Revista FelizCidade #47

Page 1



CAMPUS COLINA Rod. Pres. Dutra, Km 145 Sent. RJ. SJCampos - SP


editorial

EXPEDIENTE QUEM SOMOS: Com distribuição semanal, na região metropolitana do Vale do Paraíba e Capital, nossa revista tem como objetivo trazer matérias que informem, sensibilizem e leve o leitor a refletir. Nosso foco é levar boas notícias da nossa região e da família Igreja da Cidade, qualidade editorial e excelência quanto a forma, linguagem e conteúdo. CONSELHO GESTOR: Carlito Paes - Julio César Silva - Lázaro Carvalho Marcos Madaleno - Queila da Rosa - Talita Araújo

RECONSTRUÇÃO O rastro de destruição e morte deixada pela lama da barragem de Samarco, que percorreu já mais de 700 quilômetros e alcançou o mar, choca-nos pela amplitude dos danos causados – bem como da resposta ineficiente e opaca das empresas responsáveis e do poder público. Milhares de pessoas perderam suas casas e o acesso a um recurso básico à vida: a água. A Igreja da Cidade reagiu a esse clamor, juntamente com tantas outras iniciativas da sociedade civil; assim como já atuou em ajuda humanitária em outras situações de tragédias naturais. Neste mês, a Igreja realizou uma das mais rápidas e amplas mobilizações de sua história, envolvendo pessoas de toda a comunidade de suas cidades para a arrecadação e envio de água a Governador Valadares, uma das cidades afetadas pela tragédia. Conheça a fundo como foi essa ação e o que se pode esperar para o futuro dessas cidades afetadas pela lama. Nossa entrevistada da semana é Ivonete Reis, missionária no Senegal, onde dirige uma escola cristã referência para crianças senegalesas – a maioria delas, de famílias muçulmanas. Conheça os grandes desafios desse projeto que traz esperança e educação a uma nação marcada pela miséria, intolerância e violência. Assim como um mar de lama, Ivonete se vê numa realidade aparentemente impossível de ser revertida, contudo, sempre com um sorriso no rosto, tem descoberto no amor e na perseverança a diferença que pode fazer na vida de pessoas. Quando situações causarem perplexidade, comoção e uma sede por justiça pode parecer que nada podemos fazer. Que a indignação se torne ação e a perplexidade um estilo de vida doador, pois, enquanto é tempo, podemos reconstruir, recomeçar e mudar realidades – nem que seja na vida de uma única pessoa. Boa leitura!

DIRETORA DE REDAÇÃO: Mariana Ceruks Madaleno JORNALISTA RESPONSÁVEL: Talita Araújo - MTB 72 400 ASSISTENTE DE REDAÇÃO: Ana Carolina Paes ASSISTENTE EDITORIAL: Heliete Oliveira DIREÇÃO DE ARTE: Julio César Silva PROJETO GRÁFICO: Allan Marcel - Julio César Silva DESIGNERS: Carlos Daniel - Douglas Lima - Jamille Almeida Thamara Ranciaro - Wagner Bonfim ATENDIMENTO: Amanda Lima - house@igrejadacidade.net FOTOS: Acervo FelizCidade e Ministério de Fotografia da Rede de Igrejas da Cidade ANUNCIE: anuncie@felizcidade.net A Revista FelizCidade é uma publicação semanal da Editora Inspire em parceria com a Igreja da Cidade em SJCampos. As publicidades contidas nesta edição são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não cabendo à Editora Inspire qualquer obrigação de responder sobre o conteúdo e a veracidade de tais peças. Fica também a critério da Editora Inspire selecionar as propagandas que serão veiculadas. O conteúdo e informações contidos nas matérias e artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos articulistas. CIRCULAÇÃO: Caçapava, Guaratinguetá, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Taubaté, São Paulo e São Bento do Sapucaí IMPRESSÃO: Allcor Gráfica DISTRIBUIÇÃO: 5.000 exemplares. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Para solicitar autorização envie e-mail para contato@felizcidade.net DIRETORA EXECUTIVA: Sandra Traldi COLABORADORES DESTA EDIÇÃO Ângela Valitutti, Marco Antonio, Rita Santiago, Gabriela Maia Silva Karl Heinz Kienitz EDITORA: contato@editorainspire.com.br

MARIANA MADALENO

faz parte da equipe editorial da Revista Felizcidade, conecte-se com ela facebook.com/marimadaleno twitter.com/mari_crks instagram.com/marimadaleno

04

felizcidade.net

IGREJA DA CIDADE EM SJCAMPOS: (12) 4009-4300 EDIÇÃO AUDITADA POR:


sumário

Capa | 20 Tragédia e Solidariedade

07

08

11

Repense

Entrevista

Vida tech

Radar

A realidade do Senegal

App de Educação Ambiental

Curso Satisfação em 2015

17

27

42

Dezembro já chegou!

15

13

Cidadão Felizcidade

Gastronomia

Radar

Última página

Lindoia Bernardino Garcia

Você quer ser Chef?

Missão no Egito

Biografias, quantas você já leu?

felizcidade.net

05



repense

DEZEMBRO JÁ CHEGOU JUNTOS NA RETA FINAL DE UM GRANDE ANO! “Louvarei o nome de Deus com cânticos e proclamarei sua grandeza com ações de graças.” Salmo 69.30 Nesta semana, chegamos ao último mês deste grande ano de 2015. Se por um lado negativo sofremos por ser um ano marcado por grandes escândalos no meio político, de crise econômica, política e social sem precedentes em nossa história recente, desemprego e mentiras, também este é, sobretudo, nosso Ano de Amar, a Deus, às pessoas e à igreja! E nestes últimos 31 dias, certamente Deus tem muito para cada um de seus filhos e para a nossa igreja. Portanto, vamos juntos, com fé e unidade, receber tudo que o Pai tem para nós. Convido você a participar com grande alegria e gratidão!

FESTA DA COLHEITA

Chegamos à nossa última estação do ano, a estação da colheita, a estação da celebração dos frutos que Deus nos entregou este ano. Nossa Rede de células iniciou o ano com 728 células e estamos encerrando com 1050 células, portanto temos que celebrar a colheita de 322 novas células neste ano. Ontem foi realizada em nossa Rede a festa em 9 cidades e, nesta próxima terça e quarta-feira, teremos as ICs em nossa igreja sede, em São José dos Campos. Venha festejar aqui na Colina, dia 01 e 02. Veja com sua coordenação o dia de sua célula.

FESTA DE NATAL DA ABAP

No dia 19/12, sábado, teremos a grande festa anual da ABAP em nosso Campus Zona Leste, no Jardim Primavera, onde temos o foco espiritual e social da igreja, atendendo mais de 150 famílias em diversos programas socais e quase 2.000 pessoas em diversos atendimentos mensais. Vamos celebrar com grande alegria, neste Ano de Amar, os feitos de bondade do Pai. Todos são bem-vindos!

SEMANAS DA VIRADA

Já se tornou uma grande tradição em nossa igreja a Semana da Virada. Um tempo de fé, louvor, adoração, palavra profética e, sobretudo, um tempo para gerar o novo ano de Deus para nossas vidas. Nesta semana, teremos a Virada nas cidades de Jacareí, Caçapava e Taubaté (30/11 a 05/12). Na semana seguinte (07 a 12/12), será a vez das cidades de Pindamonhangaba e São Paulo. De 13 a 20/12, será a vez da Grande Semana da Virada em São José dos Campos, a primeira celebração em nosso novo auditório. De domingo a domingo, toda a família estará reunida na igreja mãe deste ministério. Veja nesta edição da FelizCidade os preletores e líderes de louvor de todas as Viradas. Vamos gerar com fé e expectativa e comparecer em massa, para juntos sermos participantes do nosso novo ano.

