivemos em um mundo cada vez mais automático, e com isso acabamos esquecendo o cuidado e zelo pelo próximo. Ser gentil, incentivar interações sociais positivas e boas ações com o próximo, não só traz benefícios físicos como aumenta a produção do hormônio oxitocina, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e assim beneficiar a saúde cardiovascular, como eleva a saúde mental, afasta a ansiedade e favorece a auto-estima. Esse ano, os estudantes irão participar de campanhas solidárias engajadas com a nossa proposta pedagógica, durante a realização de alguns projetos dentro da jornada acadêmica.

spotlight - junho 2021 | 25


VAMOS FESTEJAR

PARA FICAR DE RECORDAÇÃO

No decorrer do mês de junho, os estudantes irão explorar e aprender sobre alguns aspectos culturais relacionados à Festa Junina, preparando artes, músicas, danças, poemas e literatura de cordel, conectados com as tradições juninas. Nos últimos dias do semestre iremos preparar uma festa interna para os estudantes brincarem e dançarem junto com os estudantes de suas "bolhas" (datas específicas serão compartilhadas pelo educador de referência). Nestes dias, os estudantes poderão ir à escola vestidos de trajes típicos e terão snacks especiais como milho, pipoca e bolo de fubá.

As famílias receberão um videoclipe, com os melhores momentos da festa! Temos certeza de que será um momento especial!

26 | spotlight - junho 2021


Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença.

Ariane Cararo, escritora. CONFIRA ENTREVISTA SOBRE SEU LIVRO VALENTES E O PROJETO QUE ELA DESENVOLVEU EM PARCERIA COM A CONCEPT SOBRE O TEMA DOS REFUGIADOS (PÁG. 20)



DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Uma

vida

mais

verde

começa

na

escola

Saiba como a Concept acompanha o movimento global que chama a atenção para o Dia Mundial do Ambiente, celebrado no mês de junho Por Analídia Ferri, Coordenadora de Comunicação e Marketing da Concept Ribeirão Preto

“Reimagine. Recrie. Restaure. Este é o nosso momento. Não podemos voltar no tempo. Mas podemos cultivar árvores, tornar nossas cidades verdes, renovar nossos jardins, mudar nossas dietas e limpar rios e encostas. Somos a geração que pode fazer as pazes com a natureza”. É com esse lema e com essas premissas que o World Environment Day está propondo a reflexão sobre a data, tradicionalmente celebrada no dia 5 de junho, desde 1972.

spotlight - junho 2021 | 29


Este é um chamado para que a nossa geração seja mais ativa e ousada com ações práticas para restaurar os ecossistemas da Terra. Os temas relacionados ao meio ambiente, às mudanças climáticas, preservação das espécies em extinção e a diminuição dos impactos ambientais estão presentes na rotina das crianças. E elas, curiosas e expansivas por natureza, querem investigar e conhecer o lugar em que vivem, começando pela escola. Assim, os projetos dos estudantes da Concept se interligam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), e claro, ao nosso pilar da Sustentabilidade.

30 | spotlight - junho 2021

Para compreender, na prática, como temos desenvolvido projetos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente, entrevistamos Ronaldo Munenori Endo, conhecido como professor Kami, biólogo, mestre em Educação pela Unesp e especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos, pela USP São Carlos. Liderando atividades sobre tecnologias sustentáveis na Concept Ribeirão Preto, ele nos conta o que tem feito com as crianças nos espaços verdes e nas oficinas que promove na escola.


Como você tem feito isso na Concept Ribeirão Preto, pode citar os projetos em andamento?

Como podemos despertar o interesse dos estudantes para ações e projetos sobre sustentabilidade e meio ambiente? O estudante costuma mostrar interesse por ações e projetos significativos para ele, ou seja, que tenham uma relação direta com a sua vida, com o meio em que vive ou com as experiências que vivencia. Ao mesmo tempo, ele quer viver situações em que é estimulado à curiosidade e ao questionamento, atividades em que ele precisa pensar ou trabalhar para resolver um problema ou desafio.

