Notícias do Mar n.º 341

Page 48

Pesca Desportiva

Com mar calmo e fundos pouco mexidos nos últimos dias há mais peixes

mente, com uma chumbada no fim e outra com metade desse peso na conexão do aparelho com a linha do carreto/chicote. Não é preciso os estralhos serem muito compridos e até se podem montar elevadores de isco como os do surfcasting (esferovite) isto para que os iscos fiquem ligeiramente levantados do fundo. A corrente Uma é a forma como os peixes entram a comer na proximidade da pedra e sempre de frente para a corrente, esperando de uma forma oportunista a comida mas também beneficiando por vezes do resguardo das águas mais frias. Uma coisa é todavia importante para estimular a atividade destes peixes e esse fator é de facto a presença da corrente; não se 48

2015 Maio 341

fique a pensar que é prejudicial: não. A sua ausência é que é prejudicial e reduz em grande monta a atividade dos peixes. Se apanhar bicas é meramente fortuito, o mesmo já não se poderá dizer dos pargos e esses pedem mesmo uma aguagem certinha, só para ficarem despertos. Além disso, e como veremos, se apoiarmos a pesca e a corrente for nula os iscos não vão ser tão visíveis ao peixe. Apoiar o aparelho A técnica para apoiar o aparelho não é complicada. Lança-se uns metros fora do barco (atenção às canas), em “souplesse”, nada de brutalidades, mais não seja para não embrulhar o aparelho, e controla-se a descida do aparelho com uma cer-

ta tensão, linha esticada, para que não caia na vertical, para que o faça de uma forma mais horizontal. Uma vez o aparelho no fundo recupera-se uma ou duas voltas de manivela do carreto, para esticar ligeiramente, e deixa-se estar. Nestas circunstâncias fica apoiado o aparelho no fundo e os iscos começam a sua “dança” rente à areia, precisamente aquilo que precisamos para que os peixes os detetem rapidamente e sem pensarem duas vezes. Iscos que funcionam com esta montagem apoiada são as minhocas, iscos que estes peixes procuram incessantemente neste tipo de fundos brandos e ao longo de toda a primavera e começo do verão. Além disso são iscos macios, que proporcionam ferragens rápidas e seguras. Posto isto é colocar as trouxas no barco e ir à procura dos “vermelhinhos”.

Ajuda Preciosa

A

eletrónica é uma ajuda imprescindível nesta tarefa de determinar o local onde colocamos os aparelhos a pescar. No entanto, e em primeiro lugar, há que recorrer ao GPS para que este nos mostre onde ficam as pedras boas que marcámos em pescas anteriores ou que, na sua ausência, tenhamos de descobrir, navegando de sonda aberta em busca de novas pedras. Faz parte da pesca e torna tudo ainda mais saboroso.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.