Notícias do Mar n.º 372

Page 13

Notícias do Mar

plataformas de aceleração tecnológica das indústrias avançadas do mar para criar sinergias na rede portuária portuguesa. Ana Paula Vitorino afirmou, “Estou orgulhosa com o que é feito aqui na Figueira da Foz pois é fundamental o apoio ao desenvolvimento nas atividades emergentes da economia do mar”. O Governo pretende promover a criação de start-ups tecnológicas nos portos do país, permitindo às empresas aproveitar as vantagens do acesso fácil ao mar que o sistema portuário oferece, designadamente, favorecendo oportunidades de teste a tecnologias marítimas ainda em fase de desenvolvimento Pretende-se agora atrair mais projetos empresariais ligados à Economia do Mar, potenciando a localização geográfica estratégica e contribuindo para um desenvolvimento económico sustentável e acompanhado de ganhos sociais. Dada a circunstância da atividade que era desenvolvida na

Figueira da Foz, justificava-se este novo conceito, mudando o plano estratégico original. Agora vai dar-se um passo mais forte para assumir essa especialização. Foi ainda celebrado um protocolo entre a Incubadora do Mar e a Câmara da Figueira da Foz, para permitir o arrendamento de secções de salinas na posse do município que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de ideias de negócios de empresas associadas à economia do mar, nomeadamente na área da salicultura ou aquicultura. Carlos Moita, presidente da estrutura disse, “É um novo nome, uma nova designação, um novo conceito dentro da incubadora, que reforça a aposta na indústria do mar”. Organizada pela DireçãoGeral de Política do Mar decorreu também uma sessão de esclarecimento sobre as oportunidades de financiamento para projetos na área do Mar, como o Fundo Azul e Programa Operacional Mar 2020.

2017 Dezembro 372

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.