Tenho desenvolvido projetos de Sustentabilidade, Artes e Ciências junto com os educadores, para proporcionar essa experiência prática conectando com os projetos dos estudantes. Com as crianças da Educação Infantil, desenvolvemos a valorização das experiências ao ar livre no Exploration Garden, no encantamento com a vida da horta, na experimentação dos sabores das hortaliças e na curiosidade em relação às plantas e pequenos insetos que por lá habitam. Já para os estudantes do Ensino Fundamental, podemos citar os projetos preservacionistas de transplante e plantio em nosso Viveiro de Mudas, cuidados com a correção, nutrição e proteção da microbiota do solo em uma horta agroecológica, confecção de estrutura dos tomateiros com bambu, manejo do minhocário e produção de húmus, desenvolvimento de bússola caseira para estudos astronômicos e confecção de blocos de papercrete (papel reciclado e cimento) para construção de novos canteiros. Em todos esses projetos estamos buscando metodologias ativas de aprendizagem que valorizam a mão na massa (dentro do conceito Maker e Do It Yourself), a experimentação para reflexões e questionamentos significativos e a construção de artefatos que impactem diretamente a vida do estudante e da comunidade escolar. spotlight - junho 2021 | 31


Que alimentos temos cultivado em nossas hortas e que tipo de hortas temos na escola que apoia, por exemplo, os projetos e atividades sobre produção limpa e consciente? Temos cultivado hortaliças, temperos, medicinais, aromáticas e flores. Mais importante do que plantar, é dar ao estudante o prazer de experimentar, a experiência de sentir os sabores e cheiros, compreensão da importância do cuidado com a vida e o entendimento de seu papel dentro de tudo isso. Para dar suporte a essas experiências, temos priorizado as hortas com princípios agroecológicos, com a produção e utilização de insumos naturais (húmus de minhoca) e a reciclagem de nutrientes (compostagem).

Como as famílias podem contribuir para ter hábitos mais sustentáveis na prática? Que dicas são essenciais para começar? A Horta Agroecológica pode ser uma excelente metáfora para a nossa vida e família: ela exige que tenhamos cuidado e respeito até com o menor dos seres. Eu costumo pensar sobre a horta de forma filosófica, sobre como estabelecemos relações em família e em sociedade, como podemos evitar desperdícios e colocar em prática o desapego a tudo aquilo que pode nos fazer mal. 22 3 0 | spotlight - junho 2021

Faça em casa: Horta e Composteira Em 2020, na Vila Virtual, lançamos um projeto online para que as ações de sustentabilidade pudessem continuar, ainda que as escolas estivessem fechadas. Nasceu então o Minutes to Transform, que contou com diversos vídeos do professor Kami, trazendo dicas e oficinas sustentáveis para fazer em casa. Deixamos o convite aqui para quem quiser aprender: Como criar uma horta em casa Como fazer uma composteira caseira


ARTIGOS

A VEZ DOS ESTUDANTES Nesta editoria, compartilhamos artigos e produções textuais de nossos estudantes.

spotlight - junho 2021 | 33


CUIDE DE SUA BARRIGA COMENDO DE FORMA SAUDÁVEL POR FRANCISCO MARTINS MATOS 6º ANO DA CONCEPT RIBEIRÃO PRETO

Como no dia 18 de junho celebramos o Dia da Gastronomia Sustentável, hoje eu vou falar um pouquinho sobre o assunto. Para começar, quero explorar o que cozinhar significa para mim: família, alimentos, tempo, amor, cuidado e etc. Tem uma experiência para comprovar que isso é verdade, tente fazer na sua casa: coloque arroz em dois potes diferentes, para um pote você só fala elogios e, para o outro pote, você é malvado e diz coisas ruins. Você vai ver que o pote de arroz “mais mal tratado” fica mais escuro, é isso que pode acontecer quando você cozinha. Por isso, muita gente diz que é preciso cozinhar com o coração.

34 | spotlight - junho 2021


Comidas industrializadas Muitos alimentos industrializados prejudicam a saúde e até o coração. Se comermos em excesso esses alimentos, podemos até ir para o hospital. Por exemplo, você sabia que a salsicha tem mais de 50 ingredientes? Por isso recomendase comer salsicha só de vez em quando! Você sabe quantos ingredientes compõem os achocolatados de caixinha prontos para beber? São 14 ingredientes ou até mais! Isso é muito preocupante, já que a maior parte de sua composição são elementos como: gorduras, sódio, açúcares etc. Isso tudo só em uma caixinha! Agora você entende por que seus pais chamam esse tipo de comida de “besteira”! Comidas saudáveis Sabe quando nossos pais falam que “verduras fazem bem para você”? Pois bem, trago aqui algumas evidências e motivos para acreditar em seus pais, quando eles falarem isso. Segundo minhas pesquisas, um alimento bem saudável e bem nutritivo é a couve, ela é rica em ferro e vitaminas. A couve pode não agradar alguns paladares, mas não custa tentar experimentar e comer de vez em quando! Para lidar com o preconceito em relação a alguns alimentos saudáveis, imagine que você tem uma planta dentro de sua barriga. 35 | spotlight - junho 2021

Gastronomia Depois desses vários exemplos que dei, imagino que seu pensamento sobre comidas tenha mudado, pelo menos um pouco. Claro que comer alguns alimentos não saudáveis, de vez em quando, tudo bem, porque até couve em excesso pode fazer mal! Então, minha dica é maneirar com todos os alimentos. Cozinhe de forma sustentável e com amor!

"Claro que comer alguns alimentos não saudáveis, de vez em quando, tudo bem, porque até couve em excesso pode fazer mal!"


VAMOS SABER O QUE HÁ DE NOVO NO FESTIVAL OF LEARNING? GUILHERME FRAGOSO BRANDÃO, 6º ANO DA CONCEPT RIBEIRÃO PRETO

No dia 12 de junho, acontece o primeiro Festival of Learning deste ano. Esse será um momento para os estudantes apresentarem o que desenvolveram durante seus projetos, junto com seus colegas e educadores. Infelizmente, por conta da pandemia em que vivemos, o evento acontecerá virtualmente. Para isso ser possível, diversas pessoas foram importantíssimas na organização do FoL (sigla que adotamos para abreviar o nome do Festival de Aprendizagem). Conversamos com Enzo Brena, Coordenador de EdTech, um dos principais “personagens” dessa adaptação que fez com que a realização do Festival of Learning fosse possível. Também falamos com o diretor da Concept Ribeirão Preto, Fred Azevedo. 36 | spotlight - junho 2021

2 perguntas para o Enzo Como foi a parte de idealização do Festival of Learning virtual? A idealização do FoL foi um esforço que envolveu toda a equipe pedagógica da Escola Concept em todos nossos campus. Passamos o ano passado inteiro refletindo sobre como poderíamos oferecer uma experiência tão coletiva e festiva em um ambiente tão diferente como é o virtual. Com o trabalho duro de profissionais de todas as áreas da escola, conseguimos chegar a um formato que agradou a todos e que privilegiou a experiência e o protagonismo dos nossos estudantes. Nossa ideia central sempre foi encontrar uma forma de celebrar o aprendizado, só que dessa vez essa celebração tem que ser online, não presencial.


Como foi a adaptação do FoL para o espaço virtual? Enzo: A adaptação do FoL para o espaço virtual foi um desafio bem grande. Não é porque temos que realizar o Festival of Learning em um espaço online que o evento tem que ser chato e não interativo. Talvez esse tenha sido nosso maior desafio: como podemos transicionar uma celebração presencial para o virtual mantendo a essência dela? Encontramos no site com a mostra virtual um modelo que permite que atinjamos nossos objetivos e celebremos o aprendizado de uma maneira muito positiva, tanto que pretendemos manter mesmo quando pudermos voltar ao presencial. Isso porque fica um registro da aprendizagem e se pode visitar os projetos de todos os grupos das três escolas. Também tivemos momentos de trocas entre as turmas, que não aconteciam no virtual, uma vez que no presencial todos ficam ocupados nas suas próprias apresentações.

2 perguntas para o Fred Também tivemos a oportunidade de falar com o diretor da Escola Concept Ribeirão Preto, Fred Azevedo. Veja abaixo. O que podemos esperar desse próximo Festival of Learning? Fred: Podemos esperar mais uma vez um festival que celebre o aprendizado com a apresentação de vários projetos e compartilhamento dos projetos entre as três escolas Concept. Durante a semana, teremos momentos em que os estudantes das três escolas poderão se conectar para falar dos projetos. No sábado, celebraremos com todas as famílias que fazem parte da comunidade Concept, momento em que elas serão convidadas pelas turmas de seus filhos para participar de uma experiência para entender o que foi feito.

O que teremos de “novo” nesse próximo evento, em relação ao último? Fred: Os produtos e soluções desenvolvidos por nossos estudantes estão cada vez mais conectados com problemas reais. Há turmas que gravaram apresentações musicais no campus, entre outras propostas que se beneficiaram do contato presencial, o que não foi possível em 2020. Adaptamos o Festival para o virtual com o objetivo de vivenciarmos experiências de maneira bem próxima ao que gostaríamos caso pudesse ser presencial. Com certeza, todo esse esforço fará esse evento especial e único. Espero que toda a comunidade Concept aproveite muito o nosso primeiro Festival of Learning de 2021!

spotlight - junho 2021 | 37


PERMITA-SE, O ERRO É UMA GRANDE OPORTUNIDADE! POR ANA BEATRIZ EPIPHANEO TERRA, 9º ANO DA CONCEPT RIBEIRÃO PRETO

Você sabe como sua mentalidade, ou mindset, pode ser um ponto chave para você ser bem sucedido em tudo que faz? Pois bem, o mindset é um fator fundamental para o nosso desempenho, capacidade de evoluir e adaptar-se às mudanças, por meio de novos aprendizados. Inexoravelmente, somos desafiados e, com os desafios, nasce a necessidade de aprender. Independente da forma como você encara os desafios, eles existem e são muito mais valiosos quando os compreendemos usando o nosso "growth mindset", ou a “mentalidade de crescimento”, em português. Mas o que significa isso? Growth Mindset é ter mente aberta, que acredita que sempre pode melhorar, que deseja melhorar, que acolhe o fracasso e vê nele uma oportunidade de aprendizado. As pessoas que têm este tipo de mindset estão sempre abertas a aprender. Essa mentalidade também se conecta com um Hábito da Mente que utilizamos na Concept, que diz que devemos estar sempre abertos a continuar aprendendo - “Remaining open to continuous learning". 38 | spotlight - junho 2021

Os indivíduos que encaram as situações com o growth mindset desenvolvem habilidades mais facilmente, pois eles não têm medo de errar. O medo é um dos maiores bloqueios para tudo. Com o medo, nos fechamos e não tentamos. As tentativas também são muito importantes para o sucesso! Por isso, não tenha medo de errar! A partir de estímulos e ações do dia a dia, geramos em nosso cérebro novas conexões. Sempre que aprendemos algo novo, nossos neurônios captam a informação e se conectam. Quanto mais exercitamos aquela informação, as ligações se tornam mais fortes, por isso é mais difícil se esquecer de alguma delas, por exemplo, as ações da rotina. Por outro lado, é justamente quando erramos, e enfrentamos esse momento de "luta", tentando acertar, que as ligações neuronais são fortalecidas. Entendeu por que o erro é importante? E agora, está pronto para exercitar sua mente? Referências: https://blog.fundace.org.br/2018/01/25/saiba-o-que-e-mindset/ https://fia.com.br/blog/mindset/ https://www.psychologytoday.com/intl/blog/click-herehappiness/201904/15-ways-build-growth-mindset https://www.geekie.com.br/blog/growth-mindset-educacao/ https://porvir.org/10-dicas-para-escrever-publicar-um-artigo-cientifico/


JÁ TEVE A OPORTUNIDADE DE LER NOSSAS PUBLICAÇÕES NO ISSUU?

CLIQUE AQUI E VISITE A PÁGINA ONDE VOCÊ PODE ENCONTRAR TODAS AS EDIÇÕES MAIS RECENTES!


SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.