5° edição

Page 1

5

Nº 0 /2013

Releitura Cosmoplus Vanguarda Tropicalismo Moda Corporativa Profissão Stylist

d mod

Publicação eletrônica da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa

a

a




Em breve...

por Alberto Segundo


Editorial

SUMÁRIO

A ousadia continua sendo uma marca registrada da revista Da Moda em 2013. Nesta edição, os leitores verão a Estação Cabo Branco de um ângulo novo, cenário de uma coleção inspirada na Lagoa. A mistura de dois importantes cartões postais da cidade aconteceu durante a sessão de fotos da coleção Releitura, desenvolvida por quatro jovens técnicas em Produção de Moda para o projeto Célula de Criação. A 5ª edição da revista produzida pela Estação da Moda também mostra a coleção Orixás, desenvolvida pelo designer de moda Clécio Sales para o público plus size, além de uma entrevista com a stylist Úrsula Ribeiro e a estreia da jornalista Thais Cirino, com uma matéria sobre a influência da moda nos uniformes de trabalho. Isso e muito mais você confere agora. Boa leitura e até a próxima!

Releitura

6

por Romero Sousa

9

16

PROFISSÃO Stylist

por Méri Grossi

20 34 COSMOPLUS

5

Nº 0 /2012

Releitura Cosmoplus Vanguarda Tropicalismo Moda Corporativa Stylist

Tratamento de imagens Dayse Euzébio Colaboradores Meri Grossi, Rossana Braga, Thaís Cirino e Fabiana Falcão Estampa Beth Paz Capa Foto: Dayse Euzébio Modelo: Kenya Pimentel Peças: Clécio Sales

PERSONA

a

Produção Romero Sousa Assistente de produção Luziane Lima Jornalista responsável Larissa Claro - DRT 2890 Diagramação e arte Klécio Bezerra Fotos Secom

7

CRIATIVO

ESTILO

A revista eletrônica Da Moda é um veículo colaborativo e sem fins lucrativos. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo enviado pelos colaboradores.

d mod

a

Prefeito Luciano Cartaxo Secretario de Comunicação Social Marcus Alves Secretaria de Ciência e Tecnologia Marly Lúcio Diretor da Estação da Moda Romero Sousa

Por Luziane Lima

18

Redação

Expediente

FAST

35

37

moda cult

Por Iara Torquato

Moda tecnológica Por Gabriela Muniz

39

BELEZA

July Rocco


AST

Foto: Divulgação

Audrey em 3D

Por Luziane Lima técnica em Produção de moda e AUTORA DO blog WWW.Luzianelima.com

Foto: Divulgação

Orgulho Paraibano em dose dupla!

A eterna bonequinha de luxo, Audrey Hepburn (falecida em 1993), protagoniza o novo comercial da marca de chocolates Galaxy. O cenário da campanha é nostálgico e ambientado no verão italiano dos anos 50. O vídeo mistura várias técnicas resultando em imagens incríveis (foto).

Natural Cotton Collor De 13 a 16 de fevereiro, a empresa paraibana Natural Cotton Color participou da Biofach, maior feira do setor de orgânicos do mundo, que aconteceu em Nuremberg, Alemanha. As peças produzidas na Paraíba são de algodão colorido e não precisam ser tingidas, economizando 70% de água no processo.

Foto: Arquivo Anderson George

Anderson na semifinal do Movimento HotSpot

Foto: Site Atton Conrad

O vencedor da 1° edição do FashionTech - concurso de novos estilistas da Estação da Moda, está na semifinal do Movimento HotSpot. O projeto de âmbito nacional busca, expõe e premia talentos inovadores em 11 categorias, incluindo moda. Nesta etapa, as coleções vão circular por 10 capitais brasileiras, de abril a julho desse ano. Na categoria moda, o vencedor receberá R$ 150 mil para produzir uma coleção para o SPFW ou FashionRio, além de R$ 10 mil como premiação.