MUSICAL DE NATAL

Confira nesta edição da revista a programação para o musical de Natal em cada Igreja da Cidade, com o tema: “Chegou!”. Entre os dias 22 a 25/12, sempre às 20h, com exceção do dia 24, em nossa igreja sede em São José, teremos um grande musical de natal, este ano com o tema: “Um Conto de Natal”, com coro, orquestra, teatro e dança. É um tempo de gratidão a Deus e também um tempo especial para convidar nossos parentes e amigos para estarem conosco em família. Jesus deseja nascer em cada coração. Seja você o canal de Deus.

CARLITO PAES

Bacharel e Mestre em Teologia, escritor, autor de 16 livros, palestrante sobre liderança e pastor líder da Rede de Igrejas da Cidade facebook.com/carlitopaesoficial twitter.com/carlitopaes instagram.com/carlitopaes

ANIVERSÁRIO DA IGREJA

No dia 27/12, nossa igreja completará 73 anos. Exatamente no último domingo do ano, dia 29/12, vamos festejar os grandes feitos de Deus, uma nova igreja a cada dia, igreja que Deus nos deu. Venha com sua família e amigos em uma das 5 celebrações (8h, 10h, 12h, 17h e 19h).

GRANDE VÍGILIA DE ANO NOVO

Também em nosso novo auditório, vamos encerrar o ano de 2015 e juntos, em louvor e adoração, veremos nascer o novo ano de 2016. Teremos uma grande festa com louvor, adoração, palavra profética e, após a celebração, a contagem regressiva para o próximo ano. Também a grande queima de fogos da Colina. Um mês para celebrar os céus abertos de Deus sobre nossas vidas e juntos gerarmos com grande expectativa o novo ano, que daqui alguns dias logo se iniciará. Ore, mobilize e participe de todos estes eventos em nossa igreja neste último mês do ano.

felizcidade.net

07


entrevista Redação

A REALIDADE DO SENEGAL O Senegal é um país da África Ocidental com mais de 13 milhões de habitantes e maioria muçulmana. Os senegalenses enfrentam vários problemas de ordem socioeconômica, como altas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc. Esse cenário reflete no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da nação. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o IDH do Senegal é baixo, com média de 0,411, ocupando o 144° lugar no ranking mundial, composto por 169 países. Ivonete Reis é missionária no país há 17 anos. Lá, ela dirige a Etoile Brilhante, uma escola de educação infantil cristã que recebe crianças de toda comunidade de Joal sem distinção. Ivonete falou sobre a realidade do Senegal e os problemas que a nação vem enfrentando. Qual é a realidade do Senegal? Estamos vivendo um momento muito complicado no mundo, atualmente, com a imigração, o Senegal se enquadra nesta situação. Não há para o jovem emprego no Senegal. Muitos deles até conseguem chegar à faculdade, mas continuam como mão-de-obra pesada ou trabalham na pesca para ganhar o pão diário. No Senegal, 44% da população têm menos de 15 anos, por isso como na Síria os pais vendem suas filhas de 12 e 13 anos para resolver os problemas da família por meio de casamentos arranjados. As mulheres tem em média 6 filhos e é muito difícil que os maridos concordem em fazer o planejamento familiar, sobretudo, por ser um país muçulmano. Nos últimos anos vemos que cada vez mais senegaleses chegam ao Brasil. Com é feita essa imigração? Há 30 mil pedidos de entrada de imigrantes da África para o Brasil. Muitos fazem a travessia por meio de

08

felizcidade.net


coiotes, atravessam o oceano em pequenos barcos até o Equador e o Peru, e depois chegam à fronteira do Brasil, no Acre. Eles chegam a pagar U$ 4 mil pela viagem. O motivo dos senegaleses virem ao Brasil é a pobreza e o desemprego. Na minha última visita ao Brasil estive na Rua 25 de Março, em São Paulo. Lá me espantei com a quantidade de senegaleses que encontrei trabalhando como vendedores ambulantes com produtos espalhados no chão como estão acostumados a fazer em seu país de origem. Como é levar o Evangelho de Jesus a um país tradicionalmente muçulmano? Estou no Senegal há 17 anos, e posso afirmar que é muito difícil alcançar um muçulmano para Jesus. Somente é possível com a dedicação de muitos anos, muito trabalho, muita confiança. Deus está permitindo que este povo entre no Brasil. Quando via aqueles senegaleses em São Paulo disse: “Senhor aqui está à oportunidade, o meio, pelo qual está permitindo que entrem no país e para que a igreja possa alcançá-los”. Principalmente, porque eles estando no Brasil não seremos impedidos de lhes falar do amor de Jesus, pois esse é um direito garantido em nossa constituição. Por isso, devemos avançar com ousadia e sem medo na missão de levar a Palavra aos senegaleses que estão aqui. Entendo que é a melhor hora para a igreja avançar e ganhar todos esses imigrantes para Jesus. Como é a realidade na igreja no Senegal? Existem igrejas em Dakar (capital), onde milagres estão acontecendo e pessoas estão sendo batizados. Para a nossa realidade, dez pessoas serem batizadas é impressionante e em Dakar tem acontecido isso. Em Joal, eu estou sozinha. Lá sou a diretora da escola, cuido dos doentes, faço a nutrição e ao mesmo tempo sou aquela que prega, que anuncia o Evangelho. Nossa esperança é construir em breve a nossa igreja no terreno que já temos e que foi motivo de perseguição em 2013. Para reali-

dade africana o templo é muito importante – o local sagrado – para louvar a Deus. Esperamos que Deus levante pessoas, igrejas e empresas para nos ajudarem na construção. Já tenho os projetos e planos aprovados pelo Governo. Agora só falta a construção para que possamos ver a igreja plantada e muito mais pessoas possam vir a Jesus. Sua escola, Etoile Brilhante, como está? Tive muita dificuldade no último ano eletivo (2014/2015), de outubro a junho, pois existe uma pressão para que as meninas, jovens e mulheres casadas utilizem o véu, se cubram, se fechem. Isso é uma das coisas que não permito na escola, pois nós somos uma escola cristã. Na escola a criança é livre e jamais será oprimida com o véu. Nunca antes eu havia tido problemas relacionados a isso, mas agora os marabus (líderes religiosos muçulmanos) estão exigindo das famílias islâmicas, que suas meninas desde muito pequenas passem a usar o véu, cobrindo inteiramente a cabeça e o pescoço. Entendo que isso passou a ocorrer devido à crescente influência do islamismo radical na África (por exemplo, EL). Neste continente, em geral, e no Senegal as mulheres são muito livres – vestindo-se com roupas muito coloridas, colares, argolas, tranças desde muito pequenas. Mas já existem, hoje, no Senegal muitas mulheres usando véu e burca até mesmo no meu próprio vilage (vila), que antes era de maioria de católicos animistas e passou a ter 65% de muçulmanos. Mas graças a Deus que a igreja tem-se feito presente também e muitas pessoas estão se rendendo ao Senhor Jesus. É possível que junto do ensino tradicional ocorra o ensino da Palavra de Deus? Nós temos três classes, com um professor e um auxiliar, com mais de 45 alunos cada. No total, a escola tem 120 alunos. Quando os pais vão fazer a inscrição dos filhos na escola são avisados de que essa é uma escola cristã, onde se canta e prega; se eles estão de acordo e assinarem um termo afirmando isso os filhos podem

