2 minute read

FEIRAS E FESTIVAIS EM 2020: UMA LONGA LISTA

Compilamos no site da UBC as datas dos principais eventos nacionais para você mostrar seu trabalho e fazer contatos

por_Luciano Matos de_ Salvador

Advertisement

Já tem um tempo que os festivais se consolidaram como um dos melhores ambientes para se acompanhar o que vem acontecendo na música. No Brasil, eles chegam a números inacreditáveis. Segundo um estudo da plataforma de vendas de ingressos Sympla, contando apenas os parceiros deles, foram quase 2 mil festivais entre 2016 e 2018. Evidente que os critérios são amplos, mas, independentemente de tamanho, formato ou gêneros musicais, eles estão por todo lado.

De grandiosos, como Lollapalooza e Rock in Rio, a milhares de outros pequenos e pulverizados, eles já começaram no último mês de janeiro e não param nem no carnaval, estendendo-se inverno adentro e, claro, no verão.

Como disse ao site da UBC David McLoughlin, do Brasil Calling, um projeto de divulgação e promoção da música nacional lá fora, o streaming não tirou a força dos festivais. Ao contrário. Esses dois meios se retroalimentam. “Tem vários estudos sobre a relação entre streaming e festivais, especialmente na Noruega, na Suécia e na Holanda. Há claramente um ‘efeito festival’ que relaciona o aumento dos plays on-line e da presença em redes sociais à participação nesse tipo de eventos”, analisou.

Para que você, artista que quer mostrar seu trabalho, fique ligado na extensa programação de festivais, nós reunimos os mais importantes deles, de todos os tamanho e em cada uma das regiões do país.

A lista, atualizada e com contatos para tentar mandar seu material, está no site da UBC (confira o link no final deste texto). Mas não para por aí. Nosso levantamento traz também uma grande relação de outros eventos que, nos últimos anos, vêm se firmando como vitrines fundamentais para novos projetos musicais: as feiras e convenções.

Hoje, elas são um dos principais caminhos para quem deseja conhecer e adentrar outros mercados e ambientes. “Diferentemente dos festivais, que têm um ambiente mais noturno, de festa, as convenções favorecem o encontro, a troca de ideias, os negócios e o networking porque acontecem durante o dia”, descreveu Melina Hickson, diretora e criadora do Porto Musical, feira que, de 13 a 15 de fevereiro, tem sua nona edição em Recife. “É um momento de muita capacitação, com conferências, oficinas e momentos voltados para o negócio e a discussão sobre o mercado e o mundo”, ressaltou.

Depois da Porto, que abre o calendário do ano, haverá outras convenções como Feira da Música, de Fortaleza, Formemus, em Vitória, FIMS - Feira Internacional da Música do Sul, em Curitiba, o Women’s Music Event, em São Paulo, os gigantes Rio2C, no Rio, e SIM, em São Paulo... Quer ver a lista completa? Pois já sabe: é só ir ao site da UBC.

LEIA MAIS: Uma ampla relação de festivais, feiras e convenções agendados até o fim do ano ubc.vc/ListaFest