Notícias do Mar n.º 342

Page 3

Notícias do Mar

Mais

pitanias as fiscalizam, nem sabem há quanto tempo estão fundeadas, os armadores deixam-nas ficar permanentemente no mesmo local. Assim, quando uma embarcação da pesca com redes de emalhar de fundo é vendida, junta-se o valor do barco com as redes e a respectiva licença, ao valor da área onde as redes estão fundeadas, o chamado “terreno”. Em zonas ricas em recursos marinhos como a Costa Vicentina, estas herdades dentro de água têm um enorme valor e são vendidas por elevado preço. Os pescadores artesanais de Sagres não pescam com este tipo de redes de emalhar de fundo. Pescam com o palangre para capturarem principalmente pargos, chernes, gorazes, robalos, safios, peixe-galo, douradas e sargos. Também pescam com pequenas redes de 3,5 metros de altura para apanharem os salmonetes, linguados, chocos, besugos, ruivos e rascassos. Em Sagres a pesca de cerco à sardinha, carapau e cavala é outra das artes que os pescadores praticam. Também se pesca com covos, principalmente os polvos e crustáceos.

Portanto, os pescadores artesanais de Sagres não têm “terrenos” para vender, juntamente com os barcos e as respectivas licenças de pesca. A pesca com palangre não agride os recursos São principalmente os cientistas que defendem a pesca com palangre, porque é selectiva, pode-se orientar a pesca para capturar determinadas espécies, em função da profundidade em que é colocado o aparelho com as linhas, o tamanho dos anzóis e o isco. Portanto não mata o peixe indiscriminadamente como as redes. Mesmo na pesca a grandes profundidades, os cientistas defendem o palangre em vez das redes de emalhar de fundo. Todo o peixe que vai à lota capturado pelo palangre é o que tem mais valor, porque são espécies de qualidade que estão frescas e não morreram a debaterem-se nas redes. É este o peixe que os exportadores preferem exportar porque tem maior valor económico.

O “terreno” é vendido por elevado valor O valor de uma embarcação de pesca depende do tipo de licença da arte que pratica. No que respeita às redes de emalhar de fundo, usadas pela pesca industrial, como nem a Marinha nem as Ca-

Fotografia: Palangreiro.blogspot.com

turados por estas redes.

Barco de pesca ao palangre 2015 Junho 342

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.