Vestidas de Luz O light painting é uma técnica de iluminação fotográfica que capta movimentos de luz no escuro. O fotográfo Atton Conrad consegue resultados incríveis com um controle da técnica e cria campanhas surreais. Veja mais em attonconrad.com


riativo por Romero Sousa

R.I.C.O ! A inspiração veio de Saletinha, uma senhora de 75 anos com muita vitalidade e antenada com o mundo que a rodeia, sem necessariamente estar plugada na internet. No ano passado, enquanto definia os presentes da minha lista de Natal, me deparei com a difícil tarefa de escolher o objeto que fosse a cara da senhora que vos falo: minha mãe Maria da Salete Pereira. Como de praxe, circulei em alguns espaços comerciais, mas...

nada! Ficou claro que eu teria que investir na minha criatividade e ser ágil. Fui a uma loja de montagem de bijoux e encontrei o paraíso, pois ali as ideias começaram a exaltar . Fiquei focado, queria uma bijoux que tivesse um apelo de joia, mas com certa ousadia. Então, reuni vários tipos de correntes ligadas a elos cravejantes de cristais swarovski e optei por um crucifixo (ela é bastante religiosa) com apliques em pérolas. Ficou digno do que ela merece. Um adorno pra lá de exclusivo.


Releitura

A fonte da Lagoa à noite, quando é ligada, é a inspiração do look


Inspirado no formato das pedras que compõem a calçada da Lagoa

A coleção Releitura é o resultado do trabalho da Célula de Criação, um projeto desenvolvido pela Estação da Moda com foco no exercício da criatividade. O grupo formado por quatro jovens técnicas em Produção de Moda teve como inspiração o Parque Solon de Lucena, maior cartão postal da cidade de João Pessoa.


10


11 As ondulações da pista de skate no Parque Solon de Lucena inspiram o look azul, cuja cor remete a água da Lagoa


O verde representa o tronco e o tramado da juta a copa das Palmeiras Imperais. A saia Ê inspirada na calçada do entorno da Lagoa.

12


13 O look é rico em inspiração, a começar pelos saquinhos de pipoca das barracas; enquanto o tramado da juta representa a copa das palmeiras e os detalhes das mangas são inspirados na escultura em homenagem ao escritor Ariano Suassuna


O reflexo dos prédios pode ser visto nas águas da Lagoa e o decote remete ao coração da cidade, como também é chamado o centro de João Pessoa.

14


15 Cabelo e maquiagem: July Rocco Fotos e tratamento de imagem: Dayse Euzébio Modelo: Janny Keila (V agency) Produção: Romero Sousa e Luziane Lima Estilistas: Flávia Suassuna, Maria Helena da Silva, Keila Carneiro e Mannoely Santos.


rofissão Stylist Ele é o profissional que interpreta o trabalho do estilista, compreende o conceito das coleções de moda e coloca tudo isso em prática através da produção de editoriais, desfiles e catálogos.

Conversamos com a stylist Úrsula Ribeiro, que atua no mercado paraibano há três anos e acumula no currículo experiências com produção de moda masculina, feminina e infantil.

A stylist Úrsula Ribeiro atua no mercado paraibano há 3 anos

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Toddy Holand

Foto: Lucas Freitas

Da Moda - Qual é a função de um stylist? Úrsula: O stylist é o profissional que busca as referências, interpreta o trabalho, organiza as imagens e cria/opina no resultado final da produção.

Quais são as possibilidades de atuação desse profissional? Existe o personal stylist, consultor de estilo pessoal, e o fashion stylist, voltado ao público através de mídias, como televisão, revista, desfile.

Qual é a sua importância dentro do cenário da moda? A sua função é enriquecer o cliente, seja ele um desfile, catálogo ou editorial, formando looks semelhantes às temáticas abordadas pelo estilista/cliente, estabelecendo um padrão.

16


Qual é o maior desafio da carreira? É preciso ter uma preocupação com o público-alvo, com a identidade da marca e ainda uma preocupação em gerar uma notícia positiva.

