Notícias do Mar n.º 373

Page 41

Notícias do Mar

Texto Carlos A Cupeto Fotográfia Carlos A Cupeto e Luís Morgado

Alguns passos depois a primeira (boa) vista de Monsanto, tão perto! santo? Absurdo, há coisas que só neste país acontecem. O magnífico corredor verde levou-nos do centro de Lisboa até Monsanto com muita facilidade, só não utiliza esta fantástica infraestrutura quem não quer.

Em Monsanto, desta vez, estava à nossa espera a joia da coroa, dezasseis hectares de reserva integral, completamente vedada no acesso ao público. Trata-se de uma experiência com cerca de 25 anos que demonstra

Já em Monsanto, a biodiversidade é “antecedida” da geodiversidade, aqui bem patente na rocha basáltica do antigo moinho. a magnificência sublime da natureza. Aqui a floresta é endémica e a intervenção humana é mínima, o resultado não se consegue escrever ou mostrar em imagens, tem de ser vivido, respirado, sentido, pisado… Este é o

exemplo de como se faz, sem custos, em Portugal, em Lisboa, a que ninguém liga. Como explicar mais esta? Viver Monsanto não tem preço; será que é melhor manter assim, quase, no segredo dos deuses?

Esta é alcatifa natural que pisámos na reserva integral de Monsanto – indiscritível. 2018 Janeiro 373

41


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.