APS Arte Cultura e Estética

Page 1

APS Arte cultura e estética

Aluna: Aida Maria de Carvalho RA2541680

Curso: Jornalismo

Visita realizada dia 28 de março de 2023 no Museu de Arte de São Paulo, MASP. Uma breve história do Masp

O Masp é um museu privativo, sem fins lucrativos, inaugurado em 1947 pelo empresário e mercenas Assis Chatiaubriand {1892-1968}, primeiramente instalado na rua 7 de Abril no centro da cidade, em 1968 o museu foi transferido para a atual sede na Avenida Paulista, tornando o primeiro museu de arte moderna do Brasil.

O icônico projeto de Lina Bo Bardi se tornou um marco na história da arquitetura do século xx

Atualmente o Masp tem um acervo com mais de 11 mil obras A diversidade e o compromisso com a arte traduz sua imponência num valor histórico mundial imensurável!

Artista: Vida e obra

Nascida em Pontal, interior de São Paulo em 1922 Judith Lauand formou na Escola de Belas Artes de Araraquara em 1950.

A artista passou por várias fases ao longo de sua carreira, começando com o figurativo, passou por uma fase de pinceladas marcadas e incorporando figurativo com formas geométricas.

Lauand foi a única mulher a integrar o Grupo Ruptura, um dos precursores da arte concreta no Brasil. Contudo Lauand não se restringiu aos rígidos princípios do concretismo, a artista se permitiu trabalhar livremente não apenas com formas, mas com suporte e materiais diversos Porem as últimas décadas de sua vida foram dedicadas aos trabalhos com formas geométricas, mas sempre seguindo o contexto de sua poética. Lauand nunca abandonou a experimentação.

Acervo

Em seu acervo considerado e reconhecido internacionalmente a artista pósmodernista percorre a experiência com arte pop, abstrata, política e sobretudo

Destaque da exposição

Obra concreto 33 doada ao acervo do Masp

O que mais chamou a minha atenção na visita foi o fato da artista continuar pesquisando e experimentando novas formas e materiais em seus trabalhos, mesmo depois de uma carreira consolidada no concretismo

A escolha da obra para releitura partiu do princípio da semelhança artística com o meu traço e estilo, além de eu ter gostado muito da obra em questão; uma das poucas que me permitiria usar o meu traço para representa-la .

A obra pertence ao movimento pós-modernismo período 1945-1978

diversa.

Releitura

feita à carvão 60x42 Foto da visita ao museu. Aida Carvalho
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.