E o que mais te atrai na profissão? É interessante acompanhar todo o processo do trabalho e ver o resultado final. A infinidade de formas de abordar o que é solicitado o torna singular, fazendo buscar sempre mais e inovar.

É uma profissão relativamente nova. Existe formação aqui no Estado? Aqui em João Pessoa têm dois cursos, Produção de Moda, na Funetec, e Design de Moda, no Unipê. Ambos são ótimos e válidos para quem tem interesse na área.

Que avaliação você faz do mercado para este profissional na Paraíba? E no Brasil? O mercado de trabalho ainda é um pouco limitado, mas é uma função que tem ganhado destaque ultimamente e isto se deve ao número de pessoas ingressando na área, o que torna competitivo e ao mesmo tempo eleva o nível de mercado.

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Samara Lima


STILO por Méri Grossi

Florais e outras

Como us É uma delícia vestir uma calça estampada! São descontraídas e alegram o visual e no inverno elas vão aparecer com prints mais sofisticados. Sejam flores, listras, onças, desenhos abstratos, geométrico ou xadrez, as estampas tomaram conta das vitrines de verão e vão continuar com as coleções de inverno. Desta vez, aparecem um pouco mais sóbrias como a própria estação. Mas estão aí! Algumas com toques de cores fortes (para aparecer mesmo) entre os cinzas, pretos, marrons, beges, brancos e vermelhos que predominam na estação. Em diversas padronagens, elas serão encontradas ainda aplicadas sob transparências,

As estampas grandes podem aumentar o volume do quadril e da coxa. As padronagens médias são boas opções e mais fáceis de combinar e valorizar o corpo da brasileira

18

telas de tramas abertas e rendas. Com algumas dicas você vai conseguir usá-las com charme e elegância. A ideia aqui é lembrar os cuidados ao escolher, por exemplo, uma calça estampada. O principal a considerar é o tamanho das estampas. As estampas grandes podem aumentar o volume do quadril e da coxa. As padronagens médias são boas opções e mais fáceis de combinar e valorizar o corpo da brasileira. Estampas de fundo escuro, preto, azul-marinho, marrom são boas escolhas para quem está acima do peso. O problema das peças coloridas é que a maioria das marcas optou pela modelagem ajustada e aí dificulta a seleção. Para um look mais elegante prefira os cortes de alfaiataria, as bocas retas e os cortes clássicos. Um jeito de manter a pose e ficar chic é escolher considerando também o tipo de tecido, as texturas e as cores. Depois é só caprichar nos acessórios e complementos. E por falar em complementos, lembre-se que as sapatilhas, sapatênis, botinhas são descontraídas e formam um visual mais esportivo. Já os saltos


19

sar?

plataforma merecem atenção extra, especialmente para quem tem tornozelos grossos. Embora sejam altas, as plataformas podem causar efeito visual contrário e ”jogar” a sua imagem para alguns centímetros abaixo do que você espera. Aconselho mulheres de tornozelos grossos a optarem por saltos tipo meia pata, a evitarem os saltos finos e escolherem sapatos de bicos afunilados. A dica vale também para usar com vestidos e saias. As calcas com prints do inverno poderão ser encontradas em tecidos adamascados, linha, lãs finas e também em jaquard (para bolsas, sapatos, cintos) bem mais discretas que no verão. Para montar um look sem erros, vale a pena investir em blusas, casacos, jaquetas nas cores vermelho, laranja, azul-marinho, marron e verde. Para aquelas com quadril largo a aposta certa está em blusas longas, caftãs, casacos e trench coat, que ajudam a disfarçar e equilibrar as proporções. Finalizando: com peças estampadas, evite acessórios brilhantes demais. Use e abuse da chamada harmonia de cores e avalie a sua combinação. Misture padrões no mesmo tom e fique linda!

Coleção outono inverno 2013 – Espaço Fashion /Fotos: Demian Jacob

estampas:


COSMOPLUS


21 Orixá Oxossi

A coleção Orixás, assinada pelo designer de moda Clécio Sales, foi desenvolvida para o público plus size, como projeto de conclusão do curso Design de Moda do Unipê. Cada look da coleção se refere a um Orixá distinto e as peças são enriquecidas com recursos artesanais e feitas à mão, o que gera um aspecto exclusivo e pessoal à coleção.


