Notícias do Mar n.º 383

Page 53

Notícias do Mar

a Náutica. A boot vê de forma natural esta relação e estimula os mais jovens a interessaremse por tudo o que esteja ligado com a água, não fosse a sua assinatura: 360º Água. Em 2019 o Sea of Portugal vai estar em 3 Pavilhões: no Pavilhão 3 (Mergulho), Pavilhão 13 (Turismo Náutico) e pela primeira vez no Pavilhão 8A (Beach World), onde pretendemos beneficiar da excelente dinâmica do Pavilhão dos trend sports, organizando com a ajuda dos nossos parceiros, como sempre, mais uma grande noite Sea of Portugal e um momento fantástico de convívio.

Se pensarmos nos dados de 2018, é nossa vontade potenciar certamente os mais de 240.000 visitantes de 102 países. Os mais de 2.000 jornalistas ou as 110.000 pessoas que passaram pela THE WAVE (uma onda estacionária com 1,50 m de altura e 9 m de largura), onde iremos mais uma vez marcar presença, com nomes como a nossa grande Embaixadora Joana Schenker. Passo a passo, o Sea of Portugal vai continuar a trabalhar no objectivo de ajudar as empresas na internacionalização do turismo náutico e a fazer negócios lá fora.

A boot em números: Liderança mundial confirmada A boot Düsseldorf 2018 recebeu 247.000 Visitantes de 102 países e 1.923 expositores, de 68 países diferentes apresentaram iates, barcos e acessórios para todas as actividades de desportos aquáticos, num total de 220 mil m2 quadrados, em 16 Pavilhões. Mais de 2.000 jornalistas fizeram a cobertura a partir da boot. 110.000 Pessoas passaram pela sensação de surf a THE WAVE e 1.500 surfistas surfaram sozinhos, experimentando a onda estacioná-

ria com 1,50 m de altura e 9 m de largura. Estes números são únicos na indústria. Nenhuma outra feira de desportos aquáticos reflecte todo o mercado mundial em toda sua diversidade quanto a boot”. A feira também conseguiu aumentar o número de visitantes internacionais, atingindo os 72.000 visitantes. Os países que contribuíram com mais visitantes foram os Países Baixos, seguidos pela Bélgica, Suíça, Itália, Áustria e França. A maioria dos visitantes comerciais do exterior veio dos EUA, China e Austrália.

Estar onde é necessário Setembro foi um mês muito activo na preparação do Sea of Portugal, com presenças no International Media Meeting 2018, em Düsseldorf, no Cannes Yachting Festival e no Salone Nautico, em Génova. O Networking foi extraordinário e com uma “pegada” internacional muito boa. Dos muitos contactos recordo-me da simpática conversa com Sarah-Quita Offringa, Campeã do Mundo de Windsurf (que esteve na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, para o Campeonato do Mundo), que me comentou que adorou a estadia, pois teve ventos de 40 nós e belas paisagens, subiu o Douro e comeu da nossa maravilhosa comida. Na Web Summit das pessoas com quem falei, mais de metade achava que somos um grande destino de Turismo e queriam fazer Surf. No Sábado, estava no aeroporto de Lisboa e em meia hora passaram 5 pranchas de Surf e duas de Bodyboard por mim, não pretendo dizer que a minha amostra é representativa e permite fazer uma média, estou a afirmar com toda a certeza, que não olhar, não ver esta oportunidade, é mais do que cegueira, é um erro estratégico enorme, que Portugal não pode cometer. Não se trata de apenas fazer promoção e marketing, temos de agir e de estar nos sítios certos. A Boot não será certamente o único, mas é definitivamente aquele onde não podemos deixar de estar. 2018 Novembro 383

53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.