estudar. No Natal, por exemplo, as crianças da escola se vestem de Maria, José, reis magos e representam o nascimento de Jesus. Eles anunciam na língua wolof esta mensagem através de peça natalina para os pais. Não sou eu que estou pregando, mas as crianças. Tenho certeza que as crianças com as quais iniciei meu trabalho no Senegal e, hoje são jovens, são os nossos futuros obreiros. Essas crianças memorizavam versículos bíblicos, oravam em nome de Jesus e entoavam cânticos em várias línguas (wolof, serers, francês e português). Djibrili, um menino senegalês, disse as colegas quando tinha mais ou menos 9 anos que queria ser um obreiro. “Quando crescer, eu vou para o Brasil estudar para ser pastor. Vou voltar ao Senegal e pregar o Evangelho”, disse ele que é de família muçulmana. Ele foi criado pelos seus avós paternos e sofria muito, pois neste país as crianças são muito mal tratadas. Um dia eles encontraram em sua mochila um exemplar do Novo Testamento e Salmos que havia sido entregue pelos Gideões nas escolas, esse menino apanhou muito por isso. Enquanto apanhava, o exemplar era rasgado, ele chorava e gritava: “Não faça isso, porque é a Palavra de Deus. Não faça isso, por favor!”. Como foi a repercussão da visita da equipe da Igreja da Cidade em SJCampos? A equipe que esteve no Senegal no ano passado os impactou muito. Foi Deus que os enviou para cuidar da saúde daquelas pessoas. Teve pessoas que chegaram a nossa escola às 5h30 para esperar serem atendidos. Foram muitas pessoas para trabalhar nas traduções (português, francês, wolof e seres) e muitas pessoas para serem atendidas. Até hoje, os senegaleses me perguntam quando meus irmãos do Brasil voltarão para abençoá-los. Eu havia sofrido, anteriormente, muita perseguição, com risco de ser presa ou até mesmo morta. E quando a equipe do Brasil esteve lá, aqueles que me perseguiam também foram atendidos.

felizcidade.net

09



vida tech Redação

PROFESSOR CRIA APP DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Imagine unir tecnologia com educação ambiental. Isso já é uma realidade na Escola Municipal Professor Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, região sul de São José dos Campos. Trata-se do aplicativo ‘Game Garden’, desenvolvido por um professor com o apoio dos alunos. O aplicativo, lançado no mês passado, foi desenvolvido por Ronaldo Lopes, que trabalha há seis anos na rede municipal. “O aplicativo surgiu como parte do projeto de Educação Ambiental de mesmo nome, que utiliza a estratégia de jogos tendo como ambiente a jardinagem para abordar o tema da sustentabilidade”, esclarece o professor. Sabe-se que as crianças são naturalmente curiosas, imaginativas e criativas. O trabalho com a jardinagem é uma das melhores formas de envolvê-las com a natureza, propiciando um ambiente que alia descobertas, criatividade e ludicidade. Permeado por ações de Gamification ou Gamificação, há o uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo de resolver problemas práticos e despertar o engajamen-

to nos mais diversos momentos de realização das atividades. Dessa forma, os alunos são engajados a participar de uma série de desafios em forma de jogos no qual, a cada atividade, há uma nova possibilidade de conquista de medalha para toda a turma. O app Game Garden visa dar visibilidade às ações do projeto de mesmo nome, possibilitando que alunos, pais e pessoas interessadas possam acompanhar as atividades desenvolvidas no projeto, bem como permitir que os alunos acompanhem seus passos e até mesmo possam aprender curiosidades sobre as aulas. “O aplicativo amplia as possibilidades de aprendizado”, ressalta Ronaldo. As ações do projeto aliam uma proposta pedagógica que envolve uma série de desafios no qual, a cada aula, os alunos precisam realizar uma atividade prática para conquistar uma medalha. São 12 medalhas no total (água, ideia, solo, planta, besouro, raiz, coração, flor, lupa, fita métrica, presente e estrela) sendo que, para que possam ganhá-las, toda a turma precisa participar das ações e dinâmicas. Os alunos podem acom-

panhar as atividades e tarefas que precisam ser feitas pelo app. Antes do aplicativo, acrescenta o professor Ronaldo, os alunos acompanhavam o andamento do projeto por meio de um mural disponibilizado em um dos corredores da escola. Agora, diz ele, todo o material pode ser acessado por meio de smartphones e dos tablets que estão sendo disponibilizados aos alunos pelo “Programa Escola Interativa” da Prefeitura de São José. “Criando assim novas possibilidades para o uso dessa ferramenta pedagógica com opções de interatividade”, afirma o professor. Segundo ele, os alunos tiveram grande participação no processo de criação do aplicativo: “testando as funcionalidades na rede wi-fi, observando a segmentação dos conteúdos, sejam eles das páginas ou ícones, a sua hierarquia de acessos, os seus atalhos principais e os rótulos empregados para a sua navegação”. Para quem quiser conhecer, o aplicativo está disponível nas plataformas iOS e Android, acesse: app.vc/gamegarden.

felizcidade.net

11



radar Redação

CURSO SATISFAÇÃO EM 2015 No final da semana passada, 446 participantes concluíram o Curso Satisfação, sob a liderança do Pr. Jay Gomes e sua equipe de 30 pessoas e vários voluntários de diversos ministérios que unidos serviram para o sucesso do último encontro, no Campus Colina, da Igreja da Cidade em SJCampos. A abertura aconteceu na sexta-feira, dia 20, com a Pra. Viviam Ribeiro, líder da Base de Discipulado da Rede de Igrejas da Cidade. Participaram ainda como preletores os pastores Júlio Florêncio, Fabiano Ribeiro, Jay Gomes e Kéola Dantas. O evento contou com a participação especial do Pr. Carlito Paes, que trouxe uma mensagem inspiradora, encerrando assim as atividades do Curso Satisfação para o ano de 2015. O curso foi oficialmente iniciado como tal no ano de 2011. A natureza desse curso está fundamentada em João 15, de onde são compartilhadas algumas revelações pertinentes à formação espiritual saudável do discípulo de Cristo. Essas revelações são compartilhadas por meio de 8 palestras em forma de alegorias.“A essência do Curso Satisfação é o contentamento e realização pessoal plena em Deus, apresentada da seguinte forma: primeiro, a nossa dependência

total está no Pai, que representado pelo agricultor, que como tal, cuida paternalmente da Sua vinha, supervisionando o seu ecossistema em geral; segundo, a nossa suficiência total está no Filho Jesus, que metaforicamente representado pela videira, garante que todo aquele que estiver conectado à ele jamais terá falta de nada; e por último, a nossa saciedade total está no Espírito Santo, que tal qual a seiva mencionada em Romanos 11.17, nos traz a plenitude e a sensação de satisfação permanente”, explica o Pr. Jay Gomes, líder do Curso e Retiro Satisfação. Desde abril deste ano, sob a inspiração do Pr. Carlito Paes, o Curso Satisfação, que passou a ser um pré-requisito para a aprovação de um candidato à membresia da Igreja da Cidade, apresentou mais uma modalidade de ministração. Com o aumento da demanda de novos membros e frequentadores interessados no Curso, que até então apenas promovia o Retiro Satisfação, surgiu à modalidade “Encontro Satisfação”, um formato que dispensa a necessidade de pernoitar no fim de semana, como era feito no Retiro.