Orixรก Ibeji

22


23

Orixรก Iansรฃ


24


25

Iemanjรก


Orixรก Ogum

26


27

Maquiagem: Catherine Albuquerque Fotos e tratamento de imagem: Dayse Euzébio Modelos: Taís Maria, Kênia Pimentel e Mariana Mendonça Produção: Romero Sousa, Luziane Lima, Gabriela Muniz e Clécio Sales

Orixá Obaluaê


ANGUARDA Por FABY FALCÃO

Militarize-se! Peças com inspiração militar são a maior aposta para o inverno 2013 O estilo militar teve início nos anos 10 do século passado, tempos difíceis da Primeira Guerra Mundial, quando o uniforme camuflado foi inserido no vestuário dos civis pela primeira vez. A mudança foi mais relevante para as mulheres, que precisavam fazer o serviço da linha de frente das fábricas e passavam por muitas privações. Com a falta de dinheiro, faziam suas as roupas gastando pouco tecido. As peças produzidas por elas eram mais ajustadas ao corpo e sempre na altura no joelho. Os casacos eram mais largos, mas acinturados e com ombros estruturados - modelagem que inspira a vestimenta das mulheres do serviço militar até os dias atuais. Quem trouxe a moda de volta foi a grife francesa Balmain, quando, em 2010, desfilou uma coleção militar com ares de modernidade e um ar sexy. Desde então, várias grifes mundo afora têm feito o mesmo. No cinema, a musa desse estilo foi Marlene Dietrich. A atriz usava figurino militarista em praticamente todos os seus filmes. A tendência vem crescendo nos últimos meses. No exterior, está em alta desde o ano passado, enquanto no Brasil ela começou a despontar nas coleções de alto verão e *FABY FALCÃO É JORNALISTA DE MODA E MIDIA SOCIAL DA SECITEC

28

aparece com muita evidência no inverno. Não há restrições nem dificuldades para aderir ao militarismo. Deve-se apenas ter cautela para que ela se adapte ao seu estilo pessoal. Para não ficar com um visual caricato, use apenas uma peça nas cores verde, cáqui ou marrom e misture peças mais leves para dar um ar chic a produção. Se optar pela estampa camuflada, escolha tons neutros e que combinem entre si. No caso das mais cheinhas, a dica é evitar a mistura de estampas. Casacos estruturados, com medalhas e muitos botões já chamam atenção, então deixe que eles sejam o centro do seu visual e não exagere nos acessórios. A moda militar pode ser usada em todo lugar: do ambiente de trabalho aos momentos mais festivos. A diferença está na escolha dos tecidos e acessórios. É uma moda divertida em que você pode brincar com o andrógino e o feminino e não ter medo de errar. Adapte-a ao clima da sua região e use, sem medo, a maior tendência da estação.


www.viagency.com.br




moda corporativa

uniformes LONGE do lugar-comum thais cirino Quem está acostumado a vestir fardamento para trabalhar talvez nem imagine qual a relação entre a roupa do dia a dia e os grandes desfiles de moda das passarelas ao redor do mundo. Normalmente básicas e práticas, as fardas vêm ganhando ares sofisticados, inspirados em looks criados por estilistas renomados, mas sem o exagero típico dos desfiles conceituais que enchem os olhos dos amantes da moda. “Não podemos trazer a moda por inteiro, mas podemos trazer em detalhes”, explica a estilista de moda corporativa Mônica Maia. Há 14 anos no mercado de fardamentos para empresas paraibanas e de estados visinhos com a loja *thais cirino É ASSESSORA DE IMPRENSA DA SECITEC

