Revista Vitrine Cultural 17

Page 45

45 | vitrinecultural

Super 8 “Suspense, comédia e história humana”

Empatia emocional. Esta é justamente

Cartaz do Filme

a primeira sensação quando se assiste a “Super 8”, em cartaz nos cinemas brasileiros. Um dos grandes segredos para a boa aceitação, de parte do público, para filmes tipo “cabeça” é o fato de que as pessoas embarcam nas fantasias porpostas pelos diretores se elas se importarem com a realidade das pessoas envolvidas na confecção do filme. É o caso de Jeffrey Jacob Abrams (o diretor JJ Abrams), na película “Super 8”. O filme retrata a adolescência, não a de hoje, reclusa em condomínios e shopping centers, ou enredada na dura realidade das favelas brasileiras. Mas a adolescências dos anos 60 até os 80, onde meninas bricavam de professora e boneca e garotos quebravam vidraças, punham fogo em rabos de gatos e explodiam coisas. É uma história sobre garotos querendo fazer filmes. Um mergulho na própria adolescência do autor, cujo pai tinha uma câmera Super 8 mm, através da qual ele começou a fazer pequenos curtas metragens. E num festival desses filmetes acabou conhecendo o cineasta Steven Spielberg. A partir daí, com o apoio do mestre e “padrinho”, sua carreira deslanchou. Speilberg, aliás, é o produtor de “Super 8”. O filme em si é uma agradável trama de suspense, com comédia e humanismo. O personagem principal, Joe (o a tor mirim Joel Courtney) é um adolescente que perde a mãe, tem dificuldades de relacionamento com o pai, um policial, e descobre o amor por uma Cenas do Filme

colega, em uma cidadezinha de interior, nos anos 1970. Ao fazerem um filme em super 8, ele e um grupo de amigos presenciam a colisão de um carro com um trem e percebem que ela não foi acidental. Em pouco tempo a cidade começa a presenciar estranhos acontecimentos e Joe e seus amigos são os únicos a ter as chaves para solucionar o mistério. Um filme que lembra os melhores tempos de Spielberg, mas com a marca pessoal do autor J. J. Abrams. Uma história que remonta a um tempo um tanto romântico, mas plenamente capaz de envolver o público jovem de hoje, tão afeito a banalidades como elozes e Furiosos” e coisas do gênero.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.