PRÓXIMAS DATAS

O Curso Satisfação com seus Retiros e Encontros voltará do seu recesso com a realização do primeiro Retiro Satisfação de 2016 nos dias 27 e 28 de fevereiro e será realizado no local de acampamentos da Rede de Igrejas da Cidade, em Santa Branca, Jacareí. Se você é frequentador, batizado ou membro da Igreja da Cidade e ainda não participou, faça sua inscrição na Central de Atendimento da Igreja da Cidade em São José dos Campos, Campus Colina. Para mais informações escreva para satisfacao@igrejadacidade.net.

CURSO SATISFAÇÃO EM NÚMEROS

Durante o ano de 2015, tivemos: 5 Retiros do Curso Satisfação no acampamento da Igreja da Cidade, com 236 participantes; 8 Encontros do Curso Satisfação no Campus Colina, com 1.368 participantes, incluindo 31 da Rede Diamante (Terceira Idade); 7 Encontros com 8 Igrejas da Cidade e 446 participantes; 1 Encontro na Extensão Primavera com 47 participantes. Ao todo, 21 eventos com um total de 2097 participantes.

felizcidade.net

13



cidadã felizcidade Redação

FAZENDO A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Mudanças repentinas na vida podem se transformar em oportunidades para que importantes trabalhos surjam. Assim aconteceu com Lindoia Bernardino Garcia, 62 anos, quando nasceu seu filho Társis – uma criança especial. Ela, que era odontologista, ajudou a criar com outras famílias a Associação Ágape para Educação Especial, que mantém uma escola para crianças e adolescentes com deficiência Intelectual e oferece o ciclo I do Ensino Fundamental – da qual é gestora. Esta é uma intuição que tem transformado por meio da educação a vida de inúmeras famílias especiais em São José dos Campos.

E o processo de desenvolvimento? Dois meses depois do nascimento do nosso filho, eu e o Natanael voltamos às nossas atividades normais, mas sempre levávamos o Társis para os lugares que costumávamos frequentar. Às vezes, ficava ansiosa em relação ao seu desenvolvimento, será que vai andar? Será que vai falar? Será que vai aprender a ler? Por causa disso tive que viver na total dependência de Deus, pedindo cada dia pelo desenvolvimento do Társis. Com o tempo eu fui descobrindo que criar um filho especial pode ser uma deliciosa aventura.

Como foi o nascimento de seu filho? Conheci o meu marido e nos casamos em 1986. Desde o início do nosso casamento pensávamos em ter filhos. No início do ano de 1988, decidimos que era o momento de planejarmos ter um bebê. Eu estava com 32 anos e fui aconselhada por meu médico a engravidar o mais cedo possível. Num sábado, dia 19 de novembro de 1988, o Társis nasceu - um bebê muito esperado, porém fomos surpreendidos com a notícia de que ele tinha a Síndrome de Down. No início, foi muito difícil de aceitar, pois não me achava capaz de cuidar de uma criança com deficiência, veio o medo e a insegurança. Aos poucos foi surgindo o amor, o carinho e a aceitação. Sempre cuidei do meu bebê com carinho, mesmo nos momentos de grande sofrimento. Em 1988, não se conhecia tão bem a Síndrome de Down como hoje, por isso o sofrimento era agravado pela falta de informação. Deus sempre esteve comigo em todos os momentos. Após um mês, a pior fase da depressão passou e eu já estava animada para trabalhar. Compreendi a partir daí, que um futuro melhor para o meu filho dependia bastante do meu envolvimento, do meu empenho e disposição.

Como a Associação Ágape passou a fazer parte de sua vida? No ano de 1996, meu filho estava com oito anos e já havia estudado em escolas públicas, particulares e em escola especial. Naquele momento da sua vida escolar, nós não encontramos um serviço para atendê-lo que satisfizesse a nossa expectativa. Nós acreditávamos que o Társis tinha um bom potencial para ser desenvolvido e não queríamos perder a chance e o tempo oportuno. Foi assim que nos unimos a outras duas famílias que estavam enfrentando o mesmo problema e iniciamos o processo de criação da Associação Ágape para Educação Especial. A escola começou com três crianças. Foi bastante difícil manter o trabalho funcionando e, principalmente, levar as pessoas a acreditarem em nossa visão. Quando começou a se dedicar exclusivamente a associação? Em 2009, a instituição já havia crescido bastante e não era mais possível fazer a administração amadora e caseira. Então, precisei encerrar a atividade de consultório para me dedicar exclusivamente na administração da instituição. Com o passar dos anos, eu entendi que o Senhor tinha um propósito quando me entregou um filho especial; na verdade Ele estava me

PING PONG

Deus: Meu querido Paizinho Família: Minha base, meu amparo Trabalho: Um ministério Igreja: Lugar de crescimento e comunhão Sonhos: O que nos leva a avançar, a realizar

entregando um ministério. Entendi que precisava compartilhar com outras famílias o que tinha aprendido na atenção ao meu filho, o que tinha ajudado no seu desenvolvimento, assim como testemunhar o que Deus fez nas nossas vidas. Hoje, me sinto muito feliz quando observo as crianças que foram atendidas pela instituição e vejo que a grande maioria delas avançou muito no seu desenvolvimento. Muitas famílias também foram ajudadas, orientadas e melhoraram a qualidade de vida. Centenas de crianças e adolescente já passaram pela instituição e, neste ano, estamos atendendo mais de cem pessoas com deficiência e suas famílias. E o Társis hoje? Quanto ao Társis, hoje ele é um belo jovem de 27 anos, membro da Igreja da Cidade em SJCampos, que ama as coisas do Reino de Deus, serve no ministério de recepção aos domingos, ora pelos enfermos, pela igreja e pelos problemas das pessoas. Depois que concluiu o curso na Escola Ágape ele continuou seus estudos e concluiu o Ensino Médio em uma escola pública. Atualmente, ele é voluntário na Associação Ágape, trabalhando como bibliotecário, e também ensina xadrez para os alunos da escola. felizcidade.net

15


End. Av. Eng. Fco. JosĂŠ Longo, 1626


gastronomia Marco Antônio Chef de cozinha

VOCÊ QUER SER CHEF? Com tantos programas na TV explorando o mundo da culinária, cresce o número de pessoas que sonham em se tornar um chef de cozinha. Realmente é fascinante o mundo gastronômico exposto na TV e mídias sociais. Pratos requintados, fama, salários astronômicos e sotaque francês cativam muitas pessoas. Mas o lado não exposto é o que motiva os verdadeiros cozinheiros a continuar na caminhada em meio a panelas, facas, suor e lágrimas. Todo chef é primeiramente um cozinheiro. Então, para quem quiser se tornar um chef, seguem algumas atribuições e consequências de ser um cozinheiro: um cozinheiro tem que estar disponível para trabalhar 18 horas por dia sempre que necessário. Os dias da semana são irrelevantes, pois um cozinheiro sempre trabalha aos sábados, domingos e feriados. Normalmente, não participa das datas comemorativas com a família, porque está servindo pessoas que não conhece. Ele coloca o cliente sempre em primeiro lugar, ou seja, antes mesmo de seus desejos e vontades. Obedece ao líder (chef) sem reclamações. Mesmo quando não está na cozinha, acaba pensando em comida. Não tem boa parte da sensibilidade nas mãos devido às inúmeras queimaduras, cortes e choques térmicos. Tem grande possibilidade de adquirir algum problema na coluna, joelhos e pernas. Nunca estará bronzeado. O seu ambiente de trabalho se resume a um lugar pequeno, úmido, muito quente e de muita pressão. Tem que passar muito tempo em posições subalternas até atingir alguma autoridade dentro de uma cozinha. Apesar de tudo isso, a profissão de cozinheiro é uma das mais gratificantes que existe. Ver o cliente sair satisfeito com sua família ao lado após uma excelente refeição não tem preço. Acredito que ser cristão e ser cozinheiro têm muitas similaridades. Aproveite essa receita de um grande chef que admiro: Erick Jacquin.