32

MVeste, Mônica garante que o perfil dos clientes está mudando e os empresários estariam mais preocupados em ‘vestir bem’ seus funcionários. As mudanças ocorrem desde a escolha do tecido até os detalhes na confecção do produto. “O cliente que nos procura já vem com a preocupação de trazer a moda para a roupa de trabalho, valorizando o conforto, a inovação e a elegância”, destaca a estilista. Tendências de cores, cortes e acessórios estão entre os elementos pensados para esse público. Detalhes que vêm das passarelas e fazem diferença no produto final. Acessórios de bronze, ferro e pedras, por exemplo, podem ser


33

trazidos para a espaço para visuais roupa, desmais criativos. As de que não roupas de uma As fardas vêm fiquem pesamesma empresa ganhando ares dos. Tecidos não precisam ser com elastaiguais basta que sofisticados, no e recortes “falem a mesma inspirados em personalizalíngua”, conforlooks criados me argumenta dos são outros itens importaa empresária. por estilistas dos da moda “Funções direnomados, mas tradicional. Mas ferentes exisem o exagero a definição fica gem estilos por conta do diferenciatípico dos material mostrados, mas desfiles do nos desfiles é preciso conceituais das últimas coque haja leções. uma idenque enchem Outra transtidade os olhos dos formação perde modo amantes cebida na que toconfecção de dos enda moda fardas (e que tendam está diretaque os mente ligafuncioda à influência da moda) é nários trabalham o tempo de uso das roupas. em uma mesma Antes feitas para durar, com empresa”. Essa litecidos pesados e resisten- gação fica por tes, atualmente as fardas conta dos detalhes são produzidas para o tem- que podem ou não po máximo de um ano, sen- incluir a logomardo bastante comum que as ca da empresa. O empresas mudem todo o far- importante é que damento em até seis meses. os funcionários e “Isso facilita para que pos- clientes se recosamos desenvolver a roupa nheçam e que pensando nas tendências suas roupas antepara a estação e que já fo- cipem suas funções. ram mostradas nos desfiles”. Em plena transformação, Adaptações também ao que tudo indica a moda são pensadas para dar le- corporativa está cada vez veza ao ambiente corpo- mais longe do formalismo que rativo. Mônica conta que, reinou durante décadas no recentemente, adaptou ambiente de trabalho. Aos uma camisa de corte ita- poucos, os empresários estão liano manga longa para percebendo as vantagens de o fardamento de uma em- investir na qualidade dos farpresa. Além do tecido mais damentos como elemento de leve, a estilista encurtou a cartão de visita das empresas. manga para combinar me- Com uma dose de conforto e lhor com o clima da cidade. inovação, é possível ter uma O resultado agradou estilista e equipe de funcionários producliente. tiva e com a auto estima renoA uniformidade das fardas é vada. Tudo isso, sem perder a outro elemento que tem perdido elegância, jamais.


ERSONA Rita Black

Rita é hair stylist, formada há 14 anos pelo Cabelo Frisuren und Kosmetik, em Münster/Alemanha. É dona do Studio de Beleza Rita Black - especializado em cabelos cacheados e estilo étnico - e do Brechó das Acácias. Atua, ainda, como produtora de moda.

Moda é o hábito de vestir-se de tureza acordo com a na os cosde cada um; são através tumes adquiridos meios de da influência dos mo televicomunicação, co oda e os são, revistas de m ícones da música

Comecei a o construir meu estil od m elo após um curso de s décadas de e manequim, na tive a oportuni80 e 90, quando er o produtor de dade de conhec io Sérgio Viana. moda e empresár e foi o auge Ali, posso dizer qu meu perfil de da construção do r com caractemoda, ao me ve ini Grace rísticas de uma m Jones (risos)

Também tive como influência minha tia Antonia. Ela era muito hos elegante, vestindo conjuntin to sal os, rad de saia e blusa acintu a r ce alto, turbantes - sem esque acommaquiagem que era sempre o. Aquepanhada de batom vermelh agem im a la figura me despertava , que da elegância e feminilidade o faço questão de trazer para o meu mund

O mundo da e moda sempre m franfascinou. Estudava mundo o m cês e sonhava co o da moda. parisiense, o berç e a escola da Além do Sérgio, tiv ibana Goretvanguardista para ele tempo já te Irineu, que naqu s coleções pra desenvolvia vária inspiradas lá de fashionistas, em Madonna

34

Uma característica que costumo adotar é nunca fugir da minha etnia negra. Acho super importante que isso esteja presente em todos os dias da minha vida, independente do que eu vestir


35

oda tecnológica Por Gabriela Muniz

Do lixo ao luxo

Garrafas pet As garrafas PET são grandes poluidoras do meio ambiente. Pensando nisso, várias empresas têm buscado maneiras diferentes de reaproveitamento, transformando-as em matéria prima de outros produtos. Entre as infinitas possibilidades, uma delas se destaca: a fabricação de tecidos. Além de colaborar com o meio ambiente, a fabricação de tecidos se tornou algo bastante rentável. E mais, depois de passar pelo processo de re-

aproveitamento, não é possível sentir qualquer diferença entre um tecido feito nos moldes tradicionais e aquele construído a partir da garrafa PET. Isso porque ele é feito do mesmo poliéster que estamos acostumados a usar e comprar. A diferença, entretanto, é que o tecido é 100% reciclado. Marcas famosas já aderiram a essa tecnologia sustentável, como a Osklen, Giorgio Armani, Nike e Levi’s. Um exemplo a ser seguido.

As garrafas PET são feitas a partir de um material chamado politereftalato de etileno, que pode demorar até 400 anos para ser completamente degradado pela natureza. Porém, com a reciclagem, o que seria jogado fora passa a fazer parte de um novo ciclo, reduzindo, inclusive, o uso do algodão natural. Se comparado ao uso de um poliéster tradicional, diminui em até 30% o consumo de energia no processo de fabricação.

ILUSTRAÇÃO: GABRIELA MUNIZ

Como acontece o processo de reciclagem

1. As embalagens são lavadas e separadas por cor. Rótulos e tampas são retirados;

2. As garrafas, então, são moídas e reduzidas a pequenos pedaços, que passarão por três processos: fusão, filtragem e retirada de impurezas;

3. Após este processo são fundidas a 300°C para filtragem de impurezas. Finalmente são moldados em filamentos para a tecelagem de malhas, resultando numa fibra cerca de 20% mais fina que o algodão.

4. Elas podem ser utilizadas sozinhas ou misturadas a outros tecidos, como seda e algodão.


oda CULT POR IARA TORQUATO

Marilyn para sempre Por que não falar da deslumbrante Marilyn Monroe? Ela foi uma das estrelas de maior destaque e sucesso de Hollywood. Uma verdadeira diva do cinema, lembrada e admirada até hoje. Uma curiosidade - para quem não sabe - é que a musa platinada nem sempre foi loira e ‘Marilyn’, mas uma belíssima morena chamada Norma Jeane, que com o passar do tempo se transformou na loiríssima que conhecemos. Com carisma e sensualidade, Marilyn cativou o público através de inúmeras interpretações cômicas e dramáticas no cinema. A diva se tornou um dos maiores ícones do mundo, servindo de inspiração para artistas, escritores e músicos do mundo inteiro. Com a moda não foi muito diferente. As mulheres, na época, queriam de alguma forma ser Marilyn. Seus looks fizeram história. Com cintura marcada, salto agulha e sem medo de ousar, ela sabia o que a favorecia e fazia sucesso entre homens e mulheres. Ditou tendência de moda e beleza. O cabelo platinado e o sinal próximo a boca tornaram-se marca registrada da atriz. Apesar de morte prematura, Marilyn se tornou um símbolo e, como tal, está sempre presente, seja na estampa de uma roupa, em bolsas, calçados, artigos de decoração, inspiração para editoriais, campanhas de moda, entre outros. Não há dúvida sobre a influência desse mito para o mundo da moda. Um verdadeiro ícone fashion.


