Notícias do Mar n.º 344

Page 22

Notícias do Mar

Projecto Minouw

Portugal

Poderá Comer Mais Peixe e Importar Menos

Peixe capturado em arrasto para rejeitar Um novo projecto europeu de investigação e inovação que arrancou em parceria com o CCMAR, Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, tem como objectivo reduzir gradualmente as rejeições das pescas na Europa.

P

ortugal é a seguir à Islândia, que consome 91Kg per capita, o país europeu que

come mais peixe, com 57,2 quilos. Na UE, o consumo é em média de 21,5 quilos por pessoa, menos de metade dos

portugueses. Em 2013 as principais espécies pescadas em Portugal foram a sardinha cerca de 60 mil

Peixe rejeitado que deu a uma praia 22

2015 Agosto 344

ton., cavala 20 mil ton., carapau 19 mil ton., peixe-espada preto três a quatro mil ton., cavala 2.500 ton., pescada 2.000 ton. e outras espécies como polvo, raia, congro e faneca. O grave problema é que apenas pescámos 144.654 toneladas e consumimos mais de 572 mil toneladas. Felizmente a nossa plataforma continental é também extremamente rica e variada com outras espécies de peixes. Porém, a utilização intensiva de artes de pesca como o arrasto e as redes de emalhar de fundo, tem destruído os fundos e os pesqueiros e apresentam uma percentagem extremamente elevada de rejeições. Segundo a Comissão Europeia, conforme as artes de pesca utilizadas, é prática corrente os pescadores deitarem fora


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.