STEAK TARTARE 200g de filet mignon muito fresco (nunca congelado) 1 colher de sopa de cebola picada 1 colher de sopa de cornichon (pepino em conserva) 1 colher de chá de alcaparra picada 1 colher de sopa de catchup 1 colher de sopa mostarda Dijon 4 gotas de pimenta Tabasco 8 gotas de molho inglês 1 colher de chá maionese 1 colher de sopa de cebolinha picada 1 colher de sopa de salsinha picada Sal a gosto Pimenta-do-reino a gosto

PREPARO

Com a ponta de uma faca bem afiada, corte o filet mignon em cubos bem pequenos. Em uma vasilha, coloque a carne e todos os outros ingredientes. Misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva imediatamente. Pode ser acompanhado por batatas fritas.

felizcidade.net

17



S DA CIDADE REDE DE IGREJA


20

felizcidade.net


capa Redação

O RIO DOCE E A SOLIDARIEDADE NA MAIOR TRAGÉDIA AMBIENTAL DO PAÍS Há algumas semanas, a população brasileira assiste o desenrolar de uma tragédia ambiental sem precedentes no país. O rompimento das barragens de Fundão e Santarém, pertencentes à mineradora Samarco, uma sociedade entre a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, que destruiu a paisagem local. Foram 50 milhões de metros cúbicos de lama que cobriram o Distrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana – região histórica de Minas Gerais.

felizcidade.net

21


capa Redação

Este já pode ser considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil, e que ainda terá desdobramentos por um longo tempo.”

22

felizcidade.net

A tragédia, em Mariana (MG), aconteceu no dia 5 de novembro por volta de 15h30, quando a barragem de Fundão se rompeu e fez com que a barragem de Santarém transborda-se. Consequentemente, isso fez com que um mar de lama descesse morro abaixo, atingindo toda a população do Distrito de Bento Rodrigues, onde moravam 612 pessoas. A grande maioria destas pessoas conseguiu fugir apenas com a roupa que estava no corpo, e só se salvaram porque moradores da região foram às casas avisar da tragédia. Mas infelizmente, foram constatadas as mortes de oito pessoas, quatro aguardam reconhecimento e onze outras continuam desaparecidas, dentre elas oito trabalhadores da empresa e três moradores da região. Para trás ficaram animais (bois, cavalos, porcos, galinhas, cachorros, gatos etc.), além de bens materiais e afetivos. Hoje, estas pessoas estão em hotéis da cidade e abrigos esperando o desenrolar desta triste história, que mudará para sempre o cenário da região conhecida pela diversidade ambiental. A lama que desceu é resultado do rejeito da produção de minério de ferro da 10ª maior exportadora do Brasil. Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), esta lama é composta por dióxido de ferro e areia, equivalente a 20 mil piscinas olímpicas. Ao atingir o Rio Doce, que possui 853 km de comprimento e uma bacia de 83.400 km2 de extensão, banhando os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, estendeu-se ainda mais a tra-

gédia. O que fez com que outras cidades da região também sofressem um grande impacto com o que aconteceu em Mariana. Vários munícipios estão sofrendo com a falta de água, dentre eles as maiores cidades banhadas pelo Rio Doce: Governador Valadares (MG), Colatina, Linhares e Baixo Guandu (ES). Em Minas Gerais, as outras populações que também estão sofrendo com o desabastecimento são: Alpercata, Aimóres, Barra Longam Belo Oriente, Galileia, Índios Krenak, Itueta, Pedra Corrida, Periquito, Quatittuba, Resplendor e Tumiritinga. Agora a lama também chegou ao mar, o que pode afetar a região costeira do Espírito Santo e da Bahia. No último dia 23, a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, sobrevoou parte das áreas atingidas pela lama para avaliar a situação. “O acidente ainda não acabou. A lama está no mar, concentrada num raio de dez quilômetros. Não há previsão de impacto na Bahia e em Vitória. Temos que continuar monitorando a situação para avaliar os danos e rever as ações em curso”, afirmou a ministra. Acompanharam a ministra na viagem, dirigentes do MMA e de órgãos ambientais federais como o Ibama, ICMBio e a Agência Nacional de Águas (ANA). Esses órgãos estão atuando em conjunto nas regiões afetadas, realizando resgates de fauna, monitoramento de rios e praias e avaliando a extensão dos danos à natureza, ao longo do rio Doce. Este já pode ser considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil, e que ainda terá desdobramentos por um longo tempo.


RESPONSABILIDADE

Até que sejam feitas todas as investigações que esclareçam o rompimento das barreiras, a Samarco chegou a um acordo preliminar com o Ministério Público Federal, com o MP do Trabalho e com os MPs de Minas Gerais e do Espírito Santo para reparar os danos ambientais e sociais causados pelo rompimento das barragens da empresa. Pelo acordo, a Samarco se compromete a tomar medidas de contenção e prevenção, tanto em relação ao meio ambiente quanto em relação às pessoas que perderam suas casas e não podem trabalhar. Também deve garantir o fornecimento de água potável, além de fiscalizar e analisar periodicamente a qualidade da água do Rio Doce.

MORTE NO RIO

As águas do Rio Doce abastecem 500 mil pessoas e, hoje, têm o consumo afetado. Assim que desceram de Mariana, os dejetos das barragens foram destruindo a paisagem do rio, levando histórias, sustento e sonhos. O que se vê agora é uma água turva e muitos peixes mortos. Mesmo tendo elementos pouco tóxicos, os rejeitos de minério podem alterar o hábitat aquático e terrestre local, assorear rios, nascentes e margens de acordo com os ambientalistas. São milhares de pessoas, inclusive comunidades indígenas, que viviam da agricultura, pecuária, pesca, entre outros. “Mais de 120 nascentes foram soterradas”, lamenta Carlos Eduardo Silva, diretor do comitê federal da Bacia do Rio Doce, o maior curso d’água que corre exclusivamente no Sudeste brasileiro. A água é o bem mais primordial para a existência do ser humano, por isso a falta de água potável tem afetado de maneira intensa a população local. O Ministério Público determinou que a empresa Samarco fornecesse água aos moradores das cidades afetadas pela lama. Contudo, esta água que a empresa tem enviado aos locais atingidos não tem sido suficiente. Governador Vadalares, por exemplo, cidade mineira com 300 mil habitantes, é uma das que mais está sofrendo com a falta deste bem imprescindível. O reabastecimento local foi restituído, apesar disso os moradores da cidade temem utilizar a água, já que apresenta coloração amarelada, cheiro e sabores estranhos.