37

Na tela Um excelente filme para nos aproximar de Marilyn e mostrar um pouco a vida da atriz – “um pouco” literalmente, já que o filme se chama “Sete dias com Marilyn” (2011). O drama é inspirado nos livros de Colin Clark, “The Prince, the Show Girl and Me” e “My Week with

Marilyn”. O filme relata a história verdadeira de uma semana excepcional que Colin passou com Marilyn Monroe, em 1956. Clark conta em detalhes sobre a experiência de conviver com a musa do cinema, mostrando um lado íntimo e ainda desconhecido da atriz.

Para ler Os livros que deram origem ao filme não podiam ficar de fora: “The Prince, the Showgirl and Me” e “My

Week with Marilyn”, de Colin Clark. São escritos de um admirador que teve o prazer de conviver com a estrela.

“Marilyn in fashion”, de Christopher Nickens e George Zeno, também é uma boa referência. O livro descreve um resumo da influência de

A obra “As divas na cozinha” mostra a vida de atrizes e cantoras por trás da fama, como os momentos que passaram na cozinha. Reúne receitas favoritas, curiosidades e fotos de

mais de 50 estrelas. Entre elas, claro, a belíssima Marilyn Monroe, que em momentos de tristeza ia para a cozinha com sua companheira e fiel cozinheira italiana. Do autor Evânio Alves.

*IARA TORQUATO É BLOGUEIRA E DESIGNER DE MODA

Marilyn no mundo da moda, através da evolução do seu estilo, vestidos, designers, truques de beleza da época, entre outros aspectos.


ELEZA

INSPIRAÇÃO “Menina Luz da Noite”

38

Fotografia: Rocco Styleimage Makeup: July Rocco Modelo: Rayane Mendonça


Foto: Coleção Dior (divulgação)

39

Reminiscências do Tropicalismo

“O que é que a baiana tem?” ROSSANA Braga Não se engane se algum dia você for a um dos países acima da linha do Equador e der de cara com alguém trajando cores típicas da fauna, flora e folclore brasileiro. Nossas riquezas naturais, visuais e culturais são muito apreciadas mundo afora e são um prato cheio para inspirações: na moda, nas artes, no design, entre outros. A tal da “brasilidade” é tão presente no cenário fashion alémmar que durante o verão dos trópicos, muitos estilistas e marcas recorrem ao “tempero” que tanto enfatizava Carmen Miranda lá pelos idos dos anos 50, e não apenas as estampas e cores, mas as texturas suaves e fluidas e a sensualidade da mulher brasileira. Expoentes musicais como

Mutantes, Novos Baianos e Doces Bárbaros levaram nosso ritmo, a cor miscigenada de nosso povo, nossa cultura transcendente aos palcos e aos olhos atentos de milhares de pessoas do mundo todo. Suas vozes e suas cores encantam pela atemporalidade artística e pela criatividade sonora, seus trajes usados em shows contavam com uma pitada de anti-moda, como uma espécie de Dom Quixote musicalmente heróico. Miuccia Prada, Zac Posen e Stella Mccartney, Dior e Naeem Khan são alguns dos estilistas internacionais que fizeram coleções inteiras inspiradas no clima dos trópicos. Temos os modelos e as cores de biquíni mais requisitadas entre as marcas que pro-

*Rossana Braga É PRODUTORA DE MODA E TEM UM BLOG (FASHIONSTREET.COM.BR)

duzem para o segmento moda praia do mundo. A natureza contemplou os trópicos com, não apenas uma, mas várias paletas de cores, que vão do tom cítrico da laranja mais doce, passando pelos verdes remanescentes de nossas matas, até o azul do mar e do nosso céu risonho e límpido. O mais indicado a se fazer atualmente, é irrefutável: atualizar o famoso jargão: “O que é que a baiana tem?” por algo que faça jus a diversidade de referências na fauna, flora, cultura e a dimensão regional brasileira. Ademais, a brasilidade é transcendental e espontânea, como aquele outro trecho de Tim Maia que diz: “Alô Rio de Janeiro, aquele abraço, todo povo brasileiro, aquele abraço!”.


PRÓXIMA EDIÇÃO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.