As escolas não podem cumprir o período integral de aula. Os hospitais e as unidades de saúde têm seus funcionamentos prejudicados. Moradores que tem condições têm sido aconselhados a deixar a cidade. As filas para receber água distribuída pelo Exército e a Polícia Militar são imensas e, algumas vezes, acabam em confusão. Para ajudar os moradores de Governador Valadares que sofrem com a falta de água, a Rede de Igrejas da Cidade realizou uma campanha de arrecadação. No total, foram arrecadados 100 mil litros de água mineral em apenas sete dias. A ação foi realizada pelas redes sociais, incluindo o Whatsapp, e recebeu doações de grandes empresas, escolas, comerciantes e população local. Os postos de coleta foram concentrados na IC em SJCampos (Campus Colina e Betânia), Taubaté, Caçapava, Jacareí e Guaratinguetá. O transporte de toda a água arrecada por meio de cinco carretas foi doado por uma empresa de logística, além de outros caminhões voluntários. Sobre arrecadação tão expressiva, Filipe Santos, líder de Missões da igreja e coordenador da iniciativa, disse: “Fizemos amizades com pessoas que não conheciam a nossa igreja, quebrando barreiras religiosas e denominacionais, o que expressou a importância da postura e do posicionamento da igreja nos momentos em que as autoridades não agem da forma que gostaríamos. Esta ação trouxe ao coração das pessoas uma compaixão que os levou a agir acima da média, sem dúvida essa foi a maior mobilização voluntária que já vi em nossa igreja e na cidade. Servimos como um canal de concentração de doações no Vale do Paraíba, assim tivemos o privilégio de levar doações da nossa igreja e de tantas outras pessoas, das quais não tenho lembrar o nome para agradecê-las, pois foram muitas”. A entrega dos 100 mil litros de água aconteceu na última semana, sendo recebida pelo Pr. Danilo Secon, da Primeira Igreja Batista em Governador Valadares, que esteve na Conferência Ignição deste ano. A igreja irá distribuir a água a toda a população da cidade. Este foi um fenômeno de solidariedade que envolveu toda a região do Vale do Paraíba e transformou a cidade e a Rede de Igrejas da Cidade – que já colaborou com vítimas em outras ocasiões.

felizcidade.net

23


Vote nas suas preferidas através do Whatsapp e do Facebook da Rádio. Ouça o Programa Sucessos da Cidade, de segunda a sexta às 11h e 18h.


bem-estar Rita Santiago Dentista

BOTOX NA ODONTOLOGIA A Toxina Botulínica, famoso Botox®, conhecida por disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, tem se tornado mais um recurso terapêutico conservador, seguro e eficaz que a odontologia dispõe para tratar de problemas relacionados à musculatura orofacial e harmonia do sorriso. A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum e existem sete formas distintas desta neurotoxina. “Botox” (Allergan, Inc, USA) é o nome comercial da toxina botulílinca do tipo A, aprovado para uso cosmético e terapêutico, sendo o mais amplamente divulgado e, muitas vezes, o nome é sinônimo do procedimento. A aplicação da Toxina Botulínica causa uma denervação química temporária de músculos esqueléticos paralisando ou enfraquecendo temporariamente a sua função sem causar efeitos sistêmicos e como resultado o músculo tem sua movimentação

bastante reduzida por um determinado período. Nesse sentido, a toxina botulínica apresenta um potencial de emprego na área de atuação do cirurgião-dentista, nas situações em que determinados movimentos musculares da região facial são indesejados. Dentre suas indicações, destacamos os casos de bruxismo e apertamento dental involuntário, assimetria de sorriso, sorriso com exposição gengival acentuada, amenização de rugas decorrentes das perdas dentárias e, mais recentemente, tem sido descrita a utilização profilática para a redução da força muscular dos músculos da mastigação em alguns casos de implantodontia de carga imediata. A aplicação da toxina botulínica apresenta-se como um procedimento seguro e eficaz podendo, entretanto, estar associada a possíveis efeitos colaterais como reação alérgi-

ca, dor e edema no local da aplicação, eritema e dor de cabeça temporária. Os efeitos clínicos podem ocorrer em um período de um a sete dias após a administração, sendo comumente notados entre um a três dias. Segue-se um período (entre uma a duas semanas) de efeito máximo e, então, os níveis atingem um patamar moderado até a recuperação completa do nervo em um período de três a seis meses, quando se observa o retorno da função muscular. Por possuir conhecimento sobre as estruturas de cabeça e pescoço, o cirurgião-dentista pode tratar certas afecções da face e da cavidade oral de forma conservadora e segura com a aplicação da toxina botulínica, desde que possua treinamento específico e conhecimento sobre sua utilização e não extrapole suas funções. felizcidade.net

25



radar Redação

MISSÃO NO EGITO No mês de novembro uma equipe de esportes da IC em SJCampos e Caçapava realizou uma viagem missionária para o Egito, para dar apoio a um evento evangelístico. O foco deste evento é evangelizar por meio do esporte. Devido à dificuldade de evangelizar em um país que persegue os seguidores do Evangelho, a maior igreja do Oriente Médio, Karsl El Dobara, organiza este evento para falar de Jesus aos muçulmanos. É o maior evento esportivo do Oriente Médio e já há alguns anos tem dado muito certo. Esta é a terceira vez que uma equipe da igreja foi enviada para o Egito, as viagens aconteceram em 2010, 2013 e, agora, em 2015. O evento aconteceu de 5 a 8 de novembro e ficava à uma hora da cidade do Cairo (capital do Egito) no meio do deserto, em um acampamento da própria igreja. Oito pessoas integraram a equipe: Marcio Keske, Ângelo Ristori, Ipergnon Almeida, Eneias Reis, Júlio Fiori, Guilherme Pupio, Marco Antônio e José Aguiar. A viagem durou 12 dias. Para Guilherme Pupio este foi um grande desafio. “Quando recebi o convite para participar da missão no Egito, de imediato não aceitei, pois tinha muitos questionamentos

internos sobre meu chamado e temor por experiências muito fortes. Ao mesmo tempo meu coração me dizia: se Jesus deu a própria vida por mim, porque eu não poderia arriscar minha vida em favor do Reino de Deus? Decidi me render ao plano Deus para minha vida. Lá, entendi que Deus quer e pode usar qualquer pessoa. Mesmo não sendo um lutador ou atleta, mergulhei e me deixei ser usado à maneira que Deus. Que privilégio”, afirma. Neste ano, houve uma grande surpresa para os participantes. Inesperadamente, caiu uma tempestade, de água e não de areia como costuma ocorrer, como há mais de 60 anos não se via na região. “O evento estava todo pronto quando a tempestade chegou destruindo tudo. Nos deparamos com um cenário de guerra, porém não ficamos parados e nem desanimados. Nos unimos a 50 americanos e mais alguns egípcios e trabalhamos dois dias com muito afinco para viabilizar o evento”, conta o Min. Márcio Keske, líder da equipe. Seriam três dias de evento, mas por conta da chuva foi necessário cancelar um. Nestes dois dias, o evento teve o público de 25.000

pessoas, dentre as quais 4.000 pessoas preencheram um cartão se decidindo por Cristo e mais 5.000 pessoas tomaram a decisão por Jesus, porém não preencheram o cartão, alegando o medo de trocar de religião e sofrer perseguições ou até mesmo morrer por isso. “Tudo que foi planejado por nós para a viagem foi mudado por Deus. Até mesmo o clima e uma tempestade que há 60 anos não acontecia naquele país, Deus enviou. Pude ver cura, transformação de pessoas e a importância do ministério de esporte como uma ferramenta de evangelização universal. Refleti muito sobre o quanto realmente amamos a nosso Deus e o quanto estamos dispostos a servir de coração à obra Dele, pois poucos entregam suas vidas para servir ao Reino em um lugar onde não se tem a liberdade que temos”, conta Ângelo Ristori. O evento contou com apresentações de moto, skate, bike, arborismo, cinema, palhaço, ilusionismo, basquete, futebol, strong man, corda e artes marciais. Os únicos representantes brasileiros foram os da equipe do Conexão Esportes de São José e Caçapava, que levou o amor de Jesus por meio das artes marciais.

felizcidade.net

27




A construção do Auditório Principal continua a todo vapor Próximas Etapas: Telhas, escadas, piso

Agradecemos a confiança e pontualidade de todos que acreditam nesse projeto de salvação de vidas. Você pode atualizar seu boleto ou fazer adesão online no site (www.imagine2015.com.br). Clique em boletos, digite seu CPF, data de nascimento e pronto! Atualize e mantenha em dia sua participação. Neste painel, você também acompanha seu histórico de pagamentos.

V I DAS Nossa Central Imagine também está à disposição para informações e pagamentos nos seguintes horários: • Segunda, terça e quinta das 8h às 17h • Sextas e sábados das 14h às 21h • Domingos durante as celebrações • Nas Igrejas da Cidade durante as celebrações dominicais Você também pode fazer uma doação avulsa:

imagine2015.com.br Agência: 1529

Conta Corrente: 12655-7

(12) 4009-4300 icsaojosedoscampos icsaojosedoscampos


comportamento Gabriela Maia Silva Psicóloga

A PALAVRA QUE APRESENTA O MUNDO Por que falar com os bebês? Será que eles entendem? A fala apresenta o mundo para a criança. Nada é mais forte e mais eficaz do que as palavras. Elas podem construir ou danificar um ser humano. A maioria das pessoas desconhece o fato de que a fala do bebê começa quando ele ainda está no útero. Muitos estudos da área de fonoaudiologia afirmam que aos quatro meses de gestação o feto tem audição para entender o ritmo, a intensidade e o tamanho das palavras. Neste período, ele capta sons que serão importantes para repetir e formar seu repertório depois de nascer. A linguagem está diretamente ligada ao aprendizado, socialização, comunicação e comportamento, ou seja, à construção de toda criança. Subestimamos a capacidade de uma criança em perceber, aprender e dar significado ao que acontece a sua volta. Esquecemo-nos de que a inteligência, linguagem e cognição são desenvolvidas desde sua formação no útero, desta forma, lá eles percebem com muita facilidade qualquer alteração emocional no ambiente ou em seu cuidador. Os papais e mamães podem estimular seus filhos sejam eles bebês ou crianças maiores através da conversa, explicando o que estão fazendo e o propósito das coisas, usando das palavras como a maior estratégia para apresentar o mundo a eles e dar significado ao que estão vivendo. É importante observar que durante o desenvolvimento podem surgir alterações como distúrbios causados por deficiência auditiva ou intelectual, problemas na cognição ou síndromes genéticas. Como ajudar a criança a desenvolver a fala? Preste atenção nas dicas a seguir. A fala aproxima e forma vínculos afetivos. Podemos afirmar: sim os bebês entendem o que falamos! Então, cuide de suas palavras para que elas sejam doces e permitam o aprendizado.

O QUE DEVEMOS FAZER:

1. Converse com a criança em todas as situações e não transfira essa responsabilidade para a televisão. 2. Ofereça a ela um ambiente de diversão sonora. 3. Converse com ela ao preparar sua comida, explicando do que é feita e para que serve. 4. Imite sons que a criança faz e acrescente outros novos para que ela possa imitá-los. 5. Permita o contato do seu filho com outras crianças da mesma idade. 6. Cante músicas para o bebê. 7. Dê revistas e livros para ela manusear.

O QUE NÃO PODEMOS FAZER:

1. Agir com superproteção. Toda criança no processo de desenvolvimento da fala por diversas vezes indicará com os dedos os objetos que deseja, se a criança entende que não tem que se esforçar para se comunicar, porque logo alguém traz ou faz o que ela quer, o seu desenvolvimento ficará prejudicado. 2. Evite usar os diminutivos. 3. O uso excessivo de televisão é extremamente prejudicial, uma vez que nos bebês o processo de construção da linguagem não está completamente formado e a capacidade simbólica ainda não foi elaborada.

felizcidade.net

31



conheça Redação

O CÓDIGO DE JESUS “O Código de Jesus” foi uma série, em formato de documentário, do Canal History Channel da TV a cabo, apresentada na última semana. Sua estreia aconteceu no dia 20 de novembro. O programa buscou esclarecer detalhes sobre a vida de Jesus sob a perspectiva da ciência. A série aborda a história de Jesus por meio de seis provas físicas; e investiga questões intrigantes como: Quem eram os irmãos de Jesus? E por que eles não estão na história? Se João Batista era primo de Jesus, seus ossos poderiam conter o DNA de Cristo? Quem era o verdadeiro Judas? E o que o motivou a trair Jesus? Maria Madalena era uma prostituta penitente ou uma pessoa totalmente diferente? As pesquisas e estudos arqueológicos da Terra Santa, que fundamentam o programa, são baseados no trabalho de especialistas, dentre eles: Candida Moss, da Universidade de Notre Dame; Obery Hendricks, autor do livro Politics of Jesus; Thomas Higham, cientista de Oxford; e o professor Byron McCane. Também conta com depoimentos de outros estudiosos, como, por exemplo, o Pr. Erwin Macmanus, da Mosaic Church (EUA). O programa trouxe informações relacionadas ao nascimento, crucificação e morte de Jesus e conta com reconstruções dramáticas para ilustrar as informações técnicas apresentadas nos depoimentos dos especialistas. Foram exibidos os quatro primeiros episódios, na sequência, a partir das 20h. E no dia 21, a partir das 22h, foram ao ar os dois últimos capítulos. A série apresenta os temas que as interpretações bíblicas dos cristãos.


ATÉ 21/12 SEM PRORROGAÇÃO. REDUÇÃO DE JUROS E DE MULTA.

FORMA DE PAGAMENTO, DESCONTO EM JUROS E MULTAS:

À VISTA • 90%

Se você está com IPTU, ISS e outros tributos municipais em atraso, chegou a chance de quitar tudo. Até 21 de dezembro, a Prefeitura concede descontos vantajosos de até 90% de juros e multas. Aproveite esta última oportunidade. A Prefeitura facilita e você fica em dia com São José.

EM ATÉ 6X • 85%

EM ATÉ 12X • 80%

Ligue 156 PrefeituraSJCampos

sjcprefeitura

Saiba mais: www.sjc.sp.gov.br


dicas

QUARTO DE GUERRA CANZION FILMS

3 DE DEZEMBRO NOS CINEMAS Dos mesmos produtores de “Desafiando Gigantes” e “À Prova de Fogo”, o filme traz em seu roteiro a história de uma família, na qual o casal (Tony e Elizabeth) lida com diversos problemas de relacionamento e isto também acaba afetando a vida de sua única filha. Corretora de imóveis, Elizabeth já estava sem esperanças de restaurar suas relações familiares, quando conhece uma nova cliente (Clara), que está colocando sua casa à venda. Já idosa, Clara acaba chamando a atenção da corretora quando apresenta um cômodo um tanto ‘inusitado’ de seu lar: o “Quarto de Guerra” - local onde se recolhe diariamente para orar. O filme estreia no dia 3 de dezembros nos cinemas do Brasil.

Eternize seu amor. A maior variedade de alianças em ouro, lisas e trabalhadas.

PENSAR BEM NOS FAZ BEM! EDITORA VOZES

Vivência familiar, vivência profissional, vivência intelectual e vivência moral são temas bastante relevantes para o ser humano na busca pela construção de um indivíduo. Pode não parecer, mas todos têm uma ligação entre si. Tendo como inspiração esses temas, o autor Mário Sergio Cortella elaborou o quarto volume do “Pensar bem nos faz bem!”. Como os volumes anteriores, o livro é baseado nas falas diárias do autor na rádio CBN e trazem o olhar da filosofia sobre temas do cotidiano.

www.goldfinger.com.br



entre aspas

VIVA o MELHOR do URBANOVA

“MUITOS DE NÓS NÃO VIVEMOS NOSSO SONHO PORQUE ESTAMOS VIVENDO NOSSOS MEDOS.”

www.apartamentosurbanova.com

LES BROWN PALESTRANTE, AUTOR, RADIALISTA, POLÍTICO

“VOCÊ PODE FICAR DESAPONTADO AO ERRAR, MAS FICARÁ DESTRUÍDO SE NEM TENTAR.” BEVERLY SILLS CANTORA DE ÓPERA

Venha morar no melhor bairro de São José dos Campos - SP

APARTAMENTOS de ALTO PADRÃO

Com 3 dormitórios ou 2 dormitórios com sala estendida

“O LÍDER QUE NAO ENSINA A SEUS DISCÍPULOS A TRANSPARÊNCIA DEIXARÁ BRECHAS PARA QUE ELES VIVAM DE APARÊNCIA.”

104m² e 106m²

suíte 2 vagas de garagem varanda grill infra-estrutura para ar cond. tipo Split

DANILO FIGUEIRA PASTOR

Localizado ao lado do futuro

Parque Ribeirão Vermelho Infra-estrutura completa Padarias, Hospitais, Mercados e a 8 min do Shopping Colinas

“TEMPOS DIFÍCEIS PASSAM RÁPIDO. PESSOAS DIFÍCEIS NÃO.” ROBERT SCHULLER AUTOR, EVANGELISTA, PASTOR E PALESTRANTE

ENTREGA em Janeiro 2016 e Agosto 2017

ÚLTIMAS UNIDADES Av: Papa João Paulo II, 620 - Urbanova

ALGUÉM MANDOU BEM? ENVIE A FRASE E UMA FOTO PARA CONTATO@FELIZCIDADE.NET OU FACEBOOK.COM/REVISTAFELIZCIDADE

(12)

3949-2492

www.apartamentosurbanova.com



gente Redação

Seja nosso colaborador. Envie e-mail com suas informações e foto para contato@felizcidade.net

Parabéns à Pra. Viviam Ribeiro, que completa mais um ano de vida hoje, dia 29/11. Deus a abençoe!

No dia 30/11, será aniversário do Pr. Marcos Madaleno. Deus o abençoe!

O Min. Emerson Medeiros fez aniversário no dia 26/11. Parabéns!

Pamella e Samuel completaram 2 anos de casamento no dia 23/11. Parabéns!

Isabela Marchetti fez aniversário no dia 25/11. Deus a abençoe!

Daniela Brascher completou mais um ano no dia 26/11. Parabéns!

Parabéns para David Batista, que completou mais um ano no dia 28/11!

Beatriz Almeida completou 17 anos no dia 26/11. Parabéns Bia!

Elen Maitê fez aniversário no dia 25/11. Deus a abençoe!

Mara Carneiro faz aniversário hoje, dia 29/11. Deus a abençoe!

No dia 23/11, foi o aniversário de casamento de Sebastião e Maria Paula. Parabéns!

Fábio, esposo da Josy, fez aniversário no dia 23/11. Parabéns!

felizcidade.net

39




última página

KARL HEINZ KIENITZ

BIOGRAFIAS, QUANTAS VOCÊ JÁ LEU? Recentemente participei de um evento com foco em biografias, mais especificamente nas de Tomás de Aquino (importante filósofo), Francisco de Assis (defensor da justiça social), Pilgram Marpeck (engenheiro e reformador) e Johann Sebastian Bach (um dos maiores compositores de todos os tempos). Os quatro foram cristãos, e durante o encontro ficou evidente que sua fé condicionou decisivamente suas vidas, atuação e impacto. Na mesma linha do encontro mencionado, Stephan Lorenz, general (aposentado) da Força Aérea dos EUA, sempre recomendou a líderes civis e militares “estude... e leia, especialmente biografias”. Pois na busca de conhecimento de liderança, um enfoque biográfico é interessante por sua ênfase prática. Para o cristão, independente de ser ou não acadêmico ou oficial, a ocupação com biografias é também importante. Lemos na carta aos Hebreus: “Portanto, visto que nós também estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos de lado todo peso, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé”. Somos encorajados a aprender com o testemunho e a história de outros cristãos. Assim, aprender é importante para aplicação direta em nossas vidas. Mas não é só isso. Também imuniza contra falsos ensinos e manipulação ideológica. Vejamos um exemplo. Uma acusação,

42

felizcidade.net

ouvida com alguma frequência, é que a fé cristã seria obscurantista. Biografias de grandes cientistas – desde os primórdios da ciência até hoje – desautorizam a acusação. Refiro-me a biografias de cristãos como Kepler, Pascal, Joule, Pasteur, Mendel, Faraday, Maxwell e Planck para citar uns poucos. Mas a desinformação da acusação não provém só da ausência de conhecimento das biografias de grandes cientistas; estende-se também à ausência de conhecimento das biografias de grandes músicos. Pois a cultura musical ocidental existe graças às realizações monumentais de gênios como Bach, Händel, Haydn, Mendelssohn, Messiaen e Poulenc, todos eles motivados e movidos por sua fé cristã. Assim fica ainda mais evidente a importância de conhecermos biografias de cristãos que se destacaram em suas áreas de atuação. E há ótimas biografias à disposição. De pronto lembro-me do excelente e compacto livro “Paulo”, de Hernandes Dias Lopes (Editora Hagnos), e do livro “A depressão de Spurgeon”, de Zack Eswine (Editora Fiel), que nos esclarece sobre a problemática da depressão usando um enfoque biográfico. Mas, ao mergulhar nas biografias é também importante ter cuidado. Biógrafos contemporâneos têm, frequentemente, omitido informações relevantes, consideradas irrelevantes ou não pertinentes pelo biógrafo, muitas vezes à revelia do que o biografado claramente expressou em vida. Ilustro o

Graduado, pós-graduado e atual professor do ITA. Possui doutorado na Politécnica de Zurique.

alerta com duas biografias de James C. Maxwell (1831-1879), pai da teoria eletromagnética. Sua primeira biografia, de 1882, retrata o cristão e cientista Maxwell. Uma biografia publicada em 2003 mal transmite a noção de que Maxwell foi presbiteriano, concentrando-se somente no cientista Maxwell, ainda que o título do livro tenha sido escolhido como “O homem que mudou tudo” (“The man who changed everything”, o grifo é meu). Dessa forma, muitas vezes o leitor recebe informação incompleta ou até mesmo deturpada acerca de cristãos que impactaram sua geração. É o que acontece também com os leitores do livro “Os cientistas e seus experimentos de arromba”, da Cia. das Letras, destinado ao público juvenil. O texto apresenta retratos grotescos e incompletos de cristãos como Mendel e Pasteur, desencorajando o interesse do leitor pela fé cristã e advogando incompatibilidade entre fé cristã e ciência. Felizmente existe antídoto para tal influência: refiro-me, por exemplo, ao site Fé e Ciência (http://www.freewebs.com/ kienitz), em que a relação de fé cristã e ciência é discutida em detalhe. Cabe, assim, juntamente com o encorajamento “leia biografias,” a recomendação “escolha com cuidado”. Felizmente a oferta de boas biografias é grande, e sua leitura é muito recompensadora. Vá